Como chegar em Israel: Do avião até a saída do aeroporto

Muita gente fica em dúvida sobre como chegar em Israel. Sempre perguntam se tem voo direto, quanto tempo demora, qual é o principal aeroporto do país, como funciona imigração e o processo de saída do aeroporto.

Pra resolver todas estas questões, vamos dar algumas dicas essenciais neste post de como preparar a sua viagem ao país: do avião até a saída do aeroporto.

COMO CHEGAR EM ISRAEL

| ONDE ISRAEL ESTÁ LOCALIZADO

Israel está localizado no Oriente Médio. Faz fronteira com a Jordânia, Cisjordânia, Líbano, Síria e Egito.

Como chegar em Israel (Foto:: Esse Mundo é Nosso)
Jerusalém (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| EXISTE VOO DIRETO DO BRASIL A ISRAEL?

A primeira dúvida sobre como chegar em Israel é se existe voo direto ligando o Brasil ao país do Oriente Médio. Atualmente, a única companhia que opera nesta rota é a Latam. O voo acontece três vezes por semana e dura cerca de 14h.

+ Dicas: O que é bom saber antes de ir pra lá
+ É seguro viajar pro país? Nossa experiência

| QUAIS AS OUTRAS OPÇÕES PARA CHEGAR EM ISRAEL?

Além do voo direto da Latam, muitas companhias têm voos para Israel com conexão. Nós fomos pra lá voando Ethiopian (até fizemos um post contando a nossa experiência) com parada em Addis Abeba. Daqui até a Etiópia são 12h de voo. De lá até Israel são cerca de 4h.

Além disso, diversas companhias aéreas da Europa possuem voos pra lá: Air Europa, com parada em Madri, Swiss, com parada em Zurique, British Airways, com parada em Londres, Alitalia, com parada em Roma, Lufthansa, com parada em Zurique, Air France, com parada em Paris, KLM, com parada em Amsterdam e TAP, com parada em Lisboa. Tem também a United, com parada em Nova York ou Washington, Air Canada, com parada em Toronto, Delta, com parada em Nova York, e a Turkish, com parada em Istambul.

Vale lembrar sempre que voos com conexão nos Estados Unidos e no Canadá exigem que o turista tenha visto para esses países mesmo que a parada seja rápida e que ele não vá sair do aeroporto. O site da AirCanada explica exatamente isso.

| QUAL O PRINCIPAL AEROPORTO DE ISRAEL?

O principal aeroporto de chegada em Israel é o Ben Gurion, em Tel Aviv. Praticamente, todos os turistas chegam ao país desta maneira.

Como chegar em Israel (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Aeroporto de Ben Gurion (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| QUAIS DOCUMENTOS UM TURISTA BRASILEIRO PRECISA PRA IR PRA ISRAEL?

Essa também é uma informação que não poderia faltar no post com dicas de como chegar em Israel. O país não exige visto para turistas. Também não é necessário ter tomado a vacina para a febre amarela.

De toda forma, é muito importante estar com o passaporte em dia (pelo menos seis meses antes da data do vencimento é o recomendado). O seguro viagem não é obrigatório, mas a sugestão é de sempre viajar com ele.

A nossa dica, aliás, é que fazer pelo site da Seguros Promo. Nele, é possível comparar as seguradoras na mesma tela. Assim, fica mais fácil ver o que cada um oferece. Além disso, na hora de fechar, use o nosso cupom ESSEMUNDOENOSSO5 para ganhar 5% de desconto. Se estiver com antecedência, pague via boleto e ganhe mais 5%.

| A IMIGRAÇÃO EM ISRAEL

A imigração é em Israel é um capítulo à parte kkkk. Algumas pessoas tinham falado que antes mesmo de chegar ao país, o interrogatório começaria. Dizem que algumas vezes antes do embarque do voo que vai para Tel Aviv, alguns agentes já ficam preparados par iniciar uma série de perguntas sobre a sua viagem pra lá.

Como chegar em Israel (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Aeroporto de Tel Aviv (Foto: Esse Mundo é Nosso0

Nosso voo para Israel saiu de Addis Abeba, na Etiópia. Foi um embarque normal. A única diferença é que tivemos que passar novamente pelo raio-x no momento de entrar no portão mesmo já estando na sala de embarque, mas isso já aconteceu comigo em outras situações. Tirando isso, mais nada. Ninguém fez nenhum tipo de pergunta neste momento.

+ Quanto vou gastar por dia no país? Nós respondemos
+ Qual é a melhor cidade para se hospedar?

Agora, vamos falar da imigração no país. Essa é uma dica bem importante que não podeira faltar no post de como chegar em Israel. A imigração costuma ser muito rigorosa. Em primeiro lugar, evite ter em seu passaporte carimbos de países árabes. Isso pode fazer com que eles façam muitas perguntas pra você. A gente, inclusive, tirou um passaporte novo para evitar este problema.

Como chegar em Israel (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Jerusalém (Foto: Esse Mundo é Nosso)

No meu caso, a imigração foi bem tranquila. Eles não fizeram as perguntas básicas e já me liberaram. Já o caso do Rafael foi um pouco mais complicado. Não dá para entender o motivo. Eles fizeram as perguntas básicas, mas cismaram com o fato da conexão ter sido na Etiópia e chamaram mais dois oficiais para repetir as mesmas perguntas. Por pouco ele não foi pra tal salinha. No fim, o Rafa mostrou todos os documentos impressos, como as reservas de hotéis, passeios e o seguro viagem, e eles liberaram o Rafa.

Essa é uma dica importante: leve tudo impresso caso tenha que mostrar no momento da imigração.

Como chegar em Jerusalém (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Jerusalém (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Sobre a saída do país: chegue bem cedo ao aeroporto. Eu nunca vi isso em nenhum outro lugar. Em Israel, a saída consegue ser mais rígida do que a entrada. Portanto, chegue pelo menos 4h antes do seu voo para não ter problema.

Além do raio-x para entrar no aeroporto, eles fizeram diversas perguntas sobre a nossa mala e a nossa viagem. Perguntaram se a gente tinha ido pra Belém, na Palestina, e se tínhamos feito amigos por lá. Depois, eles nos separaram para repetir as perguntas e ver se não havia nenhuma contradição. Por fim, mandaram a gente para um raio-x mais rigoroso e quando chegamos em casa vimos que nossos malas haviam sido revistadas.

De toda forma, vale ressaltar que todos os oficiais são extremamente educados e pacientes.

| COMO FAÇO PARA SAIR DO AEROPORTO?

O aeroporto de Ben Gurion fica a 25 km de Tel Aviv e a 57 km de Jerusalém. O jeito mais fácil de sair do aeroporto é de trem. Existem outras maneiras também que falaremos a seguir, mas o custo benefício do trem é infalível.

Do aeroporto até Tel Aviv, o trem custa 13 NIS (US$ 3,70) e demora cerca de 12 minutos. Já até Jerusalém, o trajeto dura por volta de 20 minutos e custa 17 NIS (US$ 4,80).

Aeroporto de Tel Aviv (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Entrada da estação de trem no aeroporto de Tel Aviv (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Tanto o valor quanto o tempo do trajeto podem variar de acordo com a estação que você irá descer.

O único problema é que o trem só funciona 24h até Tel Aviv. O que vai até Jerusalém não opera durante a madrugada.

Como chegar em Israel (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Trem para Jerusalém (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Normalmente, o último trem para Jerusalém passa à 0h23 e o primeiro é às 6h30. Já para Tel Aviv, durante a madrugada, há trens de hora em hora. No site da empresa, tem todos os horários disponíveis e atualizados.

+ Onde ficar em Tel Aviv: Dicas de hotéis e pousadas
+ Qual moeda levar e onde trocar?

Durante o dia, a frequência é a cada 30 minutos. Já às sextas-feiras, devido ao Shabat, o trem funciona até o meio da tarde e só volta a operar na noite de sábado.

Trem para o aeroporto de Tel Aviv (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Trem para o aeroporto de Tel Aviv (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Aliás, aproveite para ver o nosso post explicando como funciona o Shabat.

O táxi também é uma opção para sair do aeroporto. Fizemos a cotação no aeroporto e até Jerusalém estava dando quase 400 reais. Existem também ônibus que levam até o centro de Tel Aviv ou a Jerusalém, mas não acho que seja tão vantajoso devido ao trânsito.

Sinceramente, até para quem está com mais gente e tem a possibilidade de dividir uma van, por exemplo, eu acho o trem mais vantajoso, já que ele é bem rápido.

Pra quem preferir, é possível também alugar um carro. Nossa dica é fazer todo o processo pela internet com a Rentcars, que funciona como um um buscador dos melhores preços entre as principais locadoras de veículos. Você já chega no país com tudo pronto, consegue dividir o valor do aluguel e ainda pagá-lo em reais sem IOF. Dá pra fazer tudo online.

+ Veja todos os nossos posts do destino
+ Mar Morto: O que fazer e onde ir
+ Quantos dólares por dia de viagem no país?
+ Saiba quais as melhores cidades para se hospedar por lá
+ Nazaré: Dicas da cidade de Maria e José
+ Onde ficar em Tel Aviv: Dicas de hotéis
+ É seguro viajar pra lá? Nossa experiência

+ Dicas: O que é bom saber antes de ir pra lá

Ficou com alguma dúvida de como chegar em Israel? Deixe nos comentários!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *