Precisa de passaporte pra Argentina? Dicas e documentos

Muita gente fica em dúvida se precisa de passaporte pra Argentina. Normalmente, as pessoas acham que para ir para qualquer país é preciso ter o documento. A boa notícia é que nesse caso os brasileiros conseguem entrar usando apenas o RG.

Mesmo assim, algumas regras devem ser seguidas. Por isso, neste post, vamos dar dicas sobre os documentos necessários para entrar no país.

PRECISA DE PASSAPORTE PRA ARGENTINA?

| REGRAS PARA O USO DO RG NUMA VIAGEM À ARGENTINA

Como já falamos, não precisa de passaporte pra Argentina. Entretanto, no momento em que estiver no aeroporto, os funcionários irão solicitar seu RG. Esta é uma informação importante: o RG precisa ter no máximo 10 anos antes e a foto deve ser recente (veja mais informações).

Precisa de passaporte pra Argentina? (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Obelisco em Buenos Aires (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Isso é muito sério e pode estragar a sua viagem. Um amigo nosso estava com o RG desatualizado e só descobriu isso quando foi embarcar para a Argentina. Resultado: não conseguiu viajar.

Ou seja, não precisa de passaporte pra Argentina, mas o RG não pode ser muito antigo também. No caso de seu RG estar fora dos padrões solicitados, é preciso tirar um novo ou viajar usando o passaporte.

| POSSO VIAJAR COM A CARTEIRA DE MOTORISTA PRA ARGENTINA?

Você já sabe que não precisa de passaporte pra Argentina e que o RG deve estar atualizado, agora outra dúvida muito recorrente é se o brasileiro pode usar a carteira de motorista como documento para entrar em outro país do Mercosul.

Precisa de passaporte pra Argentina? (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Caminito (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A resposta é não. A carteira de motorista não vale como um documento de viagem e se você estiver apenas com ela não poderá embarcar.

| SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO PRA ARGENTINA?

O seguro viagem não é obrigatório. Apesar disso, a nossa dica é sempre fazer um. Afinal, a gente nunca sabe quando pode precisar.

O Rafa, que também faz o blog, levou o maior susto no Chile, onde o seguro também não é obrigatório. Ele foi para o Valle Nevado, caiu esquiando, fraturou a coluna e precisou ser transferido de helicóptero para Santiago, além de ficar internado por três dias. Imagina o quanto ele teria gastado se não tivesse feito o seguro…

A nossa dica é que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um comparador de seguros. O site é confiável e consegue os melhores preços do mercado porque negocia em grande quantidade. Aproveite e faça a cotação agora usando o nosso cupom ESSEMUNDOENOSSO5 para ganhar 5% de desconto. Se tiver com bastante antecedência da viagem, escolha pagar por boleto para ganhar mais 5% de desconto. Dá para fazer tudo online.

Precisa de passaporte pra Argentina? (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Casa Rosada (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| ATENÇÃO COM A CONEXÃO!

Se você tiver uma conexão em algum país que exija passaporte você precisa apresentar o documento. Mesmo se o destino final for um local em que seja permitido entrar usando apenas o RG.

Por exemplo, você vai para a Argentina ou para a Colômbia, mas fará uma conexão no Panamá. Embora dê para entrar nos dois países usando apenas o RG, como no Panamá é obrigatório o uso do passaporte, você precisará do seu para conseguir embarcar.

Aproveite para ver a lista completa de países em que brasileiros podem viajar usando apenas o RG.

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

+ Encontre seu hotel em Buenos Aires com desconto
+ Veja todas as nossas dicas do país
+ Quando ir pra Buenos Aires: Melhor época
+ 10 mitos sobre a capital do país pra saber antes de ir
+ Como é voar Aerolíneas

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *