Já passou pela experiência de precisar carregar algum equipamento, principalmente o celular, e perceber que o plugue do hotel não é o mesmo do seu? Pois isso acontece frequentemente com a tomada na Argentina, que é bem diferente e nem sempre se encaixa em todo adaptador universal.
Chamadas por lá de enchufes (é bom saber caso você precise de ajuda ou até mesmo de um adaptador com a recepção do seu hotel) o formato usado tanto em Buenos Aires como nas demais cidades é bem peculiar e em poucos casos aceitam os modelos atuais brasileiros. Aquele tipo novo então usado no Brasil é impossível.
PADRÃO DE TOMADA NA ARGENTINA
Como você pode ver na foto acima, o tipo de tomada da Argentina é bem diferente. São três barrinhas, sendo que duas delas ainda são inclinadas, pra atrapalhar a vida do turista rs. Esse padrão é conhecido como Tipo I, o mesmo usado em países como Austrália e Nova Zelândia.
Em alguns poucos casos, até existem dois furinhos nesse modelo que permitem encaixar os plugues de dois pinos, do padrão antigo brasileiro. Mas não é bom contar com a sorte. Então o que você vai precisar é de um adaptador universal, mas não é qualquer um.
| ADAPTADOR DE TOMADA UNIVERSAL
Existem inúmeros modelos de adaptadores de tomadas e muitos deles simplesmente não servem para o padrão da Argentina. O que eu sempre levo comigo em todas as viagens é esse abaixo e sempre funcionou em todos os países que visitei. Acho que vale comprar, é barato em lojas no Brasil e você encontra até mesmo no free shop ou em sites chineses, como AliExpress ou Deal Extreme.
Você pode pensar, ao ver a imagem acima, que as duas barrinhas são paralelas e não irão encaixar no modelo “tortinho” da tomada da Argentina. Mas o bom desses adaptadores é que essas barrinhas se inclinam pra se adequar a esse padrão de enchufe. Ufa! O terceiro “buraquinho” da tomada é o fio terra e você pode ficar sem conectá-lo.
+ Todas as dicas pra sua viagem ao país
| VOLTAGEM NA ARGENTINA
A tensão elétrica usada na Argentina é a de 220V. Embora muitos equipamentos hoje sejam bivolts, é importante ficar atento para não queimar nenhum eletrônico.
Você pode checar no seu aparelho se ele é bivolt, se há uma chave para alternar entre 110V e 220V, ou se ele é de uma única tensão (saiba como é a voltagem nas cidades do Brasil).
+ Veja hotéis com descontos
+ Como é a imigração no país
+ Quantos vinhos posso trazer?
+ Dicas de restaurantes em BsAs
+ Quando ir pra lá? Melhor época
+ Todas as dicas do país reunidas
Como deu pra ver, com um simples adaptador universal (dos bons) você não precisará se preocupar com o padrão de tomada na Argentina. Como eu levo muitos eletrônicos, muitas vezes computador, câmeras e carregador de celular, sempre tenho comigo mais de um, inclusive. Vale a pena!