A maré em Paraty e quando as ruas são tomadas pela água

As ruas do Centro Histórico já são um charme por si só, mas a alta da maré em Paraty marca um fenômeno curioso: na cheia, as ruas são invadidas pela água.

Esse ja é um símbolo da cidade do litoral do Rio de Janeiro, com suas famosas fotos com reflexos do casario colonial nas ruas alagadas. O lado bom é que normalmente não há transtornos para os turistas e há uma certa estrutura para cruzar os locais onde a maré subiu.

Mas em certos dias, a situação pode ficar mais complicada, como falaremos nesse post.

MARÉ EM PARATY E AS RUAS ALAGADAS

Nem todo mundo sabe, mas entre as peculiaridades de Paraty, eleita em 2019 como Patrimônio da UNESCO, é que a cidade foi projetada para que a água do mar entrasse e saísse de suas ruas, como uma forma natural de limpá-las. Por conta disso, as casas também foram erguidas um pouco mais altas, a cerca de 30cm da rua, de forma que não fossem afetadas pelo fenômeno.

+ Veja pousadas com descontos

Maré em Paraty e as ruas alagadas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Quem quer ver a alta da maré em Paraty deve consultar o horário certo da cheia (saiba mais) e ir até a região da Igreja de Santa Rica, bem no coração do Centro Histórico. Nos dias de lua nova e cheia as marés são mais acentuadas.

Maré em Paraty e as ruas alagadas (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Maré em Paraty e as ruas alagadas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Em dias normais, a água costuma tomar as ruas Santa Rita e Dr. Pereira, bem em frente ao Largo de Santa Rita. A dica é não estacionar seu carro por ali. Quando as ruas ficam alagadas, algumas pinguelas (em Minas nós falamos assim rs) são colocadas para permitir que moradores e turistas passem de uma calçada a outra sem se molhar. É bem curioso.

+ Todas as dicas pra sua viagem pra lá

Mas por que eu falei “em dias normais”? É que quando acontecem marés atípicas que sobem muito, a água pode invadir muito mais as ruas e até mesmo causar alguns transtornos, como aconteceu em 2018.

+ Veja as melhores pousadas com descontos

Nesses casos, além de prejuízos para algumas casas, não é muito incomum ver moradores circulando com seus barquinhos em pleno Centro Histórico.

+ Dicas: O que saber antes de ir
+ As atrações do Centro Histórico
+ Onde comer: Dicas de restaurantes
+ Quando ir e a melhor época
+ Onde ficar em Trindade
+ Como ir pra Trindade
+ Todos os posts da cidade

Como deu pra ver, a alta da maré em Paraty é mais uma das atrações dessa charmosa cidade colonial que tem fácil acesso tanto pra quem vem de São Paulo, de Minas ou de outros locais do Rio de Janeiro. Vale a visita!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *