Praia do Flamengo em Salvador: Em busca da praia perfeita

Já estive em Salvador quatro vezes e conheci vários lugares incríveis. Sem dúvida a capital baiana é um destino fascinante, de uma grande riqueza cultural e arquitetônica, um Carnaval alucinante e gastronomia ímpar. Mas confesso que em três das minhas visitas uma coisa me frustrava: como assim eu estive na Bahia e não tomei um banho de mar?

Acontece que, embora seja uma cidade litorânea, não existe faixa de areia em boa parte de Salvador. Já aquelas praias urbanas famosas (como Praia da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina ou Pituba) não são das mais agradáveis aos banhistas. Seja por estarem impróprias para banho, terem pedras ou até mesmo não serem as mais seguras.

Salvador, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Pois na minha última ida à capital baiana decidi tirar “esse trauma” que tenho da cidade. Antes mesmo da viagem, passei a pesquisar diversas praias que fossem próximas a Salvador e que eu pudesse curtir como em outras capitais do Nordeste. O fato de a prefeitura ter demolido os quiosques de praia tornou essa busca um pouco mais complicada. Afinal, eu teria de levar um isopor?

Conversando com diversos moradores locais, nove em cada 10 sugestões era de que eu fosse à Praia do Forte: “Até a Ivete tem uma casa lá”, diziam. Mas o local, embora pareça mesmo paradisíaco, fica a mais de 50Km de Salvador, no município de Mata de São João. Como eu só teria meio dia de folga por ali, ficava inviável o bate-volta de ônibus e um táxi fechado sairia por mais de R$200.

Foi então que apostei na Praia do Flamengo. Embora também fique em outra cidade, em Lauro de Freitas, a praia faz parte da grande Salvador, a cerca de 20Km de Pituba, onde estava hospedado, o que tornaria possível curtir o local em apenas um dia. E bingo, foi um acerto!

PRAIA DO FLAMENGO EM SALVADOR

Praia do Flamengo em Salvador, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Vizinha de Itapuã e Stella Maris, a Praia do Flamengo é uma daquelas que o turista procura em Salvador. Barracas pé na areia, espreguiçadeiras e mesas, serviços, areia limpa e mar lindo. Nas ruas ao redor, existem uma infinidade de condomínios fechados, ou seja, não há comércio como em outras praias urbanas.

Praia do Flamengo em Salvador, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)Praia do Flamengo em Salvador, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas duas das mais famosas barracas de praia de Salvador estão ali. São as enormes “Pipa” e “Barraca do Lôro“. Elas têm total infraestrutura de alimentação e serviços para o banhista. Claro que os preços praticados são um pouco mais altos que nas banquinhas de ambulantes do lado de fora.

Praia do Flamengo em Salvador, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia do Flamengo em Salvador, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)Praia do Flamengo em Salvador, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

 

 

 

 

 

 

A Praia do Flamengo é linda, o mar apresenta trechos com arrecifes, que durante a baixa da maré formam piscinas naturais. O pôr-do-sol ali, embora seja do lado oposto ao mar, também é muito bonito.

Praia do Flamengo em Salvador, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia do Flamengo em Salvador, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

COMO CHEGAR À PRAIA DO FLAMENGO

Infelizmente esse é um ponto delicado da visita à Praia do Flamengo. Se você não está de carro, terá de optar pelo transporte público, que leva mais de uma hora para fazer a ligação com Salvador, ou uma longa corrida de táxi. Claro que os 20Km não saem baratos, mas para quem está acostumado com os preços absurdos dos táxis de São Paulo, não irá achar uma corrida de R$50 desde Pituba tão abusiva.

Fizemos o bate-volta de táxi e esse foi o valor que pagamos. A corrida levou cerca de 40 minutos e foi agradável, beirando a orla. O único porém fica na hora de voltar a Salvador, já que, como a Praia do Flamengo fica em um lugar meio deserto, não foi fácil encontrar um taxista depois do pôr-do-sol. Por sorte, conseguimos dividir um táxi com outras meninas que haviam pedido um carro por telefone.

Praia do Flamengo em Salvador, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Independente disso, a Praia do Flamengo serviu para me mostrar que Salvador – ou pelo menos a região próxima da capital – tem praias incríveis, daquelas que a gente procura quando vai ao Nordeste. Uma ótima experiência, que pretendo repetir quando voltar à cidade.

+ Veja mais dicas e relatos de Salvador

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

16 Comments

  1. Quelé Cardoso disse:

    Lugar incrível, fiquei apaixonada pela praia do Flamengo. Com certeza voltarei.

  2. Dety disse:

    Olá! Alguém pode me informar a quantidade de km da rodoviária de Salvador até a praia do Flamengo?
    Desde já agradeço

  3. Adailton disse:

    Boa [email protected]
    Quem estar em itapua como faz pra chegar a praia do Flamengo e estella Maris, tem linha de ônibus.

    • Oi, Adailton, tudo bem?
      Há sim diversas linhas que ligam esses lugares, porém nem todas passam tão perto das praias, muitas vezes na avenida principal. Você pode traçar a rota pelo Google Maps com os endereços certos que você quer visitar.

      Abraços!

  4. Márcio disse:

    Ótima matéria.

    Só retificando. A praia do Flamengo, é a última praia de Salvador e não de Lauro de Freitas.

    Outras duas barracas boas são ” Caminhos do Mar” e “Doce Vida”. Menos badaladas que a Barraca do Lôro e Pipa.

    Recomendo a “Caminhos do Mar”.

  5. Jorge Moraes disse:

    A Praia do Flamengo é, sem dúvida, a melhor praia de Salvador. Ao contrário de outras que, infelizmente, estão poluídas, ou, quando não o são, têm muitas pedras, a Praia do Flamengo é o lugar perfeito para quem busca distância de multidões, facilidade de estacionamento, águas limpas, boas ondas, e restaurantes de qualidade, como “Barraca do Lôro” e “Pipa”. Além disso, na maré baixa, formam-se piscinas naturais na areia, o que faz dessa praia uma opção ainda mais especial de passeio ou de estadia.

  6. Fábio disse:

    Ola, como esta? Só uma correção, essa praia chamada Praias do Flamengo faz parte do bairro de Stella Maris ( bairro dividido em três localidades: Stella Maris, Praias do Flamengo e Ipiranga) ultimo bairro de Salvador, vizinho ao município de Lauro de Freitas.

  7. Wesley disse:

    Alguém por favor sabe me informar onde e como posso fazer para alugar um carro em salvador? Obrigado

  8. Geraldin disse:

    Praia do Flamengo em Salvador é a coisa mais maravilhosa! É mesmo um paraíso…me apaixonei e quero voltar muitas vezes.

  9. RBahia disse:

    Pelo relato sobre os passeios fica claro que a melhor opção seria alugar um carro, pois pagaria cerca de 90,00 a diária e teria liberdade para circular pela cidade sem preocupação. Pense nisso da próxima vez e bom passeio!

  10. Thaís disse:

    Praia do Flamengo é uma praia incrivelmente linda. Uma ótima opção!

  11. Raquel disse:

    A Praia do Flamengo fica em Salvador mesmo, a poucos km de Lauro de Freitas…

  12. Legal Rafa! Gostei da dica! Beijoos

  13. Valeu pela dica, Rafa! Vou com certeza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *