O que fazer em Amsterdam: Dicas e atrações na capital da Holanda

Quando o assunto é o que fazer em Amsterdam não faltam atrações para todos os gostos. Embora tenha ficado muito conhecida no mundo todo por ser uma cidade liberal, a capital da Holanda oferece opções que vão muito além da famosa Red Light. Veja na nossa listinha.

O QUE FAZER EM AMSTERDAM

TRATADO DE SCHENGEN

Antes de falarmos sobre o que fazer em Amsterdam, é importante relembrar que a comunidade europeia exige dos brasileiros um seguro viagem com cobertura de pelo menos 30 mil euros. Além de garantir sua segurança durante a viagem, ele pode ser exigido pelo agente da imigração. Então, não deixe para a última hora para não esquecer e ter que pagar bem mais caro por isso. Você pode cotar online num buscador que encontra o melhor preço entre as operadoras do Brasil

Falado isso, vamos voltar com as dicas da cidade.

LETREIRO DO 1 AMSTERDAM

Um dos símbolos da Amsterdam é o famoso letreiro “I Amsterdam”. Confesso que eu queria tanto tirar uma foto lá, que era o primeiro item da minha listinha com o que fazer em Amsterdam. O que nem todos sabem é que, na verdade, existem três letreiros: um fixo no Aeroporto de Schiphol, um itinerante e, o mais famoso deles, que fica na Museumplein, na frente do museu Rijksmuseum. Neste, cada letra possui 2 metros de altura e o escrito completo soma 23,5 metros de comprimento. No inverno, há uma pista de patinação no gelo bem em frente ao letreiro.

O que fazer em Amsterdam (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Como está no meio da rua, não é preciso pagar nada para chegar até ele. Vale a pena aproveitar que está no Museumplein para visitar três dos principais museus da cidade: Rijksmuseum, Van Gogh Museum e Stedelijk Museum.

+ Onde fica o famoso letreiro

MUSEU VAN GOGH

Já que citamos o Museumplein, vamos falar sobre o Museu Van Gogh. É lá que está a maior coleção de obras de Vincent Van Gogh, entre elas, “O semeador”, “Os comedores de batatas” e “Girassóis”. Como o museu costuma estar sempre bem cheio, o ideal é comprar o ingresso com antecedência. Crianças e adolescentes de até 17 anos não pagam para entrar.

Para quem gosta, há como adquirir o guia multimídia, que está disponível em dez línguas, inclusive o português.

Museu Van Gogh
Museumplein 6
Todos os dias das 9h – 17h (às sextas até às 22h)
Vale a pensa consultar no site antes de ir, já que em algumas épocas do ano o museu fica aberto até às 18h.

+ Encontre seu hotel em Amsterdam com descontos de até 50%

RIJKSMUSEUM

O Rijksmuseum, também localizado na Museumplein, é o Museu dos Países Baixos. Foi fundado na cidade de Haia em 1800, mas poucos anos depois foi transferido para Amsterdam por ordem do rei. Nos quatro pisos e 80 salas, estão expostos cerca de 8 mil itens que contam 800 anos de histórias dos Países Baixos. Além disso, o Museu apresenta uma importante coleção de objetos de países asiáticos, como Japão, Indonésia, China e Tailândia, além, é claro, de obras de Rembrandt, como A Ronda Noturna.

O que fazer em Amsterdam (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Assim como no caso do Museu Van Gogh, o ideal é adquirir o ingresso pela internet para não correr o risco de perder muito tempo com filas. Jovens de até 18 anos não pagam ingressos.

Rijksmuseum
Museumplein/Museumstraat 1
Aberto todos os dias, das 9h às 17h

PASSEIO PELOS CANAIS

O que fazer em Amsterdam? Passear por seus canais de barco! Encontrar uma empresa para fazer este passeio é fácil. São diversas opções espalhadas na região da Museumplein. Eu fiz com uma empresa chamada Blue Boat e escolhi o passeio de 1h15.

O que fazer em Amsterdam (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O barquinho saiu bem em frente ao Hard Rock Café e um diferencial é que eles dão um fone que tem o áudio em português falando sobre cada região da cidade. Entretanto, eu preferi ficar na parte de fora do barco, já que dentro havia janelas de vidro, e com isso perdi a explicação. O passeio acontece durante todos os dias do ano. Se eu só pudesse escolher um item da listinha com o que fazer em Amsterdam, eu optaria por esse, já que é algo que realmente tem a cara da cidade.

CASA DE ANNE FRANK

Visitar a casa de Anne Frank é outro item imperdível da listinha com o que fazer em Amsterdam. Foi lá que a menina escreveu seu diário, que depois ficou conhecido mundialmente. Anne Frank e sua família ficaram nessa casa durante a Segunda Guerra Mundial se escondendo dos nazistas. Eles acabaram sendo descobertos e ela foi morta no campo de concentração de Bergen-Belsen.

+ Saiba mais a casa de Anne Frank

O museu fica exatamente na casa em que eles moraram durante estes dois anos em que ficaram sem ter acesso nenhum ao mundo exterior e quase sem ter contato com o sol. Durante o tour, é possível andar pelos cômodos e também ver de perto algumas páginas originais do diário. Assim como nos outros museus, vale a pena comprar o ingresso antecipadamente. Eu mesmo perdi um bom tempo na fila porque não consegui comprar o ingresso antes.

Casa de Anne Frank
Prinsengracht 263-267
1016 GV Amsterdam
Funciona todos os dias, menos do dia 4/10 (Dia do Perdão Judeu)


HEINEKEN EXPERIENCE

Para quem ama cerveja, uma atração divertida em Amsterdam é a Heineken Experience. Lá, é possível conhecer todo o processo de fabricação de uma das cervejas mais famosas do mundo, descobrir detalhes da história da marca, entender a diferença entre os diversos tipos de cervejas e ainda se divertir com o conteúdo interativo. Uma coisa legal é que dá para fazer uma garrafinha da Heineken com o seu nome impresso. É pago à parte, mas vale a pena por ser uma lembrança bem diferente. Além de tudo isso, você experimenta um copo de cerveja e ainda ganha mais dois copos no fim da atração.

O que fazer em Amsterdam (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Saiba mais sobre este passeio

Heineken Experience
Stadhouderskade 78, 1072 AE Amsterdam
Funciona todos os dias do ano


RED LIGHT

Uma das marcas de Amsterdam é a Red Light District. Embora seja uma área conhecida pela prostituição, quando estive por lá vi muitas famílias passeando inclusive com crianças. De qualquer forma, é nesta região que mulheres de todos os tipos ficam em vitrines oferecendo seus serviços. Além disso, há show ao vivo de sexo explícito, cabines especiais em que você coloca moedas e também acompanha sexo ao vivo e diversos sex shops. Eu cheguei por lá por volta das 21h e estava LOTADO. Andei à toa e fui descobrindo sozinho cada pedaço. Não senti medo em nenhum momento. Foi tudo bem tranquilo. Vale a experiência.

+ O dia em que estive sozinho na Red Light

VONDELPARK

O Vondelpark é o principal parque de Amsterdam. É lá que os moradores fazem piquenique, bebem vinho e comem churrasco. Ele está totalmente integrado à vida da cidade. Lá dentro há diversas atrações, como um teatro a céu aberto, restaurantes, cafés e muitas atividades para as crianças. Ele está superbem localizado, bem no centro da cidade, pertinho do Museumplein.

O que fazer em Amsterdam (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Encontre seu hotel em Amsterdam com até 50% de desconto

COFEESHOP

Quase todo turista que vai a Amsterdam quer dar uma passadinha pelo menos em algum coffeeshop, mas só é permitida a entrada de pessoas maiores de 18 anos e, por isso, talvez peçam o passaporte na entrada. Pode não parecer, mas eles são organizados e possuem regras. Por exemplo, eles podem vender até 5g de maconha por dia, mas não é permitida a venda de drogas consideradas pesadas. The Bulldog é um dos mais famosos de Amsterdam, lá é possível experimentar o famoso Space Cake, bolo de maconha que tem o formato de um muffin.

O que fazer em Amsterdam (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Saiba mais sobre o famoso bolinho de maconha vendido na cidade

LEIDSEPLEIN

Leidseplein é o nome de uma das regiões mais agitadas de Amsterdam. Por lá estão bares, restaurantes, lojas, baladas e cofeeshops. Vale muito a pena passear por lá de dia e de noite, já que ela está sempre movimentada com artistas de rua, moradores e muitos turistas. As ruas ao redor também são ótimas para ver lojinhas diferentes e se divertir.

O que fazer em Amsterdam (Foto: Esse Mundo é Nosso)

COMER QUEIJO

Os queijos holandeses são incríveis. A dica é experimentar o máximo de queijos possíveis nas lojinhas espalhadas pela cidade e, se der tempo, ainda dar uma passadinha pelo Amsterdam Cheese Museum. Mas na hora de comprar, não deixe de ir em algum supermercado, os preços costumam ser melhores.

O que fazer em Amsterdam (Foto: Esse Mundo é Nosso)

ANDAR DE BICICLETA

Este último item da nossa listinha com o que fazer em Amsterdam é apenas um lembrete… Já que andar de bicicleta é algo levado bem a sério na cidade, vale a pena alugar uma e ter essa experiência tão típica da cidade.

O que fazer em Amsterdam (Foto: Esse Mundo é Nosso)

E você? Tem alguma dica de o que fazer em Amsterdam que não esteja aqui? Conte pra gente nos comentários!

+ Encontre hotéis em Amsterdam com até 50% de desconto

+ Veja mais posts sobre o destino
+ Museu do Sexo: Um mix de erotismo e bizarrice 
+ Dicas para se preparar para uma viagem para a Holanda

Booking.com

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *