Pense numa praia praticamente deserta cercada por coqueirais, com areia plana, águas cristalinas e piscinas naturais no litoral da Bahia. Assim podemos descrever a Praia do Bainema, uma das que mais gostamos na Ilha de Boipeba.

Bem menos conhecida que a famosa vizinha Praia de Moreré, esse é um verdadeiro paraíso que nem todos os turistas que visitam a ilha conhecem. E nesse post você vai entender por que inserir o destino no seu roteiro por aqui.

PRAIA DO BAINEMA EM BOIPEBA

Como falei, além da beleza natural, um dos maiores atrativos da Praia do Bainema é o fato de ela ser praticamente deserta. Junte a isso uma única barraca de praia charmosa, piscinas naturais que se formam na maré baixa e uma água calminha e cristalina.

Eu caminhando nas águas transparentes da praia cercada por coqueiros

Nós visitamos Bainema duas vezes durante nossos dias na ilha. Inclusive já publicamos um post bem completo com várias dicas de Boipeba pra você programar sua viagem pra lá.

Na primeira vez viemos num passeio de barco que fizemos de volta à ilha. Foi paixão à primeira vista. Muitas empresas costumam parar por aqui durante esses tours antes de chegarem à Praia dos Castelhanos. Nós fizemos com a agência Coco Louco.

Da segunda vez viemos a partir da Praia de Moreré, caminhando mesmo. Mais abaixo vamos explicar as formas mais fáceis de chegar.

A PRAIA

A Praia do Bainema tem cerca de 3km de extensão e é vizinha de Moreré. A areia é plana, perfeita para uma caminhada à beira-mar. Por falar nisso, as águas costumam ser bem calmas e cristalinas.

Águas claras no Pontal do Bainema

Como o mar é raso, na maré baixa formam-se muitas piscinas naturais e a temperatura da água é bem agradável.

Caminhando na Praia do Bainema em Boipeba

Algumas das melhores ficam no chamado Pontal do Bainema. É ali inclusive o cantinho da praia que mais gostamos, além de ser o único ponto com uma certa estrutura.

+ Veja pousadas com descontos na ilha

PONTAL DO BAINEMA

Quem vem caminhando de Moreré precisa andar praticamente a praia toda até chegar ao pontal. É aqui onde fica a única barraca com boa estrutura da praia, que tem o mesmo nome: Pontal do Bainema.

Estrturua da praia do Pontal do Bainema (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Barra de praia Pontal do Bainema

Com mesas ao ar livre, redes e balanços charmosos com vista pro mar e um variado cardápio (digo isso pelo fato de estar num lugar bem deserto), o bar é como um oásis no meio da praia e que ainda funciona como camping.

Balanço de frente pro mar em Boipeba (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Um local perfeito pra curtir o dia sem pressa. Na alta temporada costuma ter até alguns luaus por aqui (veja quando ir pra Boipeba).

A parte da Praia do Bainema que fica em frente ao Pontal é uma das mais gostosas. As águas são rasas e quentinhas, além de muito cristalinas. Há ainda a possibilidade de alugar stand up paddle.

Praia com água cristalina na Bahia

A única parte ruim é que se você pretende visitar esse bar de praia, ele não abre sempre. Na baixa temporada pode ficar alguns dias fechado. Então é sempre bom tentar confirmar pela página deles no Facebook.

COMO CHEGAR NA PRAIA DO BAINEMA

O jeito mais fácil é vir como a gente fez, numa passeio de barco com alguma das agências que partem da Velha Boipeba. Por outro lado, você acaba ficando pouco tempo na praia. Foi por isso que voltamos, em outro dia que tiramos para conhecer a Praia de Moreré.

Coqueiral na Praia do Bainema, em Boipeba

De Moreré, a caminhada é curta até o início da Praia do Bainema. Mas se você quiser chegar ao pontal deverá caminhar cerca de 3km pela areia. Pra saber como chegar em Moreré saindo da Velha Boipeba ou de outras partes da ilha, consulte esse post.

Há também a possibilidade de você alugar uma lancha pra passar o dia nas praias que quiser. Praticamente qualquer agência tem esse serviço.

ONDE SE HOSPEDAR

Se você pretende ficar o mais próximo possível de Bainema e não quer se hospedar no camping localizado no pontal, a parte com mais estrutura fica em Moreré. Lá existem boas e charmosas pousadas (veja aqui opções). Pra quem fica na Velha Boipeba, a estrutura é ainda melhor (confira pousadas com descontos).

Nós nos hospedamos nessa última, no centrinho da ilha. Ficamos na pousada Vila da Barra e gostamos muito da estrutura além de bom custo-benefício. Você pode consultar aqui preços das diárias com descontos.

+ As melhores praias da ilha
+ Quando ir: A melhor época
+ Todos os posts de Boipeba

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.