Na hora de decidir quando ir pra Machu Picchu e Cusco, no Peru, a primeira coisa a se levar em conta é evitar a temporada de chuvas. Além de prejudicar o visual (ou a Trilha Inca, caso você queira fazer a caminhada), não é muito raro que durante essa época tenha desmoronamentos e interdições.

Embora tenha visitação aberta todos os dias do ano, é sempre bom, se puder escolher, viajar pra Machu Picchu na melhor época, como mostramos nesse post.

QUANDO IR PRA MACHU PICCHU E CUSCO

Considerada uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo, além de Patrimônio da UNESCO, Machu Picchu é um dos lugares mais incríveis da América do Sul. Mas além do sítio arqueológico, Cusco, que serve de base e é o melhor lugar pra se hospedar (veja hotéis testados e aprovados por nós), é uma cidade colonial super charmosa, com muitas atrações, rica cultura, bares e restaurantes.

Quando ir pra Machu Picchu e Cusco [CC0 1.0 Universal (CC0 1.0)]

A MELHOR ÉPOCA PRA IR PRA MACHU PICCHU

Os melhores meses pra viajar pra lá vão de abril a outubro, que coincide com o outono e inverno e há poucas chuvas. Apesar do clima mais frio, que pode ficar abaixo de zero pela manhã principalmente em junho e julho em Cusco, que é mais alta que Machu Picchu, ao viajar nesse período você terá mais chances de pegar dias de sol e aproveitar mais os pontos turísticos, que são em sua maioria ao ar livre.

Quando ir pra Machu Picchu e Cusco (Arte: Esse Mundo É Nosso)

Esse período, principalmente entre junho e agosto, também é o da alta temporada. Então espere um maior movimento de turistas, inclusive nas trilhas. Para visitar o sítio arqueológico nesse período sugerimos que compre seu ingresso com antecedência de alguns meses no site oficial ou peça ajuda ao seu hotel ou agência local.

+ 10 razões para você viajar pra lá
+ Como é a viagem de trem até as ruínas
+ Dicas de hotéis em Cusco com desconto

A TEMPORADA DE CHUVAS

Nem sempre a gente consegue viajar na melhor época, né? Pois minha primeira viagem a Cusco foi bem na temporada de chuvas, que vai de novembro a março. Sim, peguei alguns dias de chuva, mas principalmente com tempo “feio”, bem nublado. Nem por isso minha visita a Machu Picchu foi cancelada. O dia amanheceu muito fechado, mas abriu com o passar das horas.

Quando ir pra Machu Picchu e Cusco (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas em algumas épocas, dependendo do volume de chuva, a circulação do trem e até mesmo a Trilha Inca podem ser interrompidas (essa normalmente fecha para manutenção em fevereiro). Por outro lado, quem viaja na baixa temporada pode encontrar descontos em hospedagem e passeios.

+ Não vá sem Seguro Viagem: Encontre o melhor preço

Ainda tem dúvida sobre quando ir pra Machu Picchu e Cusco? Deixe seu comentário que faremos o possível para ajudar!

+ Hotéis em Cusco com até 50% de desconto
+ Todas as dicas pra você curtir o melhor de Cusco

+ Quanto custa visitar o sítio arqueológico?

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
21 respostas
  1. Olá,
    Estou indo em janeiro e estou com muito medo de pegar o tempo ruim todos os dias.
    Você me tranquilizou um pouco mas queria saber se quando você foi nessa época a trilha inca estava aberta, os trens funcionando, essas coisas. ?

    1. Oi, Taty, tudo bem?
      Eu já fui duas vezes, ambas em épocas não muito recomendadas quanto ao clima rs. Em uma delas a trilha estava fechada por conta das fortes chuvas, mas nunca peguei o trem sem funcionar. De todo modo, exceto se houver uma chuva extremamente forte, fique tranquila. Nas duas vezes o clima não atrapalhou em nada pra aproveitar Machu Picchu.

      Abraços e ótima viagem!

  2. Exatamente a melhor época para visitar Machu Picchu é na época de junho, julho, agosto, setembro, outubro, onde as chuvas terminam.

  3. En temporada de lluvias, no es recomendable visitar Cusco, Machu Picchu, existe mucho riego de que la ruta hacia Machu Picchu, se bloque por los deslizamientos.

  4. Eu fui em outubro,e muito sol dei sorte mas uma noite foi muito fria e aoutra chuvosa muita chuva a noite.Mas 7 dias mágicos e a cidade de Cusco um encanto.

  5. Rafa,
    Queria ir em Abril, mas estou com muito receio, vejo em uma paginas que é chuvoso, outros dizem o contrário, dúvida.. O que você acha?

    Vlw 😉

    1. Oi, Bruna, tudo bem?
      Como você pode ver no gráfico das médias de chuvas no nosso post, Abril é o início da temporada mais seca, então não costuma chover muito. Eu já fui em março e não peguei chuva em Cusco em nenhum dia. Só Machu Picchu que é mais complicado, porque é comum o tempo está mais nublado ou chuvoso. Aí é mais questão de sorte mesmo! Mas eu iria sim nessa data.

      Abraços e boa viagem!

  6. Olá,estou programando em ir durante o final de Outubro,estou com receio de pegar muita chuva, vi um site do clima para esse mês e da complicado viu,muita chuva prevista.

    1. Oi, Day, tudo bem?
      Outubro ainda não é o mês da temporada de chuvas, que começa em novembro. Claro que, por já estar próximo, pode sim ter dias chuvosos. Mas o ápice mesmo normalmente é entre dezembro e fevereiro. Mesmo assim, eu já fui em janeiro e consegui aproveitar.

      Abraços e ótima viagem!

  7. Olá. Estou pensando em ir no final de agosto e primeira semana de setembro. Alguma dica em especial? Passeio de trem, hotel/pousada, compras, etc. Obrigado.

  8. Estou de férias em novembro/18 e estou pensando em ir para o Peru: Huaraz – Ica – Arequipa – Cusco e Macchu Picchu.

    É uma boa época?

    Estou com receio de pegar chuva.

  9. Eu quero ir para Machu Picchu esse ano, mad não quero pegar tanto frio e nem tantra chuva. Vocês saberiam qual seria o melhor mês?

    1. Oi, Gilmara, tudo bem?
      Como falamos no post, a época com menos chuva é justamente a mais fria. Talvez valha pensar em outubro, que ainda é o começo da época mais chuvosa e as temperaturas estão um pouco mais altas.

      Abraços

    1. Oi Gabriela, tudo bem?
      No caso, por terem voos diretos, sem conexão, São Paulo, Rio, Porto Alegre e Foz do Iguaçu são normalmente as opções mais rápidas. Mas como a Latam e a Avianca (Taca) voam pra Lima, dá facilmente pra você encontrar um voo saindo de Brasília mesmo com conexão nessas cidades, principalmente no Rio e em SP.

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.