Cafarnaum, em Israel: Conheça a cidade de Jesus

Como sempre falamos, Israel é pequeno, mas cheio de história por todos os lados. Um dos lugares imperdíveis pra quem vai ao país fazer turismo religioso é Cafarnaum, que também é conhecida por ser a cidade de Jesus.

Neste post, vamos contar um pouco da história de Cafarnaum e falar da nossa experiência por lá com dicas de como chegar.

CAFARNAUM, EM ISRAEL: A CIDADE DE JESUS

Cafarnaum, em Israel (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| ONDE ESTÁ LOCALIZADA?

Cafarnaum está localizada no norte de Israel, na região do mar da Galileia. Fica a 185 km de Jerusalém, a 75 km de Tel Aviv, a 50 km de Nazaré e a 16 km de Tiberíades.

| DÁ PARA FAZER BATE-VOLTA?

Sim! O ideal para quem visita Cafarnaum é fazer bate-volta. Como nós dividimos a nossa viagem em duas bases (Jerusalém e Tel Aviv), fechamos um passeio pelo Get Your Guide saindo de Tel Aviv porque era mais perto. Nosso tour começou em Nazaré e passou por diversos locais, como Cafarnaum e o Rio Jordão. Aproveite para fechar seu tour pelo site.

Apesar de ter muita história, o passeio por Cafarnaum não é demorado. Então, dá para aproveitar para conhecer outras atrações próximas.

| A HISTÓRIA DE CAFARNAUM

Cafarnaum, em Israel, é conhecida por ser a cidade de Jesus, já que foi lá que Ele teria morado por muito tempo e também teria realizado diversos milagres, como a cura de um paralítico, a cura da sogra de Pedro e também o exorcismo no pôr do sol. Além disso, Jesus teria recrutado seus primeiros discípulos na região.

Por ser uma cidade fronteiriça, lá haveria uma alfândega.

Ruínas de Cafarnaum (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Cafarnaum deve ter sido uma cidade pequena, tanto que o significado de seu nome é “vila/aldeia de Naum”, o que dá a entender de que não havia muita gente por ali.

| O QUE TEM PRA VER EM CARFANAUM?

Logo na entrada, há uma placa que deixa claro que aquela seria a cidade de Jesus. É muito emocionante andar por Cafarnaum e ver as ruínas que seriam do século I. Nosso guia sempre nos falava isso: “Jesus andou pelas pedras”. Quando parávamos para pensar que muito do que está ali é datado do Primeiro Século Depois de Cristo, era realmente difícil não se emocionar independente da religião. A energia é diferente.

Sinagoga do séc. IV DC em Israel (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Sinagoga do século IV (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Sinagoga do séc. IV DC em Israel (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Sinagoga do século IV (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Em Cafarnaum também está uma sinagoga do século IV, mas a base desta sinagoga também seria do século I, ou seja a base é do tempo de Jesus. A poucos metros dali, está o local onde seria a casa de Pedro e também onde Jesus teria morado por um tempo. Atualmente, em cima do local há uma igreja do século XX.

Local onde estaria a casa de Pedro em Cafarnaum (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Local onde estaria a casa de Pedro em Cafarnaum (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Igreja do século XX em Cafarnaum (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Igreja do século XX (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Atrás da casa de Pedro, tem uma linda vista do mar da Galileia.

Mar da Galileia em Israel (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Mar da Galileia em Israel (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Em Cafarnaum, há uma imagem de Pedro com peixes, já que ele era pescador, e também segurando umas chaves, que seriam as chaves do céu.

| O QUE TEM POR PERTO?

Aproveite que está em Cafarnaum para ir a Tabgha, na região de Tiberias. Lá teria acontecido o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. Hoje há uma igreja no local. Fica a 3 km de distância de Cafarnaum.

Tabgha (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Tabgha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Na região também está o Monte das Beatitudes, onde Jesus teria feito o Sermão da Montanha. Se tiver com tempo, vá a Nazaré também. Aliás, a gente fez um post bem completo sobre a nossa ida a Nazaré.

Ruínas de Cafarnaum (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Ruínas de Cafarnaum (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Lembrando que o tour que fizemos saiu de Tel Aviv e passou por Nazaré, Cafarnaum, Mar da Galileia e Rio Jordão. Aproveite para ver mais informações no Get Your Guide e feche seu tour também.

| PRECISA DE SEGURO VIAGEM PRA ISRAEL?

Embora não seja obrigatório, é muito recomendável que se faça um seguro viagem para Israel. Além de não sabermos o que pode acontecer conosco durante a viagem, ter o documento pode te ajudar inclusive na imigração.

A nossa dica é entrar no site da Seguros Promo, que funciona como uma comparadora de seguros, colocar a data e o local da viagem e escolher o que mais combina com você. No momento de finalizar a compra, use o código ESSEMUNDOENOSSO5 para ter 5% de desconto. Se estiver com bastante antecedência, escolha pagar via boleto e ganhe mais 5% de desconto.

| ONDE FICAMOS EM ISRAEL

Como eu falei, fizemos duas bases em Israel: Jerusalém e Tel Aviv, o que foi ótimo. Temos um post que explica bem como escolher as cidades para se hospedar no país.

Em Jerusalém, ficamos no Leonardo Boutique, que é ótimo e muito bem localizado (veja mais opções na cidade). Já em Tel Aviv, nos hospedamos no The Rothschild 71, que também é ótimo e nos deram um late check-out sem cobrar nada. Ele fica localizado num prédio no estilo Bauhaus (veja mais opções na cidade).

Ficou com alguma dúvida de Cafarnaum? Deixe nos comentários!

+ Veja todos os nossos posts do destino
+ Como chegar ao país do avião a saída do aeroporto
+ O que você precisa saber antes de ir; dicas
+ Mar Morto: O que fazer e como chegar
+ Nazaré: O que fazer na cidade de Maria e José
+ Onde ficar no país: Melhor cidade pra se hospedar
+ Onde ficar em Tel Aviv: Hotéis e pousadas
+ Moeda: Qual levar e onde trocar
+ É seguro viajar pra lá? Nossa experiência

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *