Quando ir pro Uruguai: O clima e qual melhor época pra viajar

Se a dúvida é quando ir pro Uruguai e qual a melhor época pra viajar pra lá há uma simples questão que faz toda a diferença: o clima. Os dias mais quentes coincidem com a alta temporada e consequentemente com preços mais elevados (veja os preços no país). Por outro lado, fora desse período, muita coisa fecha e você pode encontrar algumas cidades “às moscas”.

Durante a temporada de verão, as praias e cidades balneário ficam cheias de turistas. O foco é o litoral. Nos dias mais frios, dá pra aproveitar cidades que não dependem do mar, como Montevidéu e a charmosa Colonia del Sacramento.

+ Encontre o melhor preço no Seguro Viagem pro Uruguai

Quando ir pro Uruguai: Punta del Este (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Punta del Este

Abaixo explicamos todos esses detalhes pra ajudar você na escolha de quando ir pro Uruguai.

QUANDO IR PRO URUGUAI: QUAL A MELHOR ÉPOCA?

O vento forte é uma constante na costa uruguaia. Não estranhe se mesmo no verão você pegar dias com temperaturas mais amenas ou até sentir um friozinho. A temperatura média no país é de 17ºC, mas pode passar dos 30ºC nos dias mais quentes e beirar os 5ºC no inverno, principalmente mais ao sul. Já as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano.

Quando ir pro Uruguai: O clima no país (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

O VERÃO

As estações do ano são bem definidas no país e a alta temporada é no verão, que coincide com o Brasil. Ou seja, de dezembro a março (mais precisamente até o fim do Carnaval) as cidades estão cheias e o clima é animado durante o dia e a noite, principalmente na costa, como em MontevidéuPunta del Este, Jose Ignacio, Piriápolis e Cabo Polonio.

Janeiro é o pico da temporada no Uruguai assim como o Carnaval, mas é comum durante todo o verão os preços subirem e hotéis e restaurantes aproveitarem pra ganhar mais pra encarar a baixa estação. Não tem como evitar. Se quiser visitar o país na melhor época é preciso pagar um pouco a mais por isso.

Quando ir pro Uruguai: Punta del Este (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Punta del Este

#ficaadica: Dá pra economizar

Mesmo na alta temporada e com preços um pouco mais altos, estrangeiros têm desconto total do imposto IVA em hotéis. Ou seja, você irá economizar 18,03% ao mostrar um documento que comprove que você não é uruguaio (RG ou passaporte).

Sites como o Booking são uma ótima opção, pois você faz a reserva, pode cancelá-la gratuitamente e o pagamento é feito apenas no dia da hospedagem, direto no hotel, com a isenção de impostos, seja em dinheiro ou cartão de crédito. Consulte nos links a seguir para ver hotéis com desconto em: Montevidéu, Punta del Este e Colonia del Sacramento.

Para saber mais sobre os os benefícios, que inclui bares e restaurantes, acesse nosso post com todas as dicas para economizar no país.

 

MÉDIA ESTAÇÃO

Uma boa alternativa ao badalado verão são os meses de novembro e março, quando os preços são mais baixos e os dias ainda estão mais quentes. Pode até não dar pra entrar no mar ou encarar as praias do Rio de La Plata, que são bem frios pra nós brasileiros, mas ainda “há vida” nas cidades balneárias, a maioria dos estabelecimentos já abriu ou ainda está funcionando e o ritmo é mais animado.

 

BAIXA ESTAÇÃO

Durante o outono (de abril a junho) e a primavera (de setembro a novembro) as cidades que dependem da praia, como Punta del Este, ficam praticamente às moscas e muito do comércio fecha as portas até o final do ano. Por outro lado, o preço dos hotéis cai consideravelmente. Nesse período, uma boa dica é visitar cidades que não tenham necessariamente relação com praias, como Montevidéu e Colonia del Sacramento.

Quando ir pro Uruguai: Colonia del Sacramento (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Colonia del Sacramento

 

O INVERNO

Durante os meses mais frios, como julho e agosto, as cidades da costa ficam “hibernadas”. Não tem como encarar nenhuma praia com os ventos gelados e as temperaturas baixas. Mas Montevidéu segue como alternativa pra quem não pode escolher outra data pra quando ir pro Uruguai. Cidades com águas termais também são procuradas, nos departamentos de Salto e Paysandú.

