Quando ir pra Santiago do Chile: Qual a melhor época pra viajar?

Em dúvidas sobre quando ir pra Santiago, no Chile, e se existe alguma melhor época pra viajar pra lá? A boa notícia é que a capital chilena é um destino que pode ser visitado o ano todo, mas cada época é uma experiência diferente.

Tudo depende do que você espera encontrar na cidade. Por exemplo, se quer ver neve, tem que ir no inverno. Prefere calor? Vá no verão! Se você vai em busca das parreiras das vinícolas verdinhas, podendo inclusive participar da colheita da uva, o fim do verão e o começo do outono é um bom período.

Quando ir pra Santiago (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

Abaixo nós falamos sobre cada um desses perfis de viagem!

QUANDO IR PRA SANTIAGO DO CHILE

O CLIMA

As estações do ano no Chile acontecem no mesmo período que no Brasil, ou seja, se é verão aqui é verão lá e assim por diante. Nos meses mais quentes, os termômetros podem chegar a 30ºC em Santiago, mas as mínimas sempre são baixas pros padrões brasileiros, em torno de 11ºC mesmo no verão. Já no inverno, os termômetros podem beirar os zero graus de madrugada na capital, com tardes um pouco mais amenas.

O período mais chuvoso vai de maio a setembro, época que coincide com a temporada de inverno. Mas isso não quer dizer que você vá pegar chuva dia e noite. Veja como é a média do clima ao longo do ano no gráfico abaixo:

Quando ir pra Santiago (Arte: Esse Mundo É Nosso)

#FICAADICA Embora não seja obrigatório na imigração no Chile, é sempre recomendável fazer um Seguro Viagem pra que você tenha tranquilidade com qualquer imprevisto ou problema de saúde durante sua viagem. Ele é barato e garante sua segurança! Você pode cotar em diversas seguradoras para encontrar o melhor preço do mercado!

 

| PARA VER NEVE EM SANTIAGO

Neve é algo raro na cidade propriamente dita, embora tenha nevado forte em 2017. Já a Cordilheira dos Andes, que cerca a capital chilena, todos os anos fica branquinha durante o inverno. Não há como garantir, mas já pode haver neve nas montanhas a partir de junho até setembro. Então se você quer tocar o gelo, a melhor época se a dúvida é quando ir pra Santiago é nesse período, que coincide com o inverno.

Quando ir pra Santiago do Chile (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Normalmente agências organizam passeios para as montanhas, onde há neve, ou então você pode visitar alguma estação de esqui, como Valle Nevado ou Ski Portillo, por exemplo. A temporada de esqui também não é algo fixo no calendário, acontece no inverno, mas tudo depende do acúmulo de neve.

Quando ir pra Santiago do Chile - Valle Nevado (Foto: Divulgação)

Valle Nevado

 

| OS DIAS MAIS QUENTES EM SANTIAGO

Entre outubro e abril chove muito pouco na cidade e é uma boa época pra viajar pra lá por conta do tempo bom e das temperaturas mais agradáveis. O que falta mesmo nesse período é a neve!

Quando ir pra Santiago do Chile (Foto via Shutterstock)

Santiago em março (Foto via Shutterstock)

Entre dezembro e fevereiro pode fazer bastante calor, com termômetros beirando os 30ºC à tarde, ou seja, temperatura ideal pra você programar um bate-volta pra Viña del Mar e Valparaiso, no litoral, embora elas possam ser visitadas em qualquer época se você não se importar com o vento gelado. Entrar no mar mesmo é difícil pros nossos padrões até mesmo no verão.

+ Hotéis com descontos de até 50% na capital chilena

 

| PRA VISITAR AS VINÍCOLAS

As vinícolas recebem turistas o ano todo, exceto quando ficam fechadas em alguns feriados (saiba mais abaixo). Mas se você quer encontrar as parreiras verdinhas e até mesmo participar da colheita, é bom se programar pra ir no verão e começo do outono. Nos meses mais frios elas estão quase que só com os galhos à mostra, mas não deixa de ser um cenário bonito.

+ Veja como ir da capital até a Concha y Toro

Quando ir pra Santiago (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Concha y Toro

 

| FERIADOS NO CHILE

Nos feriados, muita coisa fecha em Santiago, até mesmo restaurantes. Os principais deles são: Ano Novo, Sexta-Feira da Paixão, Páscoa, Dia do Trabalhador (01/05), Fiestas Patrias (18 e 19/09) e Natal.

O Carnaval não é feriado e se você pretende viajar pra lá tudo estará funcionando. Já o Réveillon conta com algumas festas, mas os fogos mesmo e a animação acontece no litoral, em Valparaiso e Viña del Mar.

O bom então se você pretende passar um feriado brasileiro no Chile é se programar para alguns que não “batem” com os deles, como por exemplo o Carnaval, Tiradentes, Corpus Christi, Dia da Independência, Nossa Senhora Aparecida, Finados, Proclamação da República, entre outros da sua cidade.

 

| E A PATAGÔNIA E O ATACAMA?

Eu já viajei pra Patagônia no inverno e não recomendo. Tudo bem que há mais chance de pegar neve, mas chove e muito! Dos dez dias que eu passei lá dez foram de chuva. Então se for pra lá, o melhor é escolher a primavera e o verão, quando o clima é mais amistoso.

Já se você pretende ir pro Atacama depois de Santiago, esse é outro destino que dá pra visitar o ano todo. Chuva é algo muito, mas muito raro no deserto mais seco do mundo. No inverno faz frio, com temperaturas negativas, mas por outro lado montanhas e vulcões estão com seus picos nevados. Já no verão, apesar do frio durante a noite, os termômetros podem chegar aos 40ºC, mas a média é de 25ºC.

+ Veja todas as dicas pra sua viagem ao Deserto do Atacama

 

ONDE FICAR NA CAPITAL CHILENA

Minhas regiões preferidas pra se hospedar em Santiago ficam na área Central, principalmente nos bairros de Providencia e Lastarria. Acho esses bairros charmosos, com muito comércio, além de ficar perto dos pontos turísticos. Nós já publicamos um post com sugestões de hotéis onde ficamos na cidade.

Quando ir pra Santiago: Bairro Lastarria (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Bairro Lastarria em Santiago

Tem mais algum dúvida sobre quando ir pra Santiago? Deixe seu comentário!

 

MAIS DE SANTIAGO


+ Onde ficar: Dicas de hotéis testados e aprovados


+ Um guia completo pra você curtir a capital chilena


+ 10 motivos pra você viajar pra cidade


+ Todas as dicas pra sua viagem ao Chile

Booking.com

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *