Uma das perguntas que mais nos fazem pelas redes sociais é onde fica Fernando de Noronha. Embora seja o sonho de consumo de muitos brasileiros, muita gente quer saber se Noronha é uma ilha ou um arquipélago e em que região do Brasil está localizado.

Neste post, vamos esclarecer essa dúvida além de explicar como faz chegar até lá.

ONDE FICA FERNANDO DE NORONHA

| É UMA ILHA OU UM ARQUIPÉLAGO?

Antes de falarmos onde fica Fernando de Noronha, vale a pena uma breve explicação: Fernando de Noronha é uma ilha que fica num arquipélago também chamado de Fernando de Noronha.

Portanto, você vai para a ilha de Fernando de Noronha que fica no arquipélago de Fernando de Noronha.

Onde fica Fernando de Noronha: Baía dos Porcos (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Baía dos Porcos (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| AFINAL, ONDE FICA FERNANDO DE NORONHA?

Fernando de Noronha já foi ocupada por holandeses, franceses e portugueses, já serviu como base para a marinha norte-americana durante a Segunda Guerra Mundial e já foi presídio (veja o resumo da história no tópico a seguir).

Desde 1988, foi reintegrada a Pernambuco e hoje é um distrito estadual.

No mapa, Noronha está no meio do Atlântico, mas mais perto de Natal, no Rio Grande do Norte, (360 km) do que de Recife, Pernambuco, (545 km).

| UM POUCO DA HISTÓRIA DE NORONHA

Noronha foi a primeira capitania hereditária do Brasil. Foi doada em 1504 a Fernão de Loronha, que financiou a expedição que descobriu a ilha. No século XVII foi ocupada por holandeses. Depois, franceses e portugueses também ocuparam a ilha.

Por ser um lugar tão fácil para invadir, Portugal construiu diversos fortes em Noronha, inclusive o de Nossa Senhora dos Remédios, de onde hoje em dia se tem uma bela vista da ilha e do pôr do sol.

Pôr do sol no Forte Nossa Senhora dos Remédios em Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Pôr do sol no Forte Nossa Senhora dos Remédios em Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Nesta época, Noronha também serviu como presídio para para quem tinha penas de longa duração.

Uma curiosidade interessante é que Charles Darwin foi a Noronha em 1832. Isso porque a região sempre teve uma rica biodiversidade.

Em 1938, Noronha virou mais uma vez um presídio, desta vez político. Durante a Segunda Guerra Mundial, a ilha virou uma Base de Apoio para a marinha Norte Americana.

Até 1988, Fernando de Noronha foi administrada pelos militares. Depois disso, foi reintegrada a Pernambuco. Hoje é um distrito estadual.

*Informações do site oficial de Fernando de Noronha.

| COMO CHEGAR EM NORONHA

Agora que você já sabe onde fica Fernando de Noronha, vale a pena planejar uma viagem pra ilha. A forma mais fácil de chegar é pegando um avião em Recife (PE), com voos da Gol e da Azul, ou em Natal (RN), com voos somente da Azul. Eles duram em média cerca de 1h de duração.

Aliás, a dica é sentar do lado esquerdo do avião para conseguir ver o Morro Dois Irmãos! Fizemos um post bem completo sobre isso.

Onde fica Fernando de Noronha: Vista do Morro Dois Irmãos do avião (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Vista do Morro Dois Irmãos do avião (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| ONDE SE HOSPEDAR EM NORONHA

Fernando de Noronha tem diversas opções de hotéis para todos os gostos e bolsos. A gente fez uma lista com os principais deles. Vale a pena dar uma lida.

Nas duas vezes que fomos, nós nos hospedamos no Dolphin, que é um ótimo hotel e foi reformado recentemente (veja o valor dias diárias com desconto)

+ Todas as dicas do destino
+ Tudo o que você precisa saber antes de ir
+ Internet funciona por lá?
+ Quantos dias ficar para aproveitar a região?
+ Passeios: Como escolher o seu
+ Restaurantes: Os melhores e os mais baratos

Ficou com alguma dúvida sobre onde fica Fernando de Noronha? Deixe nos comentários!

Sobre o Autor
Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.