O que dá pra fazer durante uma conexão em Roma

Muita gente utiliza a Itália como porta de entrada para Europa e como ligação para outros destinos da África e Ásia principalmente devido aos preços normalmente mais baixos praticados pela Alitalia (veja como é voar pela companhia). Se a mudança de voos for em tempo curto, ótimo, mas e se não for? E se você tiver de esperar muito tempo? Surge sempre aquela dúvida de “será que dá tempo de conhecer alguma coisa durante a conexão em Roma?

Em uma viagem para a Turquia fiz duas paradas no aeroporto internacional romano (Fiumicino) e vivi duas experiências diferentes que podem auxiliar você numa próxima ocasião.

Vai pra Itália? Encontre o melhor preço do Seguro Viagem obrigatório pra Europa
Evite dor de cabeça com eventuais problemas de saúde, atrasos de voos, extravio de bagagem… Em países como Itália o seguro viagem é obrigatório para brasileiros!

Aeroporto Roma Fiumicino (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Por isso este post veio para te ajudar a calcular melhor seu tempo na cidade e ver se é arriscado ou não deixar o aeroporto.

O QUE DÁ PRA FAZER DURANTE UMA CONEXÃO EM ROMA?

TEMPO DE IMIGRAÇÃO E NOVO EMBARQUE

É sempre bom deixar uma folga de pelo menos uma hora para o desembarque e pelo menos mais uma hora para o novo embarque, isso se sua mala já tiver sido despachada para o próximo destino automaticamente. Então já “perdemos” pelo menos duas horas nesses trâmites.

Portanto, se sua conexão é de duas horas ou menos, esqueça, não dará praticamente tempo de fazer nada. Se seu próximo voo tiver como destino um país da União Europeia, você fará a imigração em Roma mesmo. Se o destino final for outro, nem mesmo precisará disso, ficará apenas na área de trânsito internacional.

+ Hotéis com desconto em Roma

ENTRE 2H E 3H DE CONEXÃO

Levando-se em conta as duas horas de trâmites que disse acima, se esse for o seu caso, você deverá ficar no aeroporto mesmo. A área de trânsito internacional do Aeroporto Fumicino é bem estruturada, com restaurantes e um free shop bem grande com diversas lojas. Aproveite para provar alguma delícia italiana ou visitar lojas como a da Ferrari.

O que dá pra fazer em uma conexão em Roma (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Fique atento para o caso de seu voo de conexão sair da nova área de embarque G do Terminal 3, pois para chegar até lá você deverá pegar uma espécie de aerotrem, já que os portões G ficam afastados do Terminal 3 e o traslado dura cerca de 15 minutos.

Aerotrem no Aeroporto de Roma - O que dá pra fazer em uma conexão em Roma (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Na hora do desembarque na Itália, quando apresentar seu passaporte e disser que está em conexão de curto tempo, o guarda automaticamente te indicará a área de trânsito internacional e não te deixará entrar no país, mesmo que você tenha os documentos necessários. Isso aconteceu comigo.

Então, caso esteja desesperado para ir até o lado externo do aeroporto mesmo que para fumar um cigarro, acalme-se. Existem espaços para fumantes no Terminal 3 (áreas D e G do embarque internacional).

 

ENTRE 3H E 5H30 DE CONEXÃO

Infelizmente esse tempo ainda não é suficiente para você dar uma volta por Roma, mas você pode circular pelos vários terminais do aeroporto e aproveitar seus serviços, como os restaurantes, áreas de lojas, duty frees, entre outros. Aproveite para visitar a área de embarque G do Terminal 3 (aquela que é necessária pegar um aerotrem para o deslocamento). Esta nova área é cheia de boas lojas que ajudarão o tempo a passar mais rápido.

Se seu cartão de crédito permitir, aproveite para se distrair, ali também no Terminal 3, nas salas VIP Le Anfore Lounge ou I Mosaici Lounge. Utilizei a primeira e foi excelente o serviço, com bebidas alcoólicas e até chuveiro.

 

5H30 OU MAIS DE CONEXÃO

Agora sim você tem uma boa chance de conferir pelo menos uma atração de Roma. Graças ao Leonardo Express (serviço expresso de trem que já contamos aqui e liga o aeroporto ao centro da cidade) você estará em cerca de 30 minutos na Roma Termini, sem paradas. De lá, é possível ter fácil acesso às linhas de metrô.

Leonardo Express no Aeroporto Roma Fiumicino (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Para isso, diga ao guarda da imigração que você passará o dia na cidade e evite mostrar sua passagem de conexão, ao menos que ele peça, claro. Pois você corre o risco de ele negar a entrada ao ver que você ficará poucas horas no país e tenha uma conexão no mesmo dia.

No meu caso, tinha apenas 5h30 de conexão e foi preciso correr um pouco. O Leonardo Express parte da estação de trem do aeroporto Fiumicino a cada 30 minutos e cada trecho custa €14 (garanta ali mesmo seu ticket de volta com horário programado). O desembarque é feito na estação Roma Termini, onde existe conexão com as Linhas A e B do metrô e trens para diversas outras cidades italianas e europeias. Pegue um mapa do metrô ainda no aeroporto para não perder tempo escolhendo o destino na cidade.

De Roma Termini, peguei a Linha B do metrô sentido Laurentina e apenas duas estações depois já estava em frente ao Coliseu, na estação Colosseo.

Coliseu - O que dá pra fazer em uma conexão em Roma (Foto: Esse Mundo É Nosso)Coliseu - O que dá pra fazer em uma conexão em Roma (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

 

 

 

Coliseu - O que dá pra fazer em uma conexão em Roma (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A partir dali, em uma curta caminhada consegui conhecer um pouco da região e importantes atrações, como Arco de Constantino, o Palatino e muitos prédios históricos ao longo da Via dei Fori Imperiali.

Arco de Constantino - O que dá pra fazer em uma conexão em Roma (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Palatino - O que dá pra fazer em uma conexão em Roma (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Palatino - O que dá pra fazer em uma conexão em Roma (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que dá pra fazer em uma conexão em Roma (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que dá pra fazer em uma conexão em Roma (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que dá pra fazer em uma conexão em Roma (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que dá pra fazer em uma conexão em Roma (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Infelizmente não deu tempo de comer algum prato típico italiano, apenas tomar um bom gelato e voltar ao aeroporto. Foi corrido, mas inesquecível conhecer, mesmo que rapidamente, algumas atrações de Roma. Bem melhor que mofar por 5h30 no aeroporto.

O que dá pra fazer em uma conexão em Roma (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se você tiver um intervalo de conexão maior do que o meu, com certeza poderá aproveitar melhor e usar o metrô a seu favor. Só calcule o seu ritmo de acordo com o tempo na cidade. Esse é apenas um post sugestivo e deixei claro que tive que correr bastante. Se você achar que não dá conta, não arrisque perder seu voo.

O que dá pra fazer em uma conexão em Roma (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

+ Leonardo Express: Como ir do aeroporto ao centro de Roma

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

201 Comments

  1. Michel disse:

    Muito bom o post! Farei conexão de 9h em Roma na volta ao Brasil (Veneza-Roma-São Paulo).
    Sabe informar se as malas despachadas em Veneza vão direto (voo Alitalia) ou se existe lockers no aeroporto, pois não dá para fazer um tour por Roma com toda bagagem!

    • Oi, Michel, tudo bem?

      Muito obrigado, fico feliz em ajudar. Se seu voo é por uma única passagem comprada junto, normalmente sua mala vai direto pro Brasil. De todo modo há sim lockers.

      Abraços e boa viagem!

  2. Luiza Brandão disse:

    Vou para Lisboa ficar na casa do meu namorado. Como Portugal não precisa de visto vou sem visto, consigo passar mesmo assim pela imigração em Roma e sair do aeroporto para passear? Se vou ficar na casa do meu namorado o que preciso levar para comporvar minha hospedagem porque não vou fazer reserva no booking.
    Me ajuda por favor, obrigada

  3. Sandro disse:

    Olá Rafael! Obrigado pelas dicas! Eu, minha esposa e meu filho de 5 anos, teremos uma conexão em Roma por 16horas, sendo o destino final a Grécia. Queremos conhecer o Coliseu e arredores. Minha dúvida é o que falar na imigração… se passarei o dia, mas meu destino final é a Grécia e que é uma conexão? Obrigado

  4. Gabriel disse:

    Oi Rafael adorei a matéria, tenho um vôo para Paris com conexão de 16h em Roma, acho que consigo sair do aeroporto, vou passar pela imigração na chegada a Roma e ao voltar pelo aeroporto? Comento que tenho conexão?

    • Oi, Gabriel, tudo bem?
      Que bom, fico feliz em ajudar. Então, não tem problema você falar que está em uma conexão, até mesmo porque eles podem te pedir a passagem de saída do país. Mas de todo modo, sua imigração já seria feita na Itália, já que depois você segue pra Paris e não passará novamente pela imigração. Vá tranquilo e aproveite!

      Abraços

  5. Gabriela disse:

    Olá, tudo bem?
    Tenho uma conexão noturna (19:35-10:15h) totalizando 14:40. Mulher, sozinha, você acha seguro e válido fazer o passeio noturno? obrigada pelas dicas anteriores!!

    • Oi, Gabriela, tudo bem?
      Na chegada, acho que até dá pra você ir de trem e metrô até a região do Coliseu. Mas no meio da madrugada é melhor evitar circular por ruas sem movimento sozinha. Quando perceber que as ruas já estão vazias, é melhor voltar pro aeroporto de táxi.

      Abraços e boa viagem!

  6. Luan Takahashi disse:

    Olá ! Tenho um voo da LATAM previsto para chegar em roma (FCO) as 9:05, no terminal 3, e logo após reservei um voo com destino à Malta às 10:00, pela Air Malta.
    Minha pergunta é … será que consigo fazer essa conexão a tempo entre terminais e empresas distintas ?? rss
    Não me atentei na hr de comprar e agora estou quase surtando aqui, pois, além de ter que deslocar entre os terminais tenho receio de me atrasar passando pela imigração e passando pelo check-in.

    ps* Não haverá despache de pagagem e posso fazer check-in online.

    • Oi, Luan, tudo bem?
      Realmente o horário é mega apertado, já que você ainda terá que fazer imigração. Eu tentaria trocar a passagem ou até comprar outra pra não ficar tão caro na hora.

      Abraços e boa viagem!

  7. Ameeeei sério me agregou muito e você escreve muito bem sem rodeios e ddireto e reto! Mas eu tenho uma dúvida você sabe me dizer se precise de visto para entrar em Roma ou em lisboa nem que seja só para a escala ?

  8. tatiane disse:

    boa noite Rafael, gostei muito do seu post.Eu e minha família, vamos fazer uma conexão em Roma por 9hs, queria saber qual melhor opção e a mais rápida pra fazermos uma visita ao coliseu e Fontana de trevi , seria o trem ou alugar um carro por um dia ?qual sua sugestão ?

    • Oi, Tatiane, tudo bem?
      Como vocês estão em grupo, se forem menos de 5 pessoas, acho que vale ir de táxi. O preço irá compensar a passagem de trem e vocês devem chegar mais rápido, já que não precisarão esperar o próximo trem.

      Abraços e boa viagem!

  9. sergio luiz giraldella junior disse:

    ola! vou parar em ROMA para conexão Egito Cairo! voos de empresas diferentes!
    fico das 10 hrs da manha as 19 hrs em ROMA!

    meu seguro pode ser somente para 1 dia nê?
    da tempo de conhecer Coliseu e Vaticano arredores?

    para Cairo não preciso de seguro nê ?? somente vacina?

    obrigado desde ja!

    • Oi, Sérgio, tudo bem?
      Eu recomendaria que você fizesse um seguro pra viagem toda. Eu já fraturei a coluna no exterior, tive que ser resgatado de helicóptero, fiquei internado… paguei R$ 50 num seguro e já pensou quanto teria custado tudo isso? Sem contar depender de saúde pública, ainda mais em locais como Egito… Mas se você preferir, pode sim fazer só pro dia em que estiver em Roma.

      Sobre o que dá pra fazer, você tem muito pouco tempo e, como conto no post, acho que só dará pra fazer a região do Coliseu ou o Vaticano. Os dois acho que não dará tempo.

      Abraços e boa viagem!

  10. Dinho disse:

    Desculpa esqueci de por voos que sao da Alitalia todos os trechos muito grato

  11. Dinho disse:

    Oi Rafael tudo bem ? Vou para Veneza co cenexao em Roma tenho 1h e 15 de tempo de conexao e 1h e 50 de Florença para Roma da tempo e onde faço a imigraçao em Roma e na na volta em Forença muito grato

  12. Paola Ortolan disse:

    Ola, adorei as dicas! Estou agora indo para Roma e vou ficar 7 horas. Minha ideia é ir para o Coliseu e voltar para não arriscar. Eu estou só com uma dúvida pois no check in a atendente me disse que talvez eu tenha que pagar uma taxa de embarque novamente ao retornar para o aeroporto. Vc sabe me dizer se tem isso mesmo? Não vi em nenhum blog falando a respeito, agora estou preocupada de sair do
    Aeroporto

    • Oi, Paola, tudo bem?
      Se seu voo é uma conexão e você vai pra outro destino, você nem precisará passar pelo check-in novamente, já que suas malas seguirão pro destino final. Eu nunca ouvi falar nessa taxa, não.

      Abraços e ótima viagem!

  13. Hugo Gonzaga disse:

    Boa tarde, Rafa. Como foi a sua passagem pela imigração? Vi em alguns lugares que há dois caminhos, um que leva a área de embarque e outro para as bagagens. Vou para Amsterdã e tenho uma conexão de 7 horas em Roma. Gostaria de sair para conhecer a cidade.

  14. Renats disse:

    Olá! Tenho exatamente 5h de conexão em Roma e as bagagens serão transferidas automaticamente. Gostaria de conhecer o Coliseu. Coisa de visita rápida. Será que indo de trem e depois de táxi ida e volta para o terminal daria? Tenho muito medo de atrasar… obrigada!

    • Oi, Renata, tudo bem?
      Eu acho 5h muito pouco, mesmo com as malas indo direto. Se você pensar que no desembarque e imigração deve levar cerca de 1h, mais 1h até chegar ao centro de Roma, mais o deslocamento de metrô, mais pelo menos 2h de antecedência pro próximo voo, não sobra tempo nenhum.

      Abraços e boa viagem!

  15. Allan Vieira Silva Araujo disse:

    Opa Rafael, passando aqui só pra agradecer pela dica! Deu certinho o tempo de dar uma passada no Coliseu e voltar pro aeroporto. Desembarquei as 09:30 no terminal 3 e após pegar o Leonardo Express e o metrô às 11:30 já estava de frente para o Coliseu. Meio-dia e meia já estava novamente no Termini e com certa tranquilidade embarquei antes do horário do fechamento do portão de embarque (às 14:30). Tomara que em outra oportunidade consiga conhecer mais a cidade, mas de ter esse gostinho ja foi bem legal.
    Abraços!

  16. Taís disse:

    Olá, boa noite! Poderia me dar uma ajudinha?! Tenho um voo de Paris ao Brasil que faz conexão em Roma por quase 14 horas, porém num horário ruim, chegaremos em Roma as 20:30h e partiremos no dia seguinte as 10h da manhã. Gostaria de saber se é viável sairmos do aeroporto a noite para conhecer o Coliseu e a Fontana Di Trevi? E nesse caso passaremos pela imigração?
    Desde já agradeço a atenção.

    • Oi, Taís, tudo bem?
      Então, eu já fiz isso no ano passado com um amigo que nunca tinha ido a Roma e só tinha a chance numa conexão durante a noite. Vale a pena pra realmente matar a vontade ver esses locais. Eu fui por volta de meia-noite ao Coliseu, fiquei meio assustado à princípio, mas correu tudo bem, até que tinham algumas pessoas na rua. Foi bonito e fiquei satisfeito. Só acho meio complicado você fazer a pé o trecho do Coliseu até a Fontana, talvez vale ir de táxi, já que passa por muitas ruelas meio vazias e eu, particularmente, não me sinto muito seguro andando por essas ruas escuras em Roma. O lado bom da Fontana é que você vai pegá-la vazia, porque durante o dia é uma muvuca sem fim.

      Abraços e ótima viagem!

  17. Elisabete disse:

    Olá!
    Ficarei 9 horàs esperando o horário para fazer conexão. O que vai dar pra fazer neste intervalo em Roma?

  18. Leonor Valente disse:

    Vou fazer conexão em roma indo p barcelona. Me der umas dicas do aeroporto é minha primeira viagem internacional.

  19. ALESSANDRA GOMES SILVA disse:

    Olá! Retornando aqui só para dar o feedback da minha viagem. Segui exatamente este roteiro, salvei a dica no meu celular e sem medo fui até o Coliseu entre as minhas quase 6h de conexão e deu tudo certo! Só para entrar no monumento é que não dá e também não tive coragem de tentar entrar na área do senado romano, mas só em rodear o coliseu e as paisagens em torno já valem a pena! Ainda deu para comprar meu chip de celular na estação Roma Termini e retornar com folga para almoçar no aeroporto. Adorei! Obrigada.

  20. Alessandra disse:

    Rafael, que post sensacional!
    Estarei indo no próximo sábado com uma conexão de um pouco mais de 6 horas e estava pesquisando há meses se dava pra fazer algo em Roma nesse meio tempo, quando de repente me deparei com esse seu post único e incrível! Já salvei aqui a página pra seguir direitinho todo o passo a passo que você fez. Obrigada por compartilhar sua experiência!

  21. Vanessa F. Leandro disse:

    Olá!
    Estou planejando um intercâmbio à Londres em 2019. Vou conhecer Paris de trem em um final de semana e estava pensando em comprar uma passagem de múltiplos destinos saindo de Londres para Roma e de Roma para São Paulo. A ideia é chegar na sexta à noite e embarcar para SP no domingo. Você acha que é uma ideia legal? Dá pra fazer o quê neste intervalo?
    Pensei neste itinerário para aproveitar que o valor a mais na passagem não é tão grande.
    Obrigada!!!

    • Oi, Vanessa, tudo bem?
      Com certeza vale a pena se não aumentar muito a tarifa, com dois dias dá pra você conhecer bastante coisa em Roma. Eu vou pra lá daqui dois meses, fica ligada no blog que aí vamos dar as dicas detalhadas do que fazer não só numa conexão, mas em mais dias na cidade!

      Abraços

  22. luiz carlos de carvalho Oliveira disse:

    Olá Rafael, bem legal suas histórias, sou fã também de frango com quiabo e uma boa cerveja puro malte ou chopp, bem estou indo para a Rússia dia 31/05 ver a copa mundial serão 50 dias na europa sendo 48 na Oriental com conexão em Roma, permaneço lá das 07h00 AM ATÉ AS 23h59 PM serão 17h em solo Italiano, vou dar umas 03h de desconto para desembarque e embarque, fico então com 14h, comprei um translado para o coliseu e vaticano umas (04h +-)de duração ,me restarão mais ou menos 10h pensei em ir conhecer o litoral e ficar umas 4h me restam 06 horas talvez eu vá até o Villa Borguese e panteão, no voo de retorno ao Brasil dia 18/07 pouso em Roma as 11h35 e embarco as 22h05, tendo 10h25min em solo italiano novamente, talvez vc possa me dar algumas dicas e comentar o roteiro que planejei, grande abraço

    • Oi, Luiz, tudo bem? Que legal, deu até água na boca falar em frango com quiabo rs.

      Então, infelizmente eu só fui pra Roma até hoje, então não sei se consigo te ajudar. Mas no mesmo período em que você estará lá eu também estarei justamente pra conhecer bem a Itália. Sinto não poder ajudar em tempo.

      Abraços e boa viagem!

  23. Allan disse:

    Olá Rafael! Tenho uma escala em Roma de 5h50m de duração e meu embarque pro próximo voo será no Terminal 3. Dá pra arriscar fazer o mesmo que voce fez? O que é mais próximo, Coliseu ou a Fontana di Trevi? Agradeço desde já pelas informações do blog!

    • Oi Allan, tudo bem?
      Você tem exatamente o mesmo tempo que eu tive. Foi preciso correr, mas deu tempo rs. Pelo que vi no deslocamento de trem, o Coliseu é mais perto que a Fontana.

      Abraços e boa viagem!

      • Allan disse:

        Muito obrigado pela resposta Rafael. A 2a parte do meu vôo é feita por outra empresa aérea, isso pode complicar no tempo de embarque/desembarque ou as malas vao ser despachadas de 1 companhia pra outra? (nunca fiz uma viagem internacional com parada e 2 cias. aéreas diferentes)

        • Oi Allan, tudo bem?
          Pode sim, pois você terá que retirar as malas e retornar para fazer o check-in novamente, como no primeiro voo (a menos que sejam duas empresas parcerias, vale olhar no momento do embarque aqui no Brasil). Se fosse a mesma, normalmente as malas seguem direto até o destino final.

          Abraços e boa viagem!

  24. Rodrigo disse:

    Rafael, tudo bem?
    Teremos uma escala de 7hs no FCO (8:20 as 15:20)
    É suficiente para uma visita ao Coliseo e quem sabe um almoço na cidade?
    Grato

    • Oi Rodrigo, tudo bem?
      Esse é mais ou menos o mesmo tempo que tive, que relatei no post no blog. Até dá pra ir ao centro bem correndo, mas não acho que dê tempo de almoçar com calma, não. É preciso ficar atendo pra voltar com a antecedência suficiente para o próximo voo.

      Abraços e boa viagem!

  25. Fabiana disse:

    Como você fez com a bagagem nessa conexão em Roma?
    Guardou em algum lugar ou levou com você?

  26. VANESSA SAKAKIBARA BATISTA disse:

    Boa noite. Vou para o Japão e tenho conexão em.Roma de 7horas. Será que conseguimos dar uma.volta pelo coliseu? Chegamos 07:15 e saímos 15:15

  27. Maurício disse:

    Oi bom dia, Estou indo de São Paulo para Veneza e tenho 1:30 de conexão em Roma. Será que dá tempo? Obrigado

    • Oi Maurício, tudo bem?
      Se for pela mesma companhia aérea seu voo, eles são responsáveis pela venda dessa conexão. Mas deve dar tempo sim. De todo jeito, você fará a imigração ali em Roma.

      Abraços e boa viagem!

  28. Ednardo Freitas disse:

    Olá Rafael,

    Uma duvida que me veio agora. Devo fazer uma conexão de mais de 8h em Roma. Como é a mesma empresa aérea, a bagagem só será devolvida no destino final.

    Se eu sair do aeroporto, tem como eu despachar outra mala depois? Não me interessam os pontos turisticos de Roma (que eu já conheço), mas sim os maravilhosos vinhos e demais produtos italianos…. rsrs Ou seja, quero sair para fazer compras!

    • Oi Ednardo, tudo bem?
      Então, nesse caso, como você já estará com o check-in feito e bagagens despachadas, acho que o melhor é consultar a companhia aérea. Não sei como cada uma delas lida com esse caso.

      Sinto não poder ajudar,
      abraços e boa viagem!

  29. Kennedy Portela disse:

    Tenho uma viagem para londres (heathrow) e com conexão em roma por incríveis 14 horas (das 7 as 21hrs), quantas horas vou conseguir aproveitar a cidade se fizer “correndo” as coisas no aeroporto? posso usar a desculpa de visitar a cidade mesmo? é passagem unica com conexão a roma mesmo pela alitalia.
    Obrigado Rafael.

  30. Luísa disse:

    Ola

    Vou viajar em março pra Roma e chegarei às 7:15 am e tenho que embarcar as 9:30 am pra reggio di calábria, estou com medo por conta desse tempo curto, ambos desembarque e embarque serão no terminal 3 do fiumicino mas terei uma mala pra despachar, que vou ter que pegar do 1° voo e despachar para o outro voo, como posso agilizar pra não perder tempo? Obrigada

    • Oi Luísa, tudo bem?
      Seu voo foi comprado numa única passagem? Por exemplo, todos os trechos pela Alitalia? Se sim, não se preocupe, sua mala provavelmente seguirá direto até o destino final. Essas duas horas são mais que suficientes pra você passar pela imigração e fazer o novo embarque.

      Abraços e ótima viagem!

  31. Paulo Carvalho disse:

    Olá Rafael,
    estou indo de Barcelona para São Paulo e farei escala em Roma de aprox. 8 hs. gostaria de tentar visitar o coliseo pelo menos, como voce fez. Como funciona essa coisa de sair do aeroporto ?.. alguns aeroportos voce mal consegue ver a cara da rua em uma conexão.. nesse aeroporto tem-se a possibilidade de escolher ou vale à pena falar na Imigração ?

    obrigado

    • Oi Paulo, tudo bem?
      Você terá que fazer a imigração em Roma de qualquer forma para entrar na Europa, então basta sair do aeroporto. Só não se esqueça de voltar com uma boa antecedência pra não ter problemas.

      Aproveitando, tanto a Itália como a Espanha exigem Seguro Viagem de Brasileiros e esse documento pode ser pedido na imigração. Se quiser fazer uma cotação em diversas agências, nós sugerimos, por exemplo, esse site, que é uma espécie de Buscapé de seguros http://www.segurospromo.com.br/p/essemundoenosso/parceiro?tt=comentarioemail

      Abraços e ótima viagem!

  32. Jorge Sikelero disse:

    Olá.

    Meu voo de Paris chega as 13:05 em Roma
    e o voo para o Brasil só sai as 22h.

    Dessas nove horas imagino que as duas primeiras sejam ainda no aeroporto na chegada e mais duas no final para fazer todos tramites antes do embarque.
    Posso contar essas 5 horas livres então para conhecer o Coliseu justo no meu aniversário?

    • Oi Jorge, tudo bem?
      Isso mesmo, bom você ter em mente em torno de 5h. Mas vale lembrar que 1h será de ida ao centro e outra 1h pro retorno de trem, ou seja, serão apenas mais ou menos 3h livres.

      Abraços e ótima viagem!

  33. RENATA RODRIGUES DE FREITAS disse:

    Oi Rafa!

    Então… é minha primeira viagem internacional. Vindo de Paris, farei conexão em Roma( allitalia) e Chegarei as 15:15. Depois só pego avião (cia gol) para são Paulo as 22;05. Estou com dúvidas quanto a bagagem. Eu terei que despachar novamente? Demora muito?
    Outra coisa: só queria mesmo no Coliseu e conhecer o que desse ao redor dele. Acha que dá tempo?

    • Oi Renata, tudo bem?
      Então, apesar de ter comprado a passagem pela GOL, provavelmente que fará seus dois voos será a Alitalia, já que a GOL não voa pra Roma. Portanto sua babagem será despachada em Paris e retirada apenas em São Paulo mesmo. Sobre ir ao Coliseu, até que pode dar tempo sim. É só seguir esse roteirinho que eu fiz, que está no post. Fique atenta apenas pra chegar de volta com antecedência para o novo embarque.

      Abraços e ótima viagem!

  34. Whilian Xávier disse:

    Olá amigo boa tarde, comprei minha passagem para Paris com conexão em Aeroporto di Fiumicino,(FCO) na ida só terei 1h de espera para partir à Paris, mas na volta terei um tempo de 6:30 de conexão nesse aeroporto, tenho um certo receio de me enrolar e acabar me perdendo, o que dá para fazer nesse tempo sem saber nada de Italiano, outra dúvida é quanto a bagagem, eu não preciso me preocupar com ela né, já é transferida de um avião para o outro nesse meio tempo?

    Obrigado desde já.

    • Oi Whilian, tudo bem?
      Então, 6h30 é um tempo curto pra fazer alguma coisa em Roma. Eu saí do aeroporto, mas foi super corrido, já que ele fica longe do centro. Acho que vale, como está inseguro, ficar no terminal mesmo.

      Sobre a mala, se você comprou as passagens pela mesma companhia, elas normalmente seguem direto sim até o destino final. Mas para ficar mais tranquilo, confirme quando for despachar no check-in.

      Abraços e boa viagem!

  35. Alice Ramos disse:

    Explicando… Vou do Rio para Roma com escala de 1:05h para Paris. Será que dá tempo?

  36. Alice Ramos disse:

    Boa tarde. Tenho 1:05h de Roma para Paris. Será que dá tempo?
    Obrigado

  37. Yanna disse:

    Boa tarde Rafael! Como vai? Em Outubro vou para Paris com a Alitália por Roma. Como funciona os terminais 1 e 3 em Fiumicino? Até hoje não entendi minha passagem! Não sei se chego do Brasil pelo 1 ou 3. Mas tenho que mudar de um terminal ao outro. Obrigado!

    • Oi Yanna, tudo bem?
      Pode ficar tranquila, a troca de terminais não tem erro. Pelo que pesquisei aqui, você chega pelo Terminal 3. Basta desembarcar e pesquisar no painel eletrônica de onde sai seu próximo voo (terminal e portão). É só seguir as placas, mesmo que seja preciso trocar de terminal caminhando ou de trem.

      Abraços e ótima viagem!

  38. Daniel disse:

    Olá Rafael, estarei em Roma dia 06/07/17 e tenho conexão de 7h em Roma, estou louco para conhecer pelo menos o Coliseu, porém em outros blogs dizem que 7h de conexão não é muito tempo para sair do aeroporto, mas pelo que vi o transporte que liga o aeroporto ao centro é ótimo, estou pensando seriamente em dar uma volta em Roma, você recomendaria de acordo com minha situação?

    • Oi Daniel, tudo bem?
      Realmente é um tempo apertado, mas se você não se importar de correr dá pra arriscar. Se você der uma olhadinha nesse meu relato, eu tive só 5h30 de conexão e consegui, correndo muito, ir até o Coliseu e até tomar um sorvetinho italiano.

      Abraços, boa sorte e ótima viagem

  39. Lorene disse:

    Ola!
    Estou estudando em reservar um voo pela smiles:
    Sai de alghero na região da sardenha com conexão em roma, das 16:00/17:00 1 hora de voo e no dia seguinte as 11:00 o voo seguinte Roma x Miami.
    Ambos pela smiles e alitalia no mesmo localizador.
    Neste caso minhas malas vao direto pra miami ou consigo retirar em roma e despachar no dia seguinte?
    Datas em agosto

  40. Kati disse:

    Oi Rafael,

    Terei uma conexão de exatamente 5h30m em Roma, o mesmo tempo que você teve.
    Me diz uma coisa, quanto tempo você ficou passeando em Roma? Quanto tempo durou o passeio tirando o tempo de deslocamento e tal? Quanto tempo antes do voo você encerrou o passeio para voltar ao aeroporto?
    Estou bem tentada a fazer o mesmo que você fez e ao mesmo tempo com medo de dar errado, rs.

    • Oi Katia, tudo bem?

      Foi bem corrido, rs. Mas como estava sozinho e sem mala eu arrisquei e ainda tive que ficar me explicando pro cara de imigração porque era muito pouco tempo (estava vindo de fora da Europa). Então, considere uns 30min pro desembarque e mais 30min de trem até o centro. Ali você vai poder pegar o metrô e ir até o Coliseu. Guarde apenas entre 1h30 ou 2h pra isso. Pegue o trem de volta (mais 30min) e embarque novamente.

      Mesmo se você não tiver que despachar malas, é bom chegar com pelo menos 2h ou 1h30 de antecedência, já que se o voo é internacional você terá que passar pela imigração, sem contar o tempo antecipado para o embarque. Foi MUITO corrido, mas deu pelo menos pra ver alguma coisa.

      O principal é você pensar se vai precisar despachar mala de novo e chegar com antecedência na volta pro aeroporto.

      Abraços e boa sorte

  41. Jessica disse:

    Boa noite Rafael!!! Tenho a opção de resgatar um vôo que sai de Barcelona até Atenas e faz uma conexão em Roma. Os dois trechos são pela Alitalia. Porém o tempo de conexão é de apenas uma hora e vinte. Você acha arriscado fazer uma conexão com esse tempo e acabar perdendo o segundo vôo?

    • Oi Jessica, tudo bem?
      Não é arriscado não. Se a própria companhia aérea está dando esse prazo é porque é possível. Se fosse em empresas diferentes aí sim era melhor evitar. Só uma dica: se for um voo pra daqui muitos meses, eu pensaria com cuidado, pois a Alitalia pediu ontem concordata, ou seja, está com processo de falência. Dizem que ela não irá parar de voar, mas…

      Abraços e ótima viagem

  42. Luciana disse:

    Olá, tenho uma conexão em Roma de 10 horas, queria saber se tem algum lugar pra eu deixar as minhas malas já que não sei se será possível despachar com tantas horas de antecedência ou se eu terei que pegar minhas malas só no destino final! Obrigada

    • Oi Luciana, tudo bem?
      Se seu voo é pela mesma companhia, sua mala irá seguir para o destino final. Se não, há armários (lockers) no próprio aeroporto onde você poderá deixá-la.

      Abraços e boa viagem

  43. Primo Luchini disse:

    Olá Rafael, estou planejando uma viagem para Berlin, Ida e volta na mesma passagem. Na volta a conexão será em Roma, o voo chega às 23:35, e parte no outro dias as 21:50. Já li as postagens acima, mas nada com esse longo tempo de espera 22:15 hs. Provavelmente terei que ir a algum hotel, devido à hora que estarei chegando. Por favor queira comentar sobre isso, com sugestões. Obrigado.

    • Oi Luchini, tudo bem?
      É, nesse caso você precisará de um hotel sim. Vale o que estava no post para ir até o centro e lá você deve reservar um local pra ficar pra poder passear no dia seguinte.

      Abraços e ótima viagem

  44. Daniel Loures disse:

    Olá, Rafael. Também sou mineiro, adoro frango com quiabo e moro em SP, hehe! Vamos ao que interessa, rs: Tenho um vôo para Berlim com conexão de 23 horas em Fiumicino, Roma. Provavelmente terei que pegar minhas bagagens no desembarque em Roma, passar pela imigração (antes) e fazer novo check-in e despache de bagagens quando for embarcar no dia seguinte pra Berlim, né? Muito obrigado! =)

    • Oi Daniel, tudo bem?
      Que legal, somos conterrâneos! Então, depende muito. Você comprou a passagem toda, incluindo a conexão, de uma vez só? Ou seu segundo voo foi comprado separado? Se comprou junto, sua mala deve seguir diretamente pra Berlim e você ficará apenas com a mala de mão em Roma.

      Abraços e boa viagem

  45. Mariana disse:

    Olá! Gostaria de uma ajuda! Sabe me dizer se no aeroporto de Roma existe alguma possibilidade de banho? ou sala vip ou pagas?
    Um abraço.

  46. Joana disse:

    rafael tudo bem? parabéns pelo post!

    preciso de ajuda
    meu vôo faz conexao em Roma de 7hs, porem
    meu destino final é Londres.gostaria de sair do aeroporto para conhecer roma mas nao sei o que dizer na imigração e nemquantos euros devo apresentar, ja que estarei levando a maior quantia em libras!!

    • Oi Joana, tudo bem?
      Você pode dizer que irá apenas conhecer a cidade, normalmente. Caso exijam, você tem a passagem pra Londres, que prova que você continuará a viagem. Sobre dinheiro, leve apenas alguns Euros pra gastar no dia e cartão de crédito internacional. Para se sentir mais segura, leve umas faturas anteriores que comprovem o seu limite. Você não deve ter nenhum problema.

      Abraços e ótima viagem

  47. Diego Alencar disse:

    Obrigado pela resposta. Esse seguro viagem obrigatório, é qualquer um ou tem que ser algum específico? Eu comprei minhas passagens pela CVC e já vem seguro viagem junto. Ele já serve? Obrigado!

    • Oi Diego, tudo bem?
      Você precisa ver na CVC se seu seguro é o exigido na Europa, que é o de 30 mil euros. Se for esse, não terá problemas.
      Abraços e ótima viagem

      • Diego Alencar disse:

        Ah, entendi. Obrigado pela resposta. Liguei na CVC dias atrás e de acordo com eles, como eu nem vou sair do aeroporto por ser uma escala, nem vai ser necessário exibir o seguro-viagem, mas mesmo assim vou com ele para me prevenir. Porém não sei se o seguro é esse de 30 mil euros exigido na Europa… Vou ter que ver com eles. Obrigado pela atenção!

  48. Diego Alencar disse:

    Olá. Vou para o Japão e farei escala de 8h em Roma. É preciso de algum documento, visto ou algum outro item somente para fazer escala? Considere as duas possibilidades: não sair do aeroporto ou fazer uma visita rápida à Roma. Obrigado!

  49. Joseane disse:

    Oi Rafael!
    Vou de Paris para Veneza em março e pensei em comprar uma passagem da Alitalia com conexão grande, mas tenho muito medo de dar tudo errado, não costumo andar de metrô. Você acha que é tranquilo mesmo fazer essa sua rota? Eu me contentaria em conhecer só os lugares que voc foi. Teria alguma outra alternativa ou essa é a que você indica fortemente?

    • Oi Joseane, tudo bem?
      É bem tranquilo sim. Como você não se sente familiarizada com metrô ou trem, vale ter mais tempo de folga e não fazer tão corrido como eu fiz. Se tiver, não precisa se preocupar. Outra opção seria um táxi ou Uber, mas aí sairia bem mais caro.
      Abraços

  50. Denise RJ disse:

    Será que em Paris também é tranquilo para conhecer alguns Pontos turísticos, numa Conexão de 10 horas?

  51. Denise RJ disse:

    Boa Tarde.

    Adorei seu post. Estou indo para Lisboa fim de ano, com conexão em Roma por 12 horas, acho que consigo conhecer alguma coisa. 🙂 Meu medo era não conseguir sair do Aeroporto.

  52. Ana Luiza disse:

    Bom dia,
    vou fazer escala de 4 horas no aeroporto de Roma, com destino ao Egito. Como não estou indo pra União Européia, estou levando apenas dólares… Gostaria de saber se eles aceitam dólar normalmente dentro do aeroporto, ou se precisaria pagar com o cartão de crédito (para comer alguma coisa, fazer alguma comprinha no free shop)
    Obrigada

  53. aline disse:

    Bom dia Rafael,

    Vou do Rio para Catânia com escala em Roma.
    Acho que chego no terminal 3 e embarco no terminal 1.
    Gostaria de saber como é o trânsito entre esses dois terminais.
    É tranquilo? Dá pra ir andando? São muito distantes?
    Grata,
    Aline

  54. Gabriela Bessa disse:

    Oi, tudo bem? Você poderia me ajudar?
    Então tenho um vôo para o Brasil na pxm semana e uma conexão em Roma por 23h. A imigração permite que eu vá à cidade com esse tempo de conexão?O que devo dizer quando estiver passando na imigração?

    Obrigada.

    • Oi Gabriela, tudo bem? Você vai pra qual cidade? Se for na Europa, você fará a imigração em Roma mesmo. Depois basta sair do aeroporto normalmente, pois você já estará “dentro do país”.
      Abraços e ótima viagem!

      • Gabriela disse:

        Oi Rafael. Nao, nao! Eu estou em Londres, voltando para o Brasil! Meu voo para o Brasil que tem conexao em Roma. Por isso queria saber se poderia me ajudar com as informacoes ditas na mensagem anterior.

        • Oi Gabriela, então você terá que passar pela imigração entrando na área de Schengen se for sair do aeroporto. Mas eu fiz isso, estava voltando da Turquia. Não tem problema algum. Mostre sua passagem de volta e diga que irá conhecer a cidade.
          Abraços e ótima viagem!

      • MARCELO disse:

        Boa Tarde .
        Tenho um voo de sp para roma agora em agosto, como ê a imigracao em roma, o ano passado fomos para a alemanha, o pessoal da imigracao de la super de boa e educados.

        ABRACOS.

  55. Barbara disse:

    Olá bom dia. Gostaria de esclarecer uma dúvida, chego a Roma as 7 da manhã pela Italaia. O voo segue para Florença as 17:50, será feit a imigração provavelmente em Roma certo? E as bagagens ? Será retirada em Roma ou seguirá para Florença ? Preciso me apresentar e ter qual conduta para sair do aeroporto ? Aguardo

  56. Fernanda disse:

    Adorei as dicas! Eu e minha amiga tínhamos aproximadamente 10 horas para aproveitar e seguimos exatamente tudo que você informou. Foi perfeito!!! Fomos ao Coliseu, Fontana di Trevi e ainda deu tempo de almoçar uma bela Carbonara no restaurante al muro que também super recomendo. Muito obrigada!

  57. Chris disse:

    Ola Rafael, muito claro e objetivo seu Post!
    Tenho uma pequena duvida, caso voce possae ajudar.. Vou para Israel com escala de 14hrs em Roma, claro, vou passear um pouco, tanto na ida , quanto na Volta de Israel..
    Minha duvida é se é obrigatorio ter Seguro Viajem para entrar Roma (tratado de Shegen), ou eles nao pedem para quem esta apenas em transito, tendo como destino final outro pais ??
    Grande abs

  58. Janaina disse:

    Olá! Vou de BH para o Rio, do Rio para Roma e de Roma para Milão. Neste caso minha mala chegara ao destino final a partir de BH ou a partir do Rio? Pelo que entendi, passarei pela imigração em Roma, certo? Na volta farei conexão de Milão a Paris e de Paris ao Rio. Terei que passar pela alfândega em Paris, devido verificação das compras que posso ter feito? Se levar meu notebook do Brasil, tenho que levar a nota fiscal?

    • Oi Janaína, tudo bem? Vamos lá.
      Provavelmente você irá para Roma com a Alitalia, certo? Mas seu voo de BH pro RJ não será por ela, já que ela não voo pra BH. Portanto você deverá fazer o check-in internacional no Rio e sua mala deve seguir até Milão. Sobre a imigração, sim, ela será feita no primeiro destino europeu, no caso Roma. Na volta, sua imigração será feita em Paris, que é seu último destino na Europa.
      Já sobre o notebook, se você tiver comprado no Brasil, não precisará levar nota fiscal, já que a alfândega brasileira sabe que você o comprou aqui. Já se ele é importado, é bom ter a nota. Você não passará por fiscalização de compras na saída da Europa, mas, caso seja selecionada, na Receita Federal do Rio de Janeiro, na volta.
      Abraços e ótima viagem!

  59. Tatiane disse:

    Olá Rafael, tudo bem?
    Ótimas dicas!!
    Vou viajar esse ano para Madrid, com escala de 14h em Roma.
    Só tenho uma dúvida em relação à bagagem… Você teve que pegar suas malas em Roma?
    Já vi em vários sites, que as pessoas só despacham na origem (SP, no meu caso).
    Mas eu liguei na Alitalia, e me informaram que se eu quiser sair do aeroporto eu teria que pegar as malas e depois despachar novamente, pois de acordo com a pessoa que me atendeu, eu vou fazer um “segundo check-in”.
    O que você acha?
    Obrigada!!

    • Oi Tatiane, tudo bem?
      Normalmente (sempre bom consultar a companhia) sua mala vai direto pro destino final. Então você até pode sair do aeroporto, mas a mala fica lá aguardando o próximo voo e você só a retira na última cidade. O que a companhia pode ter te sugerido é que você faria apenas o check-in do primeiro voo (SP-Roma), retiraria a mala lá e faria novamente o check-in.
      Como é pouco tempo, por que não leva uma mochila com os pertences que irá precisar nessas 14h e deixa pra retirar a mala no final?
      Abraços e ótima viagem!

  60. Andreia disse:

    Olá Vitor
    Vou fazer conexão de duas horas em roma mas vou pegar outro vôo parara Veneza só que não quero ir até Veneza quero começar por roma
    Como faço pra pegar minha mala antes de despachar para Veneza? Estou confusa Pq já fechei a hospedagem para começar por roma
    Obrigada

    • Oi Andreia, tudo bem?
      Não entendi muito bem. Seu voo seria pra Veneza, com conexão em Roma, mas aí você não quer mais o segundo voo e quer ficar em Roma? Se for isso, você vai precisar comunicar a companhia aérea. “Abandonar” esse trecho pode comprometer suas passagens de volta, o chamado “no show”.
      Abraços

  61. Tânia Antoniassi disse:

    Oi, Rafael! Adorei o post! Estou pesquisando passagem para Florença com conexão em Roma para agosto. Vc sabe qual o terminal que chegarei e pra qual terei que me encaminhar para pegar o voo para Florença? Obrigada!

    • Oi Tânia, tudo bem?
      Muito obrigado. Infelizmente não sei, isso você consegue saber na hora da compra das passagens. De toda forma, é muito tranquilo mudar de um terminal para o outro.
      Abraços e ótima viagem!

  62. REINALDO VIEIRA COSTA disse:

    Caro Rafael.

    Li todas as suas informações, e gostei muito. Em dezembro com ajuda de Deus, irei viajar para Madri, e conexao em Roma, e irei fazer um city tour em Roma.

    Muito agradecido pelas dicas.

  63. José Roberto disse:

    Eu e minha esposa estaremos indo para Madri com escala de 12 horas em Roma. Ao que entendemos é possível aproveitar para um City tour em Roma.

  64. Neilimar disse:

    Oi Rafael, parabéns pelo trabalho informativo!
    Se puderes, ajude-me nessa dúvida: tenho voo com destino a Malta e parada em Roma (3h), como turista, levarei somente bagagem de mão; sabes se consigo antecipar e desembarcar em Roma? Assim ficaria alguns dias para depois ir até o destino.
    Obrigado.

  65. Boa tarde Rafael! Vou fazer meu voo com saida de Amesterdão com conexão de apenas 1.10h em Roma e sigo para São Paul, nessa 1.10h sera que é suficiente para desembarcar e ja embarcar novamente? Não sei se tenho que mudar de terminal para embarcar para o Brasil…desde ja obrigada

    • Oi Cecilia, tudo bem?
      Você comprou os dois trechos na mesma passagem? Se sim, dá tempo, já que eles irão enviar sua mala direto pra São Paulo. Você só precisará procurar o novo portão de embarque.
      Abraços e ótima viagem!

  66. Lucimar disse:

    Olá, Rafael;
    Com destino à Hungria, terei uma conexão em Roma – o horário previsto de chegada é 07:00 e embarcarei para Budapeste às 15:00 – você saberia me dizer, por favor, se nesse tipo de conexão é possível deixar o aeroporto para fazer um breve passeio pela cidade?
    Obrigada!

    • Oi Lucimar, tudo bem?
      É possível sim. Como a Hungria está dentro do Espaço de Schengen, sua imigração de entrada na Europa já será em Roma. Na volta ao aeroporto, você nem passará pela imigração no voo de Roma para Budapeste, ou seja, o embarque será como se fosse nacional.
      Abraços e boa viagem!

  67. Sim voce pode ir mais tem que considear uma duas horas de viajem uma por ir ate o centro e uma por regrasser. O problema maior e achar os ingressos do Coliseo. Tem possibilidad de entrar na forma mais facial com o Roma pass.
    Alessandro Guia de Rome em Portugues

  68. Oi André, que ótimo ler isso. Fico feliz em ter ajudado.
    Abraços

  69. Rodrigo disse:

    Prezado Rafael, excelente o seu post.
    Amanhã chegarei de Paris ao meio dia em Roma, e meu voo pra SP é somente as 22h. Vou com certeza dar um passeio em Roma seguindo suas dicas. Agora uma duvida: meu voo Paris-Roma é um voo doméstico comprado separadamente do voo pra SP. Como terei que pegar a mala no primeiro voo, e redesoachá-la posteriormente, você saberia dizer se poderei despachar a mala ao chegar de Paris por volta das 13h, ou terei que guardar a mala em um locker pra despachar somente próximo ao vôo pra SP? Os check-in já estão todos feitos . Seria somente despachar. Não consegui achar essa informação da antecedência máxima do despacho de malas em lugar algum 🙁

    • Oi Rodrigo, tudo bem? Desculpe a demora em responder.
      Sobre despachar a mala antes do horário, você precisará ver com a companhia aérea. Caso não possa, terá mesmo de guardar num locker.
      Abraços

      • Rodrigo Barroso disse:

        Olá Rafael. Deu tudo certo. Realmente não é possível despachar a mala antes das 3 horas regulamentares da Alitalia ( peguei essa informação no check-in da companhia no aeroporto em Roma, por volta do meio dia. Então desci até o andar inferior do aeroporto Fiumicino e lá no final a direita existe um depósito de bagagens. Pode-se deixar qualquer tamanho de bagagem, o preço são 6 euros por volume a cada 24 horas. Então, feito isso, peguei o Leonardo Express (sempre lembrar de convalidar a passagem nas maquininhas amarelas antes de entrar no Trem, a multa é de 200 euros pra quem não convalidar). Desci no Roma termini e fiquei andando por Roma até as 18h. Retornei ao aeroporto, peguei meu voo pra SP as 22h e foi tudo tranquilo. Grande abraço

  70. Andre disse:

    Olá, Rafael! Acabei de voltar de Berlim, via Roma, e segui suas dicas. Minha conexão foi de 9 horas e foi bem tranquilo chegar até o coliseu. Obrigado!

  71. george vrontakis disse:

    ola !

    na volta de Atenas meu voo chega em Roma as 13:30 hs e só vou pegar outro voo ás 22:30 para são paulo . Tenho chance de conhecer um pouco de Roma neste intervalo ?

  72. Diego disse:

    Comprei uma passagem promocional pra Genebra com conexão em Roma. O intervalo entre os vôos é de 9h (tempo bruto) (chegada em Roma às 07:00 e vôo para Genebra às 16:00). Pensei em fazer um bus tour pela cidade (aqueles ônibus abertos), pois eles passam por muitos pontos turísticos da cidade. Será que dá tempo?? O retorno ao Aeroporto é tranquilo???

  73. Jose Gomes disse:

    Ola Rafael! Estou fazendo o mesmo intinerario (indo para a Turquia e fazendo conexao em Roma). Comprei duas passagens diferentes (companhias aereas diferentes), uma para Roma, e outra de Roma para Istambul. Entao nao sei se sera necessario sair da area internacional para fazer o check in do proximo voo. Voce poderia me tirar essa duvida?

  74. Michelle disse:

    Muito bom o post, vou ter uma conexao de 8hs e nas minhas pesquisar me deparo com este relato sensacional, vou fazer q nem vcs ir apenas aos arredores do colisseo e acho q ainda da tempo de saborear um pedaco de pizza rsrs meu destina inical sera milao porem volto depois para conhecer roma com mais calma!!! Parabens pelo blog

  75. Ramon disse:

    Ola Rafael, para fazer essa escapada e ir a Roma precisa passar pela imigração? Tenho uma conexão de 15 horas em roma go to Egito.

  76. pedro costa disse:

    Ola Rafael CArvalho, muito obrigado pelo texto!

    Optei por fazer Rio – Paris com uma conexão de 11h (bruto) em Roma.

    Preciso pagar alguma taxa extra para sair e entrar no aeroporto de Roma?
    Obrigado!

    • Oi Pedro, tudo bem? Que bom poder ajudar.
      Não, você não pagará nada de taxa para sair ou entrar do aeroporto, não. Caso seu destino final não seja um país europeu, pode ser preciso o seguro Schengen mesmo que por algumas horas em Roma.
      Abraços

  77. Viagem Europa disse:

    Valeu pelas dicas cara. To indo pra Roma semana que vem e nao conhecia o aeroporto! Otimo post, valeu!

  78. Simone disse:

    Gostaria de saber se é complicado se locomover no aeroporto de fiumicino. Estarei saindo de São Paulo com destino à Pisa com conexão em Roma. O meu tempo de conexão é de 2:50 h. Alguém já fez esse percurso? Dá tempo de desembarcar, fazer a migração e embarcar? Alguém sabe em que terminal chega e em qual sai? Agradeço se puderem me ajudar pois é a primeira vez que desembarco em Roma.

    • Oi Simone, tudo bem?
      É bem fácil se locomover em Fiumicino, mesmo que você vá pegar o outro voo no terminal que necessita do aerotrem. Em uns 30 minutos no máximo você chega a qualquer lugar. Você só fará a imigração na Itália se for ficar na União Europeia. Se for para outro país, você não fará a imigração, só no destino final.

      Abraços

  79. Pedro Pereira disse:

    Também gostei imenso do artigo. Parabéns 🙂

  80. Luzbel disse:

    Olá, na volta de Madri tenho uma conexão em Roma de 12h, gostaria de saber se posso sair do aeroporto e visitar Roma nessas 12h? tenho que avisar alguém, companhia aérea?? além do mais, como será a imigração, pois já estarei voltando para o Brasil né? Obrigada

  81. Tiago Dionisio disse:

    Olá! Ficarei 10 dias na Itália, que cidades não posso deixar de visitar! Como faço? De trem ? De ônibus? Tiago Dionisio

  82. Carol disse:

    Planejando a minha viagem para Londres agora… antes de comprar a passagem pela Alitalia, com uma conexão em Roma de poucas ou muitas horas, me deparo com esse post! Sensacional!!! Obrigada pelas dicas!! Vou comprar a passagem com algumas horinhas a mais de conexão, e tentar conhecer pelo menos o Coliseu!!

  83. Alexandre Matos disse:

    Acabei de chegar de Roma, o cidade maravilhosa. Já estive lá umas dez vezes e é sempre bom voltar. Eu recomendo.

    • Oi Pedro, tudo bem?
      Teoricamente dá tempo sim, acontece que você colocou por exemplo o trem das 8h20 até às 9h. Mas e a espera? Quem garante que terá um trem exatamente na hora que você chegar? Melhor contar com mais tempo de folga. Caso queira mesmo ao menos conhecer alguma coisa, vá só ao Coliseu, pelo menos para tirar uma foto. Ele fica em frente à estação de metrô Coloseo.
      Abraços

  84. Pedro disse:

    Oi Rafael, estou indo com minha namorada para Londres em outubro. Nosso voo chega em Roma às 07:20 e sai às 13:25 do mesmo dia. Queria muito conhecer a cidade de Roma, e pelo que vi, vocë conseguiu com 35 min a menos que nós. Então tu acha que podemos tentar também? Contando que o voo chegue no horário, até sair do aeroporto seria 08:20, até chegar ao Roma Termini 09:00 e de lá pegamos o metro correto? Teríamos que voltar para o aeroporto por volta das 12hs? Acha que teríamos pelo menos duas horas para fazer o mesmo percurso que tu fez?

    Abraços e parabéns pelo site!

  85. Ronaldo disse:

    Boa tarde, amigo! Estou programando para maio uma viagem junto à minha esposa para Israel. Dentre as opções da AlItalia, há uma com conexão de 14 hrs, tanto na ida quanto na volta. Estava certo de fechar, pois teria dois dias inteiros em Roma, como já fiz ano passado em Londres. Porém, me preocupei com sua citação sobre o risco de ter que ficar no terminal de transito por 14 hrs… o risco é real, visto que meu destino não pertence a união européia?

  86. Carol disse:

    Olá, Rafael
    Vi em algum site que os terminais 1 e 3 ficam na mesma estrutura, não?
    Vou para Verona via Roma, com exatas 2hs para passar pela imigração e troca de avião. Chego no terminal 3 e embarco no terminal 1. O atendente da Alitalia disse que levará 15 min, mas achei estranho.
    Obrigada pelas dicas.
    Abraços!

    • Oi Carol,
      eles são separados por um aerotrem. Como você tem conexão, não terá problema em trocar de terminais e deve levar entre 15min e 30min mesmo. Eu que fui "meninão" e resolvi ficar passeando entre um e outro e levei a maior bronca pra voltar ao meu terminal rs. Mas se sua conexão está marcada, você não terá problema. Só passar pelo raio-x novamente e pegar o trem.
      Abraços

  87. Nix disse:

    Rafael, amei o seu post! Estou vendo vôos para o próximo ano e pelo que estou vendo, vou ter uma conexão de 10 horas no aeroporto… Estou meio insegura pois vou sozinha, mas acho que vale a pena arriscar dar uma volta do que ficar só no aeroporto 🙂
    Guardei seu blog e esse post para usar como referência pra montar um passeio lá :D. Obrigada por compartilhar suas dicas! Abraços!

    • Oi Ivani, muito obrigado!
      É super tranquilo, se você souber um pouquinho de espanhol os italianos já entendem bem. Volte depois pra dar seu relato. Se precisar de alguma ajuda, conte conosco.
      Abraços 🙂

  88. george vrontakis disse:

    na volta para o Brasil saindo de Atenas, vou ficar 8 horas e meia em Roma ,posso sair do aeroporto para conhecer o Coliseu sussegado ? chego ás 13:30 hs em Roma e meu avião só sai as 22 hs .

  89. Nadine disse:

    obrigada pela dica, chego em roma 07:20 meu outro voo só sai 14:55 para Paris, fico um pouco grilada porque estarem sozinha, sem um pouco de inglês, e todo mundo me diz pra tomar cuidado com assaltos, vou estar com a mala de mão, vc acha que é viável eu sair? abraços!!!

    • Oi Nadine, tudo bem?
      Seu tempo está muito apertado, eu não sairia, ainda mais que você se sente insegura por estar sozinha. Eu aproveitaria o aeroporto mesmo, comeria uma boa massa ou pizza. Abraços

  90. Marceau disse:

    Ola, adorei sua dica… Vou fazer esse esquema em fev/14… Chegarei em um domingo… Vc acha que e mais tranquilo… em questoes de transito, caxo eu opte por carro ou e melhor contar com o expresso?

    • Olá, Marceau,
      se você for fazer como eu e for conhecer a cidade apenas em uma conexão, acho que a melhor forma é usar o trem. O aeroporto é muito longe do centro e você perderia muito tempo no deslocamento, sem contar o fato de ter que dirigir num lugar desconhecido ou encontrar vaga para estacionar.
      Abraços

  91. J Vitor Soneghet disse:

    Oi, Rafael, tudo certo? Estou escrevendo unicamente para agradecer pelas informações do post. Estou indo a Londres no fim do ano e propositalmente programei uma conexão de 10 horas em Roma.
    Pretendo ir até a estação Colosseo e caminhar pelas redondezas. Além do óbvio, existe algum ponto turístico/bar/loja que valha a pena visitar no caminho?

    Certamente agora estou muito mais seguro do que fazer e de como administrar meu tempo
    Obrigado!

    • Oi J Vitor, muito obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar!
      Acho que próximo ao Coliseu você encontrará muita coisa para fazer durante uma passagem rápida por Roma. Existem bons restaurantes e muitos prédios históricos, como o Arco de Constantino, Fórum Romano, Palatino, etc. Tudo pertinho!
      Abraços

  92. Thasiely disse:

    Oi rafael tudo bem? Vou fazer conexão em Roma chego 07:40 da manha e so saio 22:00 , mas estou grilada de sair do aeroporto e ter problemas ao voltar. Documentos necessarios é cartao de credito internacional (gold e paltinum ja tem seguro viagem) o passaporte e comprovante de hospedagem ne? e como vc fez com esse ultimo?
    Obrigada

    • Oi Thasiely, tudo bem?
      Seguinte, não precisa ter medo de voltar, se você for barrada é para entrar no país, não para sair. Os documentos básicos são passaporte com pelo menos 6 meses de validade, cartão de crédito internacional, seguro de Schengen impresso, preferencialmente alguma quantia em Euros e o que mais você achar que possa comprovar que está apenas a turismo. Nem hospedagem eu tinha, apenas a passagem de volta. A Itália não é tão chata pra isso. Fica tranquila e aproveite! Volte pra contar como foi sua experiência!
      Abraços,

  93. Marcio Garrucho disse:

    Caro Rodrigo, tudo bem?
    Tenho uma dúvida, farei uma escala de 8h em Paris ( saírei do RJ com destino a Lisboa), como devo proceder para entrar na cidade e passaear um pouco?? Será que terei problemas com a imigração??
    Abraços e obrigado!

  94. Rodrigo disse:

    Rafael, me tira um dúvida: qdo vc disse q tinha 5h30min em Roma, vc ja descontou o tempo de deslocamento ate o centro, o desembarque e embarque, ou esse tempo era bruto? eu xego em Roma as 07h20min e saio as 16h30min, portanto terei 9h brutas na cidade, vc axa q eu consigo conhecer algo mais além do colisseum?
    abraço!

    • Oi Rodrigo,
      não descontei não. Esse tempo foi bruto mesmo. Vale lembrar que eu não precisei retirar mala porque estava em conexão. Corri muito, muito, mas valeu a pena e deu tempo. Acho que como você tem mais tempo, dá sim pra conhecer mais. Tente já entrar no site do metrô e ver os pontos mais perto e acessíveis.
      Abraços,
      obrigado!

  95. Samira Dutra disse:

    Olá, vc me recomendaria sair para um passeio com um tempo de conexão de 7 horas e sem saber falar nada além do português, em minha primeira viagem a Europa?

    • Oi Samira, tudo bem?
      O que me preocupa no seu caso é o fato da língua. Acho que com apenas 7h talvez seja complicado você se locomover sem saber ao menis inglês ou espanhol. Os italianos entendem facilmente espanhol, portanto se você conseguir se comunicar ao menos num "portunhol" talvez não haja problema.
      Abraços

  96. Isis Rodrigues disse:

    Rafael, adorei seu post!!!

    Vou tentar conhecer um poquinho desta cidade, já que chego as 07h e meu voo so sai 13h! 🙂

    Esse seu passeio durou mais ou menos quanto tempo??

  97. fastpassviagens disse:

    Adorei a reportagem e compartilhei no Fast Pass Viagens, parabéns! Roma é incrível e suas fotos estão lindas.
    bjs

  98. Vitor disse:

    Roma é absolutamente imperdível. Eu faria o mesmo se tivesse na sua situação, mas eu tive muitos dias e não precisei dessa pressa toda.
    Vou ter uma conexão dessas de 9h em PARIS, e pretendo pegar o RER pra ir até Paris e andar um pouco.
    Vale a pena.

    Abraço!

    • Oi, Vitor, não dá pra perder a chance, né? Fiquei com muita vontade de conhecer e um dia ainda volto. Vale a pena em qualquer lugar onde dê tempo de dar um pulinho pra ver alguma coisa.
      Abraços, obrigado

  99. Rafael disse:

    Roma é incrível! Só de ver as fotos já sinto saudade. Vale a pena correr para conhecer um pouquinho desse lugar. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *