O que fazer no Uruguai: Roteiro de 3, 4 ou mais dias pelo país

Se você está em dúvidas sobre o que fazer no Uruguai e que cidades visitar, saiba que se tem uma viagem internacional que vale a pena mesmo em poucos dias é para o nosso vizinho. Nós inclusive já fomos apenas passar um feriado e depois voltamos para ficar uma semana.

Montevidéu é o principal aeroporto do país e pra se ter uma ideia fica a apenas 2h30 de voo de São Paulo. Se pensar em Porto Alegre, dá apenas 1h20. Ou seja, é uma viagem bem curta! Nesse post, damos dicas e sugestões de roteiros e o que fazer no Uruguai de acordo com quantos dias você tem por lá.

O QUE FAZER NO URUGUAI

| 3 DIAS

Mesmo em apenas três dias, como num feriado, dá sim pra curtir o Uruguai. Nós fomos na Semana Santa, ou seja, apenas de sexta a domingo, e conseguimos conhecer bastante coisa. Tudo depende do seu ritmo de viagem. O roteiro básico seria de dois dias em Montevidéu (veja o que fazer por lá) e o terceiro dia você pode optar por Colonia del Sacramento ou Punta del Este.

O que fazer no Uruguai (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Punta del Este

Quem gosta de visitar destinos rapidamente, acaba inclusive arriscando fazer as três cidades mesmo que em apenas três dias. Fica bem corrido, então talvez seja melhor você deixar uma de fora. Se você tem apenas um feriado por lá, veja nossa dica de roteiro. Mais abaixo falamos das melhores maneiras de circular entre as cidades no país.

+ Veja hotéis em Montevidéu com até 50% de desconto

Mas como escolher entre Punta del Este ou Colonia? As duas ficam a praticamente a mesma distância de Montevidéu, cerca de duas horas de carro ou um pouco mais de ônibus, só que Colonia está ao sul da capital e Punta ao norte.

O que fazer no Uruguai (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Colonia del Sacramento

Pra te ajudar a escolher, seguem algumas dicas:

  • Colonia é uma linda cidade colonial que tem muita influência inclusive portuguesa. É uma delícia caminhar pelas ruelas e apreciar seu casario. Em outro post você pode conferir o que fazer por lá e também as melhores opções de hotéis.
  • Punta del Este é a cidade de praia mais famosa do Uruguai, sempre cheia no verão e nos dias mais quentes. É um destino badalado e com preços mais altos na alta temporada. Você pode ver o que fazer em Punta num outro post que já publicamos. Também já escrevemos as dicas de onde se hospedar por lá.
  • Se for inverno ou o época mais fria, eu optaria por Colonia, já que Punta fica vazia e muito do comércio está inclusive fechado. Já Montevidéu pode ser visitada em qualquer época do ano. Se você está em dúvida, veja a melhor época pra viajar pra lá.
O que fazer no Uruguai (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Colonia del Sacramento

 

| 4 DIAS

Se você quatro dias completos, aí fica mais fácil na hora de decidir o que fazer no Uruguai. Você pode deixar dois dias para Montevidéu e nos outros conhecer tanto Colonia del Sacramento como Punta del Este. Claro que você ficará com aquele gostinho de quero mais com tão pouco tempo nos principais destinos turísticos do país, mas já dará pra aproveitar bastante.

DESCONTO NO SEGURO VIAGEM
Não se esqueça de fazer um seguro viagem pro Uruguai. Ele é barato e garante que seu sossego em casos de imprevistos de saúde, atrasos ou cancelamentos de voos. Eu já fraturei a coluna no Chile e precisei ser transferido de helicóptero. Já imaginou quanto custaria se eu não tivesse seguro? Sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe desconto.
O que fazer no Uruguai (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Montevidéu

 

| COMO CIRCULAR ENTRE AS CIDADES

Dá pra circular facilmente de ônibus, mas como você terá pouco tempo no Uruguai, talvez a melhor ideia seja alugar um carro, já que a carteira brasileira de habilitação é aceita e é bem tranquilo dirigir por lá.

DE CARRO: Nós sugerimos que você faça a cotação do aluguel no site da Rentcars, que é um buscador que procura os melhores preços entre as melhores locadoras. Mas o melhor mesmo é o fato de você pagar em reais, ou seja, sem IOF, e poder inclusive parcelar. Você pode fazer a cotação online no site deles.

Pelo fato de estar de carro, você viajará mais rapidamente pelo país e terá mais tempo para aproveitar os destinos. No mapa abaixo você consegue ver a localização das três cidades. A distância entre eles é de apenas 315km, sendo que Montevidéu fica praticamente no meio, a 183km de Colonia del Sacramento e a 132km de Punta del Este.

DE ÔNIBUS: Apesar de mais lento, também é fácil circular de ônibus por essas cidades, já que há vários horários o dia todo. A principal empresa é a COT. Se seu destino é o norte, como Punta del Este, a Copsa também é uma boa opção. Vale lembrar que a rodoviária de Montevidéu se chama Tres Cruces.

Já se você vai ou volta de Colonia, além da COT as empresas Turil e Chadre também fazem a rota. Infelizmente não há ônibus diretos entre Colonia del Sacramento e Punta, ou seja, você terá que passar por Montevidéu.

 

| 5 DIAS OU MAIS

Se você tem mais de quatro dias no país, aí dá pra desenvolver mais seu roteiro e conseguir conhecer bem mais destinos, como as vinícolas de Carmelo ou as lindas praias ao norte de Montevidéu. Em uma outra viagem ao país, nós circulamos por uma semana de carro pelo litoral e publicamos um roteiro com todas as dicas pra você planejar sua viagem por lá. Sem dúvida o carro, nesse caso, é a melhor opção.

+ Encontre hotéis com até 50% de desconto no país

O que fazer no Uruguai (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Cabo Polonio

TODAS AS DICAS DE O QUE FAZER NO URUGUAI
+ Que moeda levar para o país?
+ Quando ir: qual a melhor época
+ Todas as dicas de Montevidéu
+ O que fazer em Punta del Este
+ Onde ficar em Punta: Dicas de hotéis
+ Conheça as atrações de Colonia
+ Dicas de onde dormir em Colonia
+ Veja todos os posts do país

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *