No momento de decidir quando ir pra Morro de São Paulo, na Bahia, é importante levar em conta não apenas fatores como quando chove menos e o clima do local, mas também outras questões como a temporada e até mesmo a tábua das marés.

Elas influenciam não apenas se vai dar ou não praia, mas também em grandes variações de preços e, principalmente, na lotação da pequena vila. Por isso nesse post falamos da melhor época pra viajar pra Morro pra te ajudar a se programar.

ÍNDICE
Quando viajar pra Morro de SP
Quando chove? O clima ao longo do ano
Alta e baixa temporadas, férias e Carnaval
Tábua das marés e como ela influencia
Resumo: A melhor época pra viajar

ENTENDA QUANDO IR PRA MORRO DE SÃO PAULO

Diferente das praias do Nordeste que ficam principalmente “acima” de Salvador, essa região costuma ter chuva ao longo de todo o ano. Mas calma, não quer dizer que vá chover muito em todos os meses, mas é que até mesmo na época mais seca existe a possibilidade de um dia ou outro mais chuvoso.

Piscina da Pousada Bahia Bacana em Morro de São Paulo
Pousada Bahia Bacana em Morro de SP

Nós, por exemplo, escolhemos uma pousada com piscina de borda infinita de frente pro mar, a Pousada Bahia Bacana, e não queríamos correr o risco de que o tempo feio atrapalhasse esse visual. Imagino que você pense o mesmo ao viajar pra um destino de praia, certo?

+ Veja mais pousadas com descontos

No gráfico de climatologia detalhado abaixo, que é um ótimo pontapé pra decidir quando ir pra Morro de São Paulo, você pode observar as médias de temperatura e de acumulado de chuva ao longo do ano.

CLIMA EM MORRO DE SÃO PAULO

Como você pode perceber no gráfico, os meses mais chuvosos são abril e maio. Em junho e julho também costuma chover mais. A época em que chove menos, mas sempre com possibilidade, vai de agosto a março.

Gráfico do clima pra escolher quando ir pra Morro de São Paulo
Médias de chuvas e temperaturas em Morro de SP

No quesito temperatura, pelo menos há pouca mudança, com calor praticamente o ano todo e máximas normalmente próximas dos 30ºC, principalmente no verão. Já no inverno, as mínimas são mais amenas, mas o maior problema é que a água do mar pode ficar mais friazinha.

Terceira praia em Morro de SP
Terceira praia em Morro de SP

Então, num primeiro momento, se você quer curtir as melhores praias de Morro sem muita chance de chuva e com clima mais quente, o ideal é ir na primavera e no verão.

Por enquanto falamos apenas do clima em Morro de São Paulo, mas existem outros fatores que podem influenciar na sua viagem, como a temporada e a tábua de marés, como mostramos abaixo.

+ Veja pousadas com descontos

BAIXA E ALTA TEMPORADAS

Por que a temporada influencia em quando ir pra Morro de São Paulo? É que esse é um destino badalado e muitas vezes fica lotado, ao contrário da mais sossegada e vizinha Ilha de Boipeba.

Então, visitar o destino num feriado ou durante as férias escolares muitas vezes acarreta em um local bem mais cheio e preços de diárias mais altos. Nós inclusive já publicamos um guia com dicas de onde ficar em Morro de SP que irá te ajudar a fazer essa cotação e escolher a pousada que mais combina com seu gosto.

Segunda praia: Quando ir pra Moro de São Paulo
Segunda Praia

A alta temporada por aqui normalmente é nas férias de julho, mesmo que seja uma época com mais chance de chuva, e também de janeiro até depois do Carnaval, que coincide com o período menos chuvoso.

Nos feriados também espere encontrar a ilha mais cheia e preços mais salgados, além dos fins de semana do verão.

A IMPORTÂNCIA DA TÁBUA DAS MARÉS

Parece difícil pra quem não mora no litoral entender sobre a variação das marés, mas não é tanto, como falaremos aqui. E por que ela influencia na viagem? Um dos passeios mais famosos de Morro de São Paulo é até as piscinas naturais de Boipeba, que são muito mais bonitas na maré baixa e às vezes nem ficam visíveis na alta.

Piscinas Naturais de Moreré
Piscinas naturais de Moreré, em Boipeba

Mas há muitos sites que ajudam nessa previsão, como nessa página da Climatempo. Basta ir lá e escolher Morro de São Paulo e a data que pretende viajar.

O único ponto negativo é a que a Marinha só libera as tábuas no começo de cada ano, então se sua viagem é pro ano que vem fica mais complicado nesse momento.

Entenda a Tábua das Marés: quanto mais perto de zero estiver a maré baixa mais você irá conseguir aproveitar as piscinas e mais bonitas elas estarão. Isso acontece principalmente nas luas cheia e nova, quando a baixa se dá ao longo do dia e fica bem perto de zero, ou até negativa. Acima de 0,5m o passeio já pode ficar prejudicado.

RESUMO DE QUANDO IR PRA MORRO DE SÃO PAULO

Como deu pra ver, são várias questões que podem influenciar na sua viagem pra cá e não apenas se é ou não uma época de chuva.

Se você está planejando as férias e pode escolher, a melhor época é tentar ir entre agosto e março, mas evitando os feriados e férias escolares de verão.

+ Encontre pousadas com descontos

VEJA MAIS
Como chegar até a ilha
Onde ficar: Melhores pousadas
Quantos dias ficar por lá
Todas os posts reunidos

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.