Quando ir pra Machu Picchu e Cusco: Qual a melhor época?

Na hora de decidir quando ir pra Machu Picchu e Cusco, no Peru, a primeira coisa a se levar em conta é evitar a temporada de chuvas. Além de prejudicar o visual (ou a Trilha Inca, caso você queira fazer a caminhada), não é muito raro que durante essa época tenha desmoronamentos e interdições.

Embora tenha visitação aberta todos os dias do ano, é sempre bom, se puder escolher, viajar pra Machu Picchu na melhor época, como mostramos nesse post.

QUANDO IR PRA MACHU PICCHU E CUSCO

Considerada uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo, além de Patrimônio da UNESCO, Machu Picchu é um dos lugares mais incríveis da América do Sul. Mas além do sítio arqueológico, Cusco, que serve de base e é o melhor lugar pra se hospedar (veja hotéis testados e aprovados por nós), é uma cidade colonial super charmosa, com muitas atrações, rica cultura, bares e restaurantes.

Quando ir pra Machu Picchu e Cusco [CC0 1.0 Universal (CC0 1.0)]

A MELHOR ÉPOCA PRA IR PRA MACHU PICCHU

Os melhores meses pra viajar pra lá vão de abril a outubro, que coincide com o outono e inverno e há poucas chuvas. Apesar do clima mais frio, que pode ficar abaixo de zero pela manhã principalmente em junho e julho em Cusco, que é mais alta que Machu Picchu, ao viajar nesse período você terá mais chances de pegar dias de sol e aproveitar mais os pontos turísticos, que são em sua maioria ao ar livre.

Quando ir pra Machu Picchu e Cusco (Arte: Esse Mundo É Nosso)

Esse período, principalmente entre junho e agosto, também é o da alta temporada. Então espere um maior movimento de turistas, inclusive nas trilhas. Para visitar o sítio arqueológico nesse período sugerimos que compre seu ingresso com antecedência de alguns meses no site oficial ou peça ajuda ao seu hotel ou agência local.

+ 10 razões para você viajar pra lá
+ Como é a viagem de trem até as ruínas
+ Dicas de hotéis em Cusco com desconto

A TEMPORADA DE CHUVAS

Nem sempre a gente consegue viajar na melhor época, né? Pois minha primeira viagem a Cusco foi bem na temporada de chuvas, que vai de novembro a março. Sim, peguei alguns dias de chuva, mas principalmente com tempo “feio”, bem nublado. Nem por isso minha visita a Machu Picchu foi cancelada. O dia amanheceu muito fechado, mas abriu com o passar das horas.

Quando ir pra Machu Picchu e Cusco (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas em algumas épocas, dependendo do volume de chuva, a circulação do trem e até mesmo a Trilha Inca podem ser interrompidas (essa normalmente fecha para manutenção em fevereiro). Por outro lado, quem viaja na baixa temporada pode encontrar descontos em hospedagem e passeios.

+ Não vá sem Seguro Viagem: Encontre o melhor preço

Ainda tem dúvida sobre quando ir pra Machu Picchu e Cusco? Deixe seu comentário que faremos o possível para ajudar!

+ Hotéis em Cusco com até 50% de desconto
+ Todas as dicas pra você curtir o melhor de Cusco

+ Quanto custa visitar o sítio arqueológico?

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

1 Comment

  1. Igor disse:

    Boa dica !

    Eu dei azar de pegar a tilha Inca fechada mas sorte de ter feito um leve tempo bom haha…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *