Quando ir pra Suécia: A melhor época pra viajar e o clima

Na hora de escolher quando ir pra Suécia e a melhor época pra viajar pra lá é bom saber como é o clima do país em cada estação do ano, já que elas são bem definidas no país. Embora seja famoso pelo frio, o país também tem temperaturas agradáveis na primavera e no outubro, e faz até mesmo calor no verão.

A capital Estocolmo fica na região Centro-Sul do país e por isso, embora tenha invernos rigorosos, não costuma ser absurdamente gelada como as cidades no extremo norte, onde os termômetros podem ficar abaixo dos -20ºC nos meses mais frios.

QUANDO IR PRA SUÉCIA

Nós vamos falar da melhor época pra viajar pra lá com base em Estocolmo, que normalmente faz parte do roteiro de quem visita o país. Acreditamos que seja a maneira mais fácil de te ajudar a escolher quando ir pra Suécia.

Inclusive nós já publicamos um guia com os melhores bairros e hotéis de Estocolmo pra você escolher onde ficar na capital sueca.

Inverno em Estocolmo (Foto: Henrique Bezerra/Esse Mundo É Nosso)
Inverno em Estocolmo (Foto: Henrique Bezerra/Esse Mundo É Nosso)

Mas de modo geral, como falei no começo do texto, as estações são bem definidas em todo o país, com invernos rigorosos, primaveras e outonos mais amenos e termômetros bem agradáveis, até mesmo beirando os 30ºC, no verão. No final do post falamos ainda quando e onde ver a Aurora Boreal.

Vale lembrar que as estações do ano no Hemisfério Norte são invertidas com as do Brasil, ou seja, se é verão aqui, é inverno lá. Se é primavera aqui, é outono lá. E vice-versa.

| O CLIMA NA SUÉCIA

No gráfico abaixo, você consegue ver as médias de temperaturas e chuvas em Estocolmo. Os termômetros ficam bem baixos entre novembro e março e tendem a subir a partir de maio. De modo geral, a chuva é bem distribuída ao longo do ano, mas o verão é a época mais úmida.

Climatologia na Suécia: Média de chuvas e temperaturas
DESCONTO NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA

Brasileiros são obrigados a ter um seguro viagem em muitos países da Europa, incluindo a Suécia. Além de poder ser pedido na imigração do país em que você desembarcar no continente, com ele você tem tranquilidade em caso de imprevistos de saúde, perda de malas ou cancelamentos de voos. Eu já fraturei a coluna no Chile e precisei ser resgatado de helicóptero. Já imaginou quanto custaria se eu não tivesse seguro? Sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe descontos, que podem ser maiores se você pagar no boleto.

| A MELHOR ÉPOCA PRA VIAJAR

Se não é passar frio e ver neve o que você procura, a melhor época pra quem tem dúvidas sobre quando ir pra Suécia é entre maio e outubro, principalmente de junho a setembro. Esse período coincide com o final da primavera, o verão e também o começo do outono.

Södertälje, Suécia (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Dia de sol na primavera de Södertälje, perto de Estocolmo

Além da temperatura bem mais agradável e até mesmo alta, as cidades estão mais floridas, com mais gente nas ruas e parques. O clima (não só meteorológico) é outro, pra cima, animado! Some a isso o fato de os dias serem muito longos.

+ Veja hotéis e apartamentos com descontos

No auge do verão o sol nasce por volta das 2h da manhã e só se põe em torno das 23h. Ou seja, você tem muito tempo para aproveitar o dia.

Primavera no Castelo Gripsholm, Suécia (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Primavera no Castelo Gripsholm, próximo a Estocolmo

Eu visitei o país no final de maio e consegui aproveitar ao máximo. A temperatura era agradável durante o dia e à noite ainda fazia um friozinho. Mas, como disse anteriormente, o fato de o sol durar muitas horas dá um outro ritmo à viagem. Valeu muito a pena!

| AS ESTAÇÕES DO ANO NA SUÉCIA

As estações do ano são muito bem definidas no país e cada uma tem suas particularidades. O cenário se transforma a cada época.

PRIMAVERA (20/03 A 21/06)

O apelido de “estação das flores” faz jus à primavera na Suécia. Quando o rigoroso inverno acaba e a neve derrete, campos e cidades florescem. É um espetáculo e todas as cidades por onde passei estavam muito coloridas.

Primavera em Estocolmo, Suécia (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Primavera em Estocolmo

Os dias já são mais longos, as temperaturas estão muito agradáveis durante o dia (embora ainda faça um friozinho à noite) e o céu costuma estar azul. À medida em que os meses da primavera avançam, mais os moradores ocupam as ruas.

Esse também é o único momento do ano quando você pode ver o espetáculo das cerejeiras em várias cidades, principalmente na capital. Ele dura pouco, normalmente duas semanas, mas é lindo!

VERÃO (21/06 A 23/09)

A Suécia e outros países do norte da Europa celembram muito a chegada da estação mais quente do ano. Na sexta-feira entre os dias 19 e 25 de junho, próximo ao solstício de verão, que é o dia mais longo do ano, os suecos param para comemorar o midsummer, ou midsommar. Esse é um dos principais feriados do país, quando as famílias se reúnem em lugares abertos com muita comida, bebida, música e dançam em volta do maypole (um mastro todo enfeitado) cantando.

Essa festa anuncia a chegada das férias de verão e é levada a sério. Apesar de ser considerada a época com mais chance de chuva, não espere dias seguidos de tempo feio. Pelo contrário, normalmente o céu é azul, os termômetros podem chegar perto dos 30ºC e dá até mesmo para pegar praia. Sim, praia na Suécia!

Assim como a primavera, o clima é festivo, as ruas, parques e bares estão sempre cheios. A sensação que eu tive é como se eles “desibernassem” e saíssem desesperados para aproveitar cada minuto de sol.

Quando tem, os suecos aproveitam muito o sol (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Quando tem, os suecos aproveitam muito os dias de sol

Por falar nele, espere dias muito longos, quando só escurece depois das 23h e por volta das 2h você já conseguirá notar os primeiros raios solares. Se for ao extremo norte do país, pode inclusive ver o famoso “sol da meia noite”, quando ele não se põe durante dias.

+ Veja hotéis com descontos no país

OUTONO (23/09 A 22/12)

O começo do outono ainda lembra muito a primavera, com temperaturas agradáveis e ruas cheias. Mas à medida em que os dias passam, as flores dão lugar a outro colorido, ao dourado das folhas das árvores típicas dessa estação que caem e colorem as ruas das cidades.

Outono na Suécia (Foto: Henrique Bezerra/Esse Mundo É Nosso)
Outono na Suécia (Foto: Henrique Bezerra/Esse Mundo É Nosso)

Ainda é uma boa época se a dúvida é quando ir pra Suécia, mas quanto mais perto de novembro e dezembro, o frio já começa a apertar. Não costuma nevar ainda, mas pode acontecer já mais pro final da estação.

INVERNO (22/12 A 20/03)

A estação mais gelada do ano é rigorosa por aqui, com muita neve, temperaturas muito baixas, dias cinzentos e extremamente curtos. Em média, durante os dias de inverno, são apenas 6h de luz na região de Estocolmo, quando o sol nasce só por volta das 9h da manhã e já anoitece em torno das 15h.

Inverno na Suécia (Foto: Henrique Bezerra/Esse Mundo É Nosso)
Inverno em Estocolmo e toda a Suécia (Foto: Henrique Bezerra/Esse Mundo É Nosso)

Então ao menos que você queira ver neve ou praticar algum esporte de inverno, esse período pode atrapalhar um pouco seus planos de viagem. O frio incomoda nos passeios ao ar livre e a curta duração da luz solar faz parecer com que o dia ficou mais curto.

De todo modo, o cenário é espetacular, ainda mais pra nós que não estamos acostumados com cidades e paisagens branquinhas de neve.

MAIS DICAS DA SUÉCIA
+ Onde ficar em Estocolmo: Melhores bairros
+ Quando ver as cerejeiras na cidade
+ Que moeda levar pra lá na sua viagem
+ O que saber antes de viajar pra lá
+ Todas as dicas do país reunidas

| QUANDO VER A AURORA BOREAL NA SUÉCIA?

É difícil prever quando e onde você conseguirá ver a Aurora Boreal. Mas a época ideal é no outono e no inverno, quando as noites são mais longas e escuras na Suécia. Ela até já aconteceu em Estocolmo, mas se você quer ver esse espetáculo da natureza com mais facilidade é preciso seguir para o norte do país.

Na região de Lapland existem agências especializada em caçar a Aurora Boreal e uma das localidades mais famosas pelo fenômeno é Kiruna, a cidade mais ao norte do país, a menos de 200km do Círculo Polar Ártico.

Aurora Boreal no Norte da Suécia
Aurora Boreal no Norte da Suécia

A menos de 100km dali fica o Aurora Sky Station, no Parque Nacional Abisko, uma estação construída especialmente para quem quer assistir a esse espetáculo e que garante ser o melhor lugar do país.

+ Veja hotéis com descontos no país
+ Melhor preço no Seguro Obrigatório
+ Todas as dicas do país pra sua viagem

Tem mais alguma dúvida sobre quando ir pra Suécia ou sobre o clima no país? Deixe seu comentário!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *