O que fazer em Ilha Grande: Melhores passeios, praias e atrações

Não falta o que fazer em Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Esta região de Angra dos Reis é repleta de praias lindas para todos os gostos. Só que nem sempre é fácil de chegar nelas. Na maioria das vezes, é preciso escolher algum dos passeios para conhecer as principais praias. Para ajudar na organização da sua viagem, neste post, vamos dar dicas do que fazer por lá.

O QUE FAZER EM ILHA GRANDE

Neste post, vamos falar da melhor região para se hospedar, dar dicas de onde comer e falar dos principais passeios, praias e trilhas.

| PRAIAS PRÓXIMAS DA VILA DO ABRAÃO

A primeira dica da nossa lista com o que fazer em Ilha Grande é curtir as praias próximas da Vila do Abraão, região mais estruturada da ilha e onde estão os principais hotéis e restaurantes.

O que fazer em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia da Vila do Abraão

Como dissemos no início do post, na maior parte dos casos, é preciso fazer algum passeio de lancha para conseguir chegar às praias. Então, vale a pena em um primeiro momento explorar bem as praias mais próximas. A praia do Abraão, como o nome diz, fica exatamente na Vila e é onde tem toda a estrutura de hotéis e restaurantes, mas bem ali perto estão também Abraãozinho, Praia da Júlia e Praia Preta.

O que fazer em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia do Abraãozinho

+ Dicas de onde ficar: Selecionamos as melhores pousadas
+ Quando ir: A melhor época pra viajar pra lá

Lopes Mendes é uma das mais famosas de Ilha Grande. Até dá para chegar andando, mas demora bastante a trilha completa (cerca de 3h). O ideal é ir de barco até a Praia do Pouso e de lá fazer uma pequena trilha de cerca 1km até Lopes Mendes (30 minutos de caminhada). Dá para ir de táxi boat ou combinar com algum barqueiro de te levar.

A gente fez um post bem completo dando dicas sobre todas as praias que ficam próximas da Vila do Abraão. Vale a pena dar uma lida com calma.

| PRINCIPAIS PASSEIOS EM ILHA GRANDE

Há muito o que fazer em Ilha Grande. São muitos passeios para as praias mais lindas e distantes. A gente já fez um post bem completo sobre todos os passeios que vai a pena ser lido, mas aqui vai um resuminho que pode ajudar bastante.

VOLTA À ILHA

Esse é o principal passeio de Ilha Grande. A dica é tentar fazê-lo o quanto antes porque, com a mudança do clima e das condições do mar, ele é muitas vezes cancelado e pode ficar dias sem acontecer.

O que fazer em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia do Aventureiro

O tour, que é feito em lanchas com no máximo 17 pessoas, começa às 9h30 da manhã e volta às 17h. Ele segue por mar aberto e passa pelas seguintes praias: Caxadaço, Parnaióca, Aventureiro e Meros. A lancha fica cerca de 1h em cada lugar. Além de uma parada para o almoço, que no nosso caso foi em Maguariquessaba.

O que fazer em Ilha Grande  - Praia do Aventureiro (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia do Aventureiro

Na volta, tivemos bastante sorte e conseguimos pegar um pôr do sol inesquecível no mar e na Lagoa Azul. Foi incrível.

Se eu só pudesse escolher uma atração da lista com o que fazer em Ilha Grande, eu escolheria o passeio de Volta à Ilha. Só o fato de passar pela Praia do Aventureiro, aquela que tem o famoso coqueiro deitado, já fazer valer.

A gente fez um post contando em detalhes a nossa experiência no passeio de Volta à Ilha.

MEIA VOLTA

Olhando o nome, eu pensei que o passeio de Meia Volta fosse para metade das praias do passeio de Volta à Ilha, mas não tem nada a ver lkkk. É um outro roteiro.

+ Onde comer: Dicas de restaurantes por lá
+ Melhores praias da Vila do Abraão

O passeio de Meia Volta também é feito em lanchas rápidas. Ele costuma sair da Vila do Abraão às 10h30 e retorna às 16h30. Este tour vai para o lado norte da ilha e para nos seguintes lugares por cerca de 1h em cada: Lagoa Azul, Lagoa Verde, Saco do Céu/Praia do Amor e Praia da Feiticeira. Também teve parada para o almoço em Maguariquessaba.

O que fazer em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Lagoa Verde

Esse tour tem mais paradas para mergulho, como nas duas lagoas, mas vale a pena mesmo assim.

ILHAS PARADISÍACAS

Outro tour imperdível em Ilha Grande é das Ilhas Paradisíacas. Ele também sai da Vila do Abraão por volta das 10h30 e retorna às 16h30, só que este passeio vai para outras regiões de Angra dos Reis.

O passeio passa por Cataguases, Ilhas Botinas, Praia da Piedade e Praia do Dentista. São lindas essas praias. Cada parada dura em torno de 1h. Ahh… nosso almoço foi mais uma vez em Maguariquessaba.

O que fazer em Ilha Grande: Cataguases (Foto: Esse Mundo é Nosso)
O que fazer em Ilha Grande: Cataguases (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Depois do passeio de Volta à Ilha, esse das Ilhas Paradisíacas foi o meu favorito.

Também fizemos um post contando tudo sobre o passeio das Ilhas Paradisíacas.

SUPER SUL

Nós não chegamos a fazer este tour e não fez falta nenhuma. Ele passa por Lopes Mendes, que dá para chegar sozinho, Caxadaço, que faz parte do tour de Volta à Ilha, Dois Rios e pela ilha de Jorge Grego.

Caxadaço (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Caxadaço

Existem outros passeios de lancha que variam de acordo com a agência. No post que fizemos sobre os tours, tem todas as explicações completas.

ESCUNA

Pra quem quiser economizar, dá para fazer alguns passeios de escuna. Geralmente, eles custam metade do valor cobrado pelos passeios de lanchas.

São menos opções de passeios de escuna do que de lancha porque as escunas não chegam em todas as praias. Além disso, nas escunas o número de passageiros é bem maior chegando a 50.

Lagoa Azul (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Entre os roteiros disponíveis, há um que passa pela Lagoa Azul, Japariz e Camiranga e o que vai pra Praia do Pouso, Lopes Mendes e Santo Antônio.

FLEXBOATS

Outra opção de passeio são os flexboats, maiores do que as lanchas e mais rápidos do que as escunas. Geralmente, eles ficam mais tempo nas praias e por isso fazem menos paradas. No Tour Aventureiro, por exemplo, ele fica 1h30 em Parnaióca, 2h30 na praia do Aventureiro e 1h30 em Meros. É uma boa alternativa!

Parnaioca (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Parnaioca

Ahh! Assim como no caso do Volta à ilha, dependendo das condições climáticas, este tour pode ser cancelado.

Não deixe de ver o nosso post sobre os principais passeios em Iha Grande. Está bem completo e cheio de dicas.

| TRILHAS

Ilha Grande é um lugar ótimo para quem gosta de trilhas. Existem muitas, mais de 15, e de vários tipos. Mas antes de falar mais delas, pra quem não curte muito, como é o nosso caso, dá para ir até as praias de lancha! Então, todo mundo se diverte kkkk.

Algumas trilhas, como a que vai da Vila do Abraão ao Pico do Papagaio, demoram 3h30. É o mesmo tempo da que vai de Dois Rios a Parnaióca.

A trilha mais tranquila é a que vai de Pouso a Lopes Mendes. Ela tem cerca de 1km e demora 30 minutos. Essa trilha é mais provável que você faça mesmo sem gostar de trilhas, já que é através dela que se chega a Lopes Mendes. Nesse caso, o barco vai até Pouso e de lá tem que ir andando. Pra quem preferir, dá para ir caminhando da Vila do Abraão até lá, mas o trajeto leva em torno de 2h30.

| A VILA DO ABRAÃO

A Vila do Abraão tem aquele climinha bem pé na areia mesmo. Alguns bares e restaurantes (aproveite para ver nossa lista com os melhores restaurantes), pousadinhas, lojas e muitas agências de viagem. Vale a pena andar sem rumo para conhecer todos os cantinhos. Não é muito grande e é ótimo para decidir quais passeios irá fazer e com qual agência. A gente fez com a LIG (Lanchas Ilha Grande), mas pelo que vimos a maioria tem os mesmos roteiros, preços e estruturas.

Vila do Abraão (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Vila do Abraão

À noite, vale a pena jantar em alguns dos restaurantes espalhados pela ilha. No próximo tópico, falarei mais sobre isso.

ONDE COMER EM ILHA GRANDE

Além de curtir as praias, sabe o que não poderia ficar de fora da lista com o que fazer em Ilha Grande? Restaurantes!! Por lá há alguns bons restaurantes que valem a pena serem visitados.

Aliás, como eu já falei, a gente fez um post bem completo sobre os principais restaurantes da ilha, vale a pena ler e escolher em quais ir.

Perto da praia, tem o Lua e Mar, que foi super indicado e tem uma moqueca deliciosa (End.: Praia do Canto – Vila do Abraão – Página no Facebook).

Restaurante Lua e Mar (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Mesmo sendo um restaurante de massas, vá ao Las Sorrentinas. Vale muito a pena! A comida é deliciosa (End.: Rua Getúlio Vargas, 638 – Vila do Abraão – Página no Facebook).

Tem ainda o Dom Mário (End.: Travessa Bouganville – Vila do Abraão) e o The Secret Gourmet, que precisa de reservas (veja mais no Instagram dele).

Gostamos bastante também da Adega Farol dos Castelhanos (End.: Rua Alice Kuri, 94 – Vila do Abraão). Comemos moqueca e paella por lá.

| E O QUE FAZER EM ILHA GRANDE SE CHOVER?

Ninguém quer que isso aconteça, mas às vezes é inevitável. O que fazer em Ilha Grande se chover? Olha! Vou ser bem honesto, não tem muita coisa para fazer, mas dá para ir em algumas trilhas mais curtas e conhecer, por exemplo, o local onde era a penitenciária.

+ Descubra qual é a melhor época para ir pra lá
+ Passeios: Selecionamos os imperdíveis

Além disso, vale a pena comer em alguns dos restaurantes ou beber alguma coisas nos bares da praia, como o Café do Mar e o Pé na Areia.

| ONDE SE HOSPEDAR EM ILHA GRANDE

O melhor lugar para se hospedar em Ilha Grande é na Vila do Abraão. Por lá, além de estar toda a estrutura da ilha, como restaurantes, lojas e agências, ficam os hotéis e pousadas. Tem para todos os gostos e bolsos, das mais simples as mais sofisticadas.

Nós nos hospedamos na Pousada Caúca, que é simples, mas bonitinha e com ótimo custo-benefício, além de ser muito bem localizada.

Pousada Caúca (Foto: Reprodução/Booking)
Pousada Caúca (Foto: Reprodução/Booking)

Outras pousadas que conhecemos e gostamos foram a Recreio da Praia, a Riacho dos Cambucas, a Beto’s Pousada, a Água Viva. a Solar da Praia, a Caiçara, Do Canto e Manaca. Nós fizemos um post bem completo falando mais destas e de outras pousadas. Vale a pena dar uma lida.

A gente fez um post bem completo com dicas de onde ficar em Ilha Grande. Vale a pena dar uma lida.

Ficou com alguma dúvida ou tem mais dicas de o que fazer em Ilha Grande? Deixe nos comentários!

+ Veja todas as nossas dicas do destino
+ Quando ir: A melhor época para aproveitar a região
+ Onde ficar: Selecionamos as melhores pousadas
+ Passeios: Saiba quais são os imperdíveis
+ Onde comer: Dicas de restaurantes

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

1 Comment

  1. Filipe Morato Gomes disse:

    Olá Adolfo,
    Ilha Grande foi das grandes surpresas da minha última viagem ao Brasil. Adorei. Não fiz muitos dos passeios, mas a ilha tem uma energia tão boa que não dá vontade de sair. Obrigado por me fazer recordar aqueles dias.
    Abraço e boas viagens (adorei a foto da Praia do Aventureiro)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *