Culinária paraense: Os principais pratos típicos do Pará

O Brasil tem uma gastronomia riquíssima, que varia até dentro de um mesmo Estado. E a culinária paraense é uma das mais interessantes, muitas vezes elaborada com materiais encontrados quase que praticamente só aqui. Se for sua primeira vez, poderá achar esse ingredientes até mesmo exóticos.

Além dos principais pratos típicos do Pará, nesse post vamos falar sobre esses ingredientes, alguns praticamente desconhecidos do restante dos brasileiros, como o tucupi e o jambu, além de frutas típicas, como o muruci e o bacuri.

A CULINÁRIA PARAENSE

Antes de começarmos a falar dos pratos típicos do Pará, como disse acima, é interessante falar de duas matérias-primas principais na gastronomia local:

O TUCUPI E O JAMBU

· TUCUPI: Para mim, essa é a essência da culinária paraense e está presente nos mais variados pratos. Se você não tem ideia do que é o tucupi, ele é um líquido amarelo de gosto ácido retirado da raiz da mandioca brava. Antes de ser consumido, ele precisa ser cozido de forma lenta, já que cru é venenoso. É simplesmente uma delícia e, no meu gosto, um dos grandes diferenciais da cozinha do Pará, já que tem um sabor único.

Culinária paraense - Pratos típicos do Pará: Tucupi (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O tucupi

· JAMBU: Essa folha típica do Pará é companheira inseparável do tucupi. Onde tem tucupi normalmente tem jambu. Ela é famosa pela sensação anestésica que dá na boca e também pelo formigamento dos lábios. É mais empregada em pratos salgados, mas pode ser usada também em bebidas alcoólicas, como mostraremos mais abaixo. A fama dos efeitos do jambu é tamanha, que a cantora paraense Dona Onete gravou uma música sobre a planta que ficou famosa pelo refrão “e o jambu treme, treme, treme…”

Culinária paraense - Pratos típicos do Pará: Jambu (Foto via Shutterstock)

Jambu (Foto via Shutterstock)

 

PRINCIPAIS PRATOS TÍPICOS DO PARÁ

| PATO NO TUCUPI

É um dos pratos mais famosos do Pará e, claro, leva tucupi e jambu. Normalmente vem acompanhado de arroz branco e farinha d’água.

Culinária paraense - Pratos típicos do Pará: Pato no Tucupi (Foto via Shutterstock)

Pato no Tucupi (Foto via Shutterstock)

Como nem sempre é fácil encontrar o pato, há muitas versões, principalmente com frango.

+ Veja dicas de restaurantes em Belém

| TACACÁ

O tacacá está presente em diversos Estados da região amazônica e tem origem indígena. É preparado com tucupi, a goma da tapioca, camarão seco e jambu. Serve-se bem quente, normalente em uma cuia e um palitinho é usado para “pescar” os camarões e o jambu.

Culinária paraense - Pratos típicos do Pará: Tacacá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Tacacá

 

| MANIÇOBA

Apesar de nada fotogênica, a maniçoba é deliciosa e lembra uma feijoada, só que sem feijão. O ingrediente principal é a folha da maniva (mandioca) triturada, que precisa ser fervida por uma semana para que retire seu veneno. Depois ela então ela é preparada com carne suína e outros ingredientes salgados e defumados, da mesma forma que a feijoada.

Culinária paraense - Pratos típicos do Pará: Maniçoba (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Maniçoba

A maniçoba, assim como o pato no tucupi, são não apenas pratos típicos da culinária paraense, mas costumam estar presentes no almoço em família do domingo do Círio de Nazaré, a maior festividade católica do mundo, considerada o Natal dos paraenses.

 

| AÇAÍ

Não dá pra falar em açaí sem logo já associá-lo ao Pará, afinal esse é o Estado mais famoso a produzir o fruto. Mas esqueça aquele açaí com granola, banana e leite condensado. Por aqui ele é consumido de “forma salgada”, normalmente acompanhado de peixe frito e farinha d’água.

+ Encontre hotéis em Belém com até 50% de desconto

Culinária paraense - Pratos típicos do Pará: Açaí (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Açaí

 

| VATAPÁ DO PARÁ

Assim como o tradicional vatapá nordestino, é feito com caldo de camarão engrossado com farinha de trigo. Pode levar um pouco de dendê ou tucupi, mas não leva peixe nem amendoim.

Culinária paraense - Pratos típicos do Pará: Vatapá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Vatapá do Pará

 

| CARURU DO PARÁ

Outro prato famoso na Bahia que também é muito consumido no por aqui, o caruru é um creme que tem como principais ingredientes o camarão seco, o quiabo e farinha. Como estamos no Pará, não é raro que se use tucupi ao invés do dendê e que até mesmo algumas folhas de jambu sejam adicionadas.

 

| FILHOTE

Esse peixe também chamado de piraíba é um dos mais nobres da culinária amazônica e muito presente na culinária paraense. O filhote é um peixe de couro que facilmente supera os 100 kg. É consumido das mais diversas maneiras, com o filé feito na crosta de castanha-do-pará, com molho de camarão, assado na brasa ou na caldeirada paraense.

Culinária paraense - Pratos típicos do Pará: Filhote (Foto via Shutterstock)

Filhote (Foto via Shutterstock)

 

| CARANGUEJO

É outro animal bastante comum na mesa dos paraenses. Normalmente é cozido inteiro e depois de pronto é quebrado com ajuda de pauzinhos ou martelos e consumidos com as próprias mãos. Também é encontrado servido na casquinha, da mesma forma que a casquinha de siri.

Culinária paraense - Pratos típicos do Pará: Casquinha de Caranguejo (Foto via Shutterstock)

Casquinha de Caranguejo (Foto via Shutterstock)

 

| CASTANHA-DO-PARÁ

Ela não é um prato típico do Pará propriamente dito, mas faz parte da culinária paraense, podendo ser consumida das mais diversas formas, desde o preparo de pratos salgados (como o filhote na crosta de castanha) até sobremesas, como bombons e sorvetes.

Culinária paraense - Pratos típicos do Pará: Castanha-do-Pará (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Castanha-do-pará

 

| SORVETE CAIRU

Os sorvetes da Cairu já se tornaram um símbolo do Estado. A fama não fica apenas no Pará, tanto que já foi eleita como a melhor sorveteria do Brasil. Os sorvetes têm como matéria-prima frutas típicas do Pará, muitas exóticas para quem não é do Norte, como bacuri, tapioca (meu sabor preferido!), taperebá, cupuaçu, muruci, castanha-do-pará, açaí, graviola, entre outros. Já publicamos um outro post com todos os detalhes da Cairu.

Culinária paraense - Pratos típicos do Pará: Sorvete Cairu (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

| BEBIDAS LOCAIS

Se a famosa Cerpa, produzida em Belém, pode ser mais facilmente consumida em alguns bares e restaurantes em outras regiões do Brasil, aproveite sua visita ao Estado para experimentar outros sabores locais, como a Tijuca, outra cerveja do mesmo grupo, mas mais difícil de ser encontrada fora da região.

Culinária paraense - Pratos típicos do Pará: Tijuca (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Pra quem prefere uma cerveja artesanal, a Amazon Beer é uma ótima pedida, ainda mais que há rótulos com sabores de açaí, taperebá e priprioca.

Culinária paraense - Pratos típicos do Pará: Amazon Beer (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Outra bebida interessante é a Cachaça de Jambu, feita com a folha que dá a sensação anestésica na boca e de formigamento nos lábios. Os efeitos da planta são ainda mais fortes quando misturada com álcool. A mais famosa é a Meu Garoto.

Culinária paraense - Pratos típicos do Pará: Cachaça de Jambu (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se você prefere bebidas sem álcool, o Guaraná Tuchaua é um dos mais famosos, tanto que foi comprado pela Coca-Cola por conta da forte concorrência.

Você conhece a culinária paraense? Qual seu prato típico do Pará favorito? Conta pra gente nos comentários!

DICAS DE BELÉM
+ Onde ficar: Hotéis com até 50% de desconto
+ Onde comer: Os melhores restaurantes
+ Um tour pela Estação das Docas
+ Os cheiros e sabores do Mercado Ver-o-Peso
+ 1o coisas pra fazer em Belém
+ Todas as dicas da capital paraense

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

3 Comments

  1. Elaine Mendes disse:

    Adorei as dicas!!!

  2. André Santos disse:

    Gostei do site.

  3. Fabiana disse:

    O melhor restaurante de comidas paraense é #oparaense muito bom localizado na nova maraba ao lado do posto shew

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *