Praia do Caxadaço em Ilha Grande: Como chegar e o que fazer

Apesar de ser bem pequena, a Praia do Caxadaço entrou pra nossa lista das mais bonitas que visitamos em Ilha Grande, no Rio de Janeiro. O acesso é feito por trilha ou por barco, como falaremos mais abaixo, mas vale a pena, principalmente se você combiná-la com outras praias num tour de lancha.

A maioria dos passeios parte da Vila do Abraão, a principal cidadezinha da ilha e que pra gente é uma excelente opção para se hospedar, tanto que já publicamos um guia de pousadas e hotéis para te ajudar a escolher onde ficar por lá. A vila tem estrutura, ótimos restaurantes e tours diários para todas as praias.

PRAIA DO CAXADAÇO EM ILHA GRANDE

Se a pequena faixa de areia de cerca de apenas 15m pode causar uma certa decepção à primeira vista, a Praia do Caxadaço logo surpreende pelas águas cristalinas. A areia fininha por onde corre um riacho que deságua no mar é cerca pela mata densa da ilha.

Praia do Caxadaço em Ilha Grade (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Essa praia deserta fica atrás de uma enorme ponta de pedra, como um refúgio que pode passar despercebido por quem navega por ali. Reza a lenda que até barcos usavam a área como esconderijo. Alguns dizem que o nome “caixa do aço” vem justamente da ideia de proteção que o lugar traz.

+ Veja hotéis com descontos em Ilha Grande

Pedra do Caxadaço em Ilha Grade (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como falaremos mais abaixo, por conta justamente do tamanho tão pequeno da praia, vale evitar os horários de pico na alta temporada e também de fazer o passeio com embarcações muito grandes. Não é preciso muita gente pra deixar o local cheio. Como não há nenhuma estrutura ali, não se esqueça de trazer algo para beber e/ou comer principalmente se vier por trilha.

A Pedra do Caxadaço é outra atração e de onde se tem uma vista linda da praia. Mas só é recomendável subi-la acompanhado de um guia. Não vá sozinho(a). O perigo não está na pequena trilha na mata, mas sim na encosta escorregadia.

Vista da Pedra do Caxadaço em Ilha Grade (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Poucos dias antes da nossa visita, uma turista caiu do alto da pedra e se machucou bastante. O tour em que ela estava teve de ser cancelado e ela levada às pressas pra Vila do Abraão. Recentemente outra jovem do Ceará foi vítima de uma onda na pedra. Como não há sinal de celular por ali para pedir ajuda rapidamente, todo cuidado é pouco.

Vista da Pedra do Caxadaço em Ilha Grade (Foto: Esse Mundo É Nosso)

TUDO SOBRE ILHA GRANDE
+ Onde ficar: Guia de pousadas
+ Quando ir: A melhor época
+ O que fazer e todas as atrações
+ Melhores praias da Vila do Abraão
+ Guia de restaurantes na vila
+ Como escolher os passeios de lancha
+ Todas as dicas da ilha reunidas

COMO CHEGAR À PRAIA DO CAXADAÇO

DE LANCHA: Saindo da Vila do Abraão, dois passeios de lancha param na Praia do Caxadaço: o Volta à Ilha (o nosso preferido) e o Super Sul, vendidos por praticamente todas as agências. Como essa é uma região de mar aberto, não é muito raro que os barcos balancem bastante. Então se você enjoa, vale levar um remedinho.

Infelizmente não é todo dia que é possível fazer esses tours, já que eles dependem da situação do mar, que pode estar muito agitado. O esforço vale a pena, ainda mais se você for fazer o Volta à Ilha, como contamos todos os detalhes nesse post. Esse passeio inclui ainda outras praias incríveis, como a Praia do Aventureiro, Praia dos Meros, entre outras.

Lanchas na Praia do Caxadaço em Ilha Grade (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Quem está em Araçatiba também pode visitar a praia em um dos passeios de lancha que partem dessa que é a segunda maior vila de Ilha Grande. Em ambos os casos, vale confirmar com a empresa para ver se a praia vai estar muito cheia e que horas será a visita. Se vários barcos de agências diferentes chegarem juntos, você não conseguirá aproveitar muito porque a faixa de areia é muito pequena.

POR TRILHAS: Quem gosta de trilhas, pode chegar à Praia do Caxadaço caminhando a partir da Vila do Abraão. Mas não é muito simples, já que são em média 6h ou mais andando (ida e volta) e o percurso pode ser em mata mais fechada em alguns trechos, embora haja sinalização. Então vale você ao menos conversar com um guia na vila ou na sua pousada para se informar e também se planejar para levar alimentos e outros itens.

O trajeto pega um trecho da trilha T14 (7km entre Abraão – Dois Rios) onde há sinalização para a trilha T15 (4km entre Dois Rios – Caxadaço). Não se esqueça de que não há sinal de celular na maioria do tempo. A Carol do Mochilão Trips fez essas trilhas e contou no blog dela como é a experiência.

+ Veja todas as dicas de Ilha Grande

Tem mais alguma dúvida sobre a Praia do Caxadaço? Deixe seu comentário!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *