Praias do sul da Bahia: Roteiro, dicas e como chegar
As praias do sul da Bahia são algumas das mais bonitas do Brasil. E sabe o que é melhor? Tem para todos os gostos: de paradisíacas a agitadas, de baratas a mais caras. Mas todas são lindas e valem a visita!
Neste post, a gente faz uma viagem por esta região do estado e fala um pouco das principais cidades que ficam por ali.
Além disso, tem dicas de como chegar ao sul da Bahia, roteiro, quantos dias ficar e se precisa ou não de carro.
Então, partiu praias do sul da Bahia? Boa viagem!
Praias do sul da Bahia: Melhores cidades
Antes de mais nada, para ficar mais fácil, eu criei este índice para você ter acesso direto ao ponto que mais lhe interessar:
Dito isso, vamos às dicas das melhores cidades e praias do sul da Bahia:
1. Porto Seguro
Não tem como falar das cidades e das praias do sul da Bahia sem começar por Porto Seguro, já que ela é o ponto de entrada para muitos turistas que chegam de avião.

Porto Seguro me surpreendeu bastante. Eu não tinha muita vontade de conhecer a cidade por puro preconceito de adolescente, já que lembrava que todas as turmas do terceiro ano do Ensino Médio iam pra lá comemorar o fim da escola.
Com isso, achava que a cidade seria só isso, mas ela está super bonita. A começar pela famosa Passarela do Álcool, que agora se chama Passarela do Descobrimento. Ela está super bonita e cheia de lojinhas, bares e restaurantes.
Além disso, a cidade tem boas praias. Se você quer agito, dá para curtir as famosas barracas, como Axé Moi e Tôa Tôa, na praia de Taperapuan.
Mas se você prefere uma praia com menos agito e beach clubs mais exclusivos, vá até a Mutá, que tem boas opções, entre elas, o Best Western Shalimar Praia Hotel, o Capoeira Village e o Vitoria Regia Hotel.
Porto Seguro também é um lugar bom para se hospedar, já que há muitas opções com bons preços. Se você busca resort, tem o La Torre e o Arcobaleno.
Aliás, aproveite para ver mais dicas de hotéis em Porto Seguro.
2. Arraial d’Ajuda
Arraia d’Ajuda tem algumas das melhores praias do sul da Bahia, mas, mais do que isso, costuma ter bons preços em hospedagem e também em restaurantes,
Antes de mais nada, já vale falar, Arraial d’Ajuda está do lado de Porto Seguro. Para chegar, é só pegar uma balsa numa viagem super curto.

A cidade em si já é um charme. Tem centro bonitinho com uma linda igreja, a Matriz Nossa Senhora d’Ajuda. Na parte detrás dela, inclusive, há uma vista incrível.
Praias e badalação em Arraial d’Ajuda
Há muito o que fazer em Arraial d’Ajuda. Aliás, como falar de Arraial e não citar as praias, né? A mais famosa e central é do Mucugê, mas se você prefere algo mais paradisíaco não deixe de ir à praia de Taipe. Pitinga também é uma boa opção e na maré baixa algumas piscinas naturais se formam por lá.
Além disso, na ruas da Bróduei e do Mucugê há diversas bares e restaurantes. Dá para encontrar com opções com bons preços.
Hotéis em Arraial d’Ajuda
Entre as dicas de onde ficar em Arraial d’Ajuda, o Saint Tropez Praia Hotel fica na Praia do Parracho. Nós já nos hospedamos nele e amamos.
Outra opção pé na areia é o Eco Resort, onde também já ficamos. Amamos o hotel. Ele fica localizado na Praia do Apaga Fogo, mais próxima de Porto Seguro.
O Art Hotel Aos Sinos dos Anjos e o Yucca são outras dica de hotéis por lá.
Além disso, nós também já nos hospedamos na Casa Cajá, uma pequena pousada super charmosa e com ótimo atendimento.
Aliás, aproveite para ver mais pousadas em Arraial d’Ajuda.
3. Trancoso
Entre as praias do sul do Bahia, uma das mais famosas é Trancoso. Se você quer praias bonitas e glamour, este é o lugar certo, mas prepare-se para gastar porque aqui os preços são bem mais altos.
De Arraial d’Ajuda a Trancoso são cerca de 30 km. O jeito mais fácil de chegar aqui é indo de avião até Porto Seguro. De lá, o ideal é alugar um carro, já que depois você irá usá-lo para conhecer diversas praias da região.
Aliás, a nossa dica é que você faça uma cotação com a Rentcars, parceira do blog há um tempão. Ela funciona como um buscador entre as principais locadoras de carro do Brasil.
Você consegue comparar e ver a que tem o menor preço. Dá para fazer tudo online e ainda dividir. Aproveite e faça a sua cotação agora mesmo!
Mas voltando a falar de Trancoso, do aeroporto de Porto Seguro até a cidade você vai levar cerca de 1h de carro.
Atrações de Trancoso
Embora as praias sejam as grandes atrações de Trancoso, não podemos deixar de falar do famoso Quadrado.

Sabe aquela famosa imagem que temos do destino com suas casinhas coloridas e a igrejinha de São João Batista no meio? Este é o Quadrado! Além disso, daqui há uma linda vista do mar e também ótimos – e caros – restaurantes e lojas.
Trancoso tem algumas das praias mais lindas do sul da Bahia. A mais próxima do Quadrado é a Praia dos Coqueiros, que tem ótima estrutura.
Outra famosa é a Praia dos Nativos, que também conta com estrutura, mas menos do que a sua vizinha. Outras praias são a do Rio Verde e do Rio da Barra.
Além disso, mais distante está a Praia do Espelho, que é linda. São 24 km no sentido de Caraíva. Aliás, nós fomos nela saindo de lá.
Na maré baixa, várias piscinas naturais se formam por ali. Ahh! E por aqui há muitas barracas para passar o dia.
Ou seja, você já percebeu que tem sim muito o que fazer em Trancoso, né?
Hospedagem em Trancoso
Há ótimas dicas de onde ficar em Trancoso, nós nos hospedamos no Mata N’Ativa. Ela fica perto da Praia dos Nativos e a uma curta caminhada do Quadrado. Amamos! A pousada é ótima e super exclusiva.
Além disso, outras dicas são a Pousada João Maria, a Quarto Crescente e o Hotel Boutique Perainda.
Veja mais dicas de pousadas em Trancoso!
4. Caraíva
Como falar das praias do Sul da Bahia sem citar Caraíva? Ela é uma das queridinhas do turista durante todo o ano e não é à toa, já que é uma vila supercharmosa.

O acesso a Caraíva é feito em estrada de terra e por lá não dá para circular de carro. Aliás, a vila é toda pé na areia.
Praias e atrações de Caraíva
Embora não haja tanto o que fazer em Caraíva, é bom ficar ligado nessas dicas.
A principal praia é a de Caraíva. Com 2 km de extensão, ela tem boa estrutura de barracas e conta também com pousadas de frente para o mar e que funcionam como bar e restaurante, mas que também aceitam não hóspedes, como a Coco Brasil, que foi onde nos hospedamos e amamos, por sinal.
Já a praia da Barra é onde tem o encontro entre o mar e o Rio Caraíva.
Mas a mais linda de todas na minha opinião é a Praia do Satu. Dá para ir caminhando depois de cruzar o rio na Praia da Barra até lá. São cerca de 40 minutos.

Achamos uma barraca com boa estrutura lá também. Mas vale lembrar que em Caraíva os preços também costumam ser altos assim como em Trancoso, mas dá para achar opções mais em conta se procurar.
Na beira do rio, há diversos restaurantes e bares, como o Boteco do Pará. Aliás, o pôr do sol por ali é lindo.
Passeios e hospedagem em Caraíva
Quem está em Caraíva pode aproveitar para fazer um passeio até a Praia do Espelho ou Corumbau.
Mas agora vamos falar de dicas de onde ficar em Caraíva. Eu já falei que nós nos hospedamos na Coco Brasil e amamos, né? Fica de frente para a praia e tem bom café da manhã.
Outra dica é a Pousada Lagoa, que foi a primeira que ficamos há cerca de 8 anos. Ela é muito bem localizada, já que está a 50 metros do Rio Caraíva e bem perto do centrinho.
Outras dicas são a Villa Fulô e a Caraíva Guest House.
Aliás, aproveite e veja mais dicas de pousadas em Caraíva.
5. Corumbau
Corumbau, vila que pertence a Prado, é não apenas uma das nossas praias favoritas do Sul da Bahia, mas também do Brasil. Nós amamos este cantinho que fica a cerca de 216 km de Porto de Seguro.
Nós fomos de avião até lá e pegamos um carro com a Rentcars e seguimos até lá. Foi ótimo, já que pudemos depois usar o carro para explorar bem a região.
Atrações de Corumbau
Embora seja uma vila pequena, há muito o que fazer em Corumbau. A praia mais famosa e mais bonita é a Ponta do Corumbau, que está a cerca de 6 km do centrinho da vila.

Aliás, a vila é bem pequena e tem pouca estrutura. Não venha pra cá se estiver procurando agito e badalação. Por aqui, a regra é relaxar, curtir a natureza e comer bem.
A Ponta do Corumbau tem um extensa faixa de areia e conta com algumas barracas de praia para passar o dia. Não deixe de provar o arroz de polvo da Goinha, do Canal do Pampo. Delicioso. Outras boas dicas são a Barraca Nativa, o Cantinho Nativo e a Dona Zélia.
A praia do centro, também conhecida apenas como Corumbau, é bonita, mas não tanto quanto a sua vizinha. Aqui também há menos estrutura.
Mas vamos falar mais sobre a vila. Como eu disse, não espere grandes badalações. Por aqui, há alguns mercadinhos, sacolões e poucos restaurantes e bares para ir à noite. Durante o dia, vale a pena ir à Ponta do Corumbau.
Onde comer em Corumbau
Uma boa dica é o restaurante Moinho das Artes. Comemos um bobó de camarão delicioso por lá.
Já para petiscar e beber algum drink ou cerveja, vá até o Comuna Gastro Bar e o Bar As Menina.
Passeios
Se você estiver em Corumbau de julho a setembro, não deixe de fazer o passeio de barco para observação de baleias, É incrível! Nós fizemos com o Gileno (@gilenocorumbau).
Além disso, pra quem curte mergulhar, dá para ir até o Recife de Itacolomi.
Já se Caraíva não estiver no seu roteiro, vale ir até lá passar o dia.
Dica de hospedagem
Há boas dicas de onde ficar em Corumbau. Nós nos hospedamos na Vila da Falésia e adoramos.
São pequenas casinhas que comportam até 4 pessoas em duas camas de casal com cozinha equipada e varanda com rede. Uma delícia e com ótimo custo-benefício.
Além disso, outras dicas são a Pousada Corumbau, a Fazenda São Francisco, a Vila Naiá e a Pousada Vila das Mangabeiras.
Aproveite para ver mais dicas de pousadas em Corumbau!
6. Cumuruxatiba
Outra dica entre as praias do Sul da Bahia, Cumuruxatiba, ou apenas Cumuru, também vale a visita!
Assim como Corumbau, Cumuru pertence a Prado e o jeito mais fácil de chegar é descendo no aeroporto de Porto Seguro e de lá seguir de carro. O trajeto tem cerca de 203 km.
Atrações de Cumuruxatiba
Não há tanto o que fazer em Cumuruxatiba, mas uma coisa é certa: a vila tem praias lindas, como a Praia do Centro e do Pier. Elas têm ótima estrutura para passar o dia, entre as opções estão a Binotto’s Gourmet, a Maricota, o Ucanto da Cigana e a Hermes.

A praia tem poucas ondas. Aliás, dá para ficar hospedado bem de frente para ela. Nós ficamos no Areia Preta e amamos.
Outras praias famosas são a Rio do Peixe, a Moreira e a Imbassuaba.
Além disso, vale a pena conhecer duas praias que são muito lindas. A Japara Grande, que está a 12 km de Cumuru, tem mar e rio. Por lá, há um restaurante onde é possível passar o dia, mas não tem wi-fi nem sinal de celular.
Mas a praia que mais gostamos mesmo foi a Barra do Cahy, a cerca de 17 km do centro ou a 40 minutos de carro.

Diz a lenda que esta praia foi a primeira avistada pelos portugueses quando eles vieram explorar o Brasil.
A Barra do Cahy é muito linda. Tem coqueiros e falésias. Além disso, conta com dois excelentes beach clubs, o Manzuko e o Glória.
Centrinho e passeios em Cumuru
O centrinho de Cumuru não é charmoso. Tem alguns mercadinhos, restaurantes e lojas, mas nada de especial.
Quem está em Cumuru pode fazer um passeio de barco até a Ponta do Corumbau. Além disso, se você visitar a região entre julho e setembro, não deixe de fazer o passeio para observação das baleias jubarte.
Ainda é possível fazer o passeio até a Aldeia Tibá.
Restaurantes em Cumuru
Um dos restaurantes mais típicos de Cumuru é o Hermes, já que ele existe desde 1996. Já o Ucanto da Cigana foi bem recomendado, mas não conseguimos visitar.
Pra quem quer preços um pouco melhores, a dica é ir ao Panela de Cumuru.
Além disso, nós fomos ao Urucum e gostamos bastante. Comemos uma pizza deliciosa. Visitamos também o Cores e Sabores e provamos uma moqueca muito boa.
Os valores dos pratos costumam ser altos em Cumuru, mas se você quiser economizar, a Goti Pizzaria, localizada na pracinha, tem pizzas com bons preços.
Hospedagem em Cumuru
Há boas dicas de onde ficar em Cumuruxatiba. Como já falei, nós nos hospedamos na Areia Preta e amamos. O hotel é pé na areia, super confortável e tem um ótimo café da manhã. Amamos!
Além disso, tem a Pousada Villa Cumuru, a Nossa Casa e a Boa Sorte.
Aliás, aproveite para ver mais dicas de pousadas em Cumuru.
7. Santo André
Santo André na Bahia pertence ao município de Santa Cruz Cabrália e está a cerca de 40 km de Porto Seguro, mas para chegar é preciso pegar uma balsa.

Aliás, o destino ficou conhecido mundialmente por ter servido como concentração para a seleção da Alemanha na Copa de 2014, da qual ela saiu premiada.
Não há muito o que fazer em Santo André, mas as melhores atrações são mesmo as praias. A mais famosa e central leva o mesmo nome da vila.
Muitos hotéis pé na areia ficam nesta praia, como é o caso do Campo Bahia, onde a seleção alemã se concentrou.
Se você quer passar o dia na praia curtindo algum bar mais simples, a dica é ir pra Ponta de Santo André, perto do encontro com o rio João de Tiba.
Além disso, outra praia que vale conhecer, principalmente na maré baixa, é a das Tartarugas.
Outras atrações na região de Santo André
Como já dissemos, numa viagem pelas praias do sul da Bahia, vale super a pena estar de carro. Em Santo André não é diferente, já que há outras vilas por perto que valem a visita.
Santo Antônio tem uma praia paradisíaca com um bom bar e restaurante chamado Maroca.
Já Guaiú conta com praia vazia e a foz do rio de mesmo nome. Por aqui, há duas boas opções para passar o dia: a barraca Elias e Leonice e a Maria Nilza.
Além disso, vale conhecer Mogiquiçaba, em Belmonte. Ela é vazia e tem pouca estrutura.
Sem dúvidas, essas são as principais atrações de Santo André na Bahia e região. Não vá esperando um centrinho estruturado ou muita badalação.
Restaurantes e hotéis em Santo André na Bahia
Comer em Santo André não é tão fácil, já que a maior partes dos restaurantes cobra preços altos pelo que oferece, mas uma boa opção é almoçar no Aroeira. Ele é simples, mas tem comida boa e caseira.
Já o Pier João de Tiba tem vista linda para o rio. É ótimo para tomar um drink e comer alguma coisinha. Além disso, o Luz de Minas e o Biri Biri são outras boas sugestões.
Para se hospedar, as nossas dicas são as Campo Bahia, a Vila Araticum e a Village Mata Encantada. Aliás, aproveite para ver mais dicas de onde ficar em Santo André na Bahia.
Como chegar ao sul da Bahia
O sul da Bahia tem várias cidades, mas o jeito mais fácil de chegar até aqui é ir de avião até Porto Seguro e de lá seguir para as cidades que você pretende conhecer.
Nós, por exemplo, seguimos de carro até o Corumbau. No tópico de roteiro, damos todas as dicas!
Precisa de carro no sul da Bahia?
Para conseguir conhecer bem todas as praias do sul da Bahia é essencial estar de carro, já que as cidades ficam distantes e tem atrações espalhadas por diversos cantos,
Aliás, nós já falamos aqui, mas não custa repetir. Na hora de alugar um carro, vale a pena entrar na Rentcars, parceira do blog há bastante tempo.

Ela funciona como um buscador entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. Dá para ver os preços e fechar a que tiver o melhor custo-benefício. Ahh! E dá para dividir e pagar tudo em reais. Aproveite e faça a sua cotação agora mesmo.
Roteiro pelas praias do sul da Bahia
O roteiro pelas praias do sul da Bahia vai depender de onde você deseja visitar. Na verdade, são muitos destinos e não necessariamente você vai querer visitar todos.
Vou colocar aqui como foi o nosso roteiro:
Dia 01
Chegada a Porto Seguro à noite.
Do dia 02 ao dia 06
Corumbau e região.
Dia 06 ao dia 09
Cumuruxatiba
Do dia 09 a ao dia 16
Caraíva, Trancoso e Arraial d’Ajuda
Dia 16 ao dia 19
Santo André da Bahia
Do dia 19 ao dia 22
Porto Seguro
Quando ir para as praias do sul da Bahia
Como eu já disse, o sul da Bahia tem várias cidades, mas no mapa elas não são tão distantes uma da outra.
Por isso, vou pegar como referência Porto Seguro para falar de temperaturas e chuva, mas é tudo bem parecido nas outras cidades.

Antes de mais nada, já vale lembrar que nos meses de verão, especialmente Réveillon, janeiro e Carnaval, os preços costumar subir bastante tanto em hospedagem quanto em alimentação.
Além disso, feriados em geral são considerados alta temporada.
Dito isso, vamos às dicas sobre o clima nas praias do sul da Bahia:
Clima nas praias do sul da Bahia
De outubro a dezembro e de março a maio, é quando costuma chover mais na região. Já agosto e setembro são os meses mais secos, mas em fevereiro, maio, junho e julho também chove menos.
Já de dezembro a abril são os meses mais quentes. De maio a setembro, as temperaturas são mais amenas, mas em nada vai atrapalhar a sua viagem se quiser calor.
Dito isso, vamos à tabela com temperaturas mínimas, máximas e índice de chuvas em cada mês (Fonte: Climatempo):
- Janeiro: 24º (temperatura mínima), 27º (temperatura máxima), 81 mm (índice de chuva)
- Fevereiro: 25º, 28º, 76 mm
- Março: 25º, 28º, 121 mm
- Abril: 24º, 27º, 125 mm
- Maio: 23º, 26º, 106 mm
- Junho: 22º, 25º, 84 mm
- Julho: 22º, 24º, 79 mm
- Agosto: 21º, 24º, 64 mm
- Setembro: 22º, 25º, 63 mm
- Outubro: 23º, 26º, 106 mm
- Novembro: 24º, 26º, 167 mm
- Dezembro: 24º, 27º, 133 mm
E aí? Gostou das dicas das praias do sul da Bahia? Ficou com alguma dúvida? É só deixar um comentário!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!