Se você tem vontade de ver golfinhos, não pode perder o passeio de barco em Fernando de Noronha. Além disso, o tour tem parada para mergulho na praia do Sancho, eleita a melhor do mundo, e outros atrativos. Neste post, conto detalhes da nossa experiência.

BARCO EM FERNANDO DE NORONHA: PASSEIO PRA VER GOLFINHOS

Dizem que quem faz o passeio de barco em Fernando de Noronha tem 99,9% de chances de ver golfinhos. Eu fiz duas vezes e sempre consegui vê-los, mas conheci uma família que tinha feito o passeio um dia antes de mim e que saiu de lá frustrada sem ver ao menos um. Coisas da natureza, né?

Passeio de barco em Fernando de Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Aliás, acho que essa é a grande diferença do passeio de barco em Fernando de Noronha. Em muitos lugares do mundo, é fácil ver golfinhos de perto, nadar com eles e até tirar fotos dando beijinhos, mas no caso de Noronha eles estão livres na natureza. Não é permitido entrar na água, nem tocá-los. E isso é o mais legal porque eles estão no ambiente deles e aparecem apenas se quiserem.

Mas vamos falar do passeio em si…

| COMO É O PASSEIO DE BARCO EM FERNANDO DE NORONHA

O tour começa bem cedo. Às 7h30 o carro da Veja valor no site da Atalaia Noronha, agência que fizemos todos os nossos passeios em Fernando de Noronha, passou no Dolphin, hotel em que nos hospedamos.

De lá, paramos em mais alguns hotéis e fomos para o porto. Chegando ao porto, é possível alugar snorkel, nadadeiras e colete salva vidas, já que o barco faz uma parada para mergulho. Cada item custa R$ 10 (valor de outubro de 2019).

Passeio de barco em Fernando de Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O barco possui colete salva-vidas apenas para caso de emergência. Eles têm também macarrão/espaguete, mas não é suficiente para atender a todos que estão no barco. Então, talvez seja uma boa alugar o colete caso você não saiba nadar muito bem ou esteja com preguiça.

| O QUE DÁ PRA VER NO PASSEIO

O passeio começou pouco antes das 9h. Primeiro, passamos pelas Ilhas Secundárias do arquipélago de Fernando de Noronha. O guia explica um pouco de cada lugar. O tour ainda passa de longe pelas praias do Cachorro, do Meio, da Conceição, do Bode, Boldró, Cacimba do Padre e Baía dos Porcos. E fica bem pertinho do Morro Dois Irmãos. Dá pra tirar lindas fotos.

Pico e Morro Dois Irmãos (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Pico e Morro Dois Irmãos (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Um pontos altos dessa parte do passeio é quando o barco passa perto de uma pedra que quando a água bate faz o barulho do rugido de um leão.

| GOLFINHOS

Mas o ápice do passeio de barco em Fernando de Noronha é mesmo o momento de ver os golfinhos. Você avista um de longe e, de repente, estão todos ao redor do barco. Eles vão acompanhando o barco por um longo período.

Golfinhos em Fernando de Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Dizem que todos são machos e que eles fazem isso para chamar a nossa atenção e proteger as fêmeas que estão com seus filhotes. É emocionante! São dezenas de golfinhos se exibindo para nós. Claro que varia muito de cada dia. Quando fui a primeira vez, achei que eles ficaram bem mais tempo ao redor do barco do que nesta segunda. Mas é aquilo que falamos, né? É a natureza! Eles fazem o que querem e são livres para isso! Ainda bem!

Golfinhos em Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Golfinhos em Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| MERGULHO NA PRAIA DO SANCHO

O barco faz uma parada de cerca de 40 minutos para mergulho na praia do Sancho, considerada várias vezes a melhor do mundo pelo TripAdvisor. Ele fica distante da areia. Então, se não quiser entrar na água, vai ter que ficar no barco. Por isso, é legal estar com o colete ou com o espaguete.

Passeio de barco em Fernando de Noronha: Praia do Sancho (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Sancho (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Não é o melhor lugar de Noronha para ver animais, mas dá para avistar muitos peixes mesmo sem mergulhar.

Mas a graça mesmo do passeio de barco de Fernando de Noronha é ver os golfinhos tão de perto. Pra quem preferir, é possível também fazer o tour de canoa havaiana.

| QUANTO CUSTA?

A gente fechou o passeio pela Veja valor no site da Atalaia Noronha, inclusive Veja valor no site da Atalaia Noronha e chegar com tudo resolvido. O valor do passeio de barco custa em torno de R$ 210 por pessoa (preço de outubro de 2019).

Ficou com alguma dúvida sobre o passeio de barco de Fernando de Noronha? Deixe nos comentários!

+ Veja todas as nossas dicas do destino
+ Todas as dicas pra sua viagem em um só post
+ Lá aceita cartão? Tem banco e caixa eletrônico?
+ Restaurantes: Dicas de onde comer
+ Fuso horário: Ilha tem horário diferente de Brasíia
+ Ônibus, táxi ou buggy: Como circular?
+ Taxa: Qual o valor e o que temos que pagar?
+ O que fazer: Principais passeios
+ Que assento escolher no avião indo pra ilha?

Sobre o Autor
Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.