Cidades da Costa Amalfitana: Quais são e o que fazer nelas

Na hora de organizar uma viagem pela Costa Amalfitana, muita gente descobre que não é tão simples quanto parece. Isso porque a região, mesmo não sendo muito grande, possui diversos lugares bonitos que devem ser visitados. Por isso, é tão importante saber quais são as cidades da Costa Amalfitana para assim conseguir fazer um roteiro por lá.

Neste post, vamos falar sobre as cidades da Costa Amalfitana e dar algumas dicas sobre a região.

CIDADES DA COSTA AMALFITANA

As principais cidades da Costa Amalfitana, ou comunas, como são chamadas na Itália, são: Positano, Praiano, Amalfi, Ravello, Minori e Maiori. Se quiser pagar um pouco menos na hospedagem, Sorrento, que fica a menos de 1h de Positano, também é uma boa opção de hospedagem.

| POSITANO

Vamos começar a lista das cidades da Costa Amalfitana com Positano. A cidade, que já serviu de cenário para diversos filmes, como em Sob o Sol da Toscana, teve momentos de decadência, mas começou a atrair muitos turistas a partir dos anos 1950.

+ Veja nosso roteiro por lá
+ Melhores praias da Itália: Selecionamos 15

A cidade é super charmosa, tem restaurantes ótimos e lojinhas lindas. Além disso, a praia de Positano é bonita mesmo sendo de pedra. A água é clarinha. Agora, se quiser ficar sentado em alguma cadeira com guarda-sol, prepare-se para gastar pelo menos uns 20 euros por pessoa. A parte pública da praia é muito pequena.

Cidades da Costa Amalfitana: Positano (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Embora a cidade seja bem pequena, ela possui muitos hotéis luxuosos, além de algumas opções mais simples. Lembre-se que dependendo de onde estiver hospedado, será preciso subir muitos degraus.

| PRAIANO

Praiano é uma cidade bem pequena na Costa Amalfitana. Ela fica pertinho de Positano, mas tem um clima muito mais intimista, além de costumar ter os preços mais em conta. Ahh… Praiano também é conhecida por ter um belo pôr do sol.

| AMALFI

Entre as mais importantes cidades da Costa Amalfitana está Amalfi. A comuna, localizada no centro da Costa, é uma das mais antigas repúblicas marítimas.

Cidades da Costa Amalfitana: Amalfi (Foto: Esse Mundo é Nosso)
DESCONTO NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA
Nós sugerimos que você faça a cotação online do seguro obrigatório pela Seguros Promo, que é um buscador que encontra os melhores preços em diversas agências. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto.

Além da linda praia, vale a pena andar pela cidade para ver sua arquitetura. Não deixe de ir à praça central e visitar a catedral.

Cidades da Costa Amalfitana: Amalfi (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Como chegar de ônibus, trem e avião
+ O que é bom saber antes de viajar pra lá
+ Vale a pena visitar as cidades de ônibus?

Entre Praiano e Amalfi está o Fiordo di Furore, um fiorde formado por um braço de mar que avança entre os desfiladeiros. Essa praia se tornou uma das mais “instagramadas” dos últimos tempos. Entretanto, recentemente aconteceram alguns deslizamentos por lá, o que ocasionou o fechamento do acesso à praia. Mesmo assim, ainda dá para ir até a ponte, de onde se tem uma linda vista. Fizemos um post bem completo sobre o Fiordo di Furore. Vale a pena dar uma lida.

Fiordo di Furore (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| RAVELLO

Ravello é mais uma das cidades da Costa Amalfitana que valem a pena conhecer. Como está no alto das colinas, por aqui não há praia, mas a vista é uma das mais lindas da região.

Cidades da Costa Amalfitana: Ravelo (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A cidade é muito tranquila (ótima para casais que procuram uma viagem romântica), tem uma praça linda e toda florida, além de belas lojas e restaurantes. Além disso, Ravello respira arte e música. Por aqui acontece todos os anos o Festival de Música Clássica.

| MINORI E MAIORI

Minori e Maiori são cidades menos turísticas da Costa Amalfitana. Minori é uma cidade cheia de história e boa gastronomia (veja opções de hospedagem com desconto). Já Maiori possui uma das praias mais compridas da Costa Amalfitana (veja opções de hospedagem com desconto).

Como não tão conhecidas, os preços de hospedagem costumam ser mais em conta.

| SORRENTO E SALERNO

Tanto Sorrento como Salerno não são cidades da Costa Amalfitana, mas ficam bem próximas de lá. Sorrento fica mais próxima de Positano, já Salerno está mais próxima de Amalfi. As duas são ótimas opções de hospedagem para quem não quer gastar tanto.

Sorrento (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Nós escolhemos Sorrento e adoramos. A cidade é linda, tem ótima estrutura com bons restaurantes e lojas, além de ser ótima para quem quer passar um dia em Capri.

+ Quanto custa viajar pra lá: Preços e dicas
+ O que fazer em Capri: Roteiro de um dia

Nós ficamos hospedados no La Ferrovia Guest House, um hotel bem próximo da estação de trem e onde está o agito da cidade. Adoramos a região. O hotel é ótimo, confortável, novo e tem um bom custo-benefício.

La Ferrovia Guest House (Foto: Divulgação)

| MAS ONDE SE HOSPEDAR NA COSTA AMALFITANA?

Fizemos um post bem completo falando mais sobre como é ficar hospedado em cada cidade. Nós optamos por Sorrento por ser um pouco mais barata do que as cidades da Costa Amalfitana. Gostamos bastante de ter ficado lá, mas acredito que ficar em alguma cidade da Costa seja também uma ótima experiência.

| PRECISO DE SEGURO PRA ITÁLIA?

Assim como em grande parte da Europa, a Itália exige que todos os turistas brasileiros que entrem no país tenham feito um seguro viagem. Ele pode ser exigido no momento da imigração.

Mesmo se não fosse obrigatório, é sempre muito importante fazer um seguro. O Rafa fraturou a coluna esquiando no Valle Nevado, no Chile, e precisou ser transferido de helicóptero para o hospital em Santiago. Se não tivesse feito seguro, teria gastado uma fortuna.

A nossa dica é fazer o seguro na Seguros Promo. É só entrar no site, colocar os dados da viagem e comparar os planos de diversas seguradoras. Fica mais fácil ver o que cada uma oferece e escolher o que mais combina com o seu tipo de viagem.

Aproveite e use o nosso cupom ESSEMUNDOENOSSO5 no momento do pagamento para ter 5% de desconto. Quem escolher pagar com boleto ganha mais 5% de desconto.

Ficou com alguma dúvida sobre as cidades da Costa Amalfitana? Deixe nos comentários!

+ Veja todas as nossas dicas do destino
+ Quanto custa viajar pra lá
+ O que é bom saber antes de ir
+ Dá pra fazer o roteiro de ônibus?
+ Dicas de onde ficar
+ Nosso roteiro por lá
+ Todas as nossas dicas da Itália

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *