Dentro os vários posts com dicas de Porto Seguro e região que temos, uma pergunta vira e mexe aparece entre os leitores: “Onde ficar? Em Arraial d’Ajuda ou Trancoso?”

Pra te ajudar a escolher onde se hospedar quando há dúvidas entre esses dois distritos, que são alguns dos lugares que mais gostamos na Bahia, a gente mostra abaixo algumas particularidades de cada destino, vantagens e desvantagens e dá mais dicas pra facilitar sua viagem pra lá.

ARRAIAL D’AJUDA OU TRANCOSO?

Antes de mais nada, vale dizer, como já adiantei um pouco acima, que ambas não são cidades independentes, mas pertencem a Porto Seguro. Se você vem de avião, esse deve ser o local de desembarque. A gente já explicou em outro post como ir do aeroporto pra Arraial d’Ajuda ou Trancoso.

Arraial d'Ajuda ou Trancoso?
Arraial d’Ajuda (à esquerda) e Trancoso (direita)

Como são cidades próximas, vale a pena você combiná-las no seu roteiro pra conhecer bem a região. E é justamente por isso, como muita gente acaba conhecendo mais de um destino por aqui, que surge a dúvida de onde montar base.

TENTE DIVIDIR SUA HOSPEDAGEM

A minha sugestão logo de cara é que você tente ao menos dividir sua estadia entre Arraial e Trancoso. Tente ficar alguns dias em uma e alguns em outra. Vale a pena! Não é muito trabalhoso trocar de pousada entre uma e outra, já que são apenas 20km de distância.

Quadrado de Trancoso
Quadrado de Trancoso

Digo isso porque você consegue aproveitar mais a praia sem se preocupar em ter que se locomover ou pegar passeios, nem de ter que voltar pra cidade onde está hospedado(a). Além disso, pode curtir a noite de cada uma, que é bem diferente e tem suas peculiaridades, como falaremos mais abaixo.

Arraial d'Ajuda
Arraial d’Ajuda

Se você concordar com isso, já pode ir direto pros dois posts que temos pra te ajudar a escolher onde ficar, com dicas de pousadas e hotéis recomendados em Arraial d’Ajuda (veja aqui) e em Trancoso (acesse nesse link).

Outra opção que pode ser interessante é você passar ao menos uma noite em Caraíva, como nós fizemos. No final desse post falamos mais disso, já que esse não é o tema central.

VALE FICAR EM ARRAIAL D’AJUDA?

Arraial tem ganhado cada vez mais estrutura e acabou se desenvolvendo mais que a vizinha Trancoso. A antiga vila hoje já tem cara de cidade e muita estrutura, tanto de pousadas e hotéis, como de restaurantes, bares e lojinhas.

Arraial d'Ajuda ou Trancoso? Praia da Lagoa Azul
Praia da Lagoa Azul em Arraial d’Ajuda

As praias mais centrais costumam ficar mais cheias também (veja as melhores). Por outro lado, há mais opções de barracas para passar o dia, o que acaba diminuindo bastante o preço das coisas.

Praia do Mucugê em Arraial d'Ajuda
Praia do Mucugê em Arraial d’Ajuda

O mesmo vale pros restaurantes, que costumam ter preços bem mais baixos que Trancoso. Ao menos há mais opções pra encontra bons preços.

Região da Broadway em Arraial
Região da Broadway em Arraial

Ao longo do ano todo a noite em Arraial d’Ajuda também costuma ser mais agitada, com mais gente nas ruas (principalmente na Rua do Mucugê) e muitos barzinhos e restaurantes cheios.

Rua do Mucugê em Arraial d'Ajuda
Rua do Mucugê em Arraial d’Ajuda

Trancoso, exceto no pico da temporada de fim de ano, costuma ter um clima mais calmo, como falaremos abaixo.

Se você achou que Arraial é pra você ou quer dividir a estadia entre as duas, veja nosso guia com dicas de pousadas e hotéis. Dentre eles, já nos hospedamos nos ótimos e pé na areia Saint Tropez e no Eco Resort. Gostamos muito!

Arraial d'Ajuda Eco Resort
Arraial d’Ajuda Eco Resort

+ As praias da cidade
+ Dicas de o que fazer

VALE FICAR EM TRANCOSO?

Agora vamos falar de algumas particularidades daqui. As praias são tão bonitas quanto e há algumas bem especiais que não ficam na área mais central, como a Praia do Espelho. De toda forma, na maioria das vezes elas costumam ser menos cheias que a vizinha Arraial.

Praia de Trancoso

Por outro lado, os preços em Trancoso de modo geral podem assustar. E a fama do destino entre famosos e celebridades pode explicar muito disso.

Arraial d'Ajuda ou Trancoso? Estrutura de praia
Estrutura de praia em Trancoso

Realmente não é muito barato frequentar um bom restaurante por aqui ou até mesmo passar o dia nas barracas de praia. Mas quem procura bem sempre encontra algo com bom custo-benefício.

Já se você quer muito agito, a menos que venha na alta temporada de verão, principalmente em dias próximos ao Réveillon, quando há festas e shows, talvez a noite daqui não seja pra você. Nas maioria das vezes o clima é mais calmo, com restaurantes e bares charmosos e românticos.

Arraial d'Ajuda ou Trancoso? Bares e restaurantes no Quadrado
Bares e restaurantes no Quadrado de Trancoso

Tanto restaurantes como os barzinhos mais bonitinhos acabam ficando no entorno do Quadrado, uma dos principais pontos turísticos da vila.

Gostou e quer ficar por aqui ou vai dividir a hospedagem? Veja no guia de pousadas e hotéis por aqui pra te ajudar na escolha. Dentre os que recomendamos, já nos hospedamos na Mata N’ativa Pousada e gostamos muito.

Pousada Mata Nativa
Pousada Mata Nativa

+ As melhores praias
+ O que fazer por lá

VALE COMBINAR COM CARAÍVA

Se você tem tempo, além de dividir a hospedagem entre as duas na hora de escolher entre Arraial d’Ajuda ou Trancoso, uma dica é também passar ao menos uma noite na outra vila que pertence a Porto Seguro, a charmosa Caraíva.

Caraíva é opção entre Arraial d'Ajuda ou Trancoso
Caraíva é opção entre Arraial d’Ajuda ou Trancoso

Nós ficamos apenas uma noite por lá, mas se pudesse ficaria ao menos mais uma. Essa é daquelas vilas bonitinhas, com casas coloridas e ruas de areia. A estrutura melhora a cada ano e já há ótimas pousadas e restaurantes muito bons.

Pra te ajudar a decidir, vale você conferir essas dicas que já publicamos: onde ficar em Caraíva, dicas em geral e como chegar saindo de Trancoso, Arraial ou Porto Seguro.

+ Veja todos os posts de Caraíva
+ Índice: dicas de todas essas cidades

Espero que com esses detalhe sobre cada uma das cidades você tenha conseguido decidir onde ficar, se em Arraial d’Ajuda ou Trancoso ou, ainda melhor, dividindo sua estadia entre as diferentes cidades.

Tem mais alguma dúvida? Deixe seu comentário que faremos o possível para ajudar!

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.