Lençóis Maranhenses: Dicas essenciais para programar a viagem

Nunca vou esquecer o momento em que subi a primeira duna, após fazer a trilha de carro por 50 minutos, e me deparei com a imensidão de areia e lagoas de águas cristalinas dos Lençóis Maranhenses.

Precisei ficar um tempo parado, sem tirar fotos ou fazer vídeos, apenas  contemplando e tentando entender como aquilo tudo pode ser tão perfeito.

Neste post, damos todas as dicas dos Lençóis Maranhenses para você preparar a sua viagem para lá e viver esse momento único.

Lençóis Maranhenses: Dicas essenciais

Veja todas as nossas dicas sobre os Lençóis:

Pessoas tiram fotos das dunas de areia no Maranhão (Foto: Esse Mundo é Nosso)

1. Localização dos Lençóis Maranhenses

Uma das primeiras dicas dos Lençóis Maranhenses é sobre a localização. Muitas pessoas acreditam que os Lençóis estejam localizados perto de São Luís. Entretanto, Barreirinhas, a cidade mais estruturada para receber os turistas, está a 260km da capital do Maranhão.

Barreirinhas em si não possui grandes atrativos, mas tem bons hotéis e pousadas para agradar a todo tipo de público. Aliás, não deixe para reservar seu hotel de última hora pois os preços costumam ficar bem mais altos e há chance de não conseguir se hospedar no melhor lugar.

Além disso, possui bons restaurantes e é de onde saem muitos passeios na região. A cidade de Santo Amaro também possui entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, mas não tem muita estrutura para receber as pessoas.

Apesar disso, dizem que a parte de lá do parque consegue ser ainda mais linda. Vale a pena tentar passar pelo menos um dia nesta região.

Homem caminha pelas dunas dos Lençóis Maranhenses (Foto: Esse Mundo é Nosso)

2. Como ir aos Lençóis Maranhenses

A forma mais fácil de chegar em Barreirinhas é indo de avião até São Luís, capital do estado. Vale a pena passar um dia em São Luís para conhecer seu centro histórico e visitar algum dos bons restaurantes que tem por lá.

De São Luís até Barreirinhas são cerca de 260km, mas como a estrada possui muitas lombadas, o caminho dura praticamente 4h. Dá para ir de ônibus saindo da rodoviária de São Luís, é possível também fechar pacotes com agências de viagem e ir de van ou alugar um carro.

Aproveite para ver todas as dicas de como chegar aos Lençóis Maranhenses.

3. Trilha para os Lençóis Maranhenses

Quando cheguei em Barreirinhas, achei que já estava do lado dos Lençóis, mas não é bem assim. Marcamos de ir ao parque à tarde. O guia da Barreirinhas Adventure nos pegou no hotel em que estávamos hospedados, o Gran Lençóis Flat Residence, às 14h30. Aliás, o hotel é um dos melhores da região com ótima estrutura e bons quartos.

Aproveite para ver as dicas de pousadas em Barreirinhas.

Piscina do hotel Gran Lençóis (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Para ter acesso ao parque é preciso usar um veículo 4×4, geralmente as empresas usam jardineiras ou jipes. A primeira parada é ainda na cidade para atravessar o Rio Preguiças de balsa (R$ 25 por veículo).

São seis veículos por vez, o que pode causar certa fila em determinadas épocas do ano. A travessia é muito rápida, cerca de cinco minutos.

Depois disso é que começa a aventura. Foi quase 1h de trilha pelas estradas de areia, passando por buracos, água, animais e por casas de moradores. Não imaginava que iria balançar tanto. Quando digo tanto é porque é MUITO mesmo. Chacoalha sem parar!!! Não é das coisas mais fáceis da vida não. Mas ninguém passou mal e a recompensa foi incrível.

Entre as dicas dos Lençóis Maranhenses que eu sempre acho importante relembrar é sobre a trilha. É bom avaliar bem porque não é um passeio tão simples para quem tem dificuldades para andar, além da jardineira realmente balançar muito.

4. Chegada aos Lençóis Maranhenses

Depois da trilha, descemos da jardineira. Lá, havia cerca de três barraquinhas que vendiam tapioca (sensacional, por sinal), refrigerante e água. Caso você não tenha levado sua garrafinha, compre. Esta é uma das principais dicas dos Lençóis Maranhenses. Você irá sentir sede. E depois que subir nas dunas é bem provável que não terá mais a chance de comprar nada.

Não esqueça também o protetor solar, já que não há sombra e a areia é bem branquinha. Por fim, lembre-se de proteger sua câmera e celular, pois tudo ficará cheio de areia.

Dunas de areias vazias nos Lençóis Maranhenses (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Depois de sair da jardineira, subimos uma duna. Não dava para ver nada ainda. Não imaginava o que estava por vir. Este momento também não é tão simples. Era bem íngreme e dava medo de escorregar. Para ajudar, havia uma corda ao lado para segurar.

5. Primeiro impacto nos Lençóis Maranhenses

Depois de subir a tal duna e chegar ao topo com um pouquinho de falta de ar, fiquei sem ação. Dei de cara com toda aquela beleza de uma só vez. Sabe aquela imagem que sempre vemos de lá quando fazemos uma busca no Google? Então, foi isso mesmo que eu vi naquele momento. Aquela areia branquinha, dunas imensas e lagoas ao fundo.

6. Lagoa Bonita

Como só tivemos um dia para visitar o Parque dos Lençóis Maranhenses, fomos à Lagoa Bonita. Na verdade, a escolha do local nem foi nossa. O próprio guia definiu para qual iríamos devido ao acesso.

Entre as dunas, não foi difícil andar. Claro que é muita areia e isso já é um obstáculo, mas deixamos nossos chinelos na jardineira e fomos descalços por sugestão do guia, que explicou que a areia não estava quente.

Lá, passamos por algumas lagoas, como a Lagoa do Clone, onde foi gravada a novela “O Clone”, da Rede Globo, mas deixamos para nadar mesmo na Lagoa Bonita.

Pessoas nadam em lagoas entre as dunas dos Lençóis (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Como fomos no final de maio, estava bem vazio e tivemos a lagoa só para nós. Para chegar até ela foi mais um desafio. Tivemos que nos equilibrar para descer a duna e entrar na água. Aliás, que água!!! Cristalina e quentinha.

7. Períodos de chuva nos Lençóis Maranhenses

Para quem não sabe, as águas das lagoas dos Lençóis Maranhenses vêm das chuvas. Por isso, é tão importante a época chuvosa para a região. Dependendo dos meses do ano, elas estão tão secas que não dá para entrar.

Como fomos em maio, já estavam bem cheias e podemos nadar tranquilamente. Foi uma experiência inesquecível.

Homem de camiseta vermelha observa lagoa e dunas no Maranhão (Foto: Esse Mundo é Nosso)

8. Passeios nos Lençóis Maranhenses

De acordo com as agências de turismo, os passeios para os Lençóis Maranhenses são sempre de meio período. Isso porque ninguém aguenta ficar um dia inteiro embaixo do sol, já que lá não existe sombra, e sem ter uma boa estrutura de banheiros e lanchonete. Portanto, o ideal é fazer um passeio por dia.

9. Pôr do sol nos Lençóis

Nós fizemos o passeio do período da tarde para poder curtir o pôr do sol. Saímos hotel às 14h30 e chegamos lá por volta das 16h. Confesso que eu teria saído mais cedo para conseguir aproveitar mais os Lençóis Maranhenses. Tivemos apenas duas horas de sol.

De qualquer forma, quando o sol começou a se pôr foi um espetáculo à parte. O que já era lindo ficou ainda mais. As lagoas e as areias ganharam novas cores e o céu ficou iluminado. Um dos finais de dia mais bonitos que já vi.

Pôr do sol nos Lençóis Maranhenses (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Aliás, me arrisco em dizer que os Lençóis Maranhenses estão na minha lista de lugares mais lindos e exclusivos do mundo. É muita beleza para um local só. E é tudo muito único.

10. Melhor época

A época de chuvas vai de dezembro a abril.

De maio até o início de outubro é a melhor época para visitar o Parque Nacional. Mas se puder, escolha os meses de junho e julho.

Você tem mais dicas dos Lençóis Maranhenses? Conta pra gente nos comentários!

*O jornalista viajou a convite da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECTUR) em parceria com o blog Na Mochila do Chris com apoio da Barreirinhas Adventure, Brisamar Hotel, Gran Lençóis Flat e Gekos Receptivo, mas todas as opiniões dadas aqui são pessoais e isentas.

Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há mais de 15 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
sueli de Fatima Bezerra disse:

Maravilha. excelentes dicas.

Edson Cavinato disse:

Bom dia!
Gostei dos comentários, somos do RS, estamos pesquisando muito para ir conhecer os lençóis maranhenses, como temos um dificuldade maior de caminhadas, queria ver se tem alguma dica aonde dormir em Santo Amaro, pelo que entendi é mais próximo as dunas que Barreirinhas,
Se alguém puder ajudar fico grato..

Diego Cunha disse:

Olá Boa noite, me chamo Diego, sou de São José de Ribamar (região metropolitana de São Luís , Ma ) tenho umas dicas…. já fui algumas vezes para os Lençóis maranhenses. Poxa box teria que ir por Santo Amaro, a entrada fica antes de Barreirinhas e o acesso à cidade está ótima (pois o Governo colocou asfalto em toda a estrada) sem falar que a cidade de Santo Amaro fica praticamente a beira das dunas. Da cidade para as dunas é cerca de 15 minutos no Máximo, e os carros com os guias deixam bem próximo as dunas, a mais famosa é a Andorinha. Perfeita. Isso que você falou sobre a estrutura da cidade é verdade porém está crescendo bastante. Já já será o melhor lugar

Claudete disse:

Obrigada pelo seu comentário. Estou pesquisando bastante para ir em outubro conhecer os lençóis maranhenses.