Praias de Trindade: As melhores e o que fazer em um dia

Cercadas pela Mata Atlântica, as praias de Trindade são algumas das mais bonitas na parte continental de Paraty. Sim, a vila pertence à famosa cidade histórica.

E é justamente esse cenário que atrai cada vez mais visitantes. Por conta disso, a vila de Trindade, que já foi famosa pelo clima tranquilo de paz e sossego, tem recebido cada vez mais turistas.

Isso traz junto uma melhor infraestrutura, mas ao mesmo tempo areias mais cheias. Nesse post falamos das praias da vila, sugestão de roteiro de o que fazer em um dia e como evitar pegar o destino muito cheio.

MELHORES PRAIAS DE TRINDADE

Antes de falarmos propriamente das praias de Trindade, valem algumas dicas pra você organizar seu dia por aqui.

Melhores Praias de Trindade, RJ (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Praia do Meio

| COMO EVITAR A SUPERLOTAÇÃO

Foi-se o tempo em que esse era um destino pacato e pouco conhecido. Hoje, principalmente nas férias, feriados e fins de semana, as praias podem ficar bem cheias e com aquelas terríveis caixinhas de som.

Nós publicamos um outro post com todas as dicas de quando ir e a melhor época. Vale conferir!

| POUSADAS E ESTRUTURA

Sim, junto dos turistas veio uma melhor estrutura e hoje há, além de bons restaurantes e bares, opções melhores de pousadas que há alguns anos.

Também já publicamos um post com dicas de onde ficar na vila. Se a ideia é, assim como fizemos, dormir em Paraty, também temos um guia completo da cidade pra te ajudar a escolher onde se hospedar.

Agora vamos às praias… no vídeo abaixo você confere uma sugestão de roteiro de um dia.

+ Mais vídeos como esse no nosso canal

MAPA DAS PRAIAS DE TRINDADE

Abaixo você encontra o mapa de todas as praias que citamos nesse post!

PRAIA DO MEIO

Das praias de Trindade, essa é na nossa opinião a mais bonita. A água clarinha, com tons que variam de verde ao azul, são um convite pra um banho de mar.

Praia do Meio em Trindade, RJ (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Embora não haja grandes barracas, há uma certa estrutura, com alguns vendedores que vendem comidas e bebidas e emprestam ou alugam cadeiras e guarda-sol. Nos dias cheios, infelizmente, a areia fica meio tumultuada.

A Praia do Meio é dividida em duas partes. Ao lado esquerdo fica a área mais tranquila, com menos ondas, ideal pra crianças. Já depois das pedras, à direita, o mar é bravo e é preciso tomar cuidado. No pouco tempo que ficamos por aqui vimos uns dois afogamentos.

Mirante da Praia do Meio (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Mirante da Praia do Meio

Não deixe de visitar um mirante que fica a poucos metros da areia, na trilha que vai pra Praia do Cachadaço. A vista compensa!

PRAIA DO CACHADAÇO

Numa curta trilha a partir da Praia do Meio você chegará à Praia do Cachadaço, que é ideal pra quem procura um local mais tranquilo e com pouca estrutura.

Praia do Cachadaço (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Até pode ter um ou outro vendedor de alguma bebida, mas se for ficar muito tempo é melhor trazer um lanche. A faixa de areia é larga e quanto mais distante da trilha mais vazia fica a praia.

+ Veja pousadas e casas com descontos

PISCINAS NATURAIS DO CACHADAÇO

Siga pela areia até o recomeço da trilha. Agora a caminhada é um pouco mais longa, de cerca de 20 a 30min até as famosas Piscinas Naturais do Cachadaço.

Piscinas Naturais do Cachadaço (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O local é bem bonito, mas estava muito cheio no dia em que visitamos Trindade, mesmo que no mês de maio. Foi por isso que ficamos bem pouco!

Piscinas Naturais do Cachadaço (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Quem não quiser caminhar até as piscinas naturais pela trilha, pode pegar um dos barcos que saem da Praia do Meio e deixam os banhistas aqui. Pra voltar é a mesma coisa, você pode optar por ir de barco ou caminhando.

PRAIA DO RANCHO

De volta ao centrinho, passando pela Praia do Meio, a Praia do Rancho é, das praias de Trindade, aquela com a melhor estrutura de barracas, bares e restaurantes.

Praias de Trindade - Praia do Rancho (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se você quer infra de praia e não se importa com areias mais cheias, deve gostar.

+ Dicas do que fazer em Paraty

PRAIA DE FORA

Praticamente uma continuação da Praia do Rancho, a Praia de Fora é praticamente deserta e sem nenhuma estrutura.

Praia de Fora (Foto: Esse Mundo É Nosso)

PRAIA DO CEPILHO

Um pouco mais pra frente, passando uma pequena cachoeira que deságua no mar, a Praia do Cepilho já tem alguma estrutura, como espreguiçadeiras e bares. Pena que o tempo fechou quando chegamos aqui.

Melhores Praias de Trindade - Praia do Cepilho (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O Bar do Cepilho tem uma vista muito bonita das praias de Trindade, dá pra ver até a Praia do Rancho, e é uma boa opção para um almoço ou um happy hour pra fechar o dia.

Bar do Cepilho em Trindade (Foto: Esse Mundo É Nosso)

+ Onde ficar: Dicas de pousadas
+ Onde se hospedar em Paraty
+ Como ir: Ônibus, carro e agência
+ Todas as dicas de Paraty

PRAIA BRAVA

Nós acabamos não visitando a Praia Brava, que é deserta, sem bares, casas ou pousadas. Pra chegar é preciso pegar um trilha de dificuldade média saindo do Cepilho ou num passeio de barco.

CACHOEIRAS EM TRINDADE

Trindade tem ainda muitas cachoeiras que podem ser uma opção pra aproveitar o dia na vila. Entre as principais estão a Pedra Que Engole, Escorrega, Duas Paredes, Poço Fundo, entre outras. Você pode saber mais nesse site.

Tem mais dicas de praias de Trindade? Deixe seu comentário!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *