O que fazer em Itacaré, Bahia: 10 coisas que valem a viagem

São tantas opções de o que fazer em Itacaré, na Bahia, que você acaba tendo que controlar bem seu tempo na cidade baiana pra não perder nada. Praia, natureza, badalação e muita cultura popular convivem juntos numa atmosfera que conquista gente do mundo todo.

É só percorrer por 10 minutos as ruas ou praias da cidade pra ver a quantidade de “gringo” que veio visitar e acabou ficando por aqui. Se Itacaré fisgou tanta gente, é porque tem algo especial.

Abaixo listamos 10 coisas que consideramos tornar sua viagem inesquecível quando a dúvida for o que fazer em Itacaré.

O QUE FAZER EM ITACARÉ

1. PRAIAS DA CONCHA E DA COROA

A Praia da Concha é a principal da orla urbana de Itacaré. Fica perto do centro e reúne as maior quantidade de boas barracas de praia. Apesar da boa estrutura e fácil acesso, há outras praias mais bonitas, como mostraremos abaixo.

O que fazer em Itacaré - Praia das Conchas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia das Conchas em Itacaré

Já a Praia da Coroa é bem central, mas não é recomendada para banho. Ela funciona principalmente como atracadouro de barquinhos de pescadores.

 

2. MAIS PRAIAS URBANAS

A partir da Rua da Pituba, seguindo as placas, chega-se às praias do Resende, Tiririca, do Costa e Ribeira, que apesar de mais distantes ainda são consideradas urbanas. Dá pra ir de carro ou até mesmo caminhando por cerca de 15 a 20 minutos.

O que fazer em Itacaré - Praia da Tiririca (Foto via Shutterstock)

Praia da Tiririca (Foto via Shutterstock)

As três praias são lindas, têm um ar menos urbanizado, e são frequentadas por jovens e surfistas. Há estrutura de bar e lanche em algumas delas.

+ Conheça as melhores praias da região num guia completo

 

3. RUA DA PITUBA

Essa é a rua onde tudo acontece em Itacaré. Bares, restaurantes, cafés, lojinhas, artesanato, artistas de rua, música ao vivo… Algo que não falta na programação de quem quer saber o que fazer em Itacaré, principalmente à noite!

+ Veja os melhores hotéis e pousadas com descontos

O que fazer em Itacaré: Rua da Pituba (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

4. PÔR DO SOL NO MIRANTE DO XARÉU

Se o pôr do sol no Arpoador é algo disputado no Rio, aqui em Itacaré o local mais procurado é o Mirante do Xaréu, que é um dos poucos lugares virados para oeste. O acesso é feito pela Praia das Conchas. Todos os fins de tarde os turistas se reúnem ali pra admirar o espetáculo com vista para o Rio de Contas e a Praia da Coroa (saiba tudo sobre o pôr do sol).

O que fazer em Itacaré: Ponta do Xaréu (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

5. TOUR DAS QUATRO PRAIAS

Esse é um passeio bem comum oferecido pelas agências. E vale a pena. Com ele você fará trilhas até as praias de mais difícil acesso, mas também aquelas consideradas as mais bonitas: Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e a minha preferida, Itacarezinho. As trilhas são leves, com no máximo 20min de caminhada cada uma. Mas é recomendável ter um guia por questões de segurança (conheça todas as praias).

O que fazer em Itacaré - Praia do Itacarezinho (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia do Itacarezinho

 

6. CACHOEIRAS

Itacaré também é cercada por cachoeiras. Uma das mais famosas é a de Tijuípe, a cerca de 15km da cidade. O acesso é fácil pela BA-001, que segue pra Ilhéus. A entrada custa R$17 (preço de 2017) e além do poço ótimo para banho, há uma boa estrutura com restaurante e banheiros. Ela também costuma entrar no roteiro do “tour das quatro praias” oferecido nas agências.

O que fazer em Itacaré: Cachoeira de Tijuípe (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Cachoeira de Tijuípe

 

7. A TERRA DO CACAU

Essa região é chamada de Costa do Cacau, por ser a principal produtora da fruta no Brasil, incluindo Ilhéus, que é a mais famosa das cidades produtoras. Então não perca a oportunidade de provar seus derivados que, por incrível que pareça, não têm gosto de chocolate, como sucos e caipirinhas. Se preferir, na cidade você encontrará algumas lojas de chocolate artesanal, como a Vila Rosa.

O que fazer em Itacaré: Caipirinha de Cacau (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Caipirinha de Cacau

 

8. A CULINÁRIA BAIANA

Não tem como ir à Bahia e não se apaixonar pela culinária local. Mesmo que você não goste de frutos do mar ou até mesmo do dendê, sempre haverá algo que se encaixe no seu gosto. Moqueca, acarajé, abará, bobó, tapioca e carne de sol são só algumas das opções que aqui podem custar até três vezes menos que em grandes centros como São Paulo.

O que fazer em Itacaré: Moqueca (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

 

9. UM TOQUE DE SOFISTICAÇÃO

Um dos melhores restaurantes de Itacaré é praticamente secreto. Ele fica dentro do hotel boutique Vila Barracuda e, embora aberto ao público em geral mediante reserva, não é divulgado. O chef Fernando Luz prepara os pratos com sofisticação e sugere aos clientes as melhores opções de acordo com os ingredientes mais frescos do dia. É uma culinária maravilhosa.

O que fazer em Itacaré: Restaurante do Vila Barracuda (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que fazer em Itacaré: Restaurante do Vila Barracuda (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

10. ESTIQUE ATÉ A PENÍNSULA DE MARAÚ

Se tem uma coisa que valeu a pena foi ter esticado a viagem até a Península de Maraú. Seja pra passar alguns dias nas lindas praias de lá ou apenas num bate-volta até as Piscinas Naturais de Taipu de Fora, vale tentar incluir no seu roteiro.

O que fazer em Itacaré: Península de Maraú (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

| ONDE FICAR

Durante os dias em que estivemos na cidade, nos hospedamos em dois hotéis com propostas diferentes. O Vila Barracuda, como disse acima, é um hotel boutique mais intimista, perfeito pra casais ou amigos que buscam conforto e atendimento exclusivo.

Hotel Boutique Vila Barracuda (Foto: Divulgação)

Hotel Boutique Vila Barracuda

Já o Ecoporan Hotel Charme & Spa, o outro estabelecimento onde nos hospedamos, tem aquele clima de hotel de praia familiar, mas sem perder a boa estrutura. Os dois foram uma grande escolha pois, além do conforto, estão muito bem localizados.

MAIS DICAS DE O QUE FAZER EM ITACARÉ
+ Hotéis com até 50% de desconto na cidade
+ Como chegar vindo de Ilhéus ou Salvador
+ As melhores praias: um guia completo
+ Tudo pra planejar sua viagem pra lá

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

9 Comments

  1. MARCIO AUREO NORONHA DE OLIVEIRA disse:

    Olá Rafael!
    Agradeço pelas excelentes dicas sobre Itacaré.
    Eu e minha esposa estivemos lá na semana passada e adoramos.
    Seguimos em grande parte as suas dicas só não conseguimos ir em Maraú porque choveu muito no dia anterior ao agendado.
    A dica do chef Fernando Luz no Vila Barracuda foi sensacional. Ficamos muito felizes por conhecê-lo e poder desfrutar algumas iguarias feitas por ele.
    Somos mineiros como você e ficamos muito felizes por nos brindar com suas dicas. Parabéns.

  2. Ellen disse:

    Olá!
    Sempre vou pra arraial, este ano pensando em esticar até Itacaré, quais praias vc indica pra ir com crianças?

  3. Nilma disse:

    qual valor desses passeios? Vou em dezembro novamente! já estou na expectativa 🙂

    • Oi, Nilma, tudo bem?
      Os preços variam muito de passeio pra passeio, pois são muitas as opções de pacotes. Mas não se preocupe, ao chegar lá você encontrará diversas agências na Rua da Pituba. É só fazer a cotação.

      Abraços e ótima viagem!

  4. AIR PIRES disse:

    Agradeço muito quanto ás excelentes informações sobre Itacaré, mano

  5. penha gomes disse:

    Estive em Abril de 2018, Amei Itacaré, cada praia, cada passeio melhor que outro, voltarei com certeza.

  6. Victor disse:

    Itacaré é um dos lugares mais bonitos do mundo! Saudades de lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *