Onde ficar em Atenas, Grécia: Melhores bairros e dicas de hotéis

Não só na hora de escolher onde ficar em Atenas, na Grécia, como na maioria das cidades em que os pontos turísticos são concentrados numa mesma região eu sempre tento ficar próximo deles. Não há nada melhor que conseguir fazer praticamente tudo a pé ou então ter fácil acesso ao transporte público, como metrô.

O bom da capital grega é que as mais procuradas atrações ficam basicamente numa mesma área (veja os principais pontos turísticos). Podemos dizer de grosso modo que eles ficam nos arredores da Acrópole, que é o maios famoso dos cartões postais. Então vale a pena investir um pouco mais pra ficar nas proximidades ou então procurar um bairro com acesso ao metrô, o que facilita seu deslocamento sem depender de táxi. É o que vamos falar nesse post!

ONDE FICAR EM ATENAS: MELHORES BAIRROS

| O BAIRRO DE PLAKA

Plaka é uma delicinha, o meu bairro preferido quando o assunto é onde ficar em Atenas. Uma pena que eu só descobriria que deveria ter me hospedado ali depois que já estava lá. Mas fiquei numa região que também era boa e não muito distante, como falarei no próximo item.

Onde ficar em Atenas, Grécia: Melhores bairros (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Localizado logo abaixo da Acrópole, Plaka tem fácil acesso ao metrô e muitas de suas ruelas são fechadas para carros. Ali ficam muitos restaurantes, bares e principalmente lojinhas. É um delícia caminhar por aqui, além de ficar perto de muitos cartões postais, como a Acrópole, Templo de Zeus Olímpico, Arco de Adriano, entre outros templos e museus. Outro fato legal é que muitos hotéis desse bairro têm vista privilegiada da Acrópole, seja de dia ou de noite.

+ Veja aqui hotéis com descontos de até 50% no bairro de Plaka

Onde ficar em Atenas, Grécia: Melhores bairros (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

| PRAÇA OMONIA

A menos de 15min da caminhada da área turística, a região da Praça Omonia tem ares de uma cidade mais “normal”, mas que reúne muitos hotéis, incluindo redes internacionais. Também é uma boa escolha quando a dúvida é onde ficar em Atenas. Foi aqui onde eu me hospedei, no hotel Meliá, que além de ótima estrutura tinha uma vista linda da Acrópole (saiba mais).

+ Veja hotéis com descontos na capital grega

Onde ficar em Atenas, Grécia: Melhores bairros (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Piscina do Meliá em Atenas com vista pra Acrópole

Eu gostei dessa área por ter fácil acesso à região turística, seja a pé ou de metrô (há uma estação na própria praça), e também por ter muito comércio, incluindo um restaurante que eu adorei e indiquei em outro post. Como é uma área mais comercial, achei um pouco vazio à noite e usei transporte público para voltar ao hotel.

 

| PRAÇA SYNTAGMA

O bairro de Syntagma fica bem próximo de Plaka e não muito distante do acesso à Acrópole. Além de estar próximo de diversos outros templos e pontos turísticos, é onde fica o Parlamento Grego, praticamente dentro do Parque Nacional, uma grande área verde.

+ Encontre hotéis com descontos perto da Praça Syntagma

Onde ficar em Atenas, Grécia: Melhores bairros (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Muito movimentada durante o dia, apesar de diversos bares e restaurantes funcionarem até tarde, é recomendado ficar atento(a) aos pertences ao andar pela região para evitar qualquer furto. Isso é um conselho que vale praticamente para toda a cidade. O lado bom é que na Praça Syntagma há estação de metrô e é ponto de conexão para diversas linhas de ônibus.

 

| BAIRROS MONASTIRAKI E PSIRI

Eles são praticamente um só bairro, mas são bem diferentes. Eu gostei muito de Monastiraki por ser vibrante e ter alguns dos rooftops que ficam em hotéis com as vistas mais lindas da Acrópole. A Rua Adrianou foi outro lugar que achei bem animado, já que tem ótimas opções de bares e restaurantes tanto de dia como à noite.

Onde ficar em Atenas, Grécia: Melhores bairros (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Por outro lado, Monastiraki é um local onde o comércio pulsa, então não espere apenas lojas, mas sim muitos vendedores de rua e imigrantes tentando fazer o possível pra ganhar uns trocados. Mesmo na região da famosa praça há muitos bons hotéis.

+ Veja hotéis com desconto em Monastiraki

Psiri (ou Psyri) fica a poucos metros da confusão de Monastiraki e tem um clima mais descolado.  Se me perdoem a comparação, é meio que a “Pinheiros ou Vila Madalena” (se você conhece SP) de Atenas. Não digo isso pela noite animada, mas pelo ritmo de jovens locais nas ruas, poucos turistas e muitos bares e restaurantes com mesinhas nas calçadas e praças. Uma área que achei muito interessante foi os arredores da Rua Agias Irinis.

+ Confira as opções de hotéis em Psiri

Onde ficar em Atenas, Grécia: Melhores bairros (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ambos os bairros têm fácil acesso de metrô pela estação Monastiraki.

 

| BAIRRO KOUKAKI

Esse bairro é mais residencial. Ele fica do outro lado da Acrópole se você levar em conta o bairro Monastiraki, por exemplo. Embora menos turístico, tem algumas boas opções de hospedagem, incluindo apartamentos.

+ Veja hotéis e apartamentos em Koukaki

 

| BAIRRO KOLONAKI

Das opções que citamos de onde ficar em Atenas, essa é uma das que eu não gosto muito. Embora esse bairro seja bem bonitinho e de classe mais alta, ele fica mais afastado dos principais pontos turísticos e não tem fácil acesso de metrô. Até dá pra ir caminhando de alguma estação próxima dependendo de onde você estiver hospedado, mas às vezes é preciso andar muito.

Onde ficar em Atenas, Grécia: Melhores bairros (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Um dos poucos pontos turísticos por aqui é o Monte Licabeto, que tem um funicular que leva até uma vista linda de toda a cidade (saiba mais).

+ Veja hotéis no bairro de Kolonaki

 

| PIREU – PORTO PIREAUS ⛴

Pireu (ou Pireaus) é uma cidade da região metropolitana de Atenas onde está localizado o principal porto do país, com barcos pras mais famosas ilhas, incluindo Mykonos e Santorini. É por esse motivo que resolvi incluí-la na lista de onde ficar em Atenas.

Onde ficar em Atenas, Grécia: Melhores bairros (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se você tem um barco que sai muito cedo e não quer viajar desde o centro da capital grega até o porto (pelo menos há um metrô até lá), uma opção pode ser passar a última noite em Pireu pra ter mais facilidade de chegar. Embora não muito turístico, há boas opções de hospedagens.

+ Veja hotéis na região de Pireu – Pireaus

 

| AEROPORTO DE ATENAS ✈

O aeroporto entra na nossa lista também por necessidade, não por indicação se você quer conhecer a capital grega. O terminal fica a mais de 30km do centro de Atenas (veja como ir do aeroporto ao centro), mas às vezes pode ser uma boa ideia dormir por lá caso seu voo saia de madrugada ou bem cedinho.

Eu precisei fazer isso, já que tinha um voo que decolava às 5h da manhã. Achei melhor dormir perto do aeroporto e poder acordar um pouco mais tarde. O lado bom é que há um Sofitel Airport bem na entrada do terminal, que foi onde passei a noite. O hotel é excelente e fica a 100m da porta que leva ao check-in.

+ Veja mais hotéis na capital grega com descontos
+ 13 pratos gregos pra você provar quando for ao país
+ 5 rooftops pra você curtir o visual da capital grega
+ Todas as dicas reunidas pra sua viagem à Grécia

Tem mais alguma dúvida ou sugestão sobre onde ficar em Atenas? Deixe seu comentário!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *