Um dos ícones de Buenos Aires, é comum as pessoas quererem saber onde fica e como chegar até a estátua da Mafalda, famosa personagem do cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, conhecido como Quino.

A estátua é uma homenagem à obra mais famosa do artista, que ganhou fama em diversos país, inclusive no Brasil, por conta de seus quadrinhos. A personagem é conhecida por ser uma menina questionadora do mundo.

+ O que fazer na cidade

ONDE FICA A ESTÁTUA DA MAFALDA EM BUENOS AIRES?

Estátua da Mafalda em Buenos Aires (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Com apenas 80cm de altura, a estátuda da Mafalda descansa sobre um banco de uma esquina de San Telmo, charmoso bairro de Buenos Aires, acompanhada por seus dois amigos, Susanita e Manolito. O cartunista Quino morou na região durante alguns anos.

Nós fomos ao local num domingo, dia da famosa Feira de San Telmo. Depois saímos procurando a personagem pelo bairro. Mas afinal, onde fica a estátua da Mafalda? Sim, imagino que é o endereço exato que você quer saber, certo?

O Monumento Mafalda fica na esquina das ruas Chile e Defensa. Se estiver na feirinha, dá pra ir a pé, são menos de 10min de caminhada. Pra colocar no GPS do seu celular, você pode colocar o endereço como Defensa 700.

Algumas estações de metrô próximas são: Independencia, Belgrano, Bolivar e Catedral, dependendo da linha que você deseja pegar.

Esse virou um ponto turístico tão famoso de Buenos Aires, que é difícil conseguir tirar uma foto com a personagem sem enfrentar filas. Nos finais de semana elas são ainda mais longas.

Fila pra tirar foto com a Mafalda (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A poucos passos, na Calle Chile 371, uma placa mostra o prédio onde Quino morou por alguns anos. A sinalização diz que a casa foi da Mafalda, “célebre personagem e Patrimônio Cultural da cidade”.

Casa onde Quino morou em San Telmo (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Casa onde Quino morou em San Telmo

A obra é do escultor argentino Pablo Irrgang, que foi convidado pelo governo da cidade a fazer a homenagem à personagem. A inauguração foi em 2009 e desde então atrai muitos turistas.

Os outros personagens Susanita e Manolito só chegaram ao monumento em 2014, quando Mafalda completou 50 anos de sua primeira publicação no formato de tirinha.

Estátua da Mafalda em Buenos Aires (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se quiser acrescentar ao seu programa um almoço pela região, há bons restaurante que listamos nesse post.

MAIS DICAS
+ Roteiro completo em BsAs
+ Onde comer empanadas
+ Melhores bairros pra ficar
+ Todas as dicas reunidas

Tem mais alguma dúvida sobre onde fica ou como chegar até a estátua da Mafalda? Deixe seu comentário!

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.