Western Union na Argentina: Como ter a melhor cotação real x peso

O câmbio para turistas no nosso país vizinho não é algo fácil. E atualmente, no começo de 2024, uma das melhores formas de trocar reais por pesos é usando a Western Union na Argentina.

Calma, esse não é um post patrocinado. Mas se fosse, nós deixaríamos claro! É que o serviço de envio de dinheiro para o exterior é uma forma vantajosa de conseguir a melhor cotação reais x pesos.

Nesse post vamos explicar as diferenças entre o câmbio oficial, que deixa o país caro, e o paralelo (blue), que deixa a Argentina barata. Vamos dar dicas de como trocar seus reais usando o paralelo e explicar passo a passo como usar a Western Union na sua próxima viagem.

Além disso, falamos ainda da nova regra do uso de cartão de crédito no país, que traz vantagens aos turistas, principalmente na reserva de hotéis. Mas esse método tem IOF alto!

Notas de peso argentino amontoadas sobre uma mesa
Foto: Esse Mundo É Nosso

Diferença do câmbio blue e câmbio oficial

Antes de nos aprofundarmos em como usar a Western Union na Argentina, vale explicar um pouco sobre o tal “câmbio blue“, também conhecido como “paralelo”.

Talvez você não saiba, mas o país tem vários tipos de câmbio. Tem o oficial, que é aquele que você pesquisa e aparece no Google, mas há também uma enorme variedade, que vão desde “dólar Coldplay” ao “dólar soja”.

Sim, isso é bem complexo à primeira vista, porém aos poucos dá pra entender. Vamos nos focar em apenas dois desses tipos de câmbio: o oficial e o blue (paralelo). O oficial é o câmbio usado pelo governo e pelos bancos.

Mas por conta da demanda, acabou surgindo na Argentina o “blue”, que é um paralelo que tem sua própria cotação. E essa é sempre mais vantajosa para os turistas, já que nosso dinheiro acaba valendo mais.

Há uns anos, o blue era associado a cambistas não confiáveis que ofereciam uma troca vantajosa pelas ruas e muitas vezes usavam notas falsas. Eles ainda existem, mas agora há formas legais de trocar seus reais por pesos nesse câmbio paralelo.

Uma das mais fáceis é procurar uma casa de câmbio, como explicaremos mais para o fim do post, e trocar reais ou dólares por pesos no câmbio blue. Mas uma forma legal e com cotação vantajosa atualmente é usando a Western Union na Argentina.

Homem segura notas de pesos retiradas em loja da Western Union na Argentina
Seus reais valem menos no câmbio oficial (Foto: Esse Mundo É Nosso)

E sobre comprar pesos argentinos no Brasil? Essa é sem dúvida a pior escolha, já que você terá uma cotação inferior à oficial. Mas vou explicar primeiro como usar esse serviço, as vantagens e desvantagens.

Por que usar Western Union na Argentina?

Talvez você esteja se perguntando por que então enviar dinheiro e não trocar reais numa casa de câmbio se em ambas é possível usar a cotação blue, né? Acontece que a Western Union consegue um valor melhor e de forma legal.

Vou dar um exemplo de janeiro de 2024, mesmo com as mudanças promovidas pelo novo governo para aproximar o câmbio oficial do blue. Mas vale ressaltar que a cotação do peso argentino muda praticamente todo dia:

  • 1 real no câmbio oficial do Banco de La Nación = 170 pesos argentinos
  • 1 real em casa de câmbio oficial = 120 pesos argentinos
  • 1 real em agências paralelas no blue = 200 pesos argentinos
  • 1 real pela Western Union no blue = 223 pesos argentinos

Ou seja, a cada um real, você recebe mais de 20 pesos ao enviar o dinheiro pela WU e retirar ao chegar ao país do que se trocar em uma agência numa operação não tão legalizada.

Claro que esse é um valor médio, eles podem variar, principalmente levando em consideração os cambistas. Mas essa é uma forma ilegal e de risco de trocar dinheiro.

Como funciona?

De forma resumida, o envio de dinheiro pela Western Union na Argentina ou em qualquer outro país funciona da seguinte forma:

  • Pelo aplicativo (ou até mesmo numa loja física), você envia uma remessa em reais para você mesmo e escolhe o país onde irá sacar a quantia;
  • Então sempre selecione a opção “retirar em um loja” e não “conta bancária”;
  • O melhor é pagar via Pix, já que o dinheiro fica disponível mais rápido; mas é possível também fazer transferência ou pagar pessoalmente no Brasil;
  • Procure no site da Western Union se a cidade para onde você irá tem lojas ou postos para o saque; em Buenos Aires, por exemplo, são centenas delas (veja endereços);
  • Depois que você for avisado(a) de que o dinheiro está disponível, basta ir a qualquer loja ou posto para efetuar o saque na moeda local com seu documento.
Captura de telas do aplicativo da Western Union na Argentina
Telas do aplicativo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Vale dizer que, assim como a compra de qualquer moeda em casa de câmbio no Brasil, você pagará o imposto IOF de 0,38%. Mas ele é bem menor que os 4,38% se você usar seu cartão de crédito no exterior, por exemplo.

Além disso, há uma taxa cobrada pela própria Western Union, que é baixa e compensa a operação. De toda forma, tudo ficará bem detalhado no momento em que você for fazer a remessa.

Antes da nossa mais recente viagem a Buenos Aires, pesquisamos bastante sobre a melhor maneira de trocar reais por pesos. Vamos contar um pouco da nossa experiência mais adiante, mas aproveito pra falar das vantagens e desvantagens desse método.

Vantagens de usar a Western Union na Argentina

  • Método legal de conseguir o melhor valor no câmbio blue (paralelo);
  • Dá pra fazer novas transferências até mesmo durante a viagem;
  • Facilidade de pagar em Pix e retirar em pesos argentinos no país;
  • Sem riscos de receber notas falsas ou sofrer pressão de cambistas nas ruas;
  • São muitas lojas espalhadas por Buenos Aires para retirar o dinheiro.

Desvantagens do serviço

  • Pode demorar até 3 dias úteis para o dinheiro ficar disponível, então programe-se;
  • O depósito não é em uma conta no exterior, mas sim uma transferência atrelada ao seu documento. Então será preciso sacar exatamente toda a quantia que você enviou de uma só vez;
  • Há muitos relatos de lojas ou postos sem dinheiro disponível, o que faz com que os turistas precisem ir a várias delas para conseguir sacar (mas vamos dar a dica da que fomos e gostamos mais adiante);
  • Na região central, pode haver longas filas nas lojas para retirada do dinheiro;
  • Poucas lojas abrem aos domingos, mas a que vamos dar a dica a seguir abre sim;
  • Em cidades menores, como El Calafate, pode ser desvantajoso, já que não há lojas próprias e as filas são enormes.

Nossa experiência com a Western Union na Argentina

Depois de tantas pesquisas, decidimos usar a Western Union na Argentina por ser uma forma legal de fazer o câmbio blue. Só ficamos um pouco aflitos por chegar em Buenos Aires sem nada de dinheiro e por não ser possível fazer esse retirada nos aeroportos.

Mas para ter um pouco de segurança até encontrar uma loja para efetuar o saque, recomendamos que você leve um pouco de reais ou dólares para essas primeiras horas. A troca pode não ser vantajosa no aeroporto, mas é melhor do que ficar sem dinheiro e não ter nem como pegar um táxi.

Mas vou contar como fizemos. Ainda no Brasil, nós reservamos pela internet e pagamos em reais um transfer saindo do Aeroparque, o aeroporto mais central de Buenos Aires, até a nossa hospedagem. Dessa forma chegaríamos até lá mesmo sem ter pesos argentinos.

Após deixarmos as malas, chamamos um Uber (Cabify e DiDi também são boas opções) até o ponto da Western Union que escolhemos para fazer o saque. Usamos nosso próprio aplicativo do Brasil e pagamos no cartão de da conta internacional mesmo, como Wise ou Nomad.

Havia outras lojas no bairro onde estávamos, mas como era um domingo, quase nenhuma funcionava. Então já fomos cientes que teríamos de ir de aplicativo até uma unidade que estivesse aberta.

A loja que mais nos recomendaram e que também recomendamos é um ponto do Pago Fácil, representante da WU, que fica no Carrefour do Alcorta Shopping (Rua Jerónimo Salguero 3172). Essa loja tem bons relatos de brasileiros por não faltar dinheiro e também por não ter filas, além de abrir aos domingos.

Homem retira dinheiro na Western Union na Argentina
Loja do Shopping Alcorta em Buenos Aires (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A hora do câmbio

Nós chegamos e realmente a loja estava vazia e logo fomos atendidos. Bastou apresentarmos nossos documentos para sacar a exata quantia que enviamos do Brasil pelo aplicativo. Foi muito tranquilo!

Na volta pra nossa hospedagem, já pudemos chamar o carro por aplicativo e selecionamos pagar em dinheiro, já pra usar a boa cotação do câmbio blue sem o alto IOF do crédito.

Eu sei que pra muita gente esse processo pode ser complicado, ainda mais se você tem poucos dias no país. Eu concordo, se você veio passar apenas 3 ou 4 dias talvez não valha todo esse esforço, já que perderá muito tempo de viagem.

Nesse caso, recomendamos que você traga reais ou dólares e troque pelo câmbio blue em uma casa de câmbio, mesmo com a cotação um pouco pior. Há alguns restaurantes e bares que inclusive aceitam reais com uma cotação ok.

Mas se tiver tempo e disposição, vale sim usar a Western Union na Argentina pra fazer seus reais valerem mais.

Cartão de crédito na Argentina

Desde o final de 2022, o Governo da Argentina fez um acordo com Visa e Mastercard para que turistas estrangeiros tenham acesso a uma cotação próxima ao câmbio blue ao usarem cartão de crédito no país. É uma ótima notícia, porque isso quase dobra o poder de compra, já que o valor utilizado era o oficial.

Então passa a ser válido o crédito por conta da comodidade, se você não tiver tempo para efetuar a transferência via WU que falamos nesse post, e principalmente para pagar hotéis, já que com essa forma de pagamento turistas têm descontos de 21% do IVA, imposto do país. Pra aproveitar essa isenção em hospedagem, o melhor é reservar pelo Booking, já que ele permite que você pague só lá a hospedagem e não com antecedência.

Mas o ponto negativo ao usar o cartão de crédito, como em qualquer viagem internacional, é que nós brasileiros pagamos 4,38% de IOF. Ou seja, a cotação acaba ficando pior do que a da WU por conta desse imposto e também por conta do spread do seu banco, que é o “lucro” que ele tem sobre a cotação do câmbio.

De toda forma, é uma opção prática e sem muito trabalho, principalmente pra quem não tem muito tempo.

Algumas dicas pra você se dar bem

É importante você saber que, por conta da alta inflação na Argentina, as notas de peso podem ser muitas. Então você provavelmente sairá da loja com um bolo de milhares de pesos.

O melhor é levar um bolsa porque você pode ter centenas de cédulas dependendo das que estarão disponíveis no momento do saque.

Como você precisa sacar de uma vez só todo o dinheiro que enviou, evite quantias muito grandes, por exemplo acima de R$ 2 mil ou R$ 3 mil. Pode ser que a loja não tenha todo esse valor disponível e você terá que circular por várias delas para conseguir sacar.

O melhor é ao longo da viagem fazer outros envios pelo aplicativo mesmo caso você precise. Nós acabamos fazendo apenas um saque pra 10 dias de viagem.

Mas de toda forma, na loja que indicamos, no Carrefour do Alcorta Shopping, conseguimos sacar essas quantias sem problema algum. Espero que pra você funcione também!

Trocar dinheiro em casa de câmbio

Se você não conseguir, não tiver tempo ou não quiser usar a Western Union, seguem valendo velhas dicas de viagens à Argentina: casa de câmbio.

Mas uma coisa que notamos nessa última viagem é que elas, que antes tomavam conta de toda a Rua Florida, andam bem escassas. Se antes era fácil encontrá-las, muitas fecharam as portas, mas mesmo assim vimos algumas, principalmente nessa região central e em San Telmo.

Pra começar, não compre pesos no Brasil, pois você pagará uma cotação péssima, ainda abaixo da oficial. Então o melhor é levar reais ou dólares para fazer o câmbio ao chegar.

Não troque em bancos ou no seu hotel, mas em casas de câmbio e certifique-se que está fazendo a cotação paralela, a chamada blue, que é mais vantajosa.

Também evite a todo custo, apesar da tentação, trocar dinheiro com os cambistas da região central. Eles até podem oferecer boas cotações, mas o risco de pegar notas falsas é sempre muito alto.

Se quiser saber quanto vale esse “blue”, pesquise nesse site chamado Dolar Hoy, que traz a cotação diária das principais moedas em relação ao peso argentino, inclusive o câmbio paralelo.

A ideia mesmo é evitar a todo custo o câmbio oficial, que vai deixar a Argentina cara. Já com o paralelo ou blue ela estará barata para nós brasileiros.

Fuja da cotação oficial

Em resumo, fuja sempre do câmbio oficial na Argentina, mesmo com as mudanças do novo governo e a diminuição da diferença entre essas cotações.

Ou seja, evite trocar dinheiro em bancos ou em casas de câmbio que não ofereçam o “paralelo (blue)”.

Tem mais alguma dúvida sobre como usar a Western Union na Argentina? Já fez essa transação e quer contar sua experiência? Então deixe seu comentário!

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Kelly Peixoto disse:

Olá! Grata pelas explicações sobre o câmbio na Argentina. Mas tenho uma pergunta. Se eu achar um posto da WU posso levar reais ou dólar em espécie e trocar pelo câmbio blue?

Oi, Kelly, tudo bem?
Infelizmente não. A WU não faz câmbio no balcão como casas de câmbio. Só por remessa.

Abraços

Marcelle disse:

Ola Rafael. Otimas dicas. Obrigada! Fiquei com uma duvida: quanto levar … sei que é relativo, mas não faço ideia de quanto gastaria em um dia. Você tem uma media?

Oi, Marcelle, tudo bem?
Muito obrigado!
Então, gasto é algo muito pessoal. Se você fizer o câmbio dessa forma, espere gastar menos que no Brasil numa viagem de mesma duração. Como você pode enviar mais dinheiro de lá a qualquer momento pelo aplicativo, então mande uma quantia que você ache suficiente e, caso precise de mais, faça uma nova transferência.

Abraços

Patricia disse:

Obrigada pelas orientações. No entanto fiquei com uma dúvida, vc falou pra não usar cartão internacional? O que acha de usar o wise?

Oi, Patrícia, tudo bem?
O Wise tem uma cotação igual à do cartão de crédito, ou seja, inferior ao câmbio blue. Serve pra quebrar galho ou alguma emergência. Mas é comum que as lojas cobrem taxas a mais para uso do cartão. Outras nem aceitas. Então você precisará de dinheiro vivo de qualquer jeito.

Abraços

Luiz carlos dr abreu disse:

Muito boas as suas dicas.
Posso fazer nas lojas físicas da W0,fazer depósitos ou só pelo site?

Oi, Luiz, tudo bem?
Muito obrigado! Ficamos felizes em ajudar. Então, você pode enviar por uma loja física aqui do Brasil sim pra retirar lá. Mas o mais prático é pelo app mesmo.

Abraços

Elis Henrique disse:

Rafael, seu post é excelente, obrigada.
Eu farei um cruzeiro e passarei apenas algumas horas em Buenos Aires. Nesse caso, me preocupa usar a WU e pegar filas e/ou não ter o valor e precisar ir em outra loja, perdendo o pouco tempo que terei na cidade.
Nesse caso, você me recomenda usar as casas de câmbio? Ou ir nessa loja do Carrefour seria uma opção melhor? Sei que nao dá pra você dizer com certeza, mas o que você faria, pela sua experiência, se estivesse em meu lugar?

Oi, Elis, tudo bem?
Muito obrigado, fico feliz em ajudar. Como você tem pouquinho tempo, realmente não vale enviar pela WU. Nesse caso eu levaria dólares, que é mais fácil ser trocado por uma boa cotação no blue. Reais até são bem aceitos em câmbio, mas você encontrará com mais facilidade que troque dólares no blue e não perderá tanto tempo da viagem!
Abraços e aproveite!

Fabio disse:

Bom dia.

Eu preciso sacar o dinheiro da conta da Western Union ou eu posso simplesmente usar como cartão pré-pago e pagar os restaurantes e lojas com o cartão virtual ?

Grato.

Oi, Fabio, tudo bem?
Você precisa retirar o dinheiro em espécie sim em uma loja.

Abraços

Jacqueline disse:

Excelente materia Rafael. Muito esclarecedora

Jéssica disse:

Oii, tudo bem? Valiosas dicas.
Sobre o câmbio: atualmente na Western 1 real está 97 pesos, acredito ser uma boa cotação, mas minha viagem é somente em julho! Já viu uma cotação mais vantajosa que essa? Obrigada!

Oi, Thiago, tudo bem?
Mil desculpas pela demora. Você vai colocar que irá receber numa loja, já que irá retirar lá e não está enviando para a conta de um argentino terceiro.

Abraços

Rui Alberto Passarelli Garcia disse:

Bom dia Rafael, td bem?

Vou para BA em julho e encontrei as suas dicas de compra de vinhos e principalmente a questão do cambio via WU. Uma dúvida, em qq WU a troca é pelo cambio blue ou eu preciso pedir declaradamente por esse cambio?

Grato. Rui

Oi, Rui, tudo bem?
Como falo no post, usar a WU é como remessa de dinheiro e não uma troca como casa de câmbio, então você deverá se programar pra fazer com antecedência. E sim, eles sempre usam o câmbio blue, não é preciso sinalizar não. Só você comparar com a cotação oficial que aparece no Google que a WU é praticamente o dobro.

Abraços

Luiz disse:

Dizem que em cidades de fronteira, como Puerto Iguazú, não está sendo possível sacar. Procede?

Oi, Luiz, tudo bem?
Infelizmente não sei te dizer, nossa experiência foi em Buenos Aires. Temos leitores que também fizeram normalmente em Salta e Ushuaia. Talvez na fronteira o ideal seja trocar reais diretamente no câmbio blue!
Abraços

Leandro disse:

Obrigado pelas dicas

Thais disse:

Rafael, muito obrigada por compartilhar tantas dicas valiosas! Trabalho maravilhoso que vcs tem.
Não tenho ideia de quanto dinheiro levar. Em média, qual valor se usa por dia em BA?

Oi, Thais, tudo bem?
Muito obrigado! Você vai gastar menos do que gastaria no Brasil. Nesse post a gente fala quanto custam mais ou menos as coisas por lá e dará pra você ter uma ideia e fazer seu orçamento!

Abraços

Rodrigo Oliveira disse:

Ótimas dicas. Gostaria de saber como agendou, do Brasil, o transfer do aeroporto aeroparque até o hotel? Grato

Oi, Rodrigo, tudo bem?
Nós usamos esse transfer e funcionou muito bem!

Abraços

Luiz disse:

Ótimas dicas! Vou viajar somente em setembro, tem problema já fazer a conversão agora? O dinheiro ficará na minha conta até a viagem e depois posso retirar normalmente? Como funciona com prazos/validade para retirar…

Oi, Luiz, tudo bem?
Faz só mais perto da viagem, tipo uma semana antes. Se fizer agora você vai perder a variação cambial, já que o peso costuma se desvalorizar mensalmente.

Abraços

Luanna Palmeira disse:

Irei pela terceira vez me maio/23, e até então esse é o melhor conteúdo e super detalhado sobre câmbio.
Meninos vocês arrasam!! Sucesso!!

Graciele disse:

Qual opção escolher em: como o destinatário quer receber o dinheiro?
Vou a Buenos Aires em julho e pelas dicas vamos usar a Western Union, mas ficamos com essa dúvida de receber em uma loja ou conta bancária.
Amei as dicas.

Oi, Graciele, tudo bem?
Você vai receber em uma loja. A conta é só pra quem tem conta bancária na Argentina.
Abraços

Peter Larrubia disse:

Uma última dúvida: Se não houver o valor total em uma loja eu posso ir sacando aos poucos em várias lojas?
Brigadão!

Oi, Peter, tudo bem?
Não pode não. Você precisa retirar tudo de uma vez, é uma transferência única e não saque.
Abraços

Alexandra Rocha disse:

Oi. Post mais útil que li até agora. Grata!

Alexandra disse:

Parabéns pelo post! Até agora o mais útil e original! Legal posts que fogem do padrão é que até nos alertam pra detalhes que as vezes passam despercebidos! Eu mesma iria usar o cartão de crédito ou um câmbio oficial, não imaginava que existia essa outra alternativa!
Obrigada!

Mariana disse:

Adorei as dicas, fiquei só com uma dúvida. Moro em Brasília e aqui temos uma loja da WU. Teria como eu retirar aqui uma quantia de pesos? Penso principalmente pelo translado até o hotel.

Oi, Mariana, tudo bem?
Então, não tem como não. Você tem que retirar os pesos só lá e a quantia total que enviar. Comprar pesos no Brasil é sempre o pior negócio.

Então, pra sair do aeroporto, sugiro duas coisas. Ou você pode contratar um transfer como esse que nós contratamos e já pagamos em reais pela internet ou então usar seu cartão de crédito lá mesmo num app ou táxi, já que agora a cotação se aproxima um pouco do blue. Claro que no cartão você pagará o IOF, mas pela praticidade nesse caso ainda pode valer a pena.

Abraços e boa viagem!

Alécia disse:

Olá! Desde já, agradeço demais esse post! Super esclarecedor! Eu tenho só uma dúvida sobre a utilização do cartão de crédito pra valer o câmbio Blue. A compra deve ser realizada em pesos, né?
Não em dólar, correto?

Oi, Alécia, tudo bem?
Muito obrigado pelo seu comentário! Sim, a compra é feita na moeda local mesmo pra se aproximar do câmbio blue. Claro que ainda tem o IOF que torna não muito vantajoso, mas pra pagar hotel ou compras não programadas vale sim!
Se quiser, você pode consultar seu cartão se eles já utilizam essa forma de câmbio pra não correr risco de cair no oficial.

Abraços

Alécia disse:

Muito obrigada! Eu fui, segui a dica e deu tudo certo!

Oi, Alécia, tudo bem?
Que ótimo, ficamos muito felizes em ajudar e com seu retorno!

Abraços

Marcia disse:

Boa noite!
Em Ushuaia a WU funciona bem?

Oi, Márcia, tudo bem?
Eu nunca usei no Ushuaia, mas se você procurar no site, vai ver que eles têm pontos sim de atendimento. Se funciona tem fila ou falta de dinheiro infelizmente não sei responder.

Abraços

Shirley Bentes disse:

Olá!

Adorei as dicas, já vinha pesquisando a opçao do saque no WU, e o post de vocês foi super esclarecedor, além de atualizado. Estou indo para BA em maio com meus pais. Só mais uma dica, suoer importante, qual a melhor água mineral para beber??? Sempre sofro muito com o gosto da água em BA.

Vladimir Dias disse:

Utilizamos o WU aqui na Argentina fazem mais de ano. Posso dar algumas dicas tipo: garanta a cotação do dia apenas enviando o pedido, sem realizar o depósito, pois vc terá 24hrs para concretizar a transferência, vai que no outro dia a cotação subiu🤪;
No início tive muitos problemas para o saque nas agências, pois apresentava minha CNH, muitos atendentes não são familiarizados com nossos documentos e principalmente com nosso português, confundindo alguns dados de nossos documentos, resolvi este problema utilizando o passaporte em TODOS os saques feitos;
Utilize sempre o pix, pois o peso é liberado em no máximo uma hora;
Desfrute do WU, ajuda muito nas viagens fora do nosso país e está muito rentável.

Maria Alice disse:

Olá,

Tenho viagem marcada pra fevereiro, mas vou chegar de madrugada em BA, por isso não vou conseguir fazer o câmbio blue antes do meu check-in. Vc sabe me dizer se é preciso pagar todo o valor da estadia na entrada, ou se posso pagar na saída em espécie? Pretendo fazer a pré-reserva com o cartão de crédito e deixar para pagar lá.

Oi, Maria, tudo bem?
Se seu hotel não for cobrado com antecedência, eu usaria o cartão de crédito para pagá-lo no check-in, já que, como falo no post, agora há uma nova regra em que a taxa do cartão chega próxima ao câmbio blue. Então pra hospedagem vale sim a pena, já que você ainda terá 21% de desconto do IVA pagando dessa forma.
De resto, aí sim depois eu iria até a WU fazer o câmbio pros demais gastos.
Abraços e boa viagem!

Rodrigues disse:

Em julho,estive em Buenos Aires e peguei os pesos numa loja em que eu tinha escolhido por meio do aplicativo Western Union…troquei 3 mil para hospedagem e os dias em que eu ficaria lá…confesso que me assustei com tanto dinheiro que vi…kkk…foi preciso uma mochila….Hoje viajar para a Argentina sem Western Union, é perder dinheiro na certa.

Felipe Ferreira disse:

Olá Rafael, estou nesse momento na Argentina e usando todos métodos disponíveis. Fiz a transferência pela Western Union e hoje é o terceiro dia, ainda não está disponível e pegamos a cotação de 62 pesos, juntamente com as taxas de saque e iof, não foram a melhor opção.

Entramos de carro e trocamos um pouco em puerto Iguazu, pegamos a 55 pesos.

Chegando em corientes, precisávamos de mais dinheiro, e nada de western union. Então fomos a uma casa de câmbio lá e trocamos nossos reais a 60 pesos e sem taxa alguma, ficou melhor que a western union.

E pra finalizar, ontem fomos ao mercado e fizemos um teste, que nos desaconselharam, passamos a compra no cartão de crédito, para minha surpresa a cobrança que foi feita em dólar, convertendo em presos ficou 58 pesos por real, ainda falta incluir o iof, mas bem melhor do que imaginei.

Vladimir Dias disse:

Olá Felipe! Estranho, pq principalmente via pix este vlr é liberado em no máximo 1hr. Atente-se, tive problemas no saque pq os atendentes não reconheciam minha CNH, dando sempre uma msg de esperar mais algumas hrs para o saque. Isso não aconteceu mais, depois que comecei utilizar meu passaporte para o saque.

Sônia Queiroga disse:

Boa noite, faltou explicar que vc só pode fazer 6 saques no mês. Eles não falam isto em momento algum, e qualquer valor, o mínimo que seja é considerado 1 saque. É bom que isto seja falado para não ser pego de surpresa como fomos. E a comunicação com eles é bem difícil

Hellen Teodoro disse:

Muito obrigada pelas informações, estava com muitas dúvidas, vou chegar na madrugada de domingo para terça e pretendo levar reais mas, precisava saber como pagar o transfer até o hotel, vou acionar o aplicativo do transfer que indicaram já poderei pagar com real. Obrigada!

Sandra Etelvina Ávila da Silveira disse:

Perfeito as explicações de vcs 🥰🙌🏼✨🙏🏼

Tariana disse:

Puxa, obrigada pelo post maravilhoso.

Cristina disse:

Amo suas Dicas. Apesar de trabalhar com Turismo é sempre bom acrescer novas informações. 💋

Carol disse:

Você tem conhecimento se Western Union funciona bem em Salta?

Oi, Carol, tudo bem?
Eu nunca usei lá, mas se você vir no site deles há algumas lojas sim.

Abraços

Vladimir Dias disse:

Olá Carol! Já utilizei em Salta e funciona perfeitamente.

Nilton Ribeiro disse:

Simplesmente fantástico seu depoimento, estou programando para ir e amei as dicas

Maisatto disse:

Obrigado pelas valiosas dicas!