Onde ficar em Cinque Terre, na Itália: Dicas de hotéis e cidades

Não é fácil decidir onde ficar em Cinque Terre, na Itália. Afinal, são cinco vilas lindas e cheias de atrações, além das cidades vizinhas. Por isso, neste post, a gente vai dar algumas dicas sobre cada um dos destinos e falar especificamente sobre a nossa escolha de hospedagem.

ONDE FICAR EM CINQUE TERRE, NA ITÁLIA

Antes de dar as dicas de onde ficar em Cinque Terre, na Itália, vou falar algumas informações bem importantes: em primeiro lugar, vale saber os nomes das “cinco terras”, né? Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare formam as Cinque Terre e estão localizadas na Costa da Ligúria.

Onde ficar em Cinque Terre (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Se a sua dúvida é em qual das cinco vilas se hospedar, vou te contar duas coisas: a primeira é que você provavelmente irá passar por todas elas e dependendo até mais de uma vez por dia em algumas. Outra coisa, é que além das cinco, tem La Spezia, que fica bem pertinho de Riomaggiore, e Portovenere, que é considerada a sexta terre.

Outra coisa: o deslocamento entre as cidades é feito principalmente de trem e o trajeto entre elas costuma demorar cerca de 5 minutos. Temos um post com diversas dicas de lá. Aproveite para dar uma olhada depois.

Dito tudo isso, vamos dar dicas de onde ficar em Cinque Terre e falar sobre cada uma das vilas.

| DICAS DE ONDE FICAR EM CINQUE TERRE

LA SPEZIA

Eu comentei agora há pouco que embora La Spezia não faça parte das Cinque Terre, ela é uma opção de hospedagem. E eu diria que é uma boa opção. Ficamos hospedado lá e não nos arrependemos em nada.

(Por Patryk Kosmider via Shutterstock)
(Por Patryk Kosmider via Shutterstock)

Antes de contar mais da cidade em si, vou falar da nossa pousada. Escolhemos a La Casa delle Acciughe, que fica bem pertinho da estação do trem e da agitação. Não é luxuosa, mas é confortável e bem localizada. 

Por que eu comecei as dicas de onde ficar em Cinque Terre com La Spezia? Porque a cidade possui bons hotéis, está muito perto de Riomaggiore (oito minutos de trem) e costuma ser mais barato do que ficar nas vilas. Ou seja, é um baita custo-benefício.

Alguns outros hotéis que possuem boas avaliações dos hóspedes são: Hotel Novecento, Hotel Firenze e Continentale e The Poet.

| AS CINQUE TERRE

Antes de falar especificamente sobre cada uma das vilas, vale uma dica MUITO importante. Na hora de fechar o hotel, tenha a certeza de que ele não está localizado muito no alto e de que é perto da estação de trem. Como as casas foram feitas nas montanhas, para chegar a alguns hotéis é preciso subir muitos degraus. Veja se pelo menos o hotel não oferece alguém para ajudar com as malas na chegada e na saída.

Outra coisa, há quem faça bate-volta pelas Cinque Terre. O ideal mesmo é reservar pelo menos dois ou três dias para conhecer bem a região.

Dito tudo isso, vamos finalmente dar de dicas de onde ficar em Cinque Terre.

RIOMAGGIORE

Riomaggiore é a primeira cidade depois de La Spezia. É cheia de casinhas coloridas. Aliás, dizem que as primeiras surgiram em 1251. A igreja de San Giovanni Battista é um dos monumentos mais famosos da cidade. É uma das Cinque Terre com mais estrutura.

Onde ficar em Cinque Terre: Riomaggiore (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Alguns hotéis que possuem boas avaliações são: Locanda del Sole, que tem estacionamento (algo raro em Cinque Terre) e La Baia di Rio.

MANAROLA

Manarola foi uma das nossas vilas favoritas. É linda e muito charmosa. Nós adoramos também o restaurante/bar Nessun Dorma, que tem uma vista linda do mar. A vila foi fundada no século XII e pertence a Riomaggiore. A igreja de San Lorenzo é um de seus monumentos mais famosos.

Onde ficar em Cinque Terre: Manarola (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Alguns hotéis que possuem boas avaliações de hóspedes são: Hotel Ca D”Andrean, Marina Piccola e La Torretta.

MONTEROSSO AL MARE

Se você quiser curtir praia, Monterosso al Mare é a melhor dica de onde ficar em Cinque Terre. O mar é lindo e tem estrutura para entrar na água ou aproveitar o sol. Monterosso é a maior vila das cinco e a mais antiga (De 1056).

Onde ficar em Cinque Terre: Monterosso al mare (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Alguns hotéis que possuem boas avaliações de hóspedes são: Hotel Stella della Marina e La Colonnina Hotel.

CORNIGLIA

Pra quem quer um lugar tranquilo para relaxar, Corniglia é uma opção, mas lembre-se de que a vila fica no alto. Portanto, é a única delas que não tem contato nenhum com o mar. Além disso, para chegar até é preciso ir de trem e depois pegar um ônibus, já que subir os mais de 300 degraus não é uma tarefa muito fácil.

Onde ficar em Cinque Terre: Corniglia (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Os ônibus costumam ser cheios. Portanto, lembre-se das malas. O ideal é que o hotel disponibilize um transfer. Mas eu, sinceramente, não recomendo muito a hospedagem lá.

Alguns hotéis que possuem boas avaliações de hóspedes são: Sandra Villa Rooms e B&B Casa Vacanze il Gatto.

VERNAZZA

Vernazza é mais uma dica de onde ficar em Cinque Terre. A vila também é linda e charmosa. Os primeiros relatos sobre ela são de 1080.

Vernazza (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Entre os hotéis que possuem boas avaliações de hóspedes está o Camere Giuliano.

PORTOVENERE

Portovenere é considerada a sexta terre. Por não ter acesso de trem, não é uma boa opção para quem pretende se hospedar lá e circular pelas outras vilas, pois você dependerá dos passeios de barco. Só vale a pena ficar hospedado, se a vontade for realmente passar uma noite por lá e conhecer bem a cidade. Do resto, o ideal é fazer um bate-volta partindo de La Spezia, por exemplo (veja como chegar).

Portovenere (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Alguns hotéis que possuem boas avaliações de hóspedes são: Grand Hotel Portovenere e Hotel Belvedere.

 Outra cidade que muita gente opta por ficar hospedado é Levanto, ela fica próxima de Monterosso (menos de 5 minutos de trem). Aproveite e veja opções de hospedagem por lá.

| PRECISO DE SEGURO VIAGEM?

A Itália, assim como a maioria dos países da Europa, exige que os turistas que entrarem no país tenham feito seguro viagem.

Por isso, nossa dica é fazer o seguro com a Seguros Promo. É só entrar no site, colocar os dados da viagem e comparar até três seguros na mesma tela. Assim fica mais fácil de ver qual combina mais com o seu perfil. Na hora de finalizar o pagamento, use o nosso cupom ESSEMUNDOENOSSO5 para ter 5% de desconto. Se estiver com bastante tempo de antecedência da viagem, escolha pagar via boleto para ter mais 5% de desconto.

+ Faça a sua cotação agora mesmo e aproveite o desconto

+ Veja todas as nossas dicas do destino
+ Roteiro por lá: O que fazer por lá
+ Como funciona o trem entre as cidades
+ O que fazer por lá: Principais atrações

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *