Passeios em Jericoacoara: Top 5 atrações imperdíveis

Tirar uns dias pra fazer passeios em Jericoacoara faz parte da rotina de quem visita a praia mais famosa do Ceará. Tudo bem que a vila e a praia principal já são por si só uma grande atração, mas aqueles cenários lindos que os turistas procuram normalmente ficam um pouco distante do centrinho.

E é por isso que todo mundo acaba ao menos fazendo um ou outro tour por aqui. Vamos listar alguns que a gente acha que já valem a viagem até Jeri. Pode sair um pouco caro, mas há maneiras de economizar, como contaremos mais abaixo.

TOP 5 PASSEIOS EM JERICOACOARA

Como falei acima, a própria vila é um charme e tem ótima estrutura, tanto de de hotéis como de restaurantes. Nós já publicamos aqui um guia com as melhores opções de hospedagem para todos os bolsos e também de restaurantes para todos os gostos. Mas agora vamos listar aqueles passeios em Jericoacoara que foram os nossos preferidos nas em vezes que estivemos por lá.

Antes vale você já dar aquela inspirada num vídeo que publicamos com cinco razões pra você conhecer Jeri o quanto antes e se apaixonar por esse paraíso.

+ Visite nosso canal pra mais vídeos de destinos

Agora vamos à lista dos nossos tours preferidos:

| 1. DUNA DO PÔR DO SOL

Esse passeio é bem fácil e você não precisará nem pagar o transporte até aqui. A famosa Duna do Pôr do Sol fica pertinho da vila de Jeri, cerca de 10min de caminhada a partir da praia principal. Todo mundo vai!

Passeios em Jericoacoara - Duna do Pôr do Sol (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Duna do Pôr do Sol

Nos dias de sol, o fim de tarde do alto da duna é de tirar o fôlego, um dos momentos mais inesquecíveis da viagem e que saem de graça. Coloque na sua listinha!

+ Veja hotéis em Jeri com descontos

| 2. LAGOA DO PARAÍSO

Esse provavelmente é dos passeios de Jericoacoara aquele que 10 em cada 10 visitantes querem fazer, afinal as famosas redes coloridas sobre as águas cristalinas da lagoa são o principal cartão postal daqui.

Passeios em Jericoacoara - Lagoa do Paraíso (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Lagoa do Paraíso

Nós contamos em um outro post todos os detalhes da Lagoa do Paraíso e como você pode ir até lá, seja de buggy (que sai mais caro) ou até mesmo de jardineira (mais barato), que é o transporte público daqui falando de grosso modo. Um dos lugares mais procurados é o The Alchymist, mas que cobra entrada.

Passeios em Jericoacoara - Lagoa do Paraíso (Foto: Esse Mundo É Nosso)
The Alchymist: beach club na Lagoa do Paraíso

Pertinho aqui, fica a Lagoa Azul, que não é tão bonita, mas na época de cheia vale o passeio e provavelmente seu guia, se você estiver com um, irá levá-lo(a) até lá.

+ Lagoa do Paraíso: Tudo que você precisa saber
+ Melhores praias da vila no mar e nas lagoas
+ Onde comer: Os melhores restaurantes
+ Quando ir pra lá e qual a melhor época
+ Valores e como pagar a taxa de turismo

| 3. DUNAS DO PARQUE NACIONAL

Se você for à Lagoa do Paraíso de buggy privado ou estiver em um dos passeios chamados de “Litoral Leste”, fica mais fácil contemplar e até mesmo subir nas dunas do Parque Nacional de Jericoacoara, um verdadeiro espetáculo da natureza. Se você optar pela jardineira, aí terá que contentar-se em vê-las de dentro do caminhão.

Passeios em Jericoacoara - Parque Nacional (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Parque Nacional de Jericoacoara

As dunas são um dos símbolos de Jeri e também um dos motivos de proteção do parque nacional. Muitos guias levam os turistas até o alto dessas gigantes de areia e o visual é lindo. Você pode até mesmo arriscar descer algumas delas correndo morro abaixo.

| 4. REGIÃO DE TATAJUBA – LITORAL OESTE

Os passeios que seguem pra região de Tatajuba, já no município de Camocim, levam os visitantes a uma outra região perto de Jericoacoara que também é cheia de belezas naturais. Os tours chamados de “Litoral Oeste” começam normalmente com uma pausa pra quem quiser ver cavalos marinhos (você pode pular se preferir) e uma parada nos mangues da Praia de Guriú.

Mangue Seco em Guriú

Esses mangues, além de muito bonitos, têm redes e balanços bem fotogênicos, além de uma tímida estrutura de barracas que vendem bebidas e comidas.

Dali você segue pra melhor parte do passeio, subindo e descendo enormes dunas, até chegar às lagoas de Tatajuba. A que você irá visitar pode variar ao longo do ano, de acordo com o regime de chuvas, mas elas se adaptam pra receber os visitantes.

Por aqui também existem as redes coloridas sobre as águas das lagoas, descida de escorregador pelas dunas e ainda tirolesa. É diversão para todos os gostos, pros corajosos ou não. A primeira vez que fomos visitamos ainda a Vila da Antiga Tatajuba e a Duna do Funil (veja aqui). Dessa última, por conta da falta de água, fomos até a Lagoa Grande, que também é linda.

Passeios em Jericoacoara - Lagoa em Tatajuba (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Lagoa em Tatajuba

Pra fazer esse, que é provavelmente o segundo mais vendido dos passeios em Jericoacoara (depois da Lagoa do Paraíso), vale alugar ou compartilhar um buggy ou até mesmo ir de quadriciclo. Quem escolhe os passeios compartilhados nas jardineiras, acaba não aproveitando tanto a emoção de subir e descer as dunas. Nós fizemos com a Lulu Passeios e recomendamos!

+ Os melhores hotéis em Jeri com descontos

| 5. PEDRA FURADA

Outro cartão postal de Jericoacoara, a Pedra Furada faz parte dos tours chamados de “Litoral Leste” e todos os guias que seguem pra Lagoa do Paraíso passam por aqui e depois pela Árvore da Preguiça. Mas é possível também vir por conta própria.

Passeios em Jericoacoara - Pedra Furada (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Pedra Furada

Se você tiver fôlego também pode chegar à Pedra Furada caminhando cerca de 30min a partir da Vila de Jeri. Se a maré estiver baixa, dá pra ir pela praia, a partir da Praia da Malhada (leve calçado pois alguns trechos são de pedras). Se a maré estiver alta, aí o jeito é vir pelo Serrote, que é um morro que fica perto da cidade. Aos pés do morro também saem algumas charretes que levam os turistas que não querem encarar a caminhada.

| BÔNUS – PASSEIOS EM JERICOACOARA

Se você já fez todos esses passeios em Jericoacoara, talvez seja hora de conhecer uma nova região, onde poucos bugueiros ou agências levam os visitantes. O roteiro se chama “Barrinha” e você precisará ir com um buggy.

O tour começa pela linda Praia do Preá, que é famosa pela prática de kitesurf e tem muitos hotéis charmosos, como o Rancho do Peixe, onde eu já me hospedei uma vez e adorei. A vila é bem mais rústica que Jeri, mas tem ganhado a cada ano mais estrutura de restaurantes e hotéis.

Barrinha

Dali você pode seguir pra Barrinha, uma vila de pescadores cheia de barquinhos que ainda é praticamente deserta. Você irá encontrar algumas dunas e inclusive casas soterradas pela areia e bons restaurantes. Há ainda uma lagoa, mas não espere nada tão bonito quanto a Lagoa do Paraíso ou de Tatajuba. Mas se você já fez todos os outros roteiros que citamos acima, vale conhecer mais esse!

+ Veja hotéis em Jeri com descontos
+ As melhores praias mapeadas
+ Todas as dicas pra sua viagem pra lá

Além de todos esses tours, claro que nem precisa falar que curtir a energia da vila, a beleza de suas praias e de suas ruelas de areia já é um capítulo à parte, né? E você tem outras dicas de passeios em Jericoacoara? Deixe seu comentário!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *