O que fazer em Atenas, Grécia: 10 pontos turísticos e atrações

Difícil resumir o que fazer em Atenas, na Grécia, por conta do número de atrações da cidade, seja pra quem busca história, pra quem prefere diversão ou pra quem quer conhecer o estilo de vida grego.

Some a isso o fato de, infelizmente, muita gente assim como eu passar pouco tempo na capital priorizando as ilhas gregas paradisíacas. Sim, isso acontece com muita gente na hora de montar o roteiro e comigo não foi diferente. Fiquei apenas dois dias inteiros em Atenas, mas foi o suficiente pra ficar com o gostinho de quero mais. E eu ainda volto!

O QUE FAZER EM ATENAS, GRÉCIA

Antes de listarmos propriamente as 10 dicas de o que fazer em Atenas, vale falar um pouco da cidade. Muita gente havia me dito que ela não era lá grandes coisas, que tirando a Acrópole e outros sítios arqueológicos, não havia muita coisa pra gostar dali. Mero engano.

O que fazer em Atenas, Grécia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Achei Atenas uma cidade bem interessante, viva, pulsante… claro que ela sofre com problemas de muitas das grandes cidades do mundo, mas além de vistas arrebatadoras e história pra onde quer que você olhe, é bem gostoso curtir o ritmo da capital grega, cheia de restaurantes, bares, museus e bairros charmosos. Foi uma grata surpresa!

+ Veja hotéis na capital grega com até 50% de desconto

1. ACRÓPOLE

Não dá pra falar sobre o que fazer em Atenas sem logo de cara pensar na Acrópole. Cartão postal não só da cidade, mas de toda a Grécia, a “cidade alta” fica a 150m acima do nível do mar e pode ser vista praticamente de toda a capital grega.

O que fazer em Atenas, Grécia - Acrópole (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A acrópole mais famosa do mundo foi construída em 450 a.C. e foi dedicada a Atena, deusa padroeira da cidade. Entre os monumentos mais consagrados estão o Propileu, o Erecteion e, claro, o Partenon, símbolo da Grécia e da civilização europeia.

O que fazer em Atenas, Grécia - Acrópole (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que fazer em Atenas, Grécia - Acrópole (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que fazer em Atenas, Grécia - Acrópole (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O tempo gasto para visitar o sítio arqueológico depende do seu grau de interesse em Grécia Antiga. Há quem suba a colina pra tirar algumas fotos nos pontos principais, curtir a vista e já voltar em meio dia. Há outros que até visitam a Acrópole em mais de um dia.

O que fazer em Atenas, Grécia - Acrópole (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Eu comprei o ingresso na hora mesmo, sem problemas. Tente só ir bem cedo ou no fim de tarde para evitar a multidão. Quem vai de metrô pode escolher a entrada próxima da estação Acropoli. Não tem erro. Se você ainda quiser saber mais e ver os achados arqueológicos dessa área, vale uma visita ao Acropolis Museum.

Melhor preço no Seguro Obrigatório pra Grécia
Brasileiros são obrigados a contratar um seguro viagem para a Grécia e diversos outros países da Europa. Ele não é tão caro e, além de ser exigido, garante sua segurança com qualquer imprevisto, como doença ou cancelamento de voo. Nós sugerimos que você faça a cotação online e encontre o melhor preço entre diversas seguradoras. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto.

 

2. TEMPLO DE ZEUS OLÍMPICO

Perto da Acrópole, a duas quadras do metrô Acropoli, esse templo foi um dos maiores da antiguidade, construído como devoção a Zeus. A construção tinha 104 colunas de 17m de altura, sendo que 16 delas ainda estão preservadas.

O que fazer em Atenas, Grécia - Templo de Zeus Olímpico (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que fazer em Atenas, Grécia - Templo de Zeus Olímpico (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que fazer em Atenas, Grécia - Templo de Zeus Olímpico (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O famoso Arco de Adriano fica bem ao lado, em homenagem ao imperador romano que completou a construção do templo por volta do ano de 131 d.C.

 

3. ESTÁDIO PANATENAICO

A uma curta distância das atrações citadas anteriormente, eu fui a pé mesmo, o Estádio Panatenaico é um dos mais antigos do mundo, datando de 566 a.C. Os bancos de madeira da antiguidade foram substituídos por mármore branco cerca de duzentos anos mais tarde, com capacidade para até 50 mil pessoas.

O que fazer em Atenas, Grécia - Estádio Panatenaico (Foto: Esse Mundo É Nosso)

No final do século XIX, a estrutura foi escavada e restaurada para o renascimento dos jogos em 1870 e 1875. O estádio também foi usado em 1896, naquela conhecida como os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna.

 

4. ÁGORA DE ATENAS E ÁGORA ROMANA

Na antiguidade, existiram duas Ágoras na capital grega, que eram espaços abertos que continham prédios importantes da vida política e social da cidade. Uma era a Ágora Antiga de Atenas, do século VI a.C., e a outra já sob o domínio romano, a Ágora Romana, construída no século I a.C. pelo imperador Augustus e mais tarde ampliada por Adriano. As duas ficam perto uma da outra, no famoso bairro de Plaka.

O que fazer em Atenas, Grécia - Ágora de Atenas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ágora de Atenas

A Ágora de Atenas era o centro da cidade, local importante para debates e tomadas de decisões que envolviam política, religião e até peças de teatro e competições esportivas. Já a Ágora Romana serviu de local onde os atenienses discutiam assuntos relativos à cidade, como leis, obras públicas, entre outros.

O que fazer em Atenas, Grécia - Ágora Romana

Ágora Romana

 

5. PLAKA

Como citei anteriormente, Plaka é um dos bairros mais famosos e mais legais pra quem visita Atenas. Por conta disso, é também um dos melhores bairros pra se hospedar na cidade, com uma vista incrível da Acrópole (veja hotéis na região com até 50% de desconto).

O que fazer em Atenas, Grécia - Plaka (Foto: Esse Mundo É Nosso)

As ruelas de Plaka formam um verdadeiro corredor cheio de lojinhas, restaurantes e bares. Algumas ruas são fechadas apenas para os turistas e isso torna o passeio ainda melhor. Prepare-se para preços um pouco mais salgados e também para pechinchar bastante, afinal é dos melhores lugares pra comprar lembrancinhas.

O que fazer em Atenas, Grécia - Plaka (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que fazer em Atenas, Grécia - Plaka (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

6. MONASTIRAKI

Vizinho a Plaka, esse é um dos distritos comerciais mais famosos da antiga Atenas. A Praça Monastiraki é uma das mais animadas da capital grega, onde fica a estação de metrô de mesmo nome e diversas lojas e restaurantes. O nome desse pequeno bairro se dá por conta de um antigo mosteiro que havia no lugar.

O que fazer em Atenas, Grécia - Monastiraki (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Hoje a calmaria deu lugar a um vai-vem frenético de turistas e moradores. Algumas das principais atrações são o Mercado das Pulgas, a Mesquita Tzistarakis (onde hoje funciona o Museu Grego de Arte Popular), a Biblioteca de Adriano e Ágora Romana.

O que fazer em Atenas, Grécia - Monastiraki (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas o melhor de Monastiraki quando você quer saber o que fazer em Atenas é andar sem rumo pelas ruas de comércio popular, cacifar peças antigas ou artesanato, sem contar a gastronomia. Tanto durante o dia como à noite, as ruas ficam cheias de gente em busca dos restaurantes do bairro, principalmente na Rua Adrianou.

O que fazer em Atenas, Grécia - Monastiraki (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

7. MONTE LICABETO

Localizado em um bairro nobre, o Monte Licabeto é o ponto mais alto de Atenas, a 277 metros acima do nível do mar. Turistas podem pegar um funicular a partir do bairro de Kolonaki até o alto do monte. A viagem é bem bacana, com alguns “efeitos especiais”.

O que fazer em Atenas, Grécia - Monte Licabeto (Foto: Esse Mundo É Nosso)

No alto do monte, além dos mirantes com vista de toda a região, existem alguns bons restaurantes e uma capela. Se você quiser vir de metrô, as estações mais próximas do Funicular Licabeto são Evangelismos e Panepistimio.

O que fazer em Atenas, Grécia - Monte Licabeto (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que fazer em Atenas, Grécia - Monte Licabeto (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

8. A CULINÁRIA GREGA

Não dá pra vir a Atenas e não provar a culinária grega, né? E a cidade tem muitas opções para todo tipo de bolso. Mesmo em Plaka ou em Monastiraki você encontrará bons preços e pratos deliciosos. A Rua Adrianou, apesar de turística, tem uma grande variedade.

Não deixe de provar a moussaka, que é provavelmente o prato grego mais famoso. É uma espécie de lasanha, mas sem massa, que leva berinjelas, carne de cordeiro, molho branco e outras iguarias.

O que fazer em Atenas, Grécia - Moussaka (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se você gosta de iogurte grego, aquele industrializado vendido no Brasil, vai se apaixonar quando prová-lo direto da fonte. Em qualquer restaurante ele está disponível no cardápio e não só de sobremesa. Muitas vezes acompanha pratos salgados.

souvlaki e o gyros são relativamente parecidos. Enquanto o primeiro é um churrasquinho servido no pão pita, o outro é o nosso famoso churrasco grego, que vem dentro do pão, mas que aqui é delicioso e muito barato.

O que fazer em Atenas, Grécia - Souvlaki (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Souvlaki

Por fim, não dá pra falar de Grécia sem falar na salada grega né? O queijo feta daqui é realmente incrível!

O que fazer em Atenas, Grécia - Salada Grega (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

9. ESCOLHA UM BAR OU RESTAURANTE COM VISTA

Seja no almoço, no fim de tarde ou no jantar, sempre há algum rooftop pra você curtir o lindo visual de Atenas. Eu acabei indo em vários porque a vista era uma melhor que a outra.

Na região de Plaka indico o lindo rooftop 360, que tem o visual mais incrível, mas também preços mais salgados. Vale tanto no happy hour mais informal como num jantar mais romântico. Perto dali, a cobertura do A For Athens é um pouco mais amiga do seu bolso.

O que fazer em Atenas, Grécia - 360 (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Vista do 360 em Atenas

O próprio hotel onde eu fiquei, o Meliá Athens, tinha um restaurante/bar na piscina que era aberto ao público em geral e tinha uma panorâmica pra ninguém botar defeito (saiba mais sobre o hotel).

O que fazer em Atenas, Grécia - Meliá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

10. VIVA UM DIA COMO OS GREGOS

Durante os dias mais quentes da primavera e do verão, percebi que os gregos adoram estar na rua. Eles gostam de sentar em cafés numa roda de amigos, tomar uma cerveja em mesas na calçada, ocupar a cidade. E uma tarde eu tirei pra fazer como eles.

O que fazer em Atenas, Grécia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Primeiro tomei um frappé sem pressa ao ar livre (eles amam esse café gelado e andam com ele pra todo lado) e depois segui para a região da Rua Agias Irinis, atrás da Catedral Ortodoxa de Santa Irene, que é menos turística, mas tem ruas e bares tomadas por jovens nos finais de tarde e fins de semana. Foi uma experiência bem legal!

O que fazer em Atenas, Grécia - Rua Agias Irinis (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

| ONDE SE HOSPEDAR

Eu fiquei hospedado no Meliá Athens, que fica próximo da famosa praça Omonia, a cerca de 15min a pé dos bairros de Plaka e Monastiraki. A localização é muito boa, assim como a estrutura do hotel, que tem quartos modernos e confortáveis, padrão da rede.

O que fazer em Atenas, Grécia - Meliá Atenas (Foto: Divulgação)

Meliá Atenas/Divulgação

Um dos pontos altos, como disse anteriormente, é a piscina e o restaurante/bar na cobertura, com uma vista linda da Acrópole. Sem dúvida é uma ótima opção. Você também pode encontrar outros hotéis com descontos de até 50%. Vale sempre ficar nessa região entre Omonia e Plaka pra poder fazer a maioria das coisas a pé mesmo.

Tem alguma dúvida ou sugestão de o que fazer em Atenas? Deixe seu comentário!

+ Encontre o melhor preço no seguro obrigatório pra Europa
+ Como ir do aeroporto até o centro da cidade
+ Quando ir pra Grécia: Qual a melhor época pra viajar?
+ Veja todas as dicas pra sua viagem ao país

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

1 Comment

  1. Hugo disse:

    Nossa, que lugar fantástico! Com certeza está na lista dos destinos para se conhecer… o complicado é o dinheiro heheh

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *