Praias de Santorini, na Grécia: Dicas das melhores e roteiro

Nós já contamos em outros posts que as praias de Santorini, na Grécia, não são tão lindas como as paradisíacas de Mykonos. Acontece que aqui o solo é de origem vulcânica e a areia é bem escura, o que influencia na cor da água. Ou seja, elas são bem diferentes e exóticas.

Mesmo assim, há praias bonitas que merecem entrar no seu roteiro. Algumas bem curiosas, como a de águas azuis e areia vermelha, e outras mais tradicionais, com ótima estrutura.

MELHORES PRAIAS DE SANTORINI

Há quem escolha se hospedar nas praias de Santorini, já que há muitos hotéis nessas regiões. Mas eu acho que você aproveitará mais se ficar na encosta da caldeira (do vulcão), como em Fira ou em Oia. Nós já publicamos um guia de hospedagem da ilha pra te auxiliar nessa escolha e vale dar uma olhada.

Praias de Santorini - Perivolos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

COMO CIRCULAR

Independente de onde você esteja hospedado, é bem fácil circular entre as cidades e praias da ilha de Santorini. O transporte público é um pouco precário, então a melhor forma é de táxi (que sai mais caro) ou alugando uma moto, quadriciclo ou carro.

De quadriciclo em Santorini (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se você não gosta de motos ou está em família ou com um grupo maior, o carro pode ser uma boa opção. Verifique se há estacionamento no seu hotel, já que nas cidades da encosta é um pouco difícil estacionar. Por outro lado, nas praias não é tão complicado encontrar uma vaga.

Nós sugerimos que você faça a cotação no site da Rentcars, que é um buscador que encontra os melhores preços entre as maiores locadoras do mundo. O bom é que, por ser uma empresa brasileira, o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser parcelado. Dá pra simular e contratar tudo online. Nós usamos sempre nas nossas viagens.

ROTEIRO NAS PRAIAS DE SANTORINI

Entre as várias atrações da ilha grega, tiramos um dia para circular pelas praias de Santorini com nosso quadriciclo. Abaixo compartilho o nosso roteiro com mapa das que mais gostamos e que valem a visita.

| RED BEACH – A PRAIA VERMELHA

Se a Praia Vermelha no Rio de Janeiro não tem muita relação com a cor, aqui ela é muito literal. Essa é uma praia de areia vermelha, que tem origem na impressionante falésia que a cerca. A cor é por conta das erupções vulcânicas que formaram a ilha.

Red Beach em Santorini, a Praia Vermelha (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Red Beach, a Praia Vermelha

Impressionante é o contraste entre o vermelho da areia e da falésia com o azul do mar. Foi uma das praias de Santorini onde encontramos a água mais bonita.

Red Beach em Santorini, a Praia Vermelha (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas não espere uma praia como as que estamos acostumados. A água é fria (como em toda a ilha), não há estrutura e a areia mais grossa causa estranheza. Mas é um cenário muito interessante e vale a visita e um mergulho.

+ Melhores hotéis de Santorini com descontos

| WHITE BEACH E BLACK BEACH

A partir da Praia Vermelha, um barquinho que passa a cada 30min leva você às praias White Beach e Black Beach. As duas têm um pouco mais de estrutura que a anterior, como aluguel de cadeiras e guarda-sol.

Eu acabei não tendo tempo de visitá-las porque o barquinho estava superatrasado. Mas, de modo geral, vale levar bebidas e algum lanche se for ficar nas praias, já que as opções, quando disponíveis, são poucas. Dentre as três, só a Black Beach tem um bar/restaurante.

| PERISSA, PERIVOLOS E AGIOS GEORGIOS

A apenas 15min de carro da Praia Vermelha, uma orla de mais de três quilômetros é compartilhada por três praias: Agios Georgios, Perivolos e Perissa (nessa ordem se você vem da Red Beach).

Praias de Santorini - Perissa (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Praia de Perissa

Elas são muito parecidas e têm ótima estrutura, incluindo restaurantes, bares, serviço de praia e muitos hotéis com preços mais baixos que na encosta da caldeira (veja aqui).

Outra coisa semelhante entre elas é a areia bem escura, que chega até mesmo a queimar os pés quando está calor. Por isso muitos estabelecimentos fazem uma passarela de madeira até as espreguiçadeiras, mas de todo modo vale trazer o chinelo para não se machucar. O aluguel de cadeiras é pago e há inúmeros bares e restaurantes que oferecem o serviço.

Praias de Santorini - Perivolos (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Praia de Perivolos

Das três a Perissa é a mais famosa e a que tem mais opções de lojinhas e restaurantes. Caminhar pela ruazinha da orla sem pressa é bem gostoso. Nós almoçamos no Apollon Restaurant, de frente pra praia. Foi uma boa oportunidade pra provar uns pratos locais.

Praia Perissa
Praia Perissa

+ Guia de melhores regiões e hotéis na ilha
+ Quando viajar pra Grécia: Melhor época
+ 13 pratos gregos que você precisa provar

| KAMARI

Dali partimos para Kamari, que das praias de Santorini é uma das mais próximas de Fira, a capital da ilha e onde muita gente acaba se hospedando por conta do agito do centrinho e a vista da caldeira.

Praias de Santorini - Kamari (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Essa é uma praia também de areias escuras, mas bem charmosinha, com muito comércio na orla e restaurantes com vista pro mar. Assim como Perissa, é bem gostosa, mas é mais compacta.

Praias de Santorini - Kamari (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se você quer ficar hospedado na praia, Kamari também é uma boa opção, pois existem inclusive resorts por aqui, como contamos no guia de hospedagem na ilha.

DESCONTOS NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA

Brasileiros são obrigados a emitir um seguro viagem em muitos países da Europa, inclusive na Grécia. Além de poder ser pedido na imigração, com ele você viaja tranquilo(a) em caso de imprevistos de saúde, extravio de malas ou cancelamentos de voos. Eu já fraturei a coluna no exterior e precisei ser resgatado de helicóptero. Já imaginou quanto custaria se eu não tivesse seguro? Sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe descontos, que podem ser maiores se você pagar no boleto.

| OUTRAS PRAIAS

De Kamari seguimos pra outras duas praias que ficam pertinho, a Avis e a Monolithos, já ao lado do aeroporto. Sinceramente? Não valem a visita.

A estrutura é praticamente zero e, como a areia é escura e o mar também, não há atrativo. Por conta disso, desistimos de continuar até as praias vizinhas Vourvoulos, Xiropigado, Koloumbos e Baxedes, que são praticamente desertas.

+ Onde ficar: Guia de hospedagem na ilha
+ Melhor preço no Seguro Obrigatório pra Grécia
+ Todas as dicas pra curtir a ilha
+ O que ninguém te fala do pôr do sol em Oia
+ Roteiro pelas praias azuis de Mykonos
+ Todos os posts com dicas da Grécia

Como deu pra ver, as praias de Santorini são muito diferentes do que estamos acostumados, muito exóticas pra falar a verdade. A ilha é incrível e o visual das casinhas penduradas na encosta da caldeira e o pôr do sol de tirar o fôlego em Oia valem sim a visita.

Mas se você quer aquelas praias azuis dos sonhos é melhor incluir no seu roteiro outras ilhas gregas, como Mykonos, que tem praias paradisíacas.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *