Angra dos Reis tem 365 ilhas, uma para cada dia do ano. Além da nossa queridinha Ilha Grande, fazer um passeio até a Ilha de Cataguases é uma viagem até o Caribe sem sair do litoral do Rio de Janeiro.

Também chamada de Ilha de Cataguás, ela é uma das que fica mais próxima do continente, o que torna a viagem de barco bem fácil até pra quem está no Centro de Angra. Por outro lado, isso faz da ilhota uma local muito turístico.

ILHA DE CATAGUASES (OU CATAGUÁS) EM ANGRA

Por ficar bem pertinho de Angra dos Reis e também estar no roteiro dos passeios que partem de Ilha Grande, a Ilha de Cataguases pode ficar bastante cheia em certos dias.

Ilha de Cataguases em Angra (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Nesse post, além de falar o que fazer por lá e as atrações da pequena ilha, damos dicas de quando ir pra evitar a superlotação.

+ Todas as dicas de Ilha Grande

Agora vamos falar desse paraíso… imagina uma ilha bem pequena e de areias branquinhas, mas cercada por um mar clarinho, com tons que vão do azul ao verde. É assim a beleza desse lugar, uma das melhores praias de Angra.

Ilha de Cataguases em Angra (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Por aqui você não deve se preocupar muito com o que fazer. Aproveite pra relaxar, tomar sol e banho de mar nessas águas calminhas e praticamente sem ondas.

De um lado da ilha fica a área dedicada à chegada das lanchas e barcos. Dali em menos de 10 segundos (isso mesmo!) você chega caminhando à praia do outro lado da ilha, essa sim reservada aos banhistas.

Ilha de Cataguases em Angra (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Bem de frente a essa praia, fica a Ilha do Peregrino. Esse braço de mar entre as duas ilhas tem águas bem tranquilas e é raso. Muita gente pratica snorkel por aqui e até mesmo mergulho de cilindro por conta da transparência da água.

Vista pra Ilha do Peregrino (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Quando eu falei que a Ilha de Cataguases era pequena, quis dizer pequena mesmo. Embora tenha uma certa vegetação, você pode caminhar praticamente por toda ela e levará menos de 20min. Só é bom evitar dar essa volta nadando para não passar pelo caminho reservado para as lanchas.

E é por conta do tamanho, como falarei mais abaixo, que é bom evitar os dias mais cheios. Cataguás é muito pequena pra receber tanta gente e seu passeio pode ser meio frustrado.

ESTRUTURA

Não há nenhuma barraca ou serviço de praia por aqui. Mas normalmente alguns ambulantes colocam seus isopores na areia e vendem alguma bebidinha. Então é bom trazer sua canga ou toalha além de algum lanchinho, dependendo do tempo que for ficar na praia.

+ O que fazer em Ilha Grande

A ilha é bem pequena e dá pra caminhar por ela (Foto: Esse Mundo É Nosso)

QUANDO IR PRA ILHA DE CATAGUASES

Pra evitar a frustrante lotação da ilha, vale evitar a alta temporada das férias de verão, os feriados e fins de semana. São só 10min de barco até o Centro de Angra, o que faz com que muita gente procure essa praia.

Nós fomos na baixa temporada e num dia de semana, em maio, e ela estava bem vazia. Se você quiser saber mais sobre o período com menos chance de chuva e também sobre a questão da alta e baixa temporada, sugiro que dê uma olhada nesse post sobre quando ir pra Ilha Grande, que vale pra cá também.

COMO IR PRA ILHA DE CATAGUASES

Se você, assim como nós, está em Ilha Grande, é bem fácil. O roteiro do passeio Ilhas Paradisíacas inclui essa e outras ilhas de Angras dos Reis.

Área para lanchas e barcos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já se você está no Centro de Angra, vale procurar uma agência ou então alugar uma lancha. Algumas das mais bem avaliadas que fazem inclusive passeio de escuna (leia-se: a ilha vai ficar bem cheia) são: Angra dos Reis Turismo, Angra Tours e Angra Way.

ONDE FICAR

Como falei, nós estávamos em Ilha Grande e foi um dos destinos que mais gostamos no litoral do Rio de Janeiro. Aqui você vê dicas de onde ficar na Vila do Abraão, a principal cidade da ilha.

Pra quem pretende se hospedar em Angra dos Reis, veja essas opções com descontos.

+ As melhores praias de Angra
+ Tudo pra sua viagem a Ilha Grande

Tem mais alguma dúvida sobre a Ilha de Cataguases? Já foi e tem mais dicas? Deixe seu comentário!

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.