Como chegar em Israel: Do avião até a saída do aeroporto

Muita gente fica em dúvida sobre como chegar em Israel. Sempre perguntam se tem voo direto, quanto tempo demora, qual é o principal aeroporto do país, como funciona imigração e o processo de saída do aeroporto.

Pra resolver todas estas questões, vamos dar algumas dicas essenciais neste post de como preparar a sua viagem ao país: do avião até a saída do aeroporto.

COMO CHEGAR EM ISRAEL

| ONDE ISRAEL ESTÁ LOCALIZADO

Israel está localizado no Oriente Médio. Faz fronteira com a Jordânia, Cisjordânia, Líbano, Síria e Egito.

Como chegar em Israel (Foto:: Esse Mundo é Nosso)
Jerusalém (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| EXISTE VOO DIRETO DO BRASIL A ISRAEL?

A primeira dúvida sobre como chegar em Israel é se existe voo direto ligando o Brasil ao país do Oriente Médio. Atualmente, não há mais nenhum voo. A Latam tinha uma opção que saía de São Paulo, mas não há previsão para que ele volte a operar.

+ Dicas: O que é bom saber antes de ir pra lá
+ É seguro viajar pro país? Nossa experiência

| QUAIS AS OUTRAS OPÇÕES PARA CHEGAR EM ISRAEL?

Muitas companhias aéreas têm voos para Israel com conexão. Nós fomos pra lá voando Ethiopian (até fizemos um post contando a nossa experiência) com parada em Addis Abeba. Daqui até a Etiópia são 12h de voo. De lá até Israel são cerca de 4h.

Além disso, diversas companhias aéreas da Europa possuem voos pra lá: Air Europa, com parada em Madri, Swiss, com parada em Zurique, British Airways, com parada em Londres, Alitalia, com parada em Roma, Lufthansa, com parada em Zurique, Air France, com parada em Paris, KLM, com parada em Amsterdam e TAP, com parada em Lisboa. Tem também a United, com parada em Nova York ou Washington, Air Canada, com parada em Toronto, Delta, com parada em Nova York, e a Turkish, com parada em Istambul.

Vale lembrar sempre que voos com conexão nos Estados Unidos e no Canadá exigem que o turista tenha visto para esses países mesmo que a parada seja rápida e que ele não vá sair do aeroporto. O site da AirCanada explica exatamente isso.

| QUAL O PRINCIPAL AEROPORTO DE ISRAEL?

O principal aeroporto de chegada em Israel é o Ben Gurion, em Tel Aviv. Praticamente, todos os turistas chegam ao país desta maneira.

Como chegar em Israel (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Aeroporto de Ben Gurion (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| QUAIS DOCUMENTOS UM TURISTA BRASILEIRO PRECISA PRA IR PRA ISRAEL?

Essa também é uma informação que não poderia faltar no post com dicas de como chegar em Israel. O país não exige visto para turistas. Também não é necessário ter tomado a vacina para a febre amarela.

De toda forma, é muito importante estar com o passaporte em dia (pelo menos seis meses antes da data do vencimento é o recomendado). O seguro viagem não é obrigatório, mas a sugestão é de sempre viajar com ele.

A nossa dica, aliás, é que fazer pelo site da Seguros Promo. Nele, é possível comparar as seguradoras na mesma tela. Assim, fica mais fácil ver o que cada um oferece. Além disso, na hora de fechar, use o nosso cupom ESSEMUNDOENOSSO5 para ganhar 5% de desconto. Se estiver com antecedência, pague via boleto e ganhe mais 5%.

| A IMIGRAÇÃO EM ISRAEL

A imigração é em Israel é um capítulo à parte kkkk. Algumas pessoas tinham falado que antes mesmo de chegar ao país, o interrogatório começaria. Dizem que algumas vezes antes do embarque do voo que vai para Tel Aviv, alguns agentes já ficam preparados par iniciar uma série de perguntas sobre a sua viagem pra lá.

Como chegar em Israel (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Aeroporto de Tel Aviv (Foto: Esse Mundo é Nosso0

Nosso voo para Israel saiu de Addis Abeba, na Etiópia. Foi um embarque normal. A única diferença é que tivemos que passar novamente pelo raio-x no momento de entrar no portão mesmo já estando na sala de embarque, mas isso já aconteceu comigo em outras situações. Tirando isso, mais nada. Ninguém fez nenhum tipo de pergunta neste momento.

+ Quanto vou gastar por dia no país? Nós respondemos
+ Qual é a melhor cidade para se hospedar?

Agora, vamos falar da imigração no país. Essa é uma dica bem importante que não podeira faltar no post de como chegar em Israel. A imigração costuma ser muito rigorosa. Em primeiro lugar, evite ter em seu passaporte carimbos de países árabes. Isso pode fazer com que eles façam muitas perguntas pra você. A gente, inclusive, tirou um passaporte novo para evitar este problema.

Como chegar em Israel (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Jerusalém (Foto: Esse Mundo é Nosso)

No meu caso, a imigração foi bem tranquila. Eles não fizeram as perguntas básicas e já me liberaram. Já o caso do Rafael foi um pouco mais complicado. Não dá para entender o motivo. Eles fizeram as perguntas básicas, mas cismaram com o fato da conexão ter sido na Etiópia e chamaram mais dois oficiais para repetir as mesmas perguntas. Por pouco ele não foi pra tal salinha. No fim, o Rafa mostrou todos os documentos impressos, como as reservas de hotéis, passeios e o seguro viagem, e eles liberaram o Rafa.

Essa é uma dica importante: leve tudo impresso caso tenha que mostrar no momento da imigração.

Como chegar em Jerusalém (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Jerusalém (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Sobre a saída do país: chegue bem cedo ao aeroporto. Eu nunca vi isso em nenhum outro lugar. Em Israel, a saída consegue ser mais rígida do que a entrada. Portanto, chegue pelo menos 4h antes do seu voo para não ter problema.

Além do raio-x para entrar no aeroporto, eles fizeram diversas perguntas sobre a nossa mala e a nossa viagem. Perguntaram se a gente tinha ido pra Belém, na Palestina, e se tínhamos feito amigos por lá. Depois, eles nos separaram para repetir as perguntas e ver se não havia nenhuma contradição. Por fim, mandaram a gente para um raio-x mais rigoroso e quando chegamos em casa vimos que nossos malas haviam sido revistadas.

De toda forma, vale ressaltar que todos os oficiais são extremamente educados e pacientes.

| COMO FAÇO PARA SAIR DO AEROPORTO?

O aeroporto de Ben Gurion fica a 25 km de Tel Aviv e a 57 km de Jerusalém. O jeito mais fácil de sair do aeroporto é de trem. Existem outras maneiras também que falaremos a seguir, mas o custo benefício do trem é infalível.

Do aeroporto até Tel Aviv, o trem custa 13 NIS (US$ 3,70) e demora cerca de 12 minutos. Já até Jerusalém, o trajeto dura por volta de 20 minutos e custa 17 NIS (US$ 4,80).

Aeroporto de Tel Aviv (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Entrada da estação de trem no aeroporto de Tel Aviv (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Tanto o valor quanto o tempo do trajeto podem variar de acordo com a estação que você irá descer.

O único problema é que o trem só funciona 24h até Tel Aviv. O que vai até Jerusalém não opera durante a madrugada.

Como chegar em Israel (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Trem para Jerusalém (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Normalmente, o último trem para Jerusalém passa à 0h23 e o primeiro é às 6h30. Já para Tel Aviv, quando nós estivemos por lá, em 2019, durante a madrugada, havia trens de hora em hora. No site da empresa, tem todos os horários disponíveis e atualizados.

+ Onde ficar em Tel Aviv: Dicas de hotéis e pousadas
+ Qual moeda levar e onde trocar?

Durante o dia, a frequência é a cada 30 minutos. Já às sextas-feiras, devido ao Shabat, o trem funciona até o meio da tarde e só volta a operar na noite de sábado.

Trem para o aeroporto de Tel Aviv (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Trem para o aeroporto de Tel Aviv (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Aliás, aproveite para ver o nosso post explicando como funciona o Shabat.

O táxi também é uma opção para sair do aeroporto. Fizemos a cotação no aeroporto e até Jerusalém estava dando quase 400 reais. Existem também ônibus que levam até o centro de Tel Aviv ou a Jerusalém, mas não acho que seja tão vantajoso devido ao trânsito.

Sinceramente, até para quem está com mais gente e tem a possibilidade de dividir uma van, por exemplo, eu acho o trem mais vantajoso, já que ele é bem rápido.

Pra quem preferir, é possível também alugar um carro. Nossa dica é fazer todo o processo pela internet com a Rentcars, que funciona como um um buscador dos melhores preços entre as principais locadoras de veículos. Você já chega no país com tudo pronto, consegue dividir o valor do aluguel e ainda pagá-lo em reais sem IOF. Dá pra fazer tudo online.

+ Veja todos os nossos posts do destino
+ Mar Morto: O que fazer e onde ir
+ Quantos dólares por dia de viagem no país?
+ Saiba quais as melhores cidades para se hospedar por lá
+ Nazaré: Dicas da cidade de Maria e José
+ Onde ficar em Tel Aviv: Dicas de hotéis
+ É seguro viajar pra lá? Nossa experiência

+ Dicas: O que é bom saber antes de ir pra lá

Ficou com alguma dúvida de como chegar em Israel? Deixe nos comentários!

Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há mais de 15 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Carol disse:

Olá, tudo bem? Poderia me ajudar em uma dúvida? O ticket do trem do aeroporto até Jerusalém pode ser comprado na hora?

Oi, Carol. Tudo bem?

Sim! Quando nós fomos, em 2019, compramos nas máquinas no próprio aeroporto.

Espero ter ajudado.

Paula Elena Balassiano disse:

Sim

Daniel disse:

Oi, tudo bem?
Eu estava pretendendo visitar Israel maio de 2023. Mas, parece que não é tão simples quanto viajar pra Europa, por onde já fiz alguns mochilões.

Eu gostaria de saber se, na experiência de vocês, ir para Israel com passagens de ida e volta compradas e estadias já pagadas, porém, se roteiro definido poderia ser problemático.

Eu gosto de fazer turismo fotográfico, então geralmente não tenho roteiro, nem me interesso por museus ou pontos turísticos, mas sim em fotografar a cidade, sua arquitetura e pessoas. Mas, agora, lendo os relatos sobre a imigração, acho que se eu responder aos oficiais que meu objetivo em Israel é simplesmente andar pelas ruas fotografando o ambiente, pode me causar problemas.

O que vocês acham?

Oi, Daniel. Como vai? Obrigado pelo comentário.

Então, quando nós fomos, não pediram nada pra o Adolf. Pro mim pediram pra ver as reservas dos hotéis. Não pediram nada sobre passeios, mas isso varia muito de agente para agente. O ideal é você ter pelo menos a passagem de volta, reservas pra todos os dias de hotéis, dinheiro suficiente para se bancar no país e um cartão de crédito internacional.

Confesso que a saída do país é mais complicada do que a entrada. Perguntaram muito mais coisas pra gente na volta (aí perguntaram tudo o que havíamos feito no país).

Outra dica: se você tiver ido em algum país islâmico anteriormente (nós havíamos ido pra Dubai), o ideal é que você faça um novo passaporte. Eles podem implicar bastante com isso.

Espero ter te ajudado.

Paula Elena Balassiano disse:

Nao tem problema ter ido para Dubai.
Atualmente a relacao com este pais e excelente.Nao precisa fazer outro passaporte caso tenha ido a Dubai

Noel teixeira disse:

Preciso saber sobre a viagem para Israel se e segura mesmo qual a documentacao exige para está viagem e a programação do roteiro da viagem ou translardado lá em Israel custo de hotel diário ok desde já agradeço a atenção noel

Oi, Noel. Obrigado pelo comentário.

Praticamente todas as suas dúvidas estão respondidas em outros posts.

Esse daqui fala sobre a segurança no país https://www.essemundoenosso.com.br/e-seguro-viajar-pra-israel-nossa-experiencia/

Mas estou te mandando a lista com todos que já publicamos sobre o país. Assim, fica mais fácil pra você entender.

https://www.essemundoenosso.com.br/category/israel/

PAULA Elena Balassiano disse:

A viagem para Israel e muito segura!