Na hora de escolher onde ficar em Paraty é preciso levar em consideração não só o estilo e preço da pousada ou hotel, mas é muito importante pensar na localização.

Sempre surge a dúvida: é melhor se hospedar no Centro Histórico e arredores ou em alguma praia? E em Trindade, vale a pena?

Nesse post dou todas as dicas pra te ajudar a definir o melhor local e também sugerimos algumas pousadas onde já me hospedei para que você consiga aproveitar ao máximo a sua viagem.

ONDE FICAR EM PARATY: MELHOR LOCALIZAÇÃO

Como falei acima, a localização é essencial pra ter uma boa experiência na cidade do litoral do Rio de Janeiro. E tudo vai depender do seu estilo e do que você espera da viagem, como explico abaixo.

Centro Histórico de Paraty (Foto: Esse Mundo É Nosso)

| CENTRO HISTÓRICO

Pra mim, a melhor opção pra quem tem dúvidas sobre onde ficar em Paraty é ficar hospedado no Centro Histórico. Embora existam algumas praias mais distantes que são lindas, a grande atração mesmo são as ruas de pedra e o casario colonial.

É no Centro Histórico e arredores onde ficam os melhores restaurantes, a vida noturna, lojinhas charmosas e, claro, muito da história do Brasil. Tudo isso dá pra fazer a pé, já que o centrinho é compacto. Portanto vale se hospedar por aqui, mesmo que você tenha que em alguns dias fazer passeios para praias mais distantes.

Onde ficar em Paraty (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Minha família se hospeda há alguns anos e adora a Pousada Aconchego, que fica muito bem localizada, tem piscina e costuma ter um ótimo custo-benefício. É muito charmosa!

Eu preferi ficar num hotel boutique que fica do ladinho do centro (menos de cinco minutos de caminhada), quase na Praia do Pontal, que é o Carpe Diem Boutique Hotel.

Onde ficar em Paraty - Carpe Diem Boutique Hotel (Foto: Divulgação)
Carpe Diem Boutique Hotel (Foto: Divulgação)

Mas o Centro Histórico é cheio de ótimas opções e algumas outras das mais bem avaliadas por hóspedes do Booking e TripAdvisor são: Pousada do Ouro, Pousada Literária, Pousada da Marquesa, Casa Colonial, Casas do Pátio, Arte Urquijo, Pousada Pardieiro, Pousada do Sandi, Porto Imperial, entre outras.

Quem procura um hostel, a localização do Che Lagarto, uma famosa rede que possui unidades em diversas cidades, é bem central.

| PRAIA DO PONTAL

Apesar de não ser tão bonita, tem a vantagem de estar coladinha no Centro Histórico e possuir algumas barracas com serviço de praia. Quem ficar hospedado por aqui pode facilmente sair à noite a pé pra comer nos restaurantes do centrinho.

Onde ficar em Paraty - Praia do Pontal (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Praia do Pontal

Como disse, já me hospedei e gostei da Carpe Diem, mas há algumas outras opções mais simples e que costumam ter preços melhores que no Centro Histórico, como: Refron du Mar Pousada, Pousada da Praia, Pousada do Forte, Princesa Isabel, Vila do Porto, Bela Paraty e Pousada da Condessa.

| PRAIA DO JABAQUARA

Como você ainda não sabe onde ficar em Paraty, talvez não conheça o relevo da cidade, vale ficar atento a essa praia. Embora no mapa pareça perto do Centro Histórico, um grande morro separa a Praia do Jabaquara da cidade propriamente dita. Então vale mesmo só se você quiser se hospedar perto do mar e mais longe do agito.

Praia do Jabaquara (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Eu até fui a pé do Centro até lá, mas levei mais de 25min de caminhada, então é bom saber que irá precisar de carro ou táxi em alguns momentos. Por outro lado, a Praia do Jabaquara é mais bonita que a do Pontal e é aqui onde ficam as barracas de praia mais gostosinhas da região central, com estrutura melhor.

Algumas boas opções, perto do mar e bem avaliadas são: Pousada Praia do Jabaquara, Fruto da Terra, Brunello Hotel, Sol Nascente, entre outras.

| CENTRO NOVO DE PARATY

Apesar de reunir muito comércio, agências de viagem e ficar perto da rodoviária de onde saem os ônibus para Trindade, essa não é uma região que eu goste muito. Até existem algumas boas pousadas, mas o novo Centro não é dos mais bonitos e perde todo o charme de estar hospedado em Paraty.

| ONDE FICAR EM PARATY: TRINDADE

Talvez você não saiba, mas a vila de Trindade pertence a Paraty (saiba mais). Mas o bairro tem se transformado muito nos últimos anos e o lado pacato tem ficado pra trás.

Ao menos, junto disso, cada vez mais novas pousadas estão surgindo, a maioria ainda simples. Nós já publicamos um guia de hospedagem por lá. Achamos que só vale mesmo a pena se você quiser curtir as atrações Trindade e não o Centro Histórico e praias de Paraty.

MAIS DICAS
+ O que saber antes de ir pra lá
+ Onde comer: Dicas de restaurantes
+ As atrações do Centro Histórico
+ O fenômeno da maré nas ruas
+ Quando ir: A melhor época
+ Veja todas as dicas reunidas


Ainda tem dúvidas de onde ficar em Paraty ou tem dicas de hospedagem? Deixe seu comentário!

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.