Tierra Atacama Hotel & Spa: Como é se hospedar no hotel, no Chile

O Tierra Atacama Hotel & Spa é um dos melhores hotéis boutiques de San Pedro de Atacama, no Chile, cidade base pra quem quer conhecer as atrações do deserto mais seco do mundo. Ele faz parte da rede Tierra, que tem outros três hotéis no país.

Durante nossa viagem de três dias ao Deserto do Atacama, nos hospedamos no estabelecimento e detalhamos aqui como foi nossa experiência. Como estávamos no regime all inclusive, nossas diárias contavam ainda com todas as refeições, open bar, traslados e todos os passeios pela região.

O TIERRA ATACAMA HOTEL & SPA

Localizado num refúgio a menos de 2km de San Pedro de Atacama, o Tierra Atacama, apesar de todo o charme de um hotel boutique, tem uma arquitetura típica da região, com paredes feitas de adobe, muita madeira e peças de artesanato na decoração. Há transfer gratuito para o centro da cidade, além de empréstimo de bicicletas.

Piscina do Tierra Atacama (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Piscina com vista para o vulcão

São apenas 32 apartamentos divididos em duas categorias principais: Oriente e Poniente. Esse último foi onde eu me hospedei, ele é um pouco maior, mas ambos mantêm praticamente o mesmo nível de conforto e contam com vista para o vulcão Licancabur, como explicarei mais abaixo.

Uma das áreas que mais gostei do hotel são as externas, que contam com fogueiras em terraços, hidromassagens ao ar livre, além da piscina a céu aberto com uma vista de tirar o fôlego.

+ Veja como reservar online e diárias nas suas datas

| O APARTAMENTO DO TIERRA ATACAMA

Como contei, me hospedei no apartamento chamado de Poniente, que tem decoração inspirada na região do Atacama. A grande janela de vidro com vista para o vulcão é um dos pontos altos (confesso que a deixava aberta só pra acordar com o sol nascendo atrás do Licancabur).

Apartamento Poniente (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Apartamento Poniente (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Apartamento Poniente (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Vista do apartamento para o vulcão

O apartamento conta com Wi-Fi grátis, terraço privativo com chuveiro ao ar livre, cama king ou duas de solteiro, aquecimento central, ar condicionado, garrafas de água e outras amenidades. Como estava sozinho, apenas senti falta de uma TV, mas com esse cenário e o céu estrelado como nunca tinha visto pouca gente deve ter esse mesmo sentimento.

Apartamentos do Tierra Atacama (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Apartamentos do Tierra Atacama

Gostei muito do banheiro também, tanto pela banheira com vista para o deserto como pelo chão aquecido (demais isso!).

Banheiro do apartamento (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Banheiro do apartamento (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Os amenities são da marca Osmè, uma linha orgânica que faz parte do projeto de sustentabilidade da rede de hotéis. Além de shampoo, condicionador e sabonete, havia hidratante e (o melhor) protetor labial, já que o clima é bastante árido e isso é essencial durante os passeios.

Alguns amenities do Tierra Atacama (Foto: Esse Mundo É Nosso)

| LAZER E SPA

Eu falei acima, mas não custa repetir que a piscina ao ar livre é um dos lugares mais lindos do Tierra Atacama. Não cansei de fotografá-la.

Piscina externa do Tierra Atacama (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Piscina externa do Tierra Atacama

Além disso, há ainda hidromassagens a céu aberto, alguns refúgios com redes e jacuzzi, além do spa, que tem acesso gratuito para quem for usar a piscina aquecida e suas outras instalações. Apenas terapias e massagens são alguns dos serviços pagos à parte.

Jacuzzi externa (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Jacuzzi externa
Piscina aquecida do Spa (Foto: Divulgação)
Piscina aquecida do Spa (Foto: Divulgação)

Quem opta pelo sistema all inclusive, como falarei mais abaixo, tem ainda à disposição diversos serviços, como os tours pelas principais atrações do Atacama (é só escolher entre as excursões disponíveis na data), empréstimos de bicicletas, passeios a cavalo, entre outros.

Gostei muito desses tours, tanto por serem em grupos bem pequenos como por oferecerem o padrão do hotel mesmo distante, como os almoços e outros lanches ao longo do dia.

+ Veja dicas pra conhecer o Chile

| GASTRONOMIA

Com janelas de vidro que vão do chão ao teto, tanto o restaurante como o bar têm vista privilegiada da região. Mas o ponto alto mesmo é a experiência gastronômica, que é extremamente sofisticada se considerarmos que há a opção all inclusive. O cardápio, que muda diariamente, conta muitos produtos locais e releituras da cozinha internacional.

Área do lobby e do bar (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Área do lobby e do bar
Restaurante do Tierra Atacama (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Restaurante

O café da manhã faz parte da diária de todos os hóspedes, mesmo aqueles que não optaram pelo sistema all inclusive. Gostei bastante da variedade, tanto de pães, como de frios, entre outros. O serviço é oferecido na forma de buffet.

Café da manhã do Tierra Atacama (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Buffet de café da manhã
Café da manhã do Tierra Atacama (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O almoço e o jantar foram surpreendentes. Todos os dias o menu mudava e havia ao menos três opções diferentes de entradas, pratos principais e sobremesas. A apresentação e a qualidade não decepcionaram.

Risoto de Centolla, o caranguejo gigante do Chile (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Risoto de Centolla, o caranguejo gigante do Chile
Trilogia de causa limeña (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Trilogia de causa limeña
Peixe com vieiras, cogumelos e batatas (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Peixe com vieiras, cogumelos e batatas

Nos intervalos das refeições principais, o Tierra Atacama deixa à disposição alguns lanchinhos e os hóspedes também contam com um cardápio fixo, com opções de saladas e sanduíches rápidos.

No bar, há uma lista de drinks e uma grande carta de vinho à disposição, além de bebidas sem álcool. Ele fica aberto até por volta das 23h. Apenas uma seleção de vinhos da casa faz parte do sistema com tudo incluído, mas há boas opções entre elas.

+ Confira preços e reserve online

| SISTEMA ALL INCLUSIVE DO TIERRA ATACAMA

Como já falei acima, há a opção de os hóspedes optarem pelo sistema all inclusive (veja valores das diárias), tanto na hora da reserva como até mesmo ao chegar no próprio hotel.

Esse programa conta com o traslado de ida e volta para o aeroporto de Calama, todas as refeições inclusas, open bar, além de excursões diárias.

Piscina do Tierra Atacama (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Piscina externa

Tem mais alguma dúvida sobre como é se hospedar no Tierra Atacama Hotel & Spa? Deixe seu comentário!

DICAS DO ATACAMA
+ Como chegar saindo de Santiago
+ Como ir do aeroporto à cidade
+ Quando ir: A melhor época
+ Todas as dicas do que fazer

TIERRA ATACAMA HOTEL & SPA
📍 San Pedro de Atacama, Chile
📞 +56 2 2929 6700
📧 Site oficial

*O jornalista viajou a convite do hotel, mas todas as opiniões dadas aqui refletem sua real experiência.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *