Muita gente me pergunta sobre os pacotes pra Fernando de Noronha. Será que vale a pena fechar um ou é possível viajar pra lá por conta própria?

Neste post, a gente vai falar as vantagens e as desvantagens de organizar a sua própria viagem à ilha.

PACOTES PRA FERNANDO DE NORONHA: VALE A PENA?

Sempre procurei pacotes pra Fernando de Noronha, mas as duas vezes que viajei pra lá, fui por conta própria. Vou dar algumas dicas pra você decidir se deve fazer tudo sozinho ou comprar um pacote fechado.

CUIDADO COM AS PASSAGENS

Na hora de fechar qualquer pacote, seja para Noronha ou para qualquer outro lugar, é muito importante ver a passagem com cuidado.

Geralmente, a gente vê o valor final do pacote e ficar muito empolgado, mas quando vamos investigar percebemos que nem sempre é bem assim.

Vamos começar alertando pelas passagens. Sabe aquele ditado que diz que quando a esmola é demais o santo desconfia? Fique sempre de olhos bem abertos.

Algumas vezes, as passagens escolhidas pelo pacote para deixá-lo muito em conta fazem conexões ou escalas longas e um voo que duraria 4h pode chegar a durar mais de 20h.

Pode parecer exagero, mas não é. Quanto melhor a passagem (melhores horários, menos conexão), maior costuma ser o preço. Com isso, maior será também o valor final do pacote. Então, ao mudar a passagem, o preço do pacote poderá subir.

Praia do Sancho: Pacotes para Fernando de Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia do Sancho (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Fique atento para não comprar uma passagem muito ruim. Além da conexão, o horário pode fazer diferença. Você pode chegar muito tarde no destino e perder um dia, mas mesmo assim vai ter que pagar diária do hotel.

Além disso, lembre-se sempre de olhar no site da própria companhia aérea o valor que estão cobrando pela mesma passagem.

Claro que isso não é sempre que ocorre. Muitas vezes, os pacotes já vêm com boas opções de passagens, mas é bom ficar atento.

CUIDADO COM OS HOTÉIS

Se com as passagens você já ficará esperto, com os hotéis é preciso ainda mais atenção. Em Fernando de Noronha, há muitas pousadas simples e domiciliares. Não que elas sejam ruins, mas depende muito do tipo de viagem que você deseja fazer.

É preciso pesquisar bastante e ver as fotos para saber se ela atende às suas expectativas (veja o nosso post com diversas dica de hospedagem). E mais do que isso… o hotel precisa ser bem localizado. Do que adianta você pagar barato e ficar totalmente afastado da Vila dos Remédios ou da BR? Vai ficar o tempo todo dependendo de táxi… Numa dessas o barato sai caro.

Baía dos Porcos (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Portanto, preste muita atenção no hotel. Lembre-se de olhar no Booking o valor da diária também para saber se no pacote não estão cobrando a mais.

Aliás, nós nos hospedamos no Dolphin Hotel e gostamos muito. A estrutura é ótima e é bem localizado.

PASSEIOS

Fernando de Noronha possui muitos passeios, como já contamos em um outro post, mas nem sempre você vai querer fazer todos. Então, seja cauteloso na hora de escolher quais vai fechar.

Talvez, seja bom deixar para fazer isso quando estiver em Noronha. Outra solução, é ver com as empresas, como a Atalaia Noronha, o valor que eles cobram por cada passeio e se você ganha desconto caso queira fazer mais de um com eles.

Pacotes pra Fernando de Noronha: Praia da Conceição (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia da Conceição (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Se quiser fazer o Ilha Tour, que começa no Projeto Tamar e passa por diversos pontos de Noronha, vale a pena reservá-lo antes para poder fazer no primeiro dia.

A gente preparou um post com uma sugestão de roteiro em Noronha. Vale a pena ler para ter uma ideia das atrações da ilha.

COMPARE OS VALORES INDIVIDUAIS

A última dica é comparar tudo separadamente e colocar na ponta do lápis antes de fechar a viagem. O ideal é não acreditar logo de primeira nas propagandas dos pacotes pra Fernando de Noronha. É preciso ver com calma e cuidado. Afinal, os preços divulgados são muitas vezes para uma determinada data que não é a mesma que você tem disponível.

Portanto, é preciso checar os valores nas suas datas para ver ver quanto ficará. Depois disso, é importante comparar os valores dos pacotes com o de cada item que ele oferece separadamente. Por exemplo, entrar no site da companhia aérea para ver o valor apenas da passagem.

Além disso, é importante checar também o valor das diárias dos hotéis pelo Booking para saber se o valor do pacote não está acima do que você deseja.

Por fim, faça a soma de tudo e veja qual sai mais barato. Se é o que você fez por conta própria ou se é o pacote pronto.

CUSTO X BENEFÍCIO

O bom de organizar a própria viagem pra Noronha é que você tem a liberdade de criar o roteiro de acordo com a sua vontade. Além disso, você já começa a viajar pesquisando tudo o que tem para fazer no destino.

Organizar uma viagem não é das tarefas mais simples, mas vale a pena todo o processo de aprendizado. Parece que a viagem começa antes. Pra quem não tem tempo ou não gosta, vale a pena fazer o pacote. Mesmo assim, sugiro sempre olhar os hotéis e os passeios com bastante calma antes.

+ Veja as nossas dicas do destino
+ O que tem pra fazer por lá
+ Dicas de hospedagem
+ Quanto custa uma viagem pra lá

Ficou com alguma dúvida sobre se vale a pena fechar pacotes pra Fernando de Noronha? Deixe nos comentários!

Sobre o Autor
Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.