Precisa de visto para Portugal? Veja documentos pra entrar no país

Na hora de viajar para a Europa diversas dúvidas aparecem, mas uma em específico sempre surge aqui nos comentários: precisa de visto para Portugal? Neste post, a gente explica exatamente quais são os documentos exigidos para entrar no país e dá dicas para ter uma viagem tranquila por lá.

PRECISA DE VISTO PARA PORTUGAL?

Antes de mais nada, já vou responder a fatídica pergunta: “Precisa de visto para Portugal?”. Não! Brasileiro que viaja a turismo não precisa de visto para Portugal atualmente. Entretanto, é necessário se preparar para entrar no país. Veja a lista com as dicas e também entenda o que mudará a partir de 2021:

Precisa de visto pra Portugal? (Foto: Esse Mundo é Nosso)

DOCUMENTOS PARA ENTRAR EM PORTUGAL

| PASSAPORTE

Você já sabe que não precisa de visto para Portugal como turista, mas não esqueça que, como já contamos no blog, diferente dos países do Mercosul, como Chile e Argentina, para ir à Europa é preciso estar com o passaporte em dia. Isso significa que ele tem que estar pelo menos três meses antes da data de validade. Entretanto, eu acho recomendável estar com pelo menos seis meses para evitar problemas. Caso o seu passaporte esteja vencido, saiba como fazer um novo.

| SEGURO VIAGEM

Todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen, inclusive Portugal, exigem que o turista que chegar à Europa deva ter feito um seguro viagem. Eles podem pedir para ver a apólice no momento da imigração.

Precisa de visto pra Portugal? (Foto: Esse Mundo é Nosso)

De toda forma, é sempre importante viajar com um seguro viagem. O Rafa, que também faz o blog, levou o maior susto no Chile. Ele quebrou a coluna esquiando no Valle Nevado, precisou ser transferido para Santiago de helicóptero e ainda ficou internado. Imagina se ele não tivesse feito um seguro…

Aproveite para fechar o seu com a Seguros Promo, que funciona como um comparador de seguros. Como eles negociam em uma grande quantidade, conseguem preços muitas vezes melhores do que as próprias seguradoras. Além disso, no momento de fechar a sua compra, use o nosso cupom ESSEMUNDOENOSSO5 para ter 5% de desconto. Se estiver com bastante antecedência, escolha pagar via boleto e ganhe mais 5% de desconto.

| DINHEIRO

Muitos acham que como não precisa de visto para Portugal, é muito fácil para qualquer um entrar no país. Entretanto, em 2018 o número de brasileiros que foram barrados na imigração e tiveram que retornar ao país foi o dobro do de 2017, como contou uma reportagem do G1. Por isso, é tão importante ter algumas precauções. Uma delas é a questão financeira.

É preciso ter como provar que você tem dinheiro suficiente para se manter nos dias em que estiver no país e também para ir embora. Portanto, sempre é bom ter uma certa quantia em espécia e também algum cartão de crédito internacional para mostrar caso seja exigido.

Portugal exige que cada turista tenha 75 euros para a entrada ao país, além de 40 euros por dia de viagem. Por exemplo, se você for ficar 10 dias, é preciso ter no mínimo 475 euros. Mas, como eu já disse, esse valor pode ser provado tanto em espécie como em cartões pré-pagos ou de crédito.

| PASSAGEM DE VOLTA

Outro item importante é ter em mãos a passagem de volta para o país. Desta forma, você prova que não pretende ficar em Portugal para morar, que realmente é um turista e que vai voltar ao Brasil. Caso não tenha a passagem de volta ainda, é preciso mostrar o bilhete para o próximo destino depois de Portugal e provar que tem valor suficiente para comprar a passagem de volta ao país.

Precisa de visto pra Portugal? (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| HOTÉIS E PASSEIOS

A lista de documentos para entrar em Portugal continua com os comprovantes das reservas de hotéis. É bom estar com tudo fácil para mostrar ao oficial caso seja necessário. Se for ficar na casa de um amigo(a) ou parente, é preciso pedir também para que ele(a) escreva uma carta-convite. Para garantir, esta carta deve ser autenticada em um cartório.

Além disso, caso tenha já algum passeio fechado, é bom também estar com a reserva. Estes comprovantes irão confirmar que você está realmente no país a turismo.

Embora a gente tenha tudo no celular, é recomendável estar com todos os documentos impressos na bagagem de mão. Lembre-se disso! Se estiver na mala despachada, você não terá acesso a eles no momento de entrar no país. No site do Itamaraty, há informações completas sobre os documentos necessários para entrar em Portugal.

| O QUE MUDA A PARTIR DE 2021

A partir de 2021, os brasileiros deverão solicitar uma permissão de viagem eletrônica através do Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem (Etias). No formulário, o turista terá que incluir dados de escolaridade e da vida profissional, além de informações sobre a viagem. Será cobrada uma taxa de 7 euros para a emissão deste documento.

DESCONTO NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA
Nós sugerimos que você faça a cotação online do seguro obrigatório pela Seguros Promo, que é um buscador que encontra os melhores preços em diversas agências. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto.

De acordo com a União Europeia, esta permissão não é como um visto e a resposta sairá em poucos minutos.

Ficou com alguma dúvida se precisa de visto para Portugal ou quais os documentos exigidos para entrar no país? Deixe nos comentários!

+ Veja mais dicas do país
+ Como é a imigração na chegada ao país
+ Quanto dinheiro levar numa viagem ao país?
+ Quando ir: Melhor época pra viajar pra lá

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *