10 Cidades Históricas de Minas que você vai amar conhecer

Minas Gerais não conquista apenas pelo estômago. O Estado é de encher os olhos de qualquer visitante.

Conhecer as Cidades Históricas de Minas é viajar no tempo, entender de perto a história do Brasil e admirar a arquitetura bem preservada desde a época da colônia.

Listamos aqui 10 destinos mineiros que você merece conhecer. Confira  e conte pra gente se dá ou não vontade de viajar hoje mesmo?

 

 

10 CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS

 

1. CONGONHAS

A cidade é conhecida pelo Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, local onde estão os profetas de Aleijadinho.

Congonhas [Foto Glauco Umbelino - CC BY-SA 2.0][Foto  Glauco Umbelino – CC BY-SA 2.0]

 

2. BRUMADINHO

A apenas 51Km de Belo Horizonte, Brumadinho reúne história, natureza e cultura. Além do Centro Histórico, as atrações incluem as altas montanhas e o Centro de Arte Contemporânea Inhotim, o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.

+ Conheça o No Topo do Mundo

Brumadinho[Foto Daniel Teobaldo – CC BY-NC-ND 2.0]

 

3. SABARÁ

Localizada na grande Belo Horizonte, Sabará teve origem como arraial de bandeirantes no fim do século XVII. Seu patrimônio arquitetônico é famoso por seus casarões, chafarizes e igrejas.

Sabará - [Foto Gustavo Gomes - CC BY-NC-SA 2.0][Foto Gustavo Gomes – CC BY-NC-SA 2.0]

 

4. BICHINHO

Esse distrito próximo a Tiradentes destaca-se, além da arquitetura, pela tradição de seus ateliês e oficinas de arte. É um ótimo destino pra quem procura comprar artesanato com bons preços.

Prados [Foto ACHMG][Foto ACHMG]

 

5. SERRO

Uma das primeiras comarcas da Capitania das Minas ainda guarda as características das antigas vilas mineiras. A cidade é rodeada por montanhas e tem um centrinho apaixonante.

Serro - [Foto Ricardo Moraleida - CC BY-SA 2.0][Foto Ricardo Moraleida – CC BY-SA 2.0]

 

6. DIAMANTINA

A cidade natal de Juscelino Kubitschek é uma joia ainda pouco explorada devido a sua distância do principal circuito histórico mineiro. Localizada mais ao norte do Estado, no Vale do Jequitinhonha, Diamantina tem um casario colonial e um horizonte de encher os olhos.

Diamantina [Foto Mariano Vale - CC BY-SA 2.0][Foto  Mariano Vale – CC BY-SA 2.0]

 

7. MARIANA

Colada a Ouro Preto, aonde se pode chegar num delicioso passeio de maria fumaça, Mariana é fácil de ser explorada. Além de suas igrejas barrocas, tem uma antiga mina desativada como uma de suas principais atrações.

Mariana [Foto Márcio Vinícius Pinheiro - CC BY-NC-ND 2.0][Foto Márcio Vinícius Pinheiro – CC BY-NC-ND 2.0]

 

8. OURO PRETO

A principal cidade histórica de Minas Gerais dispensa muitas apresentações. O melhor é percorrer suas ruas de pedra e admirar a arquitetura preservada, visitar museus e igrejas com seus interiores banhados a ouro. Entre uma atração e outra, pausa para uma quitanda com café fresquinho.

+ Dicas de Ouro Preto

Ouro Preto[Foto roman korzh – CC BY-NC-ND 2.0]

 

9. SÃO JOÃO DEL REI

A cidade cresceu muito além da região central, mas ainda é possível admirar suas construções e igrejas. Um passeio que vale a viagem é embarcar na maria fumaça com destino a Tiradentes.

São João del Rei [Foto Claudio Tebaldi - CC BY-NC-SA 2.0][Foto   Claudio Tebaldi – CC BY-NC-SA 2.0]

 

10. TIRADENTES

Nossa preferida. A super bem preservada Tiradentes parece ter parado no tempo, não fossem sua gastronomia sofisticada e o agitado calendário de eventos culturais durante o ano todo. É um lugar pra se apaixonar, a Paraty que não tem mar.

+ Confira dicas de Tiradentes

Tiradentes[Foto Rosino – (CC BY-SA 2.0)]

+ Roteiro pelas Cidades Históricas de Minas

 

+ Curta nossa página no Facebook
+ Siga o @essemundoenosso no Instagram
+ Também estamos no Twitter

 

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

31 Comments

  1. Angélica e João disse:

    Olá Rafael, tudo bem com você? preciso de sua ajuda. Eu e meu esposo queremos passear em Minas, somos do Mato Grosso do Sul e vamos de moto. Pensamos em fazer a estrada Real, mas nos disseram que tem parte da estrada que e sem asfalto, e nossas motos não podem andar na estrada de chão. Você poderia nos orientar? Queremos conhecer as belezas de Minas, qual seria sua sugestão? Obrigada, um grande abraço!!

    • Oi Angélica e João, tudo bem?
      A Estrada Real tem vários trechos conhecidos como “nova estrada”, onde há asfalto. Depende de onde você irá entrar em Minas Gerais. Mas o roteiro principal entre Tiradentes, São João del Rei, Congonhas, Ouro Preto, Mariana, passando por BH e seguindo para Diamantina dá pra ser feito via asfalto, mesmo que com alguns rápidos desvios que saiam do traçado original.

      Fico à disposição se você já tiver ideia do roteiro.
      Abraços e ótima viagem

  2. glafira de Oliveira disse:

    Oi Rafael,irei de São Paulo para conhecer as cidades históricas em Minas, poré só disponho de três ou no máximo quatro dias de folga.Qual aeroporto é melhor, tem alguma sugestão de roteiro? Agradecida

    • Olá, Glafira, tudo bem? Obrigado pela visita!
      Como você só tem 3 ou 4 dias, o melhor é chegar por Belo Horizonte e alugar um carro. De lá, envio uma sugestão de roteiro abaixo.

      Não sei se já ouviu falar no Inhotim, mas dá pra você começar por lá numa manhã saindo de BH e depois seguir para Ouro Preto. Fique 2 noites ali e aproveite também pra fazer um bate-volta até Mariana. Depois siga pra São João del Rei e Tiradentes, fazendo uma rápida parada em Congonhas do Campo, onde estão os profetas de Aleijadinho. Durma as outras duas noites em Tiradentes, podendo conhecer São João del Rei, caso queira. Depois é só voltar direto pra BH.

      Abraços e ótima viagem

  3. edimar disse:

    vou de são paulo para cidades históricas. alguma sugestão de roteiro. 4 à 5 dias.

    • Oi Edimar, tudo bem?
      Indo de SP, uma boa ideia é sempre fazer as cidades mais ao Sul. Vale dar uma passada por São João Del Rei e seguir pra Tiradentes no mesmo dia, onde é bom ficar uma ou duas noites. De lá, na ida para Ouro Preto, vale passar em Congonhas para ver os Profetas de Aleijadinho e dormir as outras noites em Ouro Preto. Nesse tempo, você consegue visitar Mariana durante o dia.

      Abraços

  4. Silvia disse:

    Oi Rafael! Pretendo fazer as cidades históricas em 7 dias, saindo de Brasília e depois vou pra São Paulo. Qual o roteiro que você sugere? E qtas noites em cada lugar?
    Obrigada.

  5. Fabio disse:

    Bom dia
    Sou de Ribeirão Preto/SP e não conheço nenhuma cidade historica de Minas
    Qual voce indicaria?
    Vou de carro.
    Daqui da minha cidade até Diamantina são 800 kms e ate São João del Rey mais ou menos 500 kms

    • Oi Fabio, tudo bem?
      Tudo depende de quanto tempo você tem. Como é a primeira vez, você pode fazer as mais famosas.

      Não sei se conhece BH, mas saindo de Ribeirão Preto você pode ir até lá e dormir uma ou mais noites pra visitar a cidade. Depois uma sugestão é:

      – Ouro Preto (2 a 3 dias, incluindo Mariana)
      – Tiradentes (entre 2 a 4 dias, incluindo São João del Rei); na viagem pra lá, você pode já passar em Congonhas.

      Se quiser conhecer Diamantina, aí você pode fazer na volta.

      É só uma sugestão.
      Abraços

      • Fabio disse:

        Obrigado Rafael pela sugestão.
        Mas pretendo ir de carro de Ribeirão direto para Diamantina e permanecer lá mais ou menos 8 dias.
        Nesse caso não irei passar nem em BH e nem nas cidades historicas ao redor dela.
        Nessa primeira viagem pretendo mesmo visitar apenas Diamantina.

  6. inácio gonçalves de souza Esperança-PB disse:

    vou conheçer o sertão de minas na maria fumaça

  7. geni tissei disse:

    Oi gostaria de conhecer as cidades historicas de minas estou no parana em maringa vc pode me dizer o que poderia conhecer em uns dez dias e qual o reteiro que eu poderia seguir e quais os melhores cidades para conhecer.

    • Oi Geni, tudo bem?
      Você irá de carro ou de avião? Vou esperar você responder isso pra sugerir um roteiro.
      Abraços

      • Oi Geni, como é meio longe, acho que o melhor é você visitar as mais ao sul de Minas.

        Você pode começar por São João del Rei (pode ficar 1 noite), seguir pra vizinha Tiradentes (2 ou 3 noites, incluindo bate-volta a Bichinhos), de lá ir até Ouro Preto (2 ou 3 noites incluindo Mariana) e no caminho ainda passar por Congonhas pra ver os Profetas do Aleijadinho.

        Abraços e ótima viagem

  8. Renata fernandes de Oliveira disse:

    Ggostaria de saber qual melhor roteiro saindo de Bom jesus de goias fficarei uma semana viajando o que vcs me indicam

    • Oi Renata, você irá de carro?
      Vi que sua cidade fica meio longe, cerca de 800km de Diamantina e a mesma distância de Ouro Preto. Se escolher Ouro Preto, dá pra fazer ela, Mariana, Tiradentes e São João del Rei em uma semana.
      Abraços e ótima viagem!

  9. WANIA COUTO disse:

    Oi Rafael, ou fazer esse passeio entre 10 e 12 dias em Janeiro, saindo de Brasília de Carro, qual percurso você me aconselha a fazer? Fico hospedada em quais cidades, preciso marcar hospedagem ou posso arriscar? E a Volta passo onde? Quero Visitar o máximo de cidades possível, mas quero deixar alguma para visitar na volta e a volta não ficar chata. O que me aconselha? Grata

    • Oi Wania, tudo bem?
      Se você ainda não conhece nenhuma cidade histórica de MG, talvez valha ir pras mais famosas. Dá pra você fazer o seguinte roteiro:

      – Brasília > Belo Horizonte (dorme)
      – De 2 a 3 dias em Ouro Preto (dorme), para conhecer também Mariana, que é vizinha
      – 2 a 3 dias em Tiradentes (passa por Congonhas e São João del Rei no caminho, já que a visita a essas cidades é mais rápida).
      – Na volta para BH pode passar um dia no Inhotim
      – De BH segue para Diamantina onde fica 2 dias
      – Diamantina > Brasília

      É só uma ideia de roteiro pelas mais famosas cidades históricas.

      Abraços e boa viagem

  10. Danielle Cristina de Souza Rocha disse:

    Boa tarde.

    Estou fazendo pesquisas para tirar férias em Minas,ireis de ônibus, conhecer esse lugar que parece ser encantador.
    Estou a procura de pacotes com roteiro de viagens de uma semana, alguém indica um lugar, pousada hotel?

    Meu nome Danielle Rocha
    E-mail daniellecristina1984@gmail.com.

    Desde já fico grata.

  11. Zanone Campos disse:

    Um roteiro muito interessante e riquissimo de detalhes , de toda a historia sobre Minas Gerais.
    Vale muito a pena.
    A hospitalidade mineira se faz presente , ao ponto de Você se sentir em casa

  12. paco disse:

    visitar estas cidades, a verdade é que eu amo, espero voltar em breve. Estas cidades oferecem grandes atrações.

  13. Jose Carlos de Castro Junior disse:

    A foto onde está descrita a cidade de Prados na verdade fica num cidadezinha (ou vilarejo) chamado Bichinho que fica a somente 6 km de Tiradentes. Estive lá a pouco tempo e tirei uma foto idêntica. Obrigado!

  14. No final do ano pretendo ir para Minas com o meu namorado e pretendo passar por algumas cidades ditas aqui como Brumadinho, Congonhas e Ouro Preto. Além disso, pretendo passar também por Milho Verde dizem que tem muita cachoeiras por lá, vocês sabem me dizer se é verdade?

  15. Leony Ferreira disse:

    Estive visitando as cidades históricas de Minas Gerais,passeio maravilhoso inesquecível……….

  16. Betina disse:

    Vocês conhecem Lavras Novas? Tava pensando em passar por lá!

  17. Blog bosimbora disse:

    Adorei as dicas, em julho viajo para conhecer essas lindas cidades e histórias. http://bosimbora.blogspot.com.br/

  18. Rodrigo disse:

    Vale uma passadinha em Macacos, a 25 Km de BH 😉

  19. Leandro disse:

    Como foi dito por Paulo coelho, Minas Gerais e um pedaço da Historia Brasileira =D Parabéns pelo post =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *