Quando ir pra Chapada dos Guimarães: Qual é a melhor época?

Não adianta deixar se levar apenas por promoções de passagens para Cuiabá, é preciso saber quando ir pra Chapada dos Guimarães para não pegar épocas muito chuvosas ou pouca visibilidade.

Para ajudar na organização da sua viagem, a gente preparou algumas dicas sobre a melhor época para ir à Chapada dos Guimarães.

QUANDO IR PRA CHAPADA DOS GUIMARÃES

A Chapada dos Guimarães está localizada no Mato Grosso, pertinho de Cuiabá. A vegetação da região é o Cerrado, as savanas brasileiras. O clima da região é bem dividido entre a estação seca e a chuvosa.

| ESTAÇÕES SECA E CHUVOSA

Se você está pensando em quando ir pra Chapada dos Guimarães, saiba que a melhor época é no período considerado mais seco, que vai de junho a outubro.

Lembre-se de checar como a situação das cachoeiras antes de viajar porque em épocas secas elas podem ficam com pouca água, como contamos neste outro post sobre a Véu de Noiva, a mais famosa da Chapada.

Quando ir pra Chapada dos Guimarães (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Já entre os meses de outubro e abril, há a maior possibilidade de chuvas. A gente foi no começo de abril e pegou o tempo bem instável. Embora estivesse muito quente, choveu bastante e em alguns momentos não foi possível enxergar quase nada dos mirantes, como na Cidade de Pedra, por exemplo. Mesmo assim, não foi o dia todo com chuva. O céu abria de vez em quando.

+ Encontre seu hotel por lá com desconto

Em épocas chuvosas, é importante observar a possibilidade de trombas d’águas nas cachoeiras. É muito perigoso e é preciso tomar cuidado, já que este fenômeno causa enchentes repentinas e muito fortes, arrastando tudo por onde passa.

| MESES MAIS QUENTES

Os meses mais quentes são agosto, setembro e outubro. Nesta fase do ano, há mais possibilidade de queimadas.

Quando ir pra Chapada dos Guimarães (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Entretanto, durante o inverno podem ocorrer baixas temperaturas. Em 2018, por exemplo, os termômetros chegaram a marcar 4 graus na Chapada. Em certos dias, houve uma grande variação entre a temperatura mínima e a máxima (De 6º a 25º).

+ Encontre seu hotel com desconto

| AFINAL, QUANDO IR PRA CHAPADA DOS GUIMARÃES?

Enfim, depois de tantas informações sobre quando ir pra Chapada dos Guimarães, podemos dizer que a melhor época vai de maio a outubro. Claro que esses dados são baseados em informações climáticas dos últimos anos e podem sofrer alterações a qualquer momento. Lembrando que os meses mais quentes são agosto, setembro e outubro, época em que ninguém terá preguiça de entrar nas águas geladas das cachoeiras.

Quando ir pra Chapada dos Guimarães (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| HOSPEDAGEM

Durante a nossa passagem pela Chapada dos Guimarães, nós nos hospedamos no Malai Manso Resort , que fica a cerca de 1h do parque, mas possui um excelente estrutura com quartos amplos, piscinas e sistema all-inclusive. 

Malai Manso Resort na Chapada dos Guimarães

Malai Manso Resort (Divulgação/Booking)

+ Veja mais opções de hotéis com desconto

| COMO CHEGAR

Como já contamos em outro post, o jeito mais fácil de chegar à Chapada dos Guimarães é de avião até Cuiabá e de lá pegar um carro. Nós testamos durante essa viagem alguns SUVs da Honda, como WR-V, o HR-V e o CR-V, que são perfeitos para esse tipo de viagem.

Quando ir pra Chapada dos Guimarães (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Ficou com alguma dúvida sobre quando ir pra Chapada dos Guimarães? Deixe nos comentários!

+ Encontre seu hotel por lá com desconto

+ Veja mais informações no site oficial
+ Todas as nossas dicas do destino
+ O que fazer por lá

*Os jornalistas viajaram a convite da Honda, mas todas as opiniões dadas aqui são isentas refletem sua real experiência.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *