Se a dúvida é quando ir pro Uruguai e qual a melhor época pra viajar pra lá há uma simples questão que faz toda a diferença: o clima. Os dias mais quentes coincidem com a alta temporada e consequentemente com preços mais elevados (veja os preços no país). Por outro lado, fora desse período, muita coisa fecha e você pode encontrar algumas cidades “às moscas”.

Durante a temporada de verão, as praias e cidades balneário ficam cheias de turistas. O foco é o litoral. Nos dias mais frios, dá pra aproveitar cidades que não dependem do mar, como Montevidéu e a charmosa Colonia del Sacramento.

+ Encontre o melhor preço no Seguro Viagem pro Uruguai

Quando ir pro Uruguai: Punta del Este (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Punta del Este

Abaixo explicamos todos esses detalhes pra ajudar você na escolha de quando ir pro Uruguai.

QUANDO IR PRO URUGUAI: QUAL A MELHOR ÉPOCA?

O vento forte é uma constante na costa uruguaia. Não estranhe se mesmo no verão você pegar dias com temperaturas mais amenas ou até sentir um friozinho. A temperatura média no país é de 17ºC, mas pode passar dos 30ºC nos dias mais quentes e beirar os 5ºC no inverno, principalmente mais ao sul. Já as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano.

Quando ir pro Uruguai: O clima no país (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

O VERÃO

As estações do ano são bem definidas no país e a alta temporada é no verão, que coincide com o Brasil. Ou seja, de dezembro a março (mais precisamente até o fim do Carnaval) as cidades estão cheias e o clima é animado durante o dia e a noite, principalmente na costa, como em MontevidéuPunta del Este, Jose Ignacio, Piriápolis e Cabo Polonio.

Janeiro é o pico da temporada no Uruguai assim como o Carnaval, mas é comum durante todo o verão os preços subirem e hotéis e restaurantes aproveitarem pra ganhar mais pra encarar a baixa estação. Não tem como evitar. Se quiser visitar o país na melhor época é preciso pagar um pouco a mais por isso.

Quando ir pro Uruguai: Punta del Este (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Punta del Este

#ficaadica: Dá pra economizar

Mesmo na alta temporada e com preços um pouco mais altos, estrangeiros têm desconto total do imposto IVA em hotéis. Ou seja, você irá economizar 18,03% ao mostrar um documento que comprove que você não é uruguaio (RG ou passaporte).

Sites como o Booking são uma ótima opção, pois você faz a reserva, pode cancelá-la gratuitamente e o pagamento é feito apenas no dia da hospedagem, direto no hotel, com a isenção de impostos, seja em dinheiro ou cartão de crédito. Consulte nos links a seguir para ver hotéis com desconto em: Montevidéu, Punta del Este e Colonia del Sacramento.

Para saber mais sobre os os benefícios, que inclui bares e restaurantes, acesse nosso post com todas as dicas para economizar no país.

 

MÉDIA ESTAÇÃO

Uma boa alternativa ao badalado verão são os meses de novembro e março, quando os preços são mais baixos e os dias ainda estão mais quentes. Pode até não dar pra entrar no mar ou encarar as praias do Rio de La Plata, que são bem frios pra nós brasileiros, mas ainda “há vida” nas cidades balneárias, a maioria dos estabelecimentos já abriu ou ainda está funcionando e o ritmo é mais animado.

 

BAIXA ESTAÇÃO

Durante o outono (de abril a junho) e a primavera (de setembro a novembro) as cidades que dependem da praia, como Punta del Este, ficam praticamente às moscas e muito do comércio fecha as portas até o final do ano. Por outro lado, o preço dos hotéis cai consideravelmente. Nesse período, uma boa dica é visitar cidades que não tenham necessariamente relação com praias, como Montevidéu e Colonia del Sacramento.

Quando ir pro Uruguai: Colonia del Sacramento (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Colonia del Sacramento

 

O INVERNO

Durante os meses mais frios, como julho e agosto, as cidades da costa ficam “hibernadas”. Não tem como encarar nenhuma praia com os ventos gelados e as temperaturas baixas. Mas Montevidéu segue como alternativa pra quem não pode escolher outra data pra quando ir pro Uruguai. Cidades com águas termais também são procuradas, nos departamentos de Salto e Paysandú.

 

FERIADOS

Outra coisa a se levar em conta devem ser os feriados, já que o Uruguai tem alguns que são chamados de “não trabalhistas”, quando muitos serviços ficam fechados e até o transporte público pode parar. São eles: 01/01 (Ano Novo), 01/05 (Dia do Trabalho), 18/07 (Jura da Constituição), 25/08 (Independência) e 25/12 (Natal).

Quando ir pro Uruguai: Montevidéu (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Montevidéu

 

CONCLUSÃO

A melhor época pra viajar pro Uruguai coincide com o nosso verão, de dezembro ao Carnaval. Novembro e março também são boas alternativas, já que os dias ainda estão quentes e o movimento ainda não acabou. Se você for em outro período, é bom ficar atento(a) a quais cidades visitar.

Tem mais dicas sobre quando ir pro Uruguai? Conta pra gente nos comentários!

+ Encontre seu hotel com desconto no Uruguai
+ Quanto custa viajar pra lá: Veja os preços
+ Dicas pra economizar no país: Isenção de impostos

* Com informações próprias e do Ministerio de Turismo del Uruguay

 

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

78 respostas

  1. Olá Rafael! Vou passar o réveillon em Montevideo, tem alguma dica de onde eu devo ir? E sobre eu não falar a língua espanhola, é fácil se virar la mesmo eu não sabendo falar nada de espanhol?

    1. Oi, Manu, tudo bem?
      Infelizmente nunca passei o réveillon na cidade, mas sei que além das festas particulares e baladas, a região central como o Mercado del Puerto fica bem cheia durante todo o dia 31. Já à noite, há queima de fogos da rambla, creio que principalmente na região da praia de Pocitos. 
      Abraços e ótima viagem!

  2. Olá, Rafael!!!
    Também sou “mineirim” e moro em Porto Alegre. Gostaria de conhecer o Uruguai em Fevereiro de 2020, por 10 dias. A ideia é ir de carro de Porto mesmo. Terias uma dica de roteiro legal que eu pudesse fazer?
    Abraço

  3. Bom dia Rafael,

    Muito boa suas dicas!
    Irei no inicio de Outubro para Montevidéu com alguns amigos, tem algum roteiro para essa época?

    Obrigado!

  4. Olá Rafael! Seu blog tem me ajudado muito a montar minhas ferias no Uruguai em janeiro de 2020. Sabe me informar se de Punta del diablo a Punta del Este há pedágios, e se é possível pagar a tarifa com reais? Ainda, os custos para visitar Cabo Polonio (transporte 4×4, entrada no parque) podem ser pagos em reais ou somente em pesos? muito obrigado pela ajuda!

    1. Oi, Gilberto, tudo bem? Que bom, fico feliz. Acho que esse post aqui vai te ajudar bastante no planejamento https://www.essemundoenosso.com.br/roteiro-de-carro-no-uruguai/

      Sobre suas dúvidas, há sim pedágio e você deve usar pesos uruguaios. Sobre os custos em Cabo Polonio, normalmente você também precisará de pesos, mas talvez alguns restaurantes na cidade até podem aceitar reais. Mas o melhor é ter pesos mesmo pra essa viagem!

      Pra mais dicas de todas essas cidades e outras atrações, vale dar uma olhadinha também no nosso índice com todos os posts do país https://www.essemundoenosso.com.br/category/uruguai/

      Abraços e ótima viagem!

  5. Adorei seu roteiro!!!
    Estou pensando em ir de 7 à 14 de dezembro e fazer esse roteiro de carro, mas estarei indo com meus filhos (10 e 13 anos).
    Qual as praias vc indica para nos fazermos parada para eles tambem curtirem a viagem?
    Obrigada

  6. Olá Rafael, estou planejando uma viagem de Minas Gerais ao Uruguai de Kombi eu e a minha esposa, observei que vc é muito paciente e tem muita experiência com roteiros você tem algum nesta rota? Hospedagem e alimentação temos na kombi, chegando emColonia gostaríamos de ir a Buenos Aires conhecer tenho 60 dias para esta viagem março e abril 2020, ajuda a terceira idade aí obrigado !!

    1. Oi, Marcos, tudo bem?
      Que legal, essa viagem vai ser incrível, hein?

      Sobre o roteiro, acho que esse link aqui vai te ajudar bastante para definir o que vai fazer no Uruguai https://www.essemundoenosso.com.br/roteiro-no-uruguai-ferias-feriado/

      Já sobre Buenos Aires, se só for lá de cidade na Argentina, eu não acho que valha vocês atravessarem com o carro. Vocês podem deixar em Colonia e atravessar sem carro no barco. Sai mais barato.

      Vocês podem encontrar todas as dicas do Uruguai nesse link https://www.essemundoenosso.com.br/category/uruguai/

      Abraços e ótima viagem!

    1. Oi, Glaucia, tudo bem?
      Normalmente é fácil viajar de ônibus pelo Uruguai. Dê uma olhada nos sites da principais empresas pra planejar seu roteiro. São elas a COT, a COPSA e a Agencia Central.

      Abraços e boa viagem!

  7. Boa Noite Rafael

    Estou querendo ir na última semana de novembro, somente meu filho de 7 anos e eu, você me indica algo para ir com ele? Estou pensando em comprar passagens aéreas e alugar um carro… aguardo respostas muito obrigado
    Abraços

  8. Bom dia Rafael, estamos pensando em ir no mês de maio, vamos de moto, prefiro não ir no verão por conta das roupas de proteção! O que acha dessa época, costuma ter chuvas? Pode mnos orientar? Obrigada

    1. Olá, Cris, tudo bem?
      Como é bem no inverno, eu focaria mais em Montevidéu, Colonia e, caso queira, alguma vinícola de Carmelo, por exemplo. Há ainda umas termas muito pouco conhecidas no Uruguai, mas que podem ser interessantes nessa época, já que as águas são termais. Algumas delas são Daymán (a mais famosa), Arapey, Guaviyú, entre outras. Você pode saber mais em https://turismo.gub.uy/index.php/pr/o-que-fazer/turismo-termal

      Abraços e ótima viagem!

  9. Oi Rafael tudo bem?
    Meu marido e eu queremos ir na primeira quinzena de abril.. vc acha que a parte litorânea vai estar muito vazia? Tem algum roteiro para 9 dias? Amei sua postagem!!!

    1. Oi, Ana Paula, tudo bem?
      Nós fomos nos meados de março e as coisas já estavam começando a ficar mais vazias. Alguns restaurantes, tipo em Punta, já estavam colocando avisos de que fechariam até o final do ano. Por outro lado, vocês terão as praias também mais vazias e melhores pra curtir, sem contar os preços mais baixos. A única coisa realmente que pode atrapalhar é se fizer frio, mas em março ainda estava bem quente durante o dia.

      Sobre o roteiro, dá uma olhadinha nesse link https://www.essemundoenosso.com.br/roteiro-de-carro-no-uruguai/

      Abraços e ótima viagem!

    1. Oi, Cristina, tudo bem?
      O Carnaval no Uruguai tem 40 dias de duração, então há festa por mais de um mês. O feriado mesmo coincide com o nosso, na segunda e na terça de Carnaval. Mas é facultativo, então alguns estabelecimentos abrem e outros não. Mas dá sim pra aproveitar. De todo jeito, Montevidéu, por exemplo, fica mais tranquila pra passear, já que muitos moradores viajam.

      Abraços e boa viagem!

  10. Oi Rafael bom dia .adoerei as dicas gostaria de saber como estão os preços no Uruguai se está valendo a pena em relação ao Brasil devo ir em junho?

  11. Olá rafael, pensando em pegar ó feriadão de novembro e visitar o uruguai pela primeira vez. Acha que da pra aproveitar c 6 dias? Onde acha melhor ir em casal?

  12. Oi Rafael amei suas dicas! Parabéns. Está super ajudando nos nossos preparativos para conhecer o Uruguai. Vamos em julho, ferias do marido e filhos. Se tiver mais alguma sugestão para esse período seria muito bom. Obrigada.

  13. Oi Rafael, adorei suas dicas.
    Pretendo ir para Montevidéu no período de 14 a 18 de novembro. O que vc me sugere de roteiro e hospedagem. Vou com uma amiga.

    Obrigado

  14. Oi Rafael, eu, marido e filhos estamos programando viajar para o uruguay no mês de junho por 10 dias.Queremos alugar um carro e sair conhecendo as cidades turisticas. Que roteiro vc sugere neste periodo? Passeios, pontos principais a visitar, restaurantes e do clima… frio, muito frio!!kkk
    Grata.

  15. Olá tudo bem?Então,vi esse post e amei!Estou pensando em ir com minha irmã para o Uruguai pela primeira vez em julho(meu período de férias)!O qie vc acha?Gostaria se possível de um roteiro para 5 dias!Grata Marta

    1. Oi, Marta, tudo bem?
      Como você vai no auge do inverno, infelizmente não vale colocar praias. Então em cinco dias o melhor é você aproveitar mesmo Montevidéu e também Colonia del Sacramento. Se quiser algo com vinícolas, perto de Colonia fica Carmelo, que é uma cidade voltada pra isso.

      Esse link pode te ajudar, mas no inverno as praias são inviáveis https://www.essemundoenosso.com.br/roteiro-de-carro-no-uruguai/

      Abraços e ótima viagem!

  16. Oi Rafael, tudo bem?
    Lendo seu post agora na madrugada mesmo resolvi conhecer o Uruguai…rsrs
    Comprei passagem para última semana de março e irei sozinha…Me hospedarem no centro,na Av.Uruguai…É muito perigoso?
    Ficarei 4 dias.
    Qual roteiro vc acha válido eu fazer nesses 04 dias, não alugarei carro pretendo usar ônibus,uber…
    Obrigada desde já é parabéns por aguçar nossa vontade de conhecer apenas por ler o que escreve

    1. Oi, Cristiane, tudo bem?
      Que ótimo, tenho certeza de que irá amar o país.
      Então, essa região é boa porque tem fácil acesso durante o dia pras atrações do Centro e também ao transporte público pra ir às praias, como Pocitos, por exemplo. Mas realmente à noite é um pouco deserto. Não acho que seja tão perigoso como estamos acostumados com o Brasil, mas vale tomar os mesmos cuidados que você tomaria aqui, principalmente com seus pertences. Se sentir medo, use mesmo táxi ou Uber.

      Sobre o roteiro, por serem poucos dias, você pode fazer uma dessas duas opções:

      1) Com mais calma: 3 dias em Montevidéu e 1 dia em Colonia del Sacramento (dá pra ir de ônibus)
      2) Mais corrido: 1 dia em Montevidéu, 2 dias em Punta e 1 dia em Colonia (também incluindo a viagem de ônibus, que ficaria mais longa)

      Você pode ver todas as dicas dessa cidade e o que fazer nelas em https://www.essemundoenosso.com.br/category/uruguai/

      Abraços e ótima viagem! Volte pra contar como foi!

  17. Primeiramente, parabéns pelo blog. Super me ajudou a tirar dúvidas.
    Estou indo pro Uruguai em maio próximo (se tivesse lido antes… iria outro mês rsrsrs), pois bem… Meus planos eram ficar pelo menos dois dias em Punta e depois Monte e Colonia (ficarei 6d). Vc acha que dois dias nessa época é mt pra Punta, ou vale apena eu fazer apenas um bate volta?
    Outra coisa, tem alguma vacina específica pra ir pra lá (li algo parecido em outro lugar)?

    1. Oi, Gisele, tudo bem? Muito obrigado!
      Então, como é sua primeira vez, eu acho que um dia inteiro em Punta nessa época está bom. Dá pra você dar uma volta pela cidade e terminar o dia na Casapueblo, que é incrível. Se ficar dois dias, você até pode encontrar algumas coisas pra fazer, mas sinceramente acho que vale focar nas outras cidades. Mas como é um dia inteiro, você pode chegar na tarde do dia 1 e ficar o dia 2 inteiro, indo embora no dia 3. Uma outra coisa que pode valer a pena fica perto de Colonia, a região vinícola de Carmelo. Não sei se você gosta, mas é interessante no inverno.

      Sobre vacinas, não tem nenhuma exigência, não!

      Abraços, ótima viagem e fico à disposição.

    1. Oi, Cinthya, tudo bem?
      Então, esse é o alto do inverno por lá. Nas cidades que não dependem tanto de praia, como Montevidéu, Colonia e até Carmelo, você consegue sim aproveitar praticamente todas as atrações.

      Eu fico com mais receio de Punta. Já fui em abril, por exemplo, quando ainda estava começando o inverno, e a cidade estava às moscas, poucos restaurantes abertos, um vento congelante. Acho que vale mais focar realmente nas cidades mais ao sul e que não dependam de praia.

      Abraços e ótima viagem!

  18. Olá Rafael! Me ajudou muito o seu blog, estava pensando em ir para o Uruguai em junho de 2018, mas com as informações que vi de vc, já estou querendo mudar para março. O que você diz uma viagem de 10 dias em março, quais opções tenho lá?

    1. Oi Joicy, tudo bem?
      Que ótimo, fico feliz em ajudar. Março com certeza é um ótimo mês. Fui esse ano inclusive em março. A temporada já tinha acabado, mas as coisas ainda estavam abertas e o clima agradável (calor de dia e friozinho à noite). Além disso, os preços já tinham caído. Vale a pena!

      Abraços!

  19. Olá Rafael, tudo bem?
    Parabéns pelo blog, show de bola!
    Estamos indo para o Uruguai dia 11/11/17, ficaremos 2 dias em Punta, 4 em Montevidéu e 1 em Colônia. Gostaria de saber mais do clima. Conheço algumas pessoas que foram nessa época e disseram que faz frio, devido ao forte vento. Mas li em alguns blogs, incluindo o seu, dizendo que já começa esquentar em Novembro. O que vc sugere em relação as roupas? Queríamos levar malas pequenas, pois somos 4 pessoas e vamos alugar carro para rodar em Punta e Colonia, então não dá pra levar mala muito grande. Obs: Sou de BH e vc como mineiro sabe que quando faz 19 graus a galera já tira o casaco do guarda roupa.
    Obrigado! Abraços

    1. Oi André, tudo bem? Muito obrigado pela visita!

      Então, pelo que vi aqui numa previsão estendida pra novembro, já começa a fazer um pouquinho de calor, com máximas em torno dos 25 graus. Mas mesmo assim, as mínimas podem ficar em torno dos 13. Junte a isso o frio gelado de lá que sempre dá aquela incomodada, então o ideal é ter roupas mais leves pro dia e algum casaco bom pelo menos pra não passar tanto frio à noite. Até se eu fosse no alto verão eu não deixaria de levar algo de frio, porque o vento realmente incomoda muito, apesar de já mais fraco nessa época.

      Aproveitando, você pode ver várias dicas do Uruguai em https://www.essemundoenosso.com.br/category/uruguai/

      Abraços e ótima viagem!

  20. Bom dia Rafael, estou pensando em viajar para o Uruguai de 09/02/18 a 19/02/2018, estou meio receosa pois vou sozinha, estou querendo ficar em Montevidéu e de lá visitar as outras cidades do que não me sinto segura para alugar um carro, pois não domido a língua. Acredito que dá para conhecer bastante coisa, inclusive aquelas cidadesinhas onde o turismo não é tão disputado. Vc teria algum conselho pra mim.
    Ah. Amei suas dicas. Obrigado pessoas como vc ajudam nós com pouca experiência fazer uma excelente viajem.

    1. Oi Sandra, tudo bem?
      Obrigado pelos elogios. Não precisa ficar tão preocupada, já fui pro Uruguai sozinho e conheço muitas mulheres que já fui também, é um país bem tranquilo. A dica é tomar os cuidados básicos que você tomaria aqui no Brasil, por exemplo, principalmente com “mão bobas” no centro de Montevidéu. Mas é praticamente só isso, ter atenção com os pertences.

      Nessa época então, como ainda é alta temporada, você encontrará muitos brasileiros e, além disso, os uruguaios já praticamente falam o português com a gente, então o idioma não será uma barreira tão grande.

      Eu acho esses 10 dias em Montevidéu muito tempo pra cidade. Eu procuraria dividir pelo menos entre lá, Colonia del Sacramento e Punta del Este. Como será verão, dá também pra você escolher Piriápolis ou alguma outra cidade menor perto de Punta. Dá pra circular entre essas cidades facilmente de ônibus, já que o país é superpequeno.

      Se precisar de mais ajuda, é só nos falar.
      Abraços!

  21. Oi, Rafael!

    Estou indo dia 18 e fico até 22 de outubro. Vc teria algumas dicas de como eu poderia aproveitar melhor meu tempo lá?
    É melho alugar um carro ou andar de táxi?

    Obrigado
    Luiz Carlos

    1. Oi Luiz, tudo bem?
      Você já sabe pra quais cidades irá? Com esse tempo, eu faria Montevidéu e Colonia del Sacramento. Não é preciso ter carro em Montevidéu, mas para ir a Colonia é a forma mais cômoda. Se não quiser, dá também pra ir de ônibus. São vários horários por dia e a viagem dura cerca de 2h30.

      Abraços e ótima viagem!

  22. Olá Rafael, o que acha de ir pro Uruguai em abril ou maio? minha preocupação é com os preços dos hoteis, restaurantes e claro os pontos turisticos se estão funcionando normalmente.

    1. Oi Lilian, tudo bem?
      Nós fomos esse ano em março e já havia muitas placas avisando que lojas e restaurantes fechariam a partir de abril, principalmente em cidades de praia. Como é baixa temporada, você encontrará preços melhores de hotéis.

      Se quiser realmente ir nesses meses, a dica é evitar cidades que dependam de praia, como Punta del Este, que estará bem vazia. Mas vale sim pra Montevidéu e Colonia, onde a vida segue normal.

      Abraços!

    1. Oi Larissa, tudo bem?
      Eu outubro já começa a esquentar um pouco, com temperaturas chegando perto dos 20 graus. Mas no Uruguai sempre tem um vento forte e gelado, até no verão ele dá as caras. Então o melhor é garantir roupas de frio mesmo. Leve uma ou outra peça pra caso tenha um dia de calor, mas pode apostar mais em casacos e calças que você usa quando encara um friozinho aqui no Brasil.

      Abraços e ótima viagem!

  23. Ótimo post! Estava pensando em ir em julho, período das férias. Desanimei, no entanto, por saber que é muito frio e muita coisa está fechada. O destino seria Montevidéu com uma esticadinha a Punta del Este.

    1. Oi Wagner, tudo bem?
      Em Novembro já faz um relativo calor no Uruguai, mas os termômetros ainda beiram os 20 graus. Ou seja, dá pra se esticar na areia da praia, mas a água ainda pode estar bem fria, além do vento, que é sempre forte por aqui.

      Abraços!

  24. Gostei muito do seu post. Aumentou minha vontade de conhecer o Uruguai! Vou seguir suas dicas, acho que novembro atende minhas expectativas. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.