Onde ficar em Paraty: Centro Histórico ou se hospedar na praia?

Na hora de escolher onde ficar em Paraty é preciso levar em consideração não só o estilo e preço da pousada ou hotel, mas é muito importante pensar na localização.

Sempre surge a dúvida: é melhor se hospedar no Centro Histórico e arredores ou em alguma praia? E em Trindade, vale a pena?

Nesse post dou todas as dicas pra te ajudar a definir o melhor local e também sugerimos algumas pousadas onde já me hospedei para que você consiga aproveitar ao máximo a sua viagem.

ONDE FICAR EM PARATY: MELHOR LOCALIZAÇÃO

Como falei acima, a localização é essencial pra ter uma boa experiência na cidade do litoral do Rio de Janeiro. E tudo vai depender do seu estilo e do que você espera da viagem, como explico abaixo.

Centro Histórico de Paraty (Foto: Esse Mundo É Nosso)

| CENTRO HISTÓRICO

Pra mim, a melhor opção pra quem tem dúvidas sobre onde ficar em Paraty é ficar hospedado no Centro Histórico. Embora existam algumas praias mais distantes que são lindas, a grande atração mesmo são as ruas de pedra e o casario colonial.

É no Centro Histórico e arredores onde ficam os melhores restaurantes, a vida noturna, lojinhas charmosas e, claro, muito da história do Brasil. Tudo isso dá pra fazer a pé, já que o centrinho é compacto. Portanto vale se hospedar por aqui, mesmo que você tenha que em alguns dias fazer passeios para praias mais distantes.

Onde ficar em Paraty (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Minha família se hospeda há alguns anos e adora a Pousada Aconchego, que fica muito bem localizada, tem piscina e costuma ter um ótimo custo-benefício. É muito charmosa!

Eu preferi ficar num hotel boutique que fica do ladinho do centro (menos de cinco minutos de caminhada), quase na Praia do Pontal, que é o Carpe Diem Boutique Hotel.

Onde ficar em Paraty - Carpe Diem Boutique Hotel (Foto: Divulgação)
Carpe Diem Boutique Hotel (Foto: Divulgação)

Mas o Centro Histórico é cheio de ótimas opções e algumas outras das mais bem avaliadas por hóspedes do Booking e TripAdvisor são: Pousada do Ouro, Pousada Literária, Pousada da Marquesa, Casa Colonial, Casas do Pátio, Arte Urquijo, Pousada Pardieiro, Pousada do Sandi, Porto Imperial, entre outras.

Quem procura um hostel, a localização do Che Lagarto, uma famosa rede que possui unidades em diversas cidades, é bem central.

| PRAIA DO PONTAL

Apesar de não ser tão bonita, tem a vantagem de estar coladinha no Centro Histórico e possuir algumas barracas com serviço de praia. Quem ficar hospedado por aqui pode facilmente sair à noite a pé pra comer nos restaurantes do centrinho.

Onde ficar em Paraty - Praia do Pontal (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Praia do Pontal

Como disse, já me hospedei e gostei da Carpe Diem, mas há algumas outras opções mais simples e que costumam ter preços melhores que no Centro Histórico, como: Refron du Mar Pousada, Pousada da Praia, Pousada do Forte, Princesa Isabel, Vila do Porto, Bela Paraty e Pousada da Condessa.

| PRAIA DO JABAQUARA

Como você ainda não sabe onde ficar em Paraty, talvez não conheça o relevo da cidade, vale ficar atento a essa praia. Embora no mapa pareça perto do Centro Histórico, um grande morro separa a Praia do Jabaquara da cidade propriamente dita. Então vale mesmo só se você quiser se hospedar perto do mar e mais longe do agito.

Praia do Jabaquara (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Eu até fui a pé do Centro até lá, mas levei mais de 25min de caminhada, então é bom saber que irá precisar de carro ou táxi em alguns momentos. Por outro lado, a Praia do Jabaquara é mais bonita que a do Pontal e é aqui onde ficam as barracas de praia mais gostosinhas da região central, com estrutura melhor.

Algumas boas opções, perto do mar e bem avaliadas são: Pousada Praia do Jabaquara, Fruto da Terra, Brunello Hotel, Sol Nascente, entre outras.

| CENTRO NOVO DE PARATY

Apesar de reunir muito comércio, agências de viagem e ficar perto da rodoviária de onde saem os ônibus para Trindade, essa não é uma região que eu goste muito. Até existem algumas boas pousadas, mas o novo Centro não é dos mais bonitos e perde todo o charme de estar hospedado em Paraty.

| ONDE FICAR EM PARATY: TRINDADE

Talvez você não saiba, mas a vila de Trindade pertence a Paraty (saiba mais). Mas o bairro tem se transformado muito nos últimos anos e o lado pacato tem ficado pra trás.

Ao menos, junto disso, cada vez mais novas pousadas estão surgindo, a maioria ainda simples. Nós já publicamos um guia de hospedagem por lá. Achamos que só vale mesmo a pena se você quiser curtir as atrações Trindade e não o Centro Histórico e praias de Paraty.

MAIS DICAS
+ O que saber antes de ir pra lá
+ Onde comer: Dicas de restaurantes
+ As atrações do Centro Histórico
+ O fenômeno da maré nas ruas
+ Quando ir: A melhor época
+ Veja todas as dicas reunidas


Ainda tem dúvidas de onde ficar em Paraty ou tem dicas de hospedagem? Deixe seu comentário!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *