Quando ir pra Cinque Terre, Itália: Qual a melhor época pra viajar?

Na hora de escolher quando ir pra Cinque Terre, na Itália, há alguns pontos pra se levar em conta além da temperatura e se chove ou não. A alta temporada faz diferença, já que essa região costuma ficar lotada de turistas, além de os preços dispararem.

Essa linda região italiana tem aquelas famosas paisagens de casinhas coloridas que parecem se debruçar sobre o mar, além de muitas trilhas e também algumas praias. Por isso nesse post falamos da melhor época pra viajar pra lá.

QUANDO IR PRA CINQUE TERRE

Quando ir pra Cinque Terra, Itália (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como disse acima, mais do que apenas a probabilidade de chuva ou frio poder complicar sua viagem, na hora de decidir quando ir pra Cinque Terre é bom você saber dos períodos de alta temporada. As ruas dessas cinco cidades, por serem bem estreitas, ficam praticamente intransitáveis durante o verão devido ao enorme número de turistas.

Além disso, nessa época os preços disparam, principalmente de hospedagem (veja hotéis com descontos na região). É o preço que se paga por viajar na alta temporada.

CLIMA EM CINQUE TERRE

Abaixo você vê o gráfico com a média de chuvas e temperaturas ao longo do ano:

Quando ir pra Cinque Terra, Itália (Foto: Esse Mundo É Nosso)

| PRIMAVERA E OUTONO

Sem dúvida a melhor época pra viajar pra lá pra quem tem dúvidas sobre quando ir pra Cinque Terre são os meses da primavera e o outono. Vamos falar sobre cada época abaixo.

MARÇO A MAIO

O começo da primavera pode trazer ainda algumas chuvas, mas as cidades ainda estão vazias e os preços dos hotéis mais baixos– vão subindo junto com a temperatura. Em março o clima ainda é ameno e vai esquentando à medida que nos aproximamos de maio/junho.

Nós estivemos aqui no final de maio e já fazia bastante calor com dias ensolarados. Por outro lado, toda a região de Cinque Terre já estava muito cheia. Posso imaginar como fica no pico do verão. Mas conseguimos aproveitar muito, inclusive as praias, e visitamos todas as cidades.

SETEMBRO E OUTUBRO

Setembro, que marca o final do verão, é uma das melhores épocas, já que o clima ainda está quente e não há mais a multidão que passou por aqui na alta estação. Já outubro costuma ser o mês mais chuvoso e fortes chuvas não são raridade.

DESCONTOS NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA

Brasileiros são obrigados a contratar um seguro viagem em boa parte dos países da Europa, incluindo a Itália. Além de poder ser pedido na imigração, com ele você viaja tranquilo(a) em caso de imprevistos de saúde, atrasos ou cancelamentos de voos. Eu já fraturei a coluna no exterior e precisei ser transferido de helicóptero. Já imaginou quanto custaria se eu não tivesse seguro? Sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe descontos, que podem ser maiores se você pagar no boleto.

| VERÃO

Junho, julho e agosto são a alta temporada em boa parte da Europa e por aqui não é diferente. Se na hora de escolher quando ir pra Cinque Terre você optar por esses meses, já chegue preparado(a) para não se estressar com ruas lotadas, transporte cheio e muito calor. Além disso, por ser alta estação, é também quando as diárias de hotéis sobem.

Por outro lado, é o período em que menos chove e você provavelmente pegará muitos dias ensolarados pra aproveitar as trilhas e o mar da região.

| INVERNO

Se você pretende viajar pra Cinque Terre entre novembro e fevereiro, é bom saber que faz frio para nós brasileiros, mesmo que a temperatura não costume ficar abaixo de zero. Então praticamente já esqueça as praias.

Outro ponto negativo, apesar de ruas mais vazias e hotéis mais baratos, fica por conta de que algumas trilhas estão fechadas, assim como restaurantes, bares e nem todas as rotas de barco funcionam.

Nesse período, por ser uma época chuvosa, não é raro que fortes chuvas também castiguem muitas vezes essas lindas cidades.

+ Veja hotéis com descontos na região
+ Melhor preço no seguro obrigatório pra Itália
+ Roteiro completo pela região: O que fazer
+ O que você deve saber antes de ir pra lá
+ Como circular de trem entre as cidades
+ Todas as dicas pra sua viagem pra região
+ Confira todos os posts e dicas da Itália

Então, como deu pra ver, eu só evitaria de visitar a região no inverno. Tem mais alguma dúvida sobre quando ir pra Cinque Terre? Deixe seu comentário!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

1 Comment

  1. Armando Nunes Coelho Junior disse:

    Acho super interessante em toda Itália o mês de junho, que além de pegar uma temperatura boa e chance de chuva relativamente baixa, você não estará na altíssima estação. Estivemos em Capri e Costa Amalfitana nessa época, e te digo, não me arrependo. Obrigado pelas dicas, já ajudou para a próxima viagem. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *