Culinária maranhense: Principais pratos típicos do Maranhão

Viajar pro Maranhão é conhecer o casario histórico de São Luís, a beleza de tirar o fôlego dos Lençóis Maranhenses, a cultura do bumba meu boi e comer muito bem e sem culpa. A primeira sugestão é deixar a dieta de lado e mergulhar na culinária maranhense, uma das mais ricas do Brasil.

A base dessa cozinha são os frutos do mar. Se esse não é o seu forte, fique tranquilo(a), pois há opções pra todos os gostos. Uma coisa interessante é que os pratos típicos não são facilmente encontrados fora do Estado. Eu moro em São Paulo e não conheço por aqui um restaurante especializado na culinária maranhense. Na realidade nunca vi nenhum por aí. Ou seja, é preciso ir até lá pra provar a maioria dessas delícias!

OS PRATOS DA CULINÁRIA MARANHENSE

ARROZ DE CUXÁ

Culinária maranhense - Arroz de Cuxá (Foto: Roberto Castro/Mtur)

Foto: Roberto Castro/MTur

Talvez esse seja um dos pratos típicos do Maranhão mais famosos, orgulho do Estado. O ingrediente principal, além do arroz (claro!), é a vinagreira, uma erva difícil de ser encontrada em outra região. É preciso habilidade para o preparo, já que ela é bem azedinha e ácida.

Culinária maranhense - Arroz de Cuxá (Foto: Roberto Castro/Mtur)

Em qualquer restaurante local, do mais caro ao de esquina, você poderá provar o arroz de cuxá, tradicionalmente feito com camarão seco. Eu adoro!

 

PEIXADA MARANHENSE

É parente das moquecas baiana e capixaba. De origem indígena, tem como ingrediente principal a pescada, mas também pode ser feita com outros peixes. Um dos diferenciais de suas “primas” é que vem como ovo cozido, normalmente inteiro. Uma delícia até mesmo no calorão do Estado.

Culinária maranhense - Peixada Maranhense (Foto: Roberto Castro/MTur)

 

ARROZ MARIA ISABEL

É a versão maranhense e piauiense do famoso arroz de carreteiro. Por aqui tem o toque nordestino, elaborado com carne de sol e coentro.

 

CARNE DE SOL

Sim, esse não é um prato exclusivamente da culinária maranhense. Mas foi em São Luís que eu comi a melhor carne de sol de todos os lugares que já fui no Nordeste. A Cabana do Sol é especialista no assunto e tem duas unidades na capital maranhense e outra em Imperatriz.

+ Veja dicas de restaurantes em São Luís

Culinária maranhense - Carne de Sol (Foto: Roberto Castro/MTur)

 

CALDEIRADA MARANHENSE

Assim como a peixada, é um ensopado, só que tem como ingrediente principal o camarão, mas pode ser servida também com outros frutos do mar. No caldo, adiciona-se também batata e ovos cozidos.

 

CARANGUEJO

Os moradores do Estado adoram caranguejo e ele está presente das mais diversas formas na culinária maranhense: ensopado, patinhas à milanesa, em casquinha… um dos mais famosos é o caranguejo “toc toc”, aquele cozido que é preciso de um martelinho para quebrar a casca.

Culinária maranhense - Patinha de Caranguejo (Foto: Roberto Castro/MTur)

 

TORTAS

As tortas também são muito presentes na cozinha do Maranhão, servidas inclusive junto de outros pratos durante as refeições. Elas podem ser de camarão, de caranguejo, de peixe…

 

ARROZ DO MAR

Olha o arroz aqui outra vez! E não se espante com tantas receitas levando os ingredientes. Diversos tipos de arroz podem ser inclusive servidos juntos numa mesma refeição. Esse é uma espécie de risoto, um pouco mais cremoso, com frutos do mar.

Culinária maranhense - Arroz do Mar (Foto: Roberto Castro/MTur)

O melhor que comi foi na Casa de Juja, que é mais que um restaurante, é uma experiência gastronômica, já que a chef Ana Lula abre as portas da sua residência. O arroz do mar é a especialidade!

 

JUÇARA

É o açaí do Maranhão! São duas espécies diferentes, mas da mesma família.

Culinária maranhense - Juçara (Foto: Roberto Castro/MTur)

Por aqui a juçara não é tradicionalmente consumida com banana, granola, muito menos leite condensado. Os maranhenses preferem degustá-la com farinha e açúcar, acompanhada de camarão seco ou até mesmo carne de sol.

Culinária maranhense - Juçara (Foto: Roberto Castro/MTur)

 

BEIJU

Outro prato semelhante ao que vemos no resto do Brasil, o beiju é primo da tapioca, só que ao invés de ser preparado com a goma ou amido da mandioca, é feito com a massa. Pode ser preparado com recheios salgados ou doces.

 

OSTRAS

Se você está na praia, não demora muito para algum ambulante te oferecer uma ostra fresca com sal e limão. um dos melhores locais pra prová-las direto da fonte é num passeio de barco pela região de Raposa, a poucos quilômetros de São Luís.

Culinária maranhense - Ostras em Raposa (Foto: Roberto Castro/MTur)

 

GUARANÁ JESUS

Um dos ícones do Maranhão, ele já ganhou o Brasil e hoje pode ser encontrado em diversos Estados. A cor rosa, o cheiro e o sabor doce são a marca registrada.

Culinária maranhense - Guaraná Jesus (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

TIQUIRA

Essa é uma aguardante feita de mandioca e que tem coloração roxa. Por conta do processo demorado, alguns produtores usam corantes pra atingir mais rapidamente a cor. Tente procurar uma autêntica nas feiras, mercados ou restaurantes.

Culinária maranhense - Tiquira (Foto: Roberto Castro/MTur)

 

+ Onde ficar em São Luís: Dicas de hotéis
+ Quando ir pros Lençóis Maranhenses
+ Mais dicas da capital do Maranhão

* Fotos: Cortesia Roberto Castro/MTur (exceto Guaraná Jesus)
** O jornalista viajou a convite do Ministério do Turismo, mas todos os relatos descritos aqui refletem sua real experiência.

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

1 Comment

  1. Carlos Alberto disse:

    eu amei estes pratos do MARANHÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *