Faz tempo que Morro de São Paulo virou uma febre entre os turistas do Brasil. O vilarejo tem se tornado a cada dia um dos destinos preferidos da Bahia para quem procura praias lindas e bastante agitação. Neste post, a gente fala quantos dias em Morro de São Paulo são ideais para curtir bem a região e te ajuda a montar seu roteiro pra lá.

Morro de São Paulo está localizado no sul da Bahia e pertence ao município de Cairu, assim como Boipeba. Embora possua poucos habitantes, durante a alta temporada o vilarejo fica lotado de turistas. Pra ficar mais fácil de entender Morro, a gente vai dividir este post em tópicos.

QUANTOS DIAS EM MORRO DE SÃO PAULO?

Antes de falar quantos dias em Morro de São Paulo são ideais para aproveitar bem a região, vou falar de um detalhe bem importante: como chegar ao vilarejo:

Vista do Mirante da Tirolesa: Quantos dias em Morro de São Paulo (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Quantos dias em Morro de São Paulo (Foto: Esse Mundo é Nosso)

COMO CHEGAR

O jeito mais fácil é ir de avião para Salvador e de lá pegar um barco, que sai do Mercado Modelo, até Morro com trajeto de cerca de 2h. Outra opção é comprar o pacote que faz um trecho do percurso por terra e outro por mar. A viagem é um pouco mais longa, mas é uma saída para quem não enjoa muito em barco. Afinal, o barco pra Morro costuma fazer jus à fama de balançar bastante. A gente tem um post explicando em detalhes como chegar a Morro de SP.

Só como curiosidade, quando nós fomos, compramos o barco, mas as condições marítimas nos obrigaram a fazer o semi-terrestre.

Mas por que eu estou falando isso num post sobre quantos dicas ficar em Morro de São Paulo? Porque é preciso levar em conta o tempo deste trajeto e a hora do seu voo. Depois que tiver o horário da sua chegada em Salvador, confirme que horas saem os catamarãs do Mercado Modelo.

Eles costumam começar por volta das 8h30 e irem até às 14h30 saindo de hora em hora (exceto os dois primeiros que saem às 8h30 e às 9h). Entretanto, estes horários podem sofrer alterações. Por isso, é importante entrar em contato com as empresas que prestam o serviço, como a Ilha Bella Turismo e a Biotur.

Então, é preciso ter a noção de que praticamente meio dia ou um dia inteiro será para o deslocamento até Morro.

ATRAÇÕES E PRAIAS

As praias de Morro de SP são conhecidas pelos seus números. A Primeira Praia é a mais próxima do centro. Já na Segunda Praia é onde estão muitas das barracas com mesas e espreguiçadeiras. Na sequência, há a Terceira Praia, de onde saem os passeios de Volta à Ilha para Boipeba. Na Quarta Praia, há a formação de piscinas naturais.

Vista da Segunda Praia em Morro de São Paulo (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Vista da Segunda Praia em Morro de São Paulo (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Gamboa é uma outra praia que fica a cerca de 1h de caminhada de Morro de São Paulo ou a poucos minutos de barco.

Quem já viu fotos de Morro de São Paulo na internet, deve ter notado que uma imagem sempre aparece nas redes sociais: a tirolesa. Mesmo se não tiver coragem de descer, vale a pena ir até lá para curtir o Mirante.

Entre os principais passeios de Morro está o tour de volta à ilha que passa por Boipeba. Morro também é conhecido pelo agito. Há lugares incríveis para curtir o pôr do sol, como a Toca do Morcego. À noite sempre há festas e luaus, além de bares e restaurantes lotados de gente animada.

MAS AFINAL QUANTOS DIAS EM MORRO DE SÃO PAULO?

Dito tudo isso, vamos finalmente falar quantos dias em Morro de São Paulo são ideais ficar para curtir bem a região.

Quantos dias em Morro de São Paulo: Vista do mar em caminho pela vila (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Vila em Morro de São Paulo (Foto: Esse Mundo é Nosso)

É possível sim passar um feriado prolongado por lá mesmo sabendo que tem o trajeto de ida e volta, como já contamos. A gente mesmo já fez isso. Se o voo chegar bem cedo em Salvador e sair bem tarde na volta, dá para aproveitar bastante. Acredito que 4 dias sejam o mínimo para conseguir curtir Morro. Entretanto, dá bem para ficar uma semana sem reclamar.

Pra quem estiver de férias, vale a pena incluir Boipeba no roteiro. Assim, dá para ficar, por exemplo, 5 dias em Morro de São Paulo e 5 dias em Boipeba.

Se você quiser, aproveite para ler o post com as dicas de Boipeba.

ONDE SE HOSPEDAR EM MORRO DE SP

A gente tem um post com dicas de hospedagem no vilarejo. Pra quem prefere ficar hospedado numa região mais central e movimentada, a Primeira e a Segunda Praia são ideais. A Terceira não é tão distante, mas já é mais calma. Já a Quarta e a Quinta são recomendadas para quem realmente quer sossego.

Nós ficamos hospedados na Pousada Bahia Bacana e gostamos muito. Fica localizada na Segunda Praia. Ela tem uma piscina de borda infinita linda. Apesar de ser em frente à praia, grande parte dos apartamentos fica num anexo do outro lado da rua, o que não atrapalhou em nada a nossa estadia. Gostamos muito. Aproveite para ver o valor das diárias com desconto.

Piscina com borda infinita na Pousada Bahia Bacana: Quantos dias em Morro de São Paulo (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Pousada Bahia Bacana (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Aliás, a gente fez um post bem completo com dicas hospedagem por lá. Não deixe de ler.

Ficou com alguma dúvida sobre quantos dias em Morro de São Paulo? Deixe nos comentários!

+ Todas as dicas do destino
+ Quando ir, onde ficar e o que fazer por lá

+ Principais praias do vilarejo

Sobre o Autor
Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.