Quando ir pra Foz do Iguaçu: Qual a melhor época pra viajar?

Para escolher quando ir pra Foz do Iguaçu, no Paraná, é preciso levar algumas coisas em conta e não apenas o clima na cidade. Como a maior atração são as Cataratas, a vazão das águas também faz toda a diferença, como falaremos mais abaixo.

Outro ponto importante, além da preocupação de a chuva poder atrapalhar a viagem, é o fato de Foz estar na região Sul e fazer bastante frio no inverno. E como o passeio nas Cataratas costuma molhar, se estiver muito frio pode ficar um pouco complicado.

QUANDO IR PRA FOZ DO IGUAÇU

Nesse gráfico você pode ver como são as médias históricas de temperatura e chuvas:

Gráfico climatológico - Quando ir pra Foz do Iguaçu (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como dá pra ver, a chuva é bem distribuída ao longo do ano, mas a época mais seca coincide com o inverno, que é também o período mais seco.

+ Os melhores hotéis em Foz com desconto

| PRIMAVERA E O VERÃO EM FOZ DO IGUAÇU

Os meses de setembro e março, que marcam o período de primavera e verão, são sempre uma boa escolha pra quem está em dúvida sobre quando ir pra Foz do Iguaçu. Apesar de serem os meses mais chuvosos, faz bastante calor (com termômetros passando dos 30ºC) e os passeios ao ar livre, incluindo as Cataratas, são bem agradáveis, já que é comum os turistas se molharem durante a visita.

+ Veja mais no nosso canal no YouTube

Além disso, por conta das chuvas, a vazão de águas nas Cataratas é maior e o cenário fica ainda mais bonito. Mas como eu disse, prepare-se pra se molhar ao chegar perto das quedas. Você ainda tem mais chance de pegar o vertedouro de Itaipu aberto para escoar o excesso de água e a visita à usina fica ainda mais interessante.

+ Veja hotéis em Foz com descontos
+ Saiba tudo pra visitar as Cataratas
+ Como é o passeio Macuco Safari
+ Vale a pena visitar o Parque das Aves?
+ Como é o Marco das Três Fronteiras

| OUTONO E INVERNO EM FOZ DO IGUAÇU

Entre abril e agosto, chove menos e você terá menos chance de pegar chuva principalmente em julho e agosto, os meses mais secos. Por outro lado, nesses meses (incluindo junho) pode fazer bastante frio e os termômetros ficarem em torno dos 10ºC pela manhã.

Quando ir pra Foz do Iguaçu - Cataratas do Iguaçu (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se os dias forem de sol nesse período, os termômetros tendem a subir e ficar em torno dos 25ºC à tarde. Mas se for um daqueles dias mais “carrancudos”, você pode sentir frio ao visitar as Cataratas e principalmente ao fazer o passeio de barco no Macuco Safari. Vale apostar no agasalho e roupas impermeáveis.

Sobre a vazão das Cataratas, se a seca for muito intensa o nínel de águas pode diminuir consideravelmente, o que pode deixar o cenário com menos quedas. Por outro lado, a famosa Garganta do Diabo costuma ficar mais bonita quando o volume de água é menor.

+ Os melhores hotéis em Foz com desconto
+ Tudo pra planejar sua viagem pra lá

Tem mais dúvidas sobre quando ir pra Foz do Iguaçu? Deixe seu comentário que faremos o possível para ajudar!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *