Embora sejam conhecidas como Buraco Azul de Jericoacoara, essas curiosas lagoas de águas azuis turquesas que viraram febre nas redes sociais esse ano são na realidade dois “buracos” diferentes que ficam em municípios vizinhos à famosa vila.

As formações podem ser encontradas em Caiçara, no município de Cruz, e em Castelhano, em Acaraú, ambas a cerca de 20km de Jericoacoara e a 18km do aeroporto da cidade. Mas como chegar? Como fazer o passeio? Nós explicamos todos os detalhes nesse post.

BURACO AZUL DE JERICOACOARA

Você já deve ter visto no seu Instagram alguma foto do Buraco Azul de Jericoacoara, que ganhou fama repentina no segundo semestre de 2019. As lagoas de um azul turquesa surpreendente se formaram após as chuvas deste ano e logo entraram no roteiro de passeios (saiba os melhores tours pra fazer em Jeri).

Buraco Azul de Caiçara, perto de Jericoacoara (Foto: Kevenin Alisson)
Buraco Azul de Jericoacoara – Caiçara (Foto: Kevenin Alisson)

Entre os turistas da vila, todos já querem saber onde ficam e como visitar os tais “buracos”. Muitos famosos inclusive ajudaram a fazer a fama do luagar, como o casal Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, que postaram fotos com seus filhos no Buraco Azul de Caiçara.

O Kevenin Alisson (@vemcomkevin) também visitou o local e compartilhou com a gente algumas fotos da experiência.

Buraco Azul de Jericoacoara - Caiçara (Foto: Kevenin Alisson)
Buraco Caiçara (Foto: Kevenin Alisson)

| COMO SE FORMARAM?

As lagoas surgiram após a retirada de terra dos locais para a construção da rodovia CE 182, inaugurada em setembro de 2018. Com a grande quantidade de chuva na última temporada, os Buracos Azuis se formaram e, por conta do solo de areia branca, ganharam a incrível coloração azul turquesa.

+ Veja pousadas com descontos
+ Roteiro completo na região
+ Dicas do que fazer na vila

COMO CHEGAR AO BURACO AZUL DE JERICOACOARA

Como as duas lagoas, tanto a Caiçara como a Castelhano, são de difícil acesso e sem sinalização, o melhor é chegar com a companhia de um morador ou com uma agência de turismo saindo de Jericoacoara.

Algumas das que conhecemos que fazem esse tour são: Lulu Passeios, Ventour Adventures, além dos guias Dérik Ferreira e Carlinhos Passeios. Fale que foi indicação do Esse Mundo É Nosso pra tentar algum desconto 🙂 .

+ Veja mais no nosso Canal no YouTube

Mas na própria vila não é difícil encontrar outras empresas que levem os turistas às lagoas, já que elas ganharam fama nos últimos meses. Como o Buraco Azul se formou por conta da forte temporada de chuvas, vale sempre consultar como está o nível da água, pois não se sabe até quando a visitação será possível.

TUDO SOBRE JERICOACOARA
+ Veja pousadas com descontos
+ 5 melhores passeios da região
+ Roteiro completo de 3 a 5 dias
+ As melhores praias da vila
+ Tudo da Lagoa do Paraíso
+ Onde comer: Dicas e restaurantes
+ Como pagar a taxa de turismo
+ Todas as dicas de Jeri reunidas

Tem mais alguma dúvida? Já conhece as lagoas? Deixe seu comentário!

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.