 

FERIADOS

Outra coisa a se levar em conta devem ser os feriados, já que o Uruguai tem alguns que são chamados de “não trabalhistas”, quando muitos serviços ficam fechados e até o transporte público pode parar. São eles: 01/01 (Ano Novo), 01/05 (Dia do Trabalho), 18/07 (Jura da Constituição), 25/08 (Independência) e 25/12 (Natal).

Quando ir pro Uruguai: Montevidéu (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Montevidéu

 

CONCLUSÃO

A melhor época pra viajar pro Uruguai coincide com o nosso verão, de dezembro ao Carnaval. Novembro e março também são boas alternativas, já que os dias ainda estão quentes e o movimento ainda não acabou. Se você for em outro período, é bom ficar atento(a) a quais cidades visitar.

Tem mais dicas sobre quando ir pro Uruguai? Conta pra gente nos comentários!

+ Encontre seu hotel com desconto no Uruguai
+ Quanto custa viajar pra lá: Veja os preços
+ Dicas pra economizar no país: Isenção de impostos

* Com informações próprias e do Ministerio de Turismo del Uruguay

 

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

16 Comments

  1. Luiz Carlos disse:

    Oi, Rafael!

    Estou indo dia 18 e fico até 22 de outubro. Vc teria algumas dicas de como eu poderia aproveitar melhor meu tempo lá?
    É melho alugar um carro ou andar de táxi?

    Obrigado
    Luiz Carlos

    • Oi Luiz, tudo bem?
      Você já sabe pra quais cidades irá? Com esse tempo, eu faria Montevidéu e Colonia del Sacramento. Não é preciso ter carro em Montevidéu, mas para ir a Colonia é a forma mais cômoda. Se não quiser, dá também pra ir de ônibus. São vários horários por dia e a viagem dura cerca de 2h30.

      Abraços e ótima viagem!

  2. Lilian disse:

    Olá Rafael, o que acha de ir pro Uruguai em abril ou maio? minha preocupação é com os preços dos hoteis, restaurantes e claro os pontos turisticos se estão funcionando normalmente.

    • Oi Lilian, tudo bem?
      Nós fomos esse ano em março e já havia muitas placas avisando que lojas e restaurantes fechariam a partir de abril, principalmente em cidades de praia. Como é baixa temporada, você encontrará preços melhores de hotéis.

      Se quiser realmente ir nesses meses, a dica é evitar cidades que dependam de praia, como Punta del Este, que estará bem vazia. Mas vale sim pra Montevidéu e Colonia, onde a vida segue normal.

      Abraços!

  3. Larissa disse:

    Oi Rafael! Irei viajar agora no mês de outubro. Qual o tipo de roupa que devo levar? Obrigada.

    • Oi Larissa, tudo bem?
      Eu outubro já começa a esquentar um pouco, com temperaturas chegando perto dos 20 graus. Mas no Uruguai sempre tem um vento forte e gelado, até no verão ele dá as caras. Então o melhor é garantir roupas de frio mesmo. Leve uma ou outra peça pra caso tenha um dia de calor, mas pode apostar mais em casacos e calças que você usa quando encara um friozinho aqui no Brasil.

      Abraços e ótima viagem!

  4. Raquel disse:

    Ótimo post! Estava pensando em ir em julho, período das férias. Desanimei, no entanto, por saber que é muito frio e muita coisa está fechada. O destino seria Montevidéu com uma esticadinha a Punta del Este.

  5. wagner disse:

    Estou pensando em ir para Punta del este dia 26 de novembro,será que está muito frio nessa data e será que dar para pegar praia?

    • Oi Wagner, tudo bem?
      Em Novembro já faz um relativo calor no Uruguai, mas os termômetros ainda beiram os 20 graus. Ou seja, dá pra se esticar na areia da praia, mas a água ainda pode estar bem fria, além do vento, que é sempre forte por aqui.

      Abraços!

  6. Salete disse:

    Gostei muito do seu post. Aumentou minha vontade de conhecer o Uruguai! Vou seguir suas dicas, acho que novembro atende minhas expectativas. Obrigada!

  7. Kelly disse:

    Adorei ler este post, vou em setembro pra Montevidéu e estou ansiosa!

  8. Camilla disse:

    Obrigada! Seu post ajudou muito. Vou viajar com meu filho agora em junho pra lá e já sei como me programar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *