10 Cidades Históricas de Minas que você vai amar conhecer

Minas Gerais não conquista apenas pelo estômago. O Estado é de encher os olhos de qualquer visitante. Conhecer as Cidades Históricas de Minas é viajar no tempo, entender de perto a história do Brasil e admirar a arquitetura bem preservada desde a época da colônia.

Listamos aqui 10 destinos mineiros que você merece conhecer. Confira  e conte pra gente se dá ou não vontade de viajar hoje mesmo?

 

 

10 CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS

 

1. CONGONHAS

A cidade é conhecida pelo Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, local onde estão os profetas de Aleijadinho.

Congonhas [Foto Glauco Umbelino - CC BY-SA 2.0][Foto  Glauco Umbelino – CC BY-SA 2.0]

 

2. BRUMADINHO

A apenas 51Km de Belo Horizonte, Brumadinho reúne história, natureza e cultura. Além do Centro Histórico, as atrações incluem as altas montanhas e o Centro de Arte Contemporânea Inhotim, o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.

+ Brumadinho tem muitos hotéis charmosos de montanha; confira

+ Conheça o No Topo do Mundo

Brumadinho[Foto Daniel Teobaldo – CC BY-NC-ND 2.0]

 

3. SABARÁ

Localizada na grande Belo Horizonte, Sabará teve origem como arraial de bandeirantes no fim do século XVII. Seu patrimônio arquitetônico é famoso por seus casarões, chafarizes e igrejas.

Sabará - [Foto Gustavo Gomes - CC BY-NC-SA 2.0][Foto Gustavo Gomes – CC BY-NC-SA 2.0]

 

4. BICHINHO

Esse distrito próximo a Tiradentes destaca-se, além da arquitetura, pela tradição de seus ateliês e oficinas de arte. É um ótimo destino pra quem procura comprar artesanato com bons preços.

Prados [Foto ACHMG][Foto ACHMG]

 

5. SERRO

Uma das primeiras comarcas da Capitania das Minas ainda guarda as características das antigas vilas mineiras. A cidade é rodeada por montanhas e tem um centrinho apaixonante.

Serro - [Foto Ricardo Moraleida - CC BY-SA 2.0][Foto Ricardo Moraleida – CC BY-SA 2.0]

 

6. DIAMANTINA

A cidade natal de Juscelino Kubitschek é uma joia ainda pouco explorada devido a sua distância do principal circuito histórico mineiro. Localizada mais ao norte do Estado, no Vale do Jequitinhonha, Diamantina tem um casario colonial e um horizonte de encher os olhos.

Diamantina [Foto Mariano Vale - CC BY-SA 2.0][Foto  Mariano Vale – CC BY-SA 2.0]

 

7. MARIANA

Colada a Ouro Preto, aonde se pode chegar num delicioso passeio de maria fumaça, Mariana é fácil de ser explorada. Além de suas igrejas barrocas, tem uma antiga mina desativada como uma de suas principais atrações.

+ Onde ficar em Mariana: Dicas de hotéis

Mariana [Foto Márcio Vinícius Pinheiro - CC BY-NC-ND 2.0][Foto Márcio Vinícius Pinheiro – CC BY-NC-ND 2.0]

 

8. OURO PRETO

A principal cidade histórica de Minas Gerais dispensa muitas apresentações. O melhor é percorrer suas ruas de pedra e admirar a arquitetura preservada, visitar museus e igrejas com seus interiores banhados a ouro. Entre uma atração e outra, pausa para uma quitanda com café fresquinho.

+ Encontre os melhores hotéis em Ouro Preto

+ Dicas de Ouro Preto

Ouro Preto[Foto roman korzh – CC BY-NC-ND 2.0]

 

9. SÃO JOÃO DEL REI

A cidade cresceu muito além da região central, mas ainda é possível admirar suas construções e igrejas. Um passeio que vale a viagem é embarcar na maria fumaça com destino a Tiradentes.

+ Quer dormir na cidade? Veja preços de diárias

São João del Rei [Foto Claudio Tebaldi - CC BY-NC-SA 2.0][Foto   Claudio Tebaldi – CC BY-NC-SA 2.0]

 

10. TIRADENTES

Nossa preferida. A super bem preservada Tiradentes parece ter parado no tempo, não fossem sua gastronomia sofisticada e o agitado calendário de eventos culturais durante o ano todo. É um lugar pra se apaixonar, a Paraty que não tem mar.

+ Vale dormir ao menos uma noite em Tiradentes: Ache os melhores hotéis

+ Confira dicas de Tiradentes

Tiradentes[Foto Rosino – (CC BY-SA 2.0)]

+ Roteiro pelas Cidades Históricas de Minas

 

+ Curta nossa página no Facebook
+ Siga o @essemundoenosso no Instagram
+ Também estamos no Twitter

 

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

76 Comments

  1. Dacira Siqueira disse:

    Oi Rafael… vou de carro pra Ouro Preto em 25 de dezembro, onde visitarei Lavras Novas e Mariana. Em 28/12 vou à Tiradentes, onde ficarei até 02/01/2018. De lá pretendo conhecer Bichinho, São João Del Rei e Congonhas… Gostaria que me falasse se esse roteiro está OK (detalhe: já fechei as estadias…rsrsrs) e me indicasse algumas cachoeiras nessas cidades… Obrigada

  2. Paula Alves disse:

    Olá, boa noite Rafael!

    Sou do Nordeste do Brasil e trabalho com o turismo a um tempo já. Estou planejando passar aproximadamente de 7 a 8 dias de outubro em BH e conhecer as cidades históricas de MG.

    Você acha que ficando hospedada em BH terei facilidade de locomoção para as cidades históricas? Como é o funcionamento de ônibus ou carro de linhas para as cidades históricas diariamente? Sabe informar o custo aproximadamente?

    Estou receiosa e com dúvidas em relação a transportes dentro do estado de MG, pode me ajudar?

    Pode indicar também outros pontos turísticos que tem em MG? Me falaram de umas cachoeiras ai , porém não tenho muitas informações sobre outros atrativos além das cidades históricas.

    Desde já, obrigada pela a atenção.

    Att,
    Paula Alves

    • Oi Paula, tudo bem?
      O melhor mesmo é fazer as cidades históricas de carro, mas dá pra fazer as principais de ônibus de linha saindo de BH, como Ouro Preto e São João del Rei e Tiradentes. O problema mesmo é o deslocamento entre elas. Por isso, a sugestão é que você consulte primeiro se há ou não ônibus pra montar seu roteiro.

      Sobre cachoeiras, Minas tem algumas incríveis sim. Depende mesmo do roteiro que você for fazer pra ver as mais próximas.

      Abraços

  3. Joice disse:

    Rafael, boa tarde.
    Pretendo conhecer as cidades históricas de MG e terminar o roteiro em Capitólio. Pretendo ir final de outubro.

    Saindo do RJ de carro, qual seria o melhor roteiro para conhecer os melhores cantinhos de MG em 10 dias??

    • Oi Joice, tudo bem?
      Saindo do Rio você pode ir de carro até Tiradentes e passar uns 2 dias pra conhecer a cidade e as vizinhas São João del Rei e Bichinhos. Dali siga até Ouro Preto, passando no caminho por Congonhas. Em Ouro Preto vale também ao menos 2 ou 3 dias pra conhecer a cidade e a vizinha Mariana. Dali, você pode escolher conhecer o Inhotim e também BH e depois seguir a viagem pra Capitólio e terminar os dias lá.

      Abraços e boa viagem

  4. SARAH SANTOS disse:

    #AMEI QUE LINDS

  5. SARAH SANTOS disse:

    #AMI ESSAS CIDADES SE PODESSE MORAR EMTODAS

  6. Debora disse:

    Oi, Rafael tudo bem?
    estou em duvida em qual cidades visitar, como fazer a melhor rota. Poderia me dar uma dica moro em Poços de caldas pretendo ir de ônibus de linha …

    • Oi Débora, tudo bem?
      Como você vai de ônibus, fica um pouco mais complicado. Você teria que ver pra onde há ônibus saindo da sua cidade. As principais cidades base seriam São João del Rei (pertinho de Tiradentes), Ouro Preto ou então até mesmo BH e depois de lá pegar outros ônibus.

      De carro a viagem é melhor!

      Abraços!

  7. Evanize disse:

    Olá Rafael! Em novembro Eu e minha família vamos à Minas conhecer algumas cidades e me encantei por esse roteiro das 10 cidades históricas! Gostaria de saber quantos Km tem de uma cidade p outra, onde devemos nos hospedar primeiro? Desde já obrigada ☺️

  8. Rafael, vou sair de férias agora em Outubro por 30 dias.Vou de carro, levar bike e pretendo ficar por 20 dias no estado. Peguei um roteiro das 10 Cidades Históricas Turísticas de Minas- Gerais BH.
    São elas:Congonhas,Brumadinho,Sabará,Bichinho,Serro,Diamantina,Mariana,Ouro Preto,São João Del Rei,Tiradentes.
    O que você acha do percurso? por onde devo começar?
    Você têm contato de estadia simples, somente para pouso e café da manhã.
    Gostaria de saber sobre valor de turismo em Minas, desde guia a passeios e hospedagem.

    Grato
    Weidy

  9. SUELI FÁTIMA BONOTTO MECIANO disse:

    Olá! Temos um grupo, média 20 pessoas, e queremos visitar as cidades históricas de Minas Gerais, pensamos ir de ônibus, após dia 17 de Julho de 2018, em torno de 5 dias. Qual cidade devemos iniciar para aproveitarmos o tempo e conhecermos mais cidades possíveis, por exemplo: Ouro Preto, Tiradentes, Brumadinho. Gostaria de uma idéia sua.
    Obrigada

    • Oi Sueli, tudo bem?
      Só pra entender, vocês irão de ônibus de linha ou num ônibus fretado?

      Abraços

      • Oi Sueli, então, o que acontece é que as principais cidades históricas ficam relativamente perto uma da outra. Só que se você for depender de transporte de ônibus de linha é um pouco complicado. Por exemplo, não há ônibus entre Ouro Preto e Tiradentes. De carro ou ônibus fretado, essa viagem dura pouco mais de 2h apenas.

        Para o seu roteiro de cinco dias, dá pra conhecer Ouro Preto, Mariana, Inhotim (Brumadinho), passar por Congonhas e seguir pra Tiradentes e São João del Rei. Vai realmente depender do transporte que vocês escolherem.

        Abraços e ótima viagem

  10. Andreia disse:

    Boa noite.
    Estou indo semana q vem para BH com meu filho de 10 anos é quero visitar as cidades historicas. Não alugarei carro. Chegarei de avião pela manhã do dia 25 e voltarei dia 29 a noite

    • Oi Andreia, tudo bem?
      Você quer saber quais cidades visitar? Como você tem menos de 4 dias e não pretende alugar carro, acho que a solução é mesmo ir pra Ouro Preto e visitar por ali Mariana também. Se tivesse de carro, daria pra ir a Tiradentes, uma das cidades mais lindas! Se sobrar dias, perto de BH você consegue ir de ônibus até Sabará também.

      Abraços e ótima viagem

  11. JOSEANE disse:

    ONDE FICAM OS DOCES DE LEITE ARTESANAIS.

    • Oi Joseane, tudo bem?
      Você consegue achar os doces praticamente em todas as cidades de Minas. Mas se quiser visitar fábricas, por exemplo, aí o Sul de Minas é mais interessante que as Cidades Históricas. Cidades como Caxambu e São Lourenço têm muitas fábricas.

      Abraços!

  12. Renata Barbosa de Freitas disse:

    Boa Noite, Rafael

    Obrigada pelo texto,adoro listas!
    Li todos os comentários e fui tirando minhas dúvidas, esse último é bem parecido com minha dúvida maior, eu quero conhecer uma dessas cidades, ou até mais, mas vou sem carro. Eu e minha filha de 14 anos temos o costume de andar o dia todo visitando lugares,adoramos andar e não queremos comprar coisas, queremos visitar muitos lugares! Qual cidade seria melhor para o nosso perfil? Obrigada!

    • Oi Renata, tudo bem?
      Como você pretende ir sem carro, você pode escolher duas regiões como base.

      Uma é Ouro Preto, que você pode curtir a cidade e também a vizinha Mariana, além de fazer outros passeios sem a necessidade de carro.

      A outra sugestão é Tiradentes, que é a cidade histórica que mais gosto, apesar de pequenininha. Você pode fazer passeios de trem até São João del Rei e até conhecer Bichinho, que é onde são feitos os artesanatos vendidos em toda a região.

      Abraços

  13. Claudia disse:

    Olá Rafael, tudo bem? estou querendo fazer esse roteiro que você indicou, e estou querendo saber se é fácil encontrar hotéis bons em julho, na semana do dia 10, ou se tem que fazer reserva antes.

    • Oi Cláudia, tudo bem?
      Você até consegue sim na hora encontrar alguns hotéis com vagas, mas essa época é considerada de alta temporada, então pode haver indisponibilidade em certos hotéis e até mesmo uma certa dificuldade em cidades menores.

      Abraços e ótima viagem.

  14. Adriana disse:

    Uau eu não sabia que tinha Congonhas em Minas Gerais

  15. elizabete turri disse:

    Olá, Rafael, tudo bem?
    Estou querendo levar mãe e sogra, 75 e 79 anos, e não bastasse, ainda o filho de 6 anos…pensando em um roteiro mais longo, de 7 dias, mas ficar tanto tempo de carro alugado fica meio pesado. Vi que tem passeios de trem entre uma e outra cidades, você teria alguma sugestão, como uma ou duas cidades como base para podermos passear alguns dias sem carro alugado?
    Grata
    Elizabete/SC

    • Oi Elizabete, tudo bem?
      Como você não pretende alugar carro e vai com pessoas de mais idade, o mais fácil então seria chegar por BH e montar base em Ouro Preto mesmo. Dali você pode fazer passeios pra Mariana e Congonhas. Tiradentes, que pra mim é a cidade histórica de Minas mais bonitinha, fica meio complicado pra ir de ônibus, infelizmente, saindo de Ouro Preto.

      Abraços,
      Rafael Carvalho

  16. Marcio Ogata disse:

    Olá, Rafael. Tudo bem? Parabéns pelo bolg, muito bom.

    Amigo, estou programando para o fim de julho viajar e SP para MG, começando por BH e passando pelas Cidades Históricas. A ideia é usar 7 dias para isso, tudo de carro. O que você recomenda? Ficar em quais cidades?

    Abraços

    • Oi Marcio, tudo bem?
      Se você sair de carro de SP, vale já começar pelas Cidades Históricas e não ir direto pra BH.

      Dá pra fazer mais ou menos assim:
      1 dia em São João del Rei
      2 dias em Tiradentes (vale visitar Bichinhos, que é uma cidade vizinha, pra artesanato)
      2 dias em Ouro Preto (na ida vale passar em Rezende Costa pra artesanato e também em Congonhas pra ver os profetas)
      1 dia em Mariana
      Terminando a viagem em BH. Se preferir, pode fazer Mariana nos dias em que estiver em Ouro Preto e aí usar o dia livre pra conhecer o Inhotim a caminho de Belo Horizonte.

      Abraços e ótima viagem

  17. maria disse:

    oi… boa noite…
    gostaria de saber se é possível incluir a serra da canastra no roberto???
    sairemos de londrina

    • Oi Maria, tudo bem?
      Dependendo de quantos dias tem de viagem, você consegue sim. Mas a região da Serra da Canastra não fica muito perto das Cidades Históricas principais. Vale dar uma olhada no mapa pra tentar planejar melhor o roteiro.

      Abraços

  18. Rosa helena dias disse:

    Olá Rafael, estou indo passar o,próximo feriado de Corpus Christi em Tiradente, queria aproveitar o dia para conhecer cidades e comprar alguns artesanato e peça rústica e a noite aproveitar os barzinhos. Por favor me indique cidades ealguns locais com preços legais. Sou do Rio de Janeiro.

    • Oi Rosa, tudo bem?
      Bem pertinho de Tiradentes você encontrará Bichinhos, uma vila de artesãos com preços bem melhores que Tiradentes. Grande parte do artesanato vendido nas cidades vizinhas vem de lá. Outra cidade interessante é Coronel Xavier Chaves, perto de São João del Rei e Tiradentes, que têm boas opções de artesanato, principalmente em tecido e pedra.

      Abraços e ótima viagem pra minha terrinha natal.

  19. silvana disse:

    Oi Rafael pretendo ir a BH e Ouro preto neste feriado, sozinha. O que vc me recomenda? Estarei saindo de Ribeirao PReto

    • Oi Silvana, tudo bem?

      Esse feriado é um dos mais concorridos das Cidades Históricas, então deve estar bem cheio. Mas além do roteiro tradicional em Ouro Preto (atrações e igrejas), dá pra você visitar uma mina subterrânea em Mariana, dá pra ir ao Inhotim se sobrar tempo e também, um lugar lindo pra almoçar, é o Topo do Mundo, na estrada entre BH e Ouro Preto, que tem uma vista linda.

      Abraços e aproveite muito minha terrinha, fico à disposição!

  20. José Ayrton disse:

    Bom dia Rafael. Sou de Santa Catarina e vou viajar de carro com minha esposa no final de abril, para conhecer um pouco das belezas e algumas cidades históricas de Minas e comprar lustres e luminárias estilo rústico para meu sítio.Poderias nos dar algumas dicas? Grato. Ayrton

    • Oi José, tudo bem?
      Para compras, algumas cidades bem bacanas são: Bichinhos (perto de Tiradentes), Tiradentes, Coronel Xavier Chaves (perto de São João del Rei) e Ouro Preto.

      Abraços e ótima viagem, fico à disposição.

      • Everaldo disse:

        Rafael poderia me dar umas dicas, sou do Paraná saio de Ferias em Julho e vou para São Paulo, de lá vou para Jatai Goiás, só que antes quero passar por minas para conhecer as cidades históricas, mais quero visitar áreas voltadas a parte Rural queijo, Cachaça, e cidades históricas. minha ideia e de 3 a 4 dias, e depois vou para Tatai-GO.
        qual seria sua sugestão.

        • Oi Everaldo, tudo bem?
          Obrigado pela visita. Já que você quer mais a parte rural, talvez seja interessante, antes de chegar às Cidades Históricas, passar por locais do Sul de Minas, como São Lourenço. Dali você pode seguir pra cidades do circuito histórico, como Tiradentes e Ouro Preto. Dividindo esses dias entre essas regiões você conseguirá um mix entre o rural e o histórico.

          Abraços

  21. Juliana disse:

    Oi Rafael. Tenho interesse de viajar por Minas uns 15 dias de carro. E sozinha. Sou de São Paulo. Um amigo me disse que era perigoso flanar pelas ruas de Ouro Preto sozinha. Confere? Tão perigoso quanto a praça da Sé? O que você me diz sobre mulheres sozinhas nesses roteiros?
    Pensei em visitar Inhotim, Tiradentes, Outro Preto, Mariana, São João del Rei.

    Obrigada

    • Oi Juliana, tudo bem? Que legal, vai adorar.
      Não é tão perigoso assim não. Você terá realmente que ficar mais atenta em BH e Ouro Preto, pois são cidades maiores, mas nada fora do comum, principalmente nessa última. Se você já está acostumada com SP, é o mesmo esquema, atenção com os pertences. Nas demais cidades, como Tiradentes, será pura tranquilidade.

      Abraços e ótima viagem.

  22. Roberta disse:

    Minas tem lugares incríveis muita história, jpa conheço alguns desses ligares mas na proxima viajem para la pretendo mais alguns parabéns

  23. Rosângela disse:

    Sou de Goiânia, estou pretendendo ficar uma semana em Minas, qual roteiro me indicaria?

  24. Angélica e João disse:

    Olá Rafael, tudo bem com você? preciso de sua ajuda. Eu e meu esposo queremos passear em Minas, somos do Mato Grosso do Sul e vamos de moto. Pensamos em fazer a estrada Real, mas nos disseram que tem parte da estrada que e sem asfalto, e nossas motos não podem andar na estrada de chão. Você poderia nos orientar? Queremos conhecer as belezas de Minas, qual seria sua sugestão? Obrigada, um grande abraço!!

    • Oi Angélica e João, tudo bem?
      A Estrada Real tem vários trechos conhecidos como “nova estrada”, onde há asfalto. Depende de onde você irá entrar em Minas Gerais. Mas o roteiro principal entre Tiradentes, São João del Rei, Congonhas, Ouro Preto, Mariana, passando por BH e seguindo para Diamantina dá pra ser feito via asfalto, mesmo que com alguns rápidos desvios que saiam do traçado original.

      Fico à disposição se você já tiver ideia do roteiro.
      Abraços e ótima viagem

  25. glafira de Oliveira disse:

    Oi Rafael,irei de São Paulo para conhecer as cidades históricas em Minas, poré só disponho de três ou no máximo quatro dias de folga.Qual aeroporto é melhor, tem alguma sugestão de roteiro? Agradecida

    • Olá, Glafira, tudo bem? Obrigado pela visita!
      Como você só tem 3 ou 4 dias, o melhor é chegar por Belo Horizonte e alugar um carro. De lá, envio uma sugestão de roteiro abaixo.

      Não sei se já ouviu falar no Inhotim, mas dá pra você começar por lá numa manhã saindo de BH e depois seguir para Ouro Preto. Fique 2 noites ali e aproveite também pra fazer um bate-volta até Mariana. Depois siga pra São João del Rei e Tiradentes, fazendo uma rápida parada em Congonhas do Campo, onde estão os profetas de Aleijadinho. Durma as outras duas noites em Tiradentes, podendo conhecer São João del Rei, caso queira. Depois é só voltar direto pra BH.

      Abraços e ótima viagem

  26. edimar disse:

    vou de são paulo para cidades históricas. alguma sugestão de roteiro. 4 à 5 dias.

    • Oi Edimar, tudo bem?
      Indo de SP, uma boa ideia é sempre fazer as cidades mais ao Sul. Vale dar uma passada por São João Del Rei e seguir pra Tiradentes no mesmo dia, onde é bom ficar uma ou duas noites. De lá, na ida para Ouro Preto, vale passar em Congonhas para ver os Profetas de Aleijadinho e dormir as outras noites em Ouro Preto. Nesse tempo, você consegue visitar Mariana durante o dia.

      Abraços

  27. Silvia disse:

    Oi Rafael! Pretendo fazer as cidades históricas em 7 dias, saindo de Brasília e depois vou pra São Paulo. Qual o roteiro que você sugere? E qtas noites em cada lugar?
    Obrigada.

  28. Fabio disse:

    Bom dia
    Sou de Ribeirão Preto/SP e não conheço nenhuma cidade historica de Minas
    Qual voce indicaria?
    Vou de carro.
    Daqui da minha cidade até Diamantina são 800 kms e ate São João del Rey mais ou menos 500 kms

    • Oi Fabio, tudo bem?
      Tudo depende de quanto tempo você tem. Como é a primeira vez, você pode fazer as mais famosas.

      Não sei se conhece BH, mas saindo de Ribeirão Preto você pode ir até lá e dormir uma ou mais noites pra visitar a cidade. Depois uma sugestão é:

      – Ouro Preto (2 a 3 dias, incluindo Mariana)
      – Tiradentes (entre 2 a 4 dias, incluindo São João del Rei); na viagem pra lá, você pode já passar em Congonhas.

      Se quiser conhecer Diamantina, aí você pode fazer na volta.

      É só uma sugestão.
      Abraços

      • Fabio disse:

        Obrigado Rafael pela sugestão.
        Mas pretendo ir de carro de Ribeirão direto para Diamantina e permanecer lá mais ou menos 8 dias.
        Nesse caso não irei passar nem em BH e nem nas cidades historicas ao redor dela.
        Nessa primeira viagem pretendo mesmo visitar apenas Diamantina.

  29. inácio gonçalves de souza Esperança-PB disse:

    vou conheçer o sertão de minas na maria fumaça

  30. geni tissei disse:

    Oi gostaria de conhecer as cidades historicas de minas estou no parana em maringa vc pode me dizer o que poderia conhecer em uns dez dias e qual o reteiro que eu poderia seguir e quais os melhores cidades para conhecer.

    • Oi Geni, tudo bem?
      Você irá de carro ou de avião? Vou esperar você responder isso pra sugerir um roteiro.
      Abraços

      • Oi Geni, como é meio longe, acho que o melhor é você visitar as mais ao sul de Minas.

        Você pode começar por São João del Rei (pode ficar 1 noite), seguir pra vizinha Tiradentes (2 ou 3 noites, incluindo bate-volta a Bichinhos), de lá ir até Ouro Preto (2 ou 3 noites incluindo Mariana) e no caminho ainda passar por Congonhas pra ver os Profetas do Aleijadinho.

        Abraços e ótima viagem

  31. Renata fernandes de Oliveira disse:

    Ggostaria de saber qual melhor roteiro saindo de Bom jesus de goias fficarei uma semana viajando o que vcs me indicam

    • Oi Renata, você irá de carro?
      Vi que sua cidade fica meio longe, cerca de 800km de Diamantina e a mesma distância de Ouro Preto. Se escolher Ouro Preto, dá pra fazer ela, Mariana, Tiradentes e São João del Rei em uma semana.
      Abraços e ótima viagem!

  32. WANIA COUTO disse:

    Oi Rafael, ou fazer esse passeio entre 10 e 12 dias em Janeiro, saindo de Brasília de Carro, qual percurso você me aconselha a fazer? Fico hospedada em quais cidades, preciso marcar hospedagem ou posso arriscar? E a Volta passo onde? Quero Visitar o máximo de cidades possível, mas quero deixar alguma para visitar na volta e a volta não ficar chata. O que me aconselha? Grata

    • Oi Wania, tudo bem?
      Se você ainda não conhece nenhuma cidade histórica de MG, talvez valha ir pras mais famosas. Dá pra você fazer o seguinte roteiro:

      – Brasília > Belo Horizonte (dorme)
      – De 2 a 3 dias em Ouro Preto (dorme), para conhecer também Mariana, que é vizinha
      – 2 a 3 dias em Tiradentes (passa por Congonhas e São João del Rei no caminho, já que a visita a essas cidades é mais rápida).
      – Na volta para BH pode passar um dia no Inhotim
      – De BH segue para Diamantina onde fica 2 dias
      – Diamantina > Brasília

      É só uma ideia de roteiro pelas mais famosas cidades históricas.

      Abraços e boa viagem

  33. Danielle Cristina de Souza Rocha disse:

    Boa tarde.

    Estou fazendo pesquisas para tirar férias em Minas,ireis de ônibus, conhecer esse lugar que parece ser encantador.
    Estou a procura de pacotes com roteiro de viagens de uma semana, alguém indica um lugar, pousada hotel?

    Meu nome Danielle Rocha
    E-mail daniellecristina1984@gmail.com.

    Desde já fico grata.

  34. Zanone Campos disse:

    Um roteiro muito interessante e riquissimo de detalhes , de toda a historia sobre Minas Gerais.
    Vale muito a pena.
    A hospitalidade mineira se faz presente , ao ponto de Você se sentir em casa

  35. paco disse:

    visitar estas cidades, a verdade é que eu amo, espero voltar em breve. Estas cidades oferecem grandes atrações.

  36. Jose Carlos de Castro Junior disse:

    A foto onde está descrita a cidade de Prados na verdade fica num cidadezinha (ou vilarejo) chamado Bichinho que fica a somente 6 km de Tiradentes. Estive lá a pouco tempo e tirei uma foto idêntica. Obrigado!

  37. No final do ano pretendo ir para Minas com o meu namorado e pretendo passar por algumas cidades ditas aqui como Brumadinho, Congonhas e Ouro Preto. Além disso, pretendo passar também por Milho Verde dizem que tem muita cachoeiras por lá, vocês sabem me dizer se é verdade?

  38. Leony Ferreira disse:

    Estive visitando as cidades históricas de Minas Gerais,passeio maravilhoso inesquecível……….

  39. Betina disse:

    Vocês conhecem Lavras Novas? Tava pensando em passar por lá!

  40. Blog bosimbora disse:

    Adorei as dicas, em julho viajo para conhecer essas lindas cidades e histórias. http://bosimbora.blogspot.com.br/

  41. Rodrigo disse:

    Vale uma passadinha em Macacos, a 25 Km de BH 😉

  42. Leandro disse:

    Como foi dito por Paulo coelho, Minas Gerais e um pedaço da Historia Brasileira =D Parabéns pelo post =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *