Tomada na Argentina: Qual o padrão e que adaptador levar

Já passou pela experiência de precisar carregar algum equipamento, principalmente o celular, e perceber que o plugue do hotel não é o mesmo do seu? Pois isso acontece frequentemente com a tomada na Argentina, que é bem diferente e nem sempre se encaixa em todo adaptador universal.

Chamadas por lá de enchufes (é bom saber caso você precise de ajuda ou até mesmo de um adaptador com a recepção do seu hotel) o formato usado tanto em Buenos Aires como nas demais cidades é bem peculiar e em poucos casos aceitam os modelos atuais brasileiros. Aquele tipo novo então usado no Brasil é impossível.

PADRÃO DE TOMADA NA ARGENTINA

Padrão de tomada na Argentina (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Padrão de tomada na Argentina

Como você pode ver na foto acima, o tipo de tomada da Argentina é bem diferente. São três barrinhas, sendo que duas delas ainda são inclinadas, pra atrapalhar a vida do turista rs. Esse padrão é conhecido como Tipo I, o mesmo usado em países como Austrália e Nova Zelândia.

Em alguns poucos casos, até existem dois furinhos nesse modelo que permitem encaixar os plugues de dois pinos, do padrão antigo brasileiro. Mas não é bom contar com a sorte. Então o que você vai precisar é de um adaptador universal, mas não é qualquer um.

| ADAPTADOR DE TOMADA UNIVERSAL

Existem inúmeros modelos de adaptadores de tomadas e muitos deles simplesmente não servem para o padrão da Argentina. O que eu sempre levo comigo em todas as viagens é esse abaixo e sempre funcionou em todos os países que visitei. Acho que vale comprar, é barato em lojas no Brasil e você encontra até mesmo no free shop ou em sites chineses, como AliExpress ou Deal Extreme.

Adaptador de tomada (Foto: Reprodução/AliExpress)
Esse adaptador permite que você gire as barrinhas (Foto: Reprodução/AliExpress)

Você pode pensar, ao ver a imagem acima, que as duas barrinhas são paralelas e não irão encaixar no modelo “tortinho” da tomada da Argentina. Mas o bom desses adaptadores é que essas barrinhas se inclinam pra se adequar a esse padrão de enchufe. Ufa! O terceiro “buraquinho” da tomada é o fio terra e você pode ficar sem conectá-lo.

+ Todas as dicas pra sua viagem ao país

| VOLTAGEM NA ARGENTINA

A tensão elétrica usada na Argentina é a de 220V. Embora muitos equipamentos hoje sejam bivolts, é importante ficar atento para não queimar nenhum eletrônico.

Aparelho com chave que alterna voltagem entre 110V e 220V (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Você pode checar no seu aparelho se ele é bivolt, se há uma chave para alternar entre 110V e 220V, ou se ele é de uma única tensão (saiba como é a voltagem nas cidades do Brasil).

+ Veja hotéis com descontos
+ Como é a imigração no país
+ Quantos vinhos posso trazer?
+ Dicas de restaurantes em BsAs
+ Quando ir pra lá? Melhor época
+ Todas as dicas do país reunidas

Como deu pra ver, com um simples adaptador universal (dos bons) você não precisará se preocupar com o padrão de tomada na Argentina. Como eu levo muitos eletrônicos, muitas vezes computador, câmeras e carregador de celular, sempre tenho comigo mais de um, inclusive. Vale a pena!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *