Há muitas comidas típicas do Uruguai que merecem ser provadas durante uma viagem ao país, mas nesse post vamos listar algumas das mais famosas.

Da tradicional carne a um sanduíche que é um ícone do país, incluindo bebidas que fazem sucesso por lá e também entre os turistas. ¡Buen provecho!

COMIDAS TÍPICAS DO URUGUAI

A cozinha uruguaia pode muitas vezes se confundir (ou seria “mesclar” a palavra mais apropriada?) com a da vizinha Argentina, mas embora o país seja pequeno ele é grande nos sabores.

Comidas típicas do Uruguai (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Alguns pratos realmente podem ser compartilhados pelos dois países, mas sempre há um toque diferente. Por outro lado, há algumas comidas típicas do Uruguai que são únicas.

Abaixo você encontra uma sugestão de alguns pra provar quando viajar pra lá.

1. CHIVITO

Esse sanduíche é um ícone do país e está pros uruguaios como o Xis está pros Gaúchos. O chivito é fácil de encontrar em praticamente qualquer esquina e, digamos, leva tudo o que couber dentro. Ou seja, é bem grande e dá pra dividir.

Chivito é uma das comidas típicas do Uruguai (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Os mais tradicionais costumam levar filé de carne, queijo, ovo, presunto, maionese, bacon, alface, tomate, pimentão, azeitona… essa bomba calórica pode ser encontrada tanto na lanchonete da esquina como em versões mais gourmetizadas, mas é uma delícia.

2. ASADO URUGUAIO OU PARRILLA URUGUAIA

Outra grande estrela dentro as comidas típicas do Uruguai, o asado (ou parrilla) é um tradicional churrasco uruguaio. As carnes dessa região costumam ser sempre de boa qualidade e o famoso assado é feito em uma grelha inclinada sobre a lenha.

Asado Uruguaio (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Um dos bons lugares pra provar os cortes em Montevidéu é no Mercado del Puerto. Nas ruas vizinhas já é possível sentir o cheiro da parrillada feita em diversos restaurantes lá dentro.

+ O que saber antes de ir pra lá
+ As melhores praias do país

3. ALFAJOR

Você deve ter pensado que alfajor era argentino, certo? Na realidade o doce é uma herança da colonização europeia nos dois países e no Uruguai ele também é a sobremesa mais famosa.

Afajor é uma das comidas típicas do Uruguai (Foto: Esse Mundo É Nosso)

São muitas as marcas e o diferencial é o famoso dulce de leche uruguaio. Vale provar o que não tem cobertura de chocolate e leva coco ralado no recheio.

4. DULCE DE LECHE

Outra guloseima que o país compartilha a fama (e disputa) com os vizinhos argentinos. E não me xinguem, mas eu gosto ainda mais do uruguaio.

Comidas típicas do Uruguai - Dulce de leche (Foto: Esse Mundo É Nosso)

As melhores marcas não só pra você provar, como também pra trazer pro Brasil são: Lapataia, Conaprole e Los Nietitos.

Se der, vale também provar ao menos um sorvete (helado) de dulce de leche.

5. MILANESA

É o nosso bife à milanesa ou o tradicional schnitzel austríaco. Eles são muito populares no Uruguai, costumam ser bem maiores que os nossos e normalmente vêm com batatas fritas e salada.

Milanesa Uruguai

+ Todas as dicas de Montevidéu
+ O que fazer em Punta del Este
+ Como curtir um dia em Colonia

6. PANCHO

Esse é outro prato que também é comum na Argentina e por aqui não faz menos sucesso. É o nosso cachorro-quente na versão mais simples.

Normalmente o pão vem apenas com a salsicha e um molho de mostarda. Mas eu não abro mão da maionese à parte rs…

7. MEDIALUNA URUGUAIA

Assim como entre os argentinos, no Uruguai o café da manhã normalmente começa uma medialuna, que são pães bem parecidos com o croissant. Elas sao fáceis de ser encontradas, além de serem muito consumidas em qualquer café pelas ruas do país.

Medialuna (Foto: Ezarate / CC BY-SA)
Foto: Ezarate / CC BY-SA

Um pouco mais “murcha” e menos salgada que o irmão francês, a medialuna pode vir ainda com recheio, normalmente queijo e presunto. Mas não há limite pra criatividade!

8. MEDIO Y MEDIO

Não é das mais gostosas na minha opinião, mas é uma bebida que faz muito sucesso entre os uruguaios. O medio y medio é um vinho que mistura espumante doce com vinho branco seco.

Medio y medio do Uruguai (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A marca mais famosa é o Roldós, um restaurante de 1988 de Punta del Este que fez a bebida de forma artesanal durante muitos e muitos anos.

+ Roteiro completo pelo país

9. VINHO TANNAT

Diferente de Argentina ou Chile, a uva mais famosa do Uruguai é a Tannat, trazida da França no século XIX. As parreiras se adaptaram tão bem, que o país ganhou notoriedade e o vinho Tannat virou um grande ícone uruguaio.

10. MATE URUGUAIO

Duvido você passar um dia no Uruguai sem ao menos ver alguém tomando um mate nas ruas do país. Moradores andam com suas cuias e garrafas térmicas para todos os lados. Eu não sou muito fã, acho uma bebida amarga, mas não tinha como ficar de fora da lista.

+ Veja hotéis com descontos no país
+ Todas as dica pra sua viagem pra lá

CONHECE MAIS COMIDAS TÍPICAS DO URUGUAI?

Já viajou para o país? Tem sugestões de outras comidas típicas do Uruguai que devem entrar pra lista? Deixe seu comentário!

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.