5 motivos pra você viajar pro Maranhão: Veja o que te espera

O que não faltam são bons motivos pra você viajar pro Maranhão. Seja pelas praias (principalmente pelas lagoas), pela história, pela gastronomia ou pela cultura, é sempre uma boa ideia conhecer as belezas de lá.

Essa terra vai muito além dos rótulos de Estado mais pobre do país e terra da família de Sarney. Listamos aqui apenas algumas boas razões pra você planejar sua viagem pra cá. Se você já foi, aproveite pra deixar seu bom motivo nos comentários!

5 MOTIVOS PRA VIAJAR PRO MARANHÃO

1. HISTÓRIA

A história do Maranhão é super rica, com influências de portugueses, franceses, africanos e índios. Um dos melhores lugares pra entender e ver as heranças desde a colonização é o Centro Histórico de São Luís.

Motivos pra Viajar pro Maranhão - São Luís (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Sim, não dá pra não lamentar que os governos deixaram essa região praticamente toda se degradar. Muitos casarões e suas fachadas de azulejos portugueses estão em ruínas, mas ainda dá pra se encantar com algumas ruas um pouco mais preservadas, como a Rua Portugal e 28 de Julho.

+ Veja dicas de hotéis em São Luís com descontos

 

2. LENÇÓIS MARANHENSES

Provavelmente esse seja o principal e mais desejado cartão postal do Estado e não é pra menos. Praticamente todo mundo que quer viajar pro Maranhão sonha com essas dunas e lagoas azuis.

Motivos pra Viajar pro Maranhão - Lençóis Maranhenses (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Infelizmente pela distância de São Luís e o acesso um pouco complicado, nem todo mundo que vem ao Estado consegue visitar o parque. Confira todas as dicas dos Lençóis Maranhenses pra organizar sua viagem.

Motivos pra Viajar pro Maranhão - Lençóis Maranhenses (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

3. A NATUREZA ALÉM DOS LENÇÓIS

Se os Lençóis Maranhenses são o principal sonho de consumo do Estado, há muito mais para ser visto. Se as praias daqui deixam um pouco a desejar quando comparadas com os vizinhos do Nordeste, há outros lugares que merecem a visita, como a Chapada das Mesas e Raposa.

Motivos pra Viajar pro Maranhão - Raposa (Foto: Roberto Castro/MTur)

Essa última, Raposa, é apelidada de “Fronhas Maranhenses”, uma versão mais compacta dos Lençóis. Uma ótima pedida pra quem está em São Luís, já que são só 30km de distância.

Motivos pra Viajar pro Maranhão - Raposa (Foto: Roberto Castro/MTur)

 

4. GASTRONOMIA

O Maranhão é um dos estados com a mais rica culinária local que já visitamos. Muitos pratos são exclusivos daqui, como a deliciosa caldeirada maranhense e o arroz de cuxá.

Culinária maranhense - Arroz de Cuxá (Foto: Roberto Franco/Mtur)

Deixe a dieta em casa pra aproveitar se dor na consciência o melhor do estado. Num post que já publicamos mostramos quais são os principais pratos típicos do Maranhão.

Motivos pra Viajar pro Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

5. A CULTURA

Os maranhenses mesmos dizem que eles só pertencem ao Nordeste por conta da divisão geográfica das regiões do Brasil. A cultura por aqui é diferente, única e riquíssima. Para dar alguns simples exemplos, a tapioca aqui se chama beiju. O açaí só é conhecido como juçara. E em que outro lugar do Brasil o ritmo mais famoso é o reggae? Aqui é assim e todas as noites o ritmo que embala os jovens vem da Jamaica. E eles dançam juntinhos…

Motivos pra Viajar pro Maranhão (Foto: Roberto Castro/MTur)

Se pudesse escolher uma época pra viajar pro Maranhão com certeza viria durante as festas juninas. Se no restante do Nordeste a celebração tem fogueira e quadrilha, por aqui quem dita a festa é o bumba meu boi, uma incrível manifestação popular que é de tirar o fôlego. Foi uma dos eventos mais bonitos que já pude assisti ao vivo e contei tudo num post sobre a Festa Junina de São Luís.

Festa Junina de São Luís - Bumba Meu Boi (Foto: Roberto Castro/Mtur)

 

Como deu pra ver, viajar pro Maranhão é muito mais que o Centro Histórico da capital ou a beleza surreal dos Lençóis Maranhenses. A maior riqueza aqui, além da natural, tem relação com o povo maranhense. Seja por conta da forte cultura popular ou pela gastronomia de fisgar qualquer turista pelo estômago.

Você já veio? Conte pra gente estão o que mais gostou no Estado!

MAIS DICAS DO MARANHÃO

+ O que você precisa saber pra visitar os Lençóis Maranhenses

+ Onde comer em São Luís: Dicas de restaurantes

+ Onde ficar: Os melhores hotéis da capital do Estado

+ Mais dicas pra planejar sua viagem pra lá

 

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